destaques
conteúdo
publicidade
supernova
  • A artista plástica Dhéia Ferrari não perdeu tempo e já fez sua inscrição na 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido por este Mapa das Artes.
  • O artista sergipano Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), que por 50 anos, viveu na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, diagnosticado com esquizofrenia, terá um catálogo raisonné. O volume será editado pelo Museu Bispo do Rosário e terá o patrocínio da paulistana Galeria Almeida e Dale, em São Paulo. O catálogo reunirá cerca de 800 trabalhos de Bispo do Rosário e tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2018.
  • A Galeria de Arte Ipanema, que completou 50 anos em 2015, está prestes a voltar para seu endereço anterior, no nº 27 da rua Aníbal de Mendonça, em Ipanema. A galeria transferiu-se para o nº 147 por alguns anos enquanto o proprietário Luis Séve construía um prédio de quatro andares e dois subsolos em seu terreno no nº 27. A galeria vai ocupar o térreo e algo mais. O restante será alugado, O retorno estava previsto para o período desta edição da ArtRio, mas deve ficar para outubro
  • Pensamento do dia! "O pessimista afirma que já atingimos o fundo do poço. O otimista acha que dá para cair ainda mais" (Woody Allen).
  • O curador da 32ª Bienal de São Paulo e hoje diretor-geral da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Jochen Volz, será a grande estrela do evento beneficente ICI’s Annual Benefit & Auction, em 25/10, em Nova York, promovido pelo Independent Curators International.Volz receberá o prêmio Agnes Gund Curatorial. A cerimônia prestigiará também a colecionadora e mecenas Patricia Phelps de Cisneros com o Leo Award. O comitê de organização do evento conta ainda com a participação do artista plástico Vik Muniz e coda galeria Mendes Wood DM.
  • A dupla formada pelo estilista Mareu Nitschke, da primeira geração da SPFW, e o amigo e artista Carlos Bertuol inauguram o Espaço Quadrado, que é uma mescla de galeria de arte, moda e design. O novo espaço fica na r. Tupi, 836, em Higienópolis. A cada mês, a galeria convida um artista ou designer para ocupar o espaço, como é o caso do artista-joalheiro Virgilio Bahde, que exibe seus acessórios de pedras brutas, e da artista Cynthia Hanning em exposição a partir de 16/9.
  • A conta no Instagram do portal Mapa das Artes (www.instagram.com/mapadasartesoficial/) atingiu em 30/8/17, quarta-feira, a marca de 5.000 seguidores. São mil novos seguidores em cerca de 50 dias! E isso sem fazer qualquer campanha ou comprar assinantes, como o pessoal faz por aí...
  • A nova sede do Instituto Moreira Salles na av. Paulista já tem datas e horários definidos de inauguração e funcionamento. A cerimônia de abertura para convidados acontece em 19/9, terça-feira, dia de São Januário (ou Sam Gennaro, para os italianos). O público em geral poderá visitar o novo centro cultural da cidade a partir de 20/9, de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h, sendo que quinta com horário expandido até às 22h.
  • Realmente está na hora de quebrar paradigmas e subverter o escopo desta seção do Mapa das Artes e perguntar: Quem é que escolhe os homenageados do projeto “Ocupação” no Itaú Cultural? O Mapa das Artes nunca viu nada tão acertado! Apenas para citar alguns nomes, já passaram por esse espaço da civilidade Aracy Amaral, Conceição Evaristo, Laura Cardoso, Abdias Nascimento, Cartola, Glauco, Elomar... Mas agora o Itaú Cultural se superou ao programar para setembro a Ocupação Inezita Barroso! Homenagear nossa maior intérprete e divulgadora do cancioneiro caipira e das tradições deste país é um alento nesses momentos de barbárie em que vivemos! Parabéns a todos os envolvidos!
  • No túnel do tempo 1... O MuBE, que todo mundo conhece como Museu Brasileiro de Escultura finalmente se encontrou com seu nome original: Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia. Sob nova gestão desde o ano passado, o museu foi criado pela SAM - Sociedade dos Amigos dos Museus em 1986 depois de uma grande luta de mobilização de toda a sociedade civil paulistana, que era contra a derrubada das árvores e a construção de um shopping center no local! Se fosse hoje, com a sociedade civil, a elite, a mídia e o empresariado mais burros do que nunca, certamente teríamos um novo shopping center...