destaques
conteúdo
publicidade
supernova
  • A Fundação Joaquim Nabuco – Casa Forte, em Recife (r. 17 de Agosto, 2.187), dá continuidade as pesquisas de Gilberto Freyre com os seminários de Tropicologia, que estudam a natureza tropical e suas relações com os homens. Em 28/03/17, às 09h, o artista João Câmara Filho ministra a palestra Francisco Brennand – Focus Solus como parte da programação da atual edição do evento.
  • A 6ª edição do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas recebeu 633 inscrições de artistas e curadores de 22 Estados brasileiros mais o DF. 23 deles foram selecionados para concorrer ao prêmio de R$ 50 mil.
  • O espaço que era ocupado pela Galeria Jaqueline Martins em Pinheiros, na r. Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 74, encontrou um sucessor à sua altura. Trata-se do Projeto Fernando Zarif, dedicado ao legado do artista plástico multimídia falecido em 2010. Os interessados devem agendar sua visita pelo tel. tel. 3081-2691 ou no site www.fernandozarif.com.br
  • Yoko Ono, que se prepara para abrir uma exposição em 1/4 no Instituto Tomie Ohtake, convoca mulheres brasileiras de todas as idades a enviar depoimentos sobre algum abuso sofrido por ser uma mulher. As interessadas podem assinar o nome ou ficar no anonimato. Yoko também pede uma fotografia dos olhos. O depoimento e a imagem compõem a instalação “Emergir”, que ficará em cartaz até 28/5/17. Os depoimentos e imagens devem ser enviados por whatsapp para (11)989006773 ou estamosemergindo@gmail.com
  • Expandindo horizontes! Depois de inaugurar uma sede em Nova York, em setembro de 2016, a galeria Paulistana Mendes Wood DM expande seus horizontes para o velho continente. Em 18 de abril de 2017, os sócios Pedro Mendes, Matthew Wood e Felipe Dmab inauguram uma nova filial da galeria em Bruxelas. Anota o endereço: Rue des Sablons, 13.
  • Gala solidária. O artista carioca Vik Muniz é o homenageado do baile de gala da AmfAR 2017 (The Foundation for AIDS Research), que destina recursos à pesquisa da cura e tratamento da Aids. O baile filantrópico, organizado pelos empresários Dinho e Felipe Diniz, ocorre em 27/4, em São Paulo.
  • A sede da Galeria Nara Roesler em Nova York desce as escadas e se muda para um dos bairros mais hypados da big apple. Antes localizada no 2o andar de um prédio próximo à Broadway, a galeria passa attender no 22 East 69th Street, 3R, a apenas uma quadra da quinta avenida e do Central Park, dividindo um edifício com a loja da Dolce & Gabbana. Quem abre as portas do novo espaço é o artista carioca Marcos Chaves, com mostra individual em cartaz até 8/4.
  • O artista mineiro Jefferson Lourenço é o vencedor da 8ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, evento promovido anualmente pelo portal Mapa das Artes. Jefferson Lourenço recebeu 25 pontos entre os 30 pontos possíveis e receberá R$ 1.000,00. O prêmio foi definido pelos três membros do júri desta edição, formado por Adriana Duarte (galerista capixaba da paulistana Casa da Xiclet), Paula Alzugaray (jornalista e editora da revista “Select”) e Rodrigo Editore (galerista e sócio da também paulistana galeria Casa Triângulo).
  • A segunda edição do Gallery Night vai ocorrer nos bairros da Vila Madalena e Pinheiros (segunda-feira, 3/4) e no Itaim e Jardins (terça, 4/4). Já estão confirmadas aberturas nas galerias Nara Roesler, Casa Triângulo, Raquel Arnaud, Fortes D'Aloia Gabriel, Baró e Casa Nova Arte e Cultura. Visitas especiais na Mendes Wood DM, Luisa Strina, Luciana Brito, Lume e Zipper.
  • A 1ª edição do Salão dos Artistas Mortos recebe até 13/04/2017 inscrições de familiares, detentores de direitos, colecionadores ou mantenedores de acervos de artistas falecidos e que estejam interessados em apresentar parte da produção desses artistas em uma exposição coletiva em galeria comercial de São Paulo em 2017. Veja o regulamento na seção Salões deste Mapa das Artes.