destaques
conteúdo
publicidade
supernova
  • "Brigar com um engenheiro é como fazer um porco rolar na lama. Depois de algum tempo, você percebe que ele está se divertindo...". Frase do genial arquiteto italiano Renzo Piano, autor dos projetos do Centro Georges Pompidou (Paris), Whitney Museum (Nova York), Fundação Beyeler (Basiléia) e outros.
  • A grande-dama suíça das artes plásticas Trudl Bruckner, uma das fundadoras da feira Art Basel (1970) e diretora da Galeria Riehentor (fundada em 1956), morreu no início de março aos 101 anos de idade. Em sua galeria, ao longo de 44 anos de atividade, Bruckner realizou mais de 200 exposições de artistas como Helmut Federle e Franz Gertsch. No final dos anos 60, ela chamou seus dois amigos galeristas Ernst Beyeler e Balz Hilt para fundar, em 1970, uma feira de arte batizada inicialmente apenas de “ART”. Descanse em paz, Trudl!
  • A 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria recebeu 154 inscrições (queda de 21% no número de inscritos em relação à 8ª edição!!! É a crise!). As inscrições vieram 11 Estados mais Distrito Federal. São Paulo compareceu com 87 artistas, sendo 64 da capital, 15 do interior, 7 da Grande São Paulo e um do litoral. Rio de Janeiro enviou 33 inscritos (28 da capital, três de Niterói, um da Baixada Fluminense e um do interior do RJ). Em seguida, vieram Minas Gerais (11 inscrições, nove de BH, uma de Nova Lima e uma do interior), Paraná (6, quatro de Curitiba), Distrito Federal (cinco de Brasília), Rio Grande do Sul (quatro de Porto Alegre), Goiás (duas) e SC, ES, BA, CE e MA (uma cada).
  • Nesta 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, o curador Cauê Alves repetiu o feito do ano passado e foi conquistou novamente o posto de curador preferido pelos postulantes ao Salão, ao ser mencionado por 11 dos artistas inscritos (votação opcional). Agnaldo Farias ficou em segundo lugar com dez indicações. Paulo Miyada e Marcelo Campos vieram em seguida, com oito indicações cada. Mario Gioia foi indicado seis vezes e Eder Chiodetto, cinco. Outros 112 nomes foram mencionados nas fichas de inscrição. A indicação de até três curadores na ficha de inscrição foi opcional e espontânea.
  • A galeria paulistana Zipper repetiu o feito dos três anos anteriores e continua sendo a preferida entre os 154 artistas inscritos agora na 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria. A Zipper recebeu 40 votos opcionais e espontâneos. A Casa Triângulo ficou em segundo lugar e obteve 30 menções. Em seguida veio a Vermelho (21 menções); Millan e Mendes Wood DM (12 menções cada), Nara Roesler (10); Luisa Srina (8); Fortes D’Aloia & Gabriel (ex-Fortes Vilaça) e Sancovsky (7 cada). Cada artista poderia indicar três galerias de sua preferência. Outras 33 galerias foram citadas na enquete opcional e espontânea.