destaques
conteúdo
publicidade
supernova
  • Hoje, 18/10, é celebrado São Lucas, o Evangelista, um santo de feitos grandiosos. Padroeiro dos médicos, dos pintores e dos genealogistas (aqueles que pesquisam a origem das famílias), São Lucas é o autor do terceiro e quinto livros do Novo Testamento (“Evangelho de São Lucas” e “Atos dos Apóstolos”). No primeiro, narra algumas das parábolas mais clássicas da Bíblia, como “a ovelha perdida”, “o filho pródigo”, “o bom samaritano” e “o rico e Lázaro”. Médico de profissão, conta a tradição que teria pintado o primeiro retrato de Nossa Senhora, que recebeu o nome de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Por isso, São Lucas é o padroeiro dos pintores.
  • A Galeria Marcelo Guarnieri, hoje instalada na alameda Lorena, 1.966, nos Jardins, prepara para novembro a sua transferência para um novo endereço, ainda maior, no nº 1.835 da mesma alameda Lorena!
  • De olho em Minas. Faltando apenas um mês para a abertura de sua 9ª edição, a feira Parte faz rasante em Belo Horizonte neste final de semana de olho em dois compromissos. O primeiro é o casamento do eterno parceiro da feira, o galerista Murilo Castro, que receberá em cerimônia reservada em sua casa, da qual participarão certamente boa parte dos galeristas e colecionadores mineiros, além de alguns paulistanos, como Hilda Bratke, e cariocas, como Sérgio Gonçalves. O segundo compromisso é aproveitar o evento social e o tempo livre para cooptar galerias e holofotes para a edição mineira da feira Parte, prevista para o primeiro semestre de 2018 em Belo Horizonte.
  • Marcada para acontecer entre 8 e 12/11 no Salão Marc Chagall do Clube A Hebraica, a 9ª edição da Feira Parte terá este ano um pequeno segmento com galerias selecionadas pelo curador Douglas de Freitas. Foram selecionadas as paulistanas Casa Triângulo (com Lucas Simões), Galeria Millan (Guilherme Ginane), Baró Galeria (Ricardo Alcaide) e Galeria Vermelho (Guilherme Peters). A feira Parte é organizada pelo trio Carmen Schivartche, Lina Wurzmann e Tamara Perlman.
  • O leiloeiro carioca Evandro Carneiro avisou em 5/10, durante o recente leilão de Soraia Cals, em Copacabana, que pendurou as chuteiras de leiloeiro e que, a partir de agora, se dedicará exclusivamente às carreiras de artista plástico e galerista. Em seu lugar assume a linda e loira publicitária Marcella Cals, que já trabalha com a mãe nos bastidores do leilão desde os 14 anos.
  • Uma mão lava a outra! O Fundo Z, do Museu de Arte do Rio (MAR), comprou para o acervo do museu uma edição da coleção de múltiplos EAV 2017, que conta com obras de Adriana Varejão, Ayrson Heráclito, Luiz Braga e Paulo Bruscky. As qautro obras são comercializadas em conjunto e a renda é integralmente revertida para os programas de ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV).
  • Um dos muitos sinais da terrível crise que assola o país na ArtRio é que sequer as obras assinaladas com o selo “Wish List” do MAR (Museu de Arte do Rio), que geralmente encontram mecenas dispostos a comprá-las e fazer a doação ao museu, encontraram compradores... As exceções existiram, mas foram poucas, como a colecionadora Carolina Zagattio, que comprou uma obra de Ivan Grillo na carioca Luciana Caravello Galeria de Arte, e o colecionador Paulo sartori, que comprou e doou uma pintura de Camila Soato na paulistana Galeria Zipper.
  • Shana tovah 5.778! Feliz ano novo a todos os leitores do Mapa das Artes! Estamos no Rosh Hashaná, que significa “cabeça do ano” em hebraico. Nesta noite de 20/9, quarta-feira, começa o mês de Tishrei (primeiro mês do calendário civil hebraico e sétimo mês do calendário religioso) e assim também começa o Ano Novo de 5.778.
  • E amanhã, na noite de quinta-feira, 21/9, feliz Al-Hijra de 1.439 a todos os leitores do Mapa das Artes! Al-Hijra é o Ano Novo islâmico e começa na primeira noite do mês de Muharram. A contagem do tempo no calendário islâmico começa com a Hégira (a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina no ano de 622 pelo calendário juliano, quando então criou o primeiro Estado Islâmico).
  • A doação institucional ficou por conta do patrocinador Bradesco, que comprou e doou ao MAR as obras dos artistas agraciados este ano com o Prêmio Foco Bradesco ArtRio: Ismael Monticelli, Iris Helena e C. L. Solano.