destaques
conteúdo
publicidade
supernova
  • A 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria recebeu 154 inscrições (queda de 21% no número de inscritos em relação à 8ª edição!!! É a crise!). As inscrições vieram 11 Estados mais Distrito Federal. São Paulo compareceu com 87 artistas, sendo 64 da capital, 15 do interior, 7 da Grande São Paulo e um do litoral. Rio de Janeiro enviou 33 inscritos (28 da capital, três de Niterói, um da Baixada Fluminense e um do interior do RJ). Em seguida, vieram Minas Gerais (11 inscrições, nove de BH, uma de Nova Lima e uma do interior), Paraná (6, quatro de Curitiba), Distrito Federal (cinco de Brasília), Rio Grande do Sul (quatro de Porto Alegre), Goiás (duas) e SC, ES, BA, CE e MA (uma cada).
  • Nesta 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, o curador Cauê Alves repetiu o feito do ano passado e foi conquistou novamente o posto de curador preferido pelos postulantes ao Salão, ao ser mencionado por 11 dos artistas inscritos (votação opcional). Agnaldo Farias ficou em segundo lugar com dez indicações. Paulo Miyada e Marcelo Campos vieram em seguida, com oito indicações cada. Mario Gioia foi indicado seis vezes e Eder Chiodetto, cinco. Outros 112 nomes foram mencionados nas fichas de inscrição. A indicação de até três curadores na ficha de inscrição foi opcional e espontânea.
  • A galeria paulistana Zipper repetiu o feito dos três anos anteriores e continua sendo a preferida entre os 154 artistas inscritos agora na 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria. A Zipper recebeu 40 votos opcionais e espontâneos. A Casa Triângulo ficou em segundo lugar e obteve 30 menções. Em seguida veio a Vermelho (21 menções); Millan e Mendes Wood DM (12 menções cada), Nara Roesler (10); Luisa Srina (8); Fortes D’Aloia & Gabriel (ex-Fortes Vilaça) e Sancovsky (7 cada). Cada artista poderia indicar três galerias de sua preferência. Outras 33 galerias foram citadas na enquete opcional e espontânea.
  • O post com a imagem do artista plástico chinês Ai Weiwei participando do protesto contra a censura no vão livre do Masp (foto do artista plástico James Kudo) teve 512 visualizações e bateu o recorde do Instagram do Mapa das Artes (https://www.instagram.com/mapadasartesoficial/). No Instagram do autor da foto (https://www.instagram.com/jameskudo/), a imagem também foi recordista, com 340 visualizações.
  • Pensamento do dia! "O pessimista afirma que já atingimos o fundo do poço. O otimista acha que dá para cair ainda mais" (Woody Allen).