destaques
conteúdo
publicidade
supernova
  • Aqui não tem Chanel 2. O livro é sobre a “vida loca” nas noites de São Paulo entre 1990 e 1999, mas o povo das artes estava todo lá, a começar por Andy Warhol (citado em epígrafe) e depois vem os brasilieros até hoje envolvidos nas artes, a saber: Celso Fioravante, Carlito Contini, Duilio Ferronato, Paulo Sampaio, Mario Cesar Carvalho, Ricardo Trevisan e mais um monte de gente!
  • O post com a imagem do artista plástico chinês Ai Weiwei participando do protesto contra a censura no vão livre do Masp (foto do artista plástico James Kudo) teve 512 visualizações e bateu o recorde do Instagram do Mapa das Artes (https://www.instagram.com/mapadasartesoficial/). No Instagram do autor da foto (https://www.instagram.com/jameskudo/), a imagem também foi recordista, com 340 visualizações.
  • De olho em Minas. Faltando apenas um mês para a abertura de sua 9ª edição, a feira Parte faz rasante em Belo Horizonte neste final de semana de olho em dois compromissos. O primeiro é o casamento do eterno parceiro da feira, o galerista Murilo Castro, que receberá em cerimônia reservada em sua casa, da qual participarão certamente boa parte dos galeristas e colecionadores mineiros, além de alguns paulistanos, como Hilda Bratke, e cariocas, como Sérgio Gonçalves. O segundo compromisso é aproveitar o evento social e o tempo livre para cooptar galerias e holofotes para a edição mineira da feira Parte, prevista para o primeiro semestre de 2018 em Belo Horizonte.
  • O leiloeiro carioca Evandro Carneiro avisou em 5/10, durante o recente leilão de Soraia Cals, em Copacabana, que pendurou as chuteiras de leiloeiro e que, a partir de agora, se dedicará exclusivamente às carreiras de artista plástico e galerista. Em seu lugar assume a linda e loira publicitária Marcella Cals, que já trabalha com a mãe nos bastidores do leilão desde os 14 anos.
  • Shana tovah 5.778! Feliz ano novo a todos os leitores do Mapa das Artes! Estamos no Rosh Hashaná, que significa “cabeça do ano” em hebraico. Nesta noite de 20/9, quarta-feira, começa o mês de Tishrei (primeiro mês do calendário civil hebraico e sétimo mês do calendário religioso) e assim também começa o Ano Novo de 5.778.
  • E amanhã, na noite de quinta-feira, 21/9, feliz Al-Hijra de 1.439 a todos os leitores do Mapa das Artes! Al-Hijra é o Ano Novo islâmico e começa na primeira noite do mês de Muharram. A contagem do tempo no calendário islâmico começa com a Hégira (a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina no ano de 622 pelo calendário juliano, quando então criou o primeiro Estado Islâmico).
  • O artista sergipano Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), que por 50 anos, viveu na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, diagnosticado com esquizofrenia, terá um catálogo raisonné. O volume será editado pelo Museu Bispo do Rosário e terá o patrocínio da paulistana Galeria Almeida e Dale, em São Paulo. O catálogo reunirá cerca de 800 trabalhos de Bispo do Rosário e tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2018.
  • Pensamento do dia! "O pessimista afirma que já atingimos o fundo do poço. O otimista acha que dá para cair ainda mais" (Woody Allen).