destaques
conteúdo
publicidade
supernova
  • A conta no Instagram do Mapa das Artes (@mapadasartesoficial) atingiu hoje, 15/8/18, a marca de 16 mil seguidores! São mil novos seguidores em 15 dias... Com isso mantém a marca de 0,01% dos seguidores da campeã @selenagomez (que, coitada, ganhou novos seguidores, mas empacou nos 140 milhões de perseguidores). Em falando de Brasil, O insta do Mapa das Artes alcançou 0,05 dos seguidores da campeã tupiniquim Bruna Marquezine (@brumarquezine), que possui 30,6 milhões de seguidores...
  • A loja do MASP inaugura nesta quinta, 16/8, às 18h, uma coleção inédita de artigos garimpados em Moçambique e no Brasil, especialmente em comunidades quilombolas, inspirados nas histórias afro-atlânticas, eixo curatorial do museu neste ano. A coletânea é resultado do trabalho de Adélia Borges, curadora, professora de design e escritora, que, desde 2016, é responsável pela seleção das peças expostas loja do museu.
  • Terminam esta semana as inscrições para os seguintes editais, salões, residências e bolsas: Editais Firjan SESI para Artes, Teatro e Música (até 13/8); 14º Concurso Fotográfico Sintrajufe/RS (até 13/8); 4ª Residência e Festival Corpus Urbis – Oiapoque | Amapá 2018 (até 15/8); Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais em Teresina/PI (até 15/8); Residência Artística Faap 2019 (até 15/8); 27º Salão de Arte do CCBEU – MABEU Primeiros Passos - Belém (até 16/8); Edital Paralelos Artes Visuais Funarte (até 16/8); II Convocatória Programa de Residência Artística Internacional (até 19/8) e 15ª Salão Ubatuba de Artes Visuais (até 19/8). Mais informações na seção Salões do Mapa das Artes.
  • O post no Instagram do Mapa das Artes (#mapadasartesoficial) sobre o edital de ocupação das salas da Funarte em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília em que o artista tem que pagar tudo deu o que falar. Editado em 17/7/18, o post teve 257 likes e 45 comentários e compartilhamentos. Em 18/7/18, o jornal “O Globo” tratou do assunto, em artigo de Alessandro Giannini e Jan Niklas. Segundo o edital, não haverá prêmio em dinheiro ou transferência de recursos financeiros da parte da Funarte aos artistas selecionados. Só falta o artista ter que pagar a limpeza, a segurança e o papel higiênico dos banheiros... A Funarte é presidida pelo ator Stepan Nercessian. As inscrições são online, até 16/8/18.
  • É recorde atrás de recorde!!! A chamada para o 10ª Salão dos Artistas Sem Galeria incluída no Instagram do Mapa das Artes (#mapadasartesoficial) em 6/8/18 bateu mais um recorde ao alcançar a marca de 1.061 likes e assim se tornar a primeira imagem a ultrapassar os quatro dígitos. Deixou para trás a imagem do rabugento e adorável Beto, o astro da Vila Sésamo, que observa a polêmica pintura “A Origem do Mundo” (1866), de Gustave Courbet (1819-1877), no parisiense Museu de Orsay (633 likes) e também a foto de Pablo Picasso na banheira (602 likes), uma homenagem do Mapa das Artes ao seu autor, o fotógrafo americano David Douglas Duncan, que morreu em 7/6/18, na França, aos 102 anos.
  • O primeiro museu inteiramente dedicado à arte palestina foi inaugurado em Woodbridge, Connecticut, nos EUA. A mostra de inauguração conta com obras de Ayed Arafah, Maher Naji e Mohammad Khalil. O museu inlcui ainda um mural memorial dedicado às vítimas palestinas dos conflitos com Israel.
  • A chamada para o 10ª Salão dos Artistas Sem Galeria incluída no Instagram do Mapa das Artes (#mapadasartesoficial) em 6/8/18 bateu o recorde do site com 960 curtidas e 48 comentários em apenas 22 horas. Ultrapassou a imagem do rabugento e adorável Beto, o astro da Vila Sésamo, observando a polêmica pintura “A Origem do Mundo” (1866), de Gustave Courbet (1819-1877), no Museu de Orsay, em Paris (633 likes) e também a foto de Pablo Picasso na banheira (602 likes), uma homenagem ao seu autor, o fotógrafo americano David Douglas Duncan, que morreu em 7/6/18, na França, aos 102 anos. Sua amizade de décadas com Picasso rendeu um acervo de mais de 25 mil imagens do artista espanhol.
  • O artista plástico dinamarquês-islandês Olafur Eliasson inaugurar em 11/8/18 um restaurante pop-up na capital islandesa, Reykjavik, que vai funcionar até novembro. O espaço será administrado por sua irmã, a chef Victoria Eliasdóttir, e está localizado na Marshall House, uma antiga fábrica de pescado na orla da cidade. Combinando comunidade, arte e comida, o projeto é inspirado em seu Studio Olafur Eliasson (SOE) Kitchen, em Berlim, que alimenta diariamente as 100 pessoas do atelier do artista.
  • Em entrevista à BBC, o cineasta alemão Wim Wenders disse que os telefones celulares estão matando a fotografia. Wenders disse ainda que não está tão interessado no iPhone e comparou as selfies a se olhar no espelho e não a uma fotografia real (embora ele mesmo admita que já tirou selfies). O alemão também se queixou que ninguém imprime as imagens. “A fotografia está mais viva do que nunca e ao mesmo tempo mais morta do que nunca”, disse ele.
  • A conta no Instagram do Mapa das Artes (@mapadasartesoficial) atingiu hoje, 2/8/18, a marca de 15 mil seguidores! São mil novos seguidores em cerca de 20 dias... Com isso mantém a marca de 0,01% dos seguidores da campeã @selenagomez (que também ganhou novos seguidores e já rompeu a marca de 140 milhões de perseguidores)... No mês passado, o percentual do Mapa em relação à Selena era de apenas 0,0093%!