destaques
conteúdo
publicidade
supernova
  • O jornalista João Bernardo Caldeira noticiou na coluna “Avant-première”, no “Valor Econômico: “São Paulo ganhará, neste mês, uma galeria inteiramente dedicada a trabalhos de mulheres. Situada no Morumbi, a Supernova Arts está sendo criada pela marchand Camila Siufi, ex-Banco de Arte. "Comparativamente, são poucas as obras de artistas mulheres comercializadas", afirma. "Mas já existe nos EUA e na Europa um olhar de investidores interessados em trazer à tona essas trajetórias, como se fossem joias escondidas da história da arte." A sua meta é inaugurar, em cerca de um ano, uma filial nos Estados Unidos. Anna Guerra, Yeda Maria e Mitiko Yanagui são alguns dos nomes que estarão no acervo".
  • Adriano Casanova procura casa nova... A antiga sede galeria, na rua Chabad, teve que sair dali por conta da especulação imobiliária... A casa vai dar lugar a mais um prédio nos Jardins...
  • Já saudoso, o Mapa das Artes se despede aqui do jornalista e amigo Otávio Frias Filho, que morreu na madrugada desta terça-feira, 21/8/18, aos 61 anos de idade, vítima de câncer. Discreto como poucos, Otavio deixou uma marca indelével no jornalismo brasileiro, inclusive neste Mapa das Artes, cuja inspiração vem dele. O Mapa das Artes homenageia aqui suam memória e deseja vida longa aos seus familiares, amigos, admiradores e funcionários (jornalistas ou não) que se mantiveram solidários ao seu lado nesses longos 34 anos como diretor de redação do Grupo Folha, mas curtos 61 anos de vida. Descanse em paz, Otavio, e que Nossa Senhora Rainha o receba em seus braços!
  • O post no Instagram do Mapa das Artes (#mapadasartesoficial) sobre o edital de ocupação das salas da Funarte em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília em que o artista tem que pagar tudo deu o que falar. Editado em 17/7/18, o post teve 257 likes e 45 comentários e compartilhamentos. Em 18/7/18, o jornal “O Globo” tratou do assunto, em artigo de Alessandro Giannini e Jan Niklas. Segundo o edital, não haverá prêmio em dinheiro ou transferência de recursos financeiros da parte da Funarte aos artistas selecionados. Só falta o artista ter que pagar a limpeza, a segurança e o papel higiênico dos banheiros... A Funarte é presidida pelo ator Stepan Nercessian. As inscrições são online, até 16/8/18.
  • É recorde atrás de recorde!!! A chamada para o 10ª Salão dos Artistas Sem Galeria incluída no Instagram do Mapa das Artes (#mapadasartesoficial) em 6/8/18 bateu mais um recorde ao alcançar a marca de 1.061 likes e assim se tornar a primeira imagem a ultrapassar os quatro dígitos. Deixou para trás a imagem do rabugento e adorável Beto, o astro da Vila Sésamo, que observa a polêmica pintura “A Origem do Mundo” (1866), de Gustave Courbet (1819-1877), no parisiense Museu de Orsay (633 likes) e também a foto de Pablo Picasso na banheira (602 likes), uma homenagem do Mapa das Artes ao seu autor, o fotógrafo americano David Douglas Duncan, que morreu em 7/6/18, na França, aos 102 anos.
  • O primeiro museu inteiramente dedicado à arte palestina foi inaugurado em Woodbridge, Connecticut, nos EUA. A mostra de inauguração conta com obras de Ayed Arafah, Maher Naji e Mohammad Khalil. O museu inlcui ainda um mural memorial dedicado às vítimas palestinas dos conflitos com Israel.
  • A chamada para o 10ª Salão dos Artistas Sem Galeria incluída no Instagram do Mapa das Artes (#mapadasartesoficial) em 6/8/18 bateu o recorde do site com 960 curtidas e 48 comentários em apenas 22 horas. Ultrapassou a imagem do rabugento e adorável Beto, o astro da Vila Sésamo, observando a polêmica pintura “A Origem do Mundo” (1866), de Gustave Courbet (1819-1877), no Museu de Orsay, em Paris (633 likes) e também a foto de Pablo Picasso na banheira (602 likes), uma homenagem ao seu autor, o fotógrafo americano David Douglas Duncan, que morreu em 7/6/18, na França, aos 102 anos. Sua amizade de décadas com Picasso rendeu um acervo de mais de 25 mil imagens do artista espanhol.
  • O artista plástico dinamarquês-islandês Olafur Eliasson inaugurar em 11/8/18 um restaurante pop-up na capital islandesa, Reykjavik, que vai funcionar até novembro. O espaço será administrado por sua irmã, a chef Victoria Eliasdóttir, e está localizado na Marshall House, uma antiga fábrica de pescado na orla da cidade. Combinando comunidade, arte e comida, o projeto é inspirado em seu Studio Olafur Eliasson (SOE) Kitchen, em Berlim, que alimenta diariamente as 100 pessoas do atelier do artista.
  • Em entrevista à BBC, o cineasta alemão Wim Wenders disse que os telefones celulares estão matando a fotografia. Wenders disse ainda que não está tão interessado no iPhone e comparou as selfies a se olhar no espelho e não a uma fotografia real (embora ele mesmo admita que já tirou selfies). O alemão também se queixou que ninguém imprime as imagens. “A fotografia está mais viva do que nunca e ao mesmo tempo mais morta do que nunca”, disse ele.
  • A conta no Instagram do Mapa das Artes (@mapadasartesoficial) atingiu hoje, 2/8/18, a marca de 15 mil seguidores! São mil novos seguidores em cerca de 20 dias... Com isso mantém a marca de 0,01% dos seguidores da campeã @selenagomez (que também ganhou novos seguidores e já rompeu a marca de 140 milhões de perseguidores)... No mês passado, o percentual do Mapa em relação à Selena era de apenas 0,0093%!