Mapa Das Artes http://www.mapadasartes.com.br Mapa Das Artes - O portal de arte brasileiro pt-br Mapa Das Artes http://www.mapadasartes.com.br/img/cid1.gif http://www.mapadasartes.com.br 217 33 Coletivo Opavivará! ativa chuveiros públicos na Fundação Iberê Camargo http://mapadasartes.com.br/curtas.php?id=13101&ncid=1003&pg= O coletivo carioca Opavivará! ativa entre 09 e 10/12/17 duas obras interativas na exposição “Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul”, na Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre. Além de promover uma atividade ao ar livre com o seu sofá/equipamento de som Sofáraokê, o coletivo recria o projeto Chuvaverão, que consiste na instalação de chuveiros ao ar livre para serem utilizados pelos visitantes, gerando reflexões sobre as experiências cotidianas. Na ocasião, o coletivo também participa do Seminário Sob o Sol dos Trópicos, que ocorre em 09/12, às 17h, ao ar livre junto à obra Sofaraokê e programação de ativação da obra Chuvaverão. O Sofáraokê é um mobiliário híbrido desenvolvido pelo Opavivará, que se apropriou dos videokês criando um objeto-arte, que consiste em um sofá com caixas de som, luzes, tela e um sistema de karaokê instalado, tudo reunido no mesmo objeto. O Chuvaverão é um sistema hidráulico com quatro chuveirões, livres para o uso de qualquer pessoa que passe em frente à FIC. O projeto foi realizado pela primeira vez em 2014, na Galeria A Gentil Carioca (RJ), e remete às antigas fontes de água públicas que existiam no Rio de janeiro. A instalação Chuvaverão ficará disponível nos fins de semana, entre 09, 10, 16 e 17/12/17, das 15h às 20h. 09/12 16h – Chuvaverão 17h – Seminário Sob o Sol dos Trópicos – conversa com o coletivo OPAVIVARÁ! Junto à obra Sofáraokê 10/12 15h – Chuvaverão 16h - Ativação Sofáraokê | Mais informações: Fundação Iberê Camargo Praia de Belas: av. Padre Cacique, 2.000, tel. (51) 3247-8000. www.iberecamargo.org.br Casa da Xiclet Galeria realiza o Queima Total http://mapadasartes.com.br/curtas.php?id=13098&ncid=1&pg=0 A Casa da Xiclet Galeria realiza entre 09 e 16/12/17, das 14 às 20h, o evento Queima Total de Obras de Arte! É pra acabar com o Estoque. Participam Tita Mascaro, Matheus Dvco, Fernando Ribeiro, Mariluci Jung, Anita de Sá, Marcelo Moraes, Paulo Quirino, Amanda Mei, Náná Spogis, André A. Moraes, Marcelo Oliveira, Felipe Dib Adonis, Luisa Dória, Ana de Sena, Fabrício Carvalho, Gui Gadelha, Marina Wolff Perin, Matheus Carreira Massabki , Carol Cuqueto, Monica Nitz, Monica Barki, Jailton Nascimento, Astrid Esslinger, Storeo Lenarducci, Marcio Oliveira e Alexandre Alves. | Casa da Xiclet Galeria Vila Madalena: r. Fradique Coutinho, 1.855. Tel.: (11) 2579-9007. www.casadaxiclet.com Opavivará!, José Bechara, Afonso Tostes e outros cariocas no exterior http://mapadasartes.com.br/curtas.php?id=13097&ncid=1000&pg=0 Os artistas brasileiros Jonathas de Andrade, Lucas Arruda e Rubens Mano participam da 2ª Bienal de Coimbra. Anozero’17 – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, em sua segunda edição e com curadoria de Delfim Sardo, dedica-se ao tema “Curar e Reparar”. Os artistas convidados dão expressão a múltiplos entendimentos sociais, pessoais, ambientais ou arquitetônicos desta preocupação da nossa relação com o mundo e com o outro. Ocupando vários espaços da cidade, o Anozero repensa o tecido urbano e propõe outros percursos. A bienal é produzida pelo CAPC (Círculo de Artes Plásticas de Coimbra) e organizada em conjunto com a Câmara Municipal e a Universidade de Coimbra. Participam ainda os artistas Alexandre Estrela, Ângela Ferreira, Buhlebezwe Siwani, Céline Condorelli, Danh Võ, Dominique Gonzalez-Foerster, Ernesto de Sousa, Fernanda Fragateiro, Francis Alÿs, Franklin Vilas Boas, Gabriela Albergaria, Gustavo Sumpta, Henrique Pavão, James Lee Byars, Jill Magid, Jimmie Durham, João Fiadeiro, João Onofre, Jonathan Uliel Saldanha, José Maçãs de Carvalho, Juan Araujo, Julião Sarmento, Kader Attia, Louise Bourgeois, Manon Harrois, Marwa Arsanios, Matt Mullican, Paloma Bosquê, Pedro Barateiro, Salomé Lamas, Sara Bichão e William Kentridge. A mostra fica em cartaz até 30/12/17. http://anozero-bienaldecoimbra.pt. | O grupo performático carioca Opavivará! (A Gentil Carioca) se apresentará na Áustria e nos EUA em 2018. Entre 10 e 21/1/2018 participará do evento “Transnômades”, no Redcat - Carlart´s Downtown Center for Comtemporany Art, em Los Angeles (EUA). Até 4/2/2018 está na mostra coletiva “Duet Wirth Artists”, uma curadoria de Stefanie Kreuzer em cartaz no Belvedere Museum, em Viena (Áustria). | Vivian Caccuri (Galeria Leme e A Gentil Carioca) participa de mostras coletivas Na Espanha e na Alemanha. No Centro Cibeles de Cultura y Ciudadania Plaza Cibeles, em Madri, participa da mostra “Charivaria”, curadoria de José Luis Espejo e Andrea Zarza, em cartaz até 28/1/2018. Em Memmingen, na Alemanha, está na mostra “Buried in The Mix”, curadoria de Bhavisha Panchia em cartaz no MEWO Kuntshalle até 14/2/2018. | A Diana Lowenstein Gallery, em Miami, recebe a partir de 2/12, na mostra “The Thickness of Void”, pinturas e trabalhos em vidro do artista carioca José Bechara (Galeria Lurixs). | Antonio Malta Campos (Galeria Leme) realiza mostra indiviodual na F2 Galeria, em Madri, na Espanha, entre 4/11 e 4/1/2018. | Ricardo Alves (Galeria Sancovsky) participa da coletiva “Fine Art Universiade U35” da Universidade de Tsukuba, no Japão. O evento reúne 118 artistas com formação em 95 universidades, 77 do Japão e 18 de outros países. O evento acontece no Tsukuba Museum of Art até 10/12. www.fineart-univ.jp | A dupla Gisela Motta & Leandro Lima (Galeria Vermelho) apresenta suas obras no “On Desire / B3 Biennial of the Moving Image”, no B3 Festival Center, em Frankfurt (Alemanha) até 20/12/2017. | Cadu (Galeria Vermelho) apresenta suas produições na individual “Cadu: Soy Mandala” no Museu Jumex, na Cidade do México, até 2/1/2018. | Obras de Alfredo Volpi ocupam o 2º andar da Gladstone Gallery, em Nova York, em sua primeira individual nos EUA. A mostra segue até 22/12. | O artista mineiro Celso Renato (Mendes Wood DM) tem mostra individual na sede da galeria paulistana em Nova York até 15/1/2018. | Organizada em parceria pelo MoMA e pelo Instituto de Artes de Chicago, a mostra individual retrospectiva Tarsila do Amaral é a primeira inteiramente dedicada à artista modernista paulista nos EUA. São apresentadas 120 peças, incluindo pinturas, desenhos e documentos históricos, que traçam um rico panorama de uma das mais importantes pintoras brasileiras da história. Em cartaz no Art Institute of Chicago entre 7/10 e 7/1/2018. | A artista Cybèle Varela realiza a mostra individual retrospectiva “Tropicalismo Remixed” no Stiftung Brasilea, na Basiléia (Suíça), entre 18/1 e 8/3/2018. “Cybèle Varela: Tropicalismo Remixed” apresenta uma seleção das mais emblemáticas pinturas da artista, objetos e vídeos, desde a década de 1960 até os dias de hoje. Além disso, analisa a contribuição de Cybèle Varela no panorama artístico, internacional e latino-americano, desde a Pop Art e a Arte Conceitual até a Figuração Narrativa e a Videoarte. | Rosana Paulino realiza mostra individual no Museu Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa (Portugal). A mostra, cujos trabalhos da mesma série a artista expôs pela primeira vez na Galeria Superfície em 2016, investiga o aniquilamento e subjugação das populações negras através da escravidão, tendo a ciência, a religião e a ideia de progresso sido usadas para justificar os mais aterrorizadores abusos. | Fabio Morais (Galeria Vermelho) participa da mostra “Livres et Revues d’Artistes: Une Perspective Brésilienne” na Maison des Sciences de l’Homme en Bretagne, na cidade de Rennes, na França, entre 1/12 e 8/2/2018. | O fotógrafo Caio Reisewitz (Luciana Brito Galeria de Arte) participa da Eidos-Guangzhou Image Trienal, no GuangDong Museum of Art, em Guangzhou, na China, entre 15/12 e 8/3/2018. | Mauro Piva (Galeria Leme) realiza mostra individual na Galeria Espacio Mínimo, em Madri, na Espanha, entre 4/11 e 13/1/2018. A exposição é composta por um conjunto de trabalhos, quase todos eles feitos em papel, criados especificamente para este projeto. Na mostra o público vai conferir obras típicas do processo de trabalho de Mauro Piva e também referências a artistas espanhóis. | A dupla Dias & Riedweg (Galeria Vermelho) apresenta a obra “Funk Staden Suite” na Fondazione Musica per Roma, na Itália, entre 8/12 e 28/1/2018. | Alexandre da Cunha (Galeria Luisa Strina) participa da mostra coletiva “Everyday Poetics” no Seattle Art Museum, no EUA, entre 18/11 e 17/6/2018. | A mostra “Theory of the Inevitable Convergence”, em cartaz na Galeria Nara Roesler, em Nova York, até 6/1/2018, tem como motivo evidenciar pontos de contato ainda não explorados entre as poéticas de Carlito Carvalhosa, Arthur Lescher e Marco Maggi. | Marcius Galan e Anna Maria Maiolino (Galeria Luisa Strina) participam da mostra coletiva “Art and Space”, uma curadoria de Manuel Cirauqui para o Guggenheim Bilbao, na Espanha. Em cartaz entre 5/12 e 5/4/2018. | Assume Vivid Astro Focus (Casa Triângulo) realiza a instalação interativa “Angeles Veloces Arcanos Fugaces”, com curadoria de Ximena Caminos, para o evento Faena Forum, em Miami, entre 5 e 10/12/17. O artista (alter ego de Eli Sudbrack) também realiza a mostra individual “Abstracto Viajero Andinos Fetichizados” no Museu Mario Testino (MATE), em Lima, no peru, entre 27/10 e 1/4/18. | Afonso Tostes, Ana Prata, Felipe Cohen, Henrique Oliveira, Miguel Rio Branco, Rodrigo Andrade e Tunga (Galeria Millan), Jonathas de Andrade e André Komatsu (Galeria Vermelho) e Caio Reisewitz (Luciana Brito Galeria de Arte) participam da mostra “Troposphere: Chinese and Brazilian Contemporary Ar ”, coletiva curada por Sarina Tang para o Beijing Minsheng Art Museum, em Pequim. Fica em cartaz entre 9/12 e 23/2/18. | Ana Maria Tavares, André Komatsu, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Artur Barrio, Carmela Gross, Cildo Meireles, Detanico & Lain, Emmanuel Nassar, Hélio Oiticica, Iran do Espírito Santo, Jac Leirner, Leonor Antunes, Letícia Ramos, Lydia Okumura, Marepe, Mauro Restiffe, Nelson Felix, Nicolás Robbio, Paulo Nazareth, Rosângela Rennó, Tamar Guimarães, Tunga e Waltercio Caldas participam da mostra coletiva “Potência e Adversidade: Arte da América Latina nas Coleções em Portugal”, uma curadoria da luso-brasileira Marta Mestre em cartaz no Pavilhão Branco e Pavilhão Preto, em Lisboa, entre 12/11/2017 e 7/1/2018. | A mineira Marilá Dardot (Galeria Vermelho) participa da mostra “Tensão & Conflito. Arte em Vídeo Após 2008”, em cartaz no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, entre 13/9 e 13/3/2018. Dardot participa ainda da coletiva “Everyday Poetics” no Seattle Art Museum, em Seattle (EUA), entre 18/11 e 17/6/2018. | O paulistano Lucas Simões (Casa Triângulo) participa da mostra coletiva “A Thousand Roaring Beasts: Display Devices for a Critical Modernity”, no Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, em Sevilha, na Espanha, até 4/3/2018. Obras de Simões também estão na coletiva “Politics of Dreams”, na Fondation Hippocrène, em Paris, entre 12/10 e 16/12/17. | Sandra Cinto (Casa Triângulo) realiza mostra individual no CAC (Contemporary Arts Center), em Cincinnati (EUA), entre 8/10 e 24/7/2018. | Rommulo Vieira da Conceição (Casa Triângulo) tem obras na mostra “Axé Bahia: The Power of Art in an Afro-Brazilian Metropolis”, com curadoria de Patrick A. Polk, no Fowler Museum da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), entre 24/9 e 15/4/2018. | O artista mineiro Paulo Nazareth (Mendes Wood DM) está com obras no exterior na mostra coletiva “Field Guide”, no Remai Modern, em Saskatoon, no Canadá até 25/2/18. Ao lado de Runo Lagomarsino, tem obras na mostra “Prospect 4: The Lotus in Spit of the Swamp”, no Nasher Museum of Art, na Duke University, em Nova Orleans (EUA), entre 18/11/17 e 25/2/18. | Paulo Nimer Pjota (Mendes Wood DM) participa da mostra coletiva “Forever Never Comes - Metabolismo del Tempo”, no Museo Archeologico e d'Arte della Maremma, em Grosseto, na Itália, até 26/1/2018. Pjota participa também da mostra “Painting or Not”, no The Kaviar Factory, em Lofoten, na Noruega, até 1/1/2018. | A artista mineira Solange Pessoa ((Mendes Wood DM) participa do projeto “KölnSkulptur #9”, na cidade alemão de Köln, até 10/7/2019. | A artista carioca Anna Bella Geiger participa de três mostras coletivas no exterior. No espaço La Casa Endendida, em Madri, está na mostra “Geografia Física y Humana” (até7/1/2018). Na Tate Modern, em Londres, está na mostra “A View From Buenos Aires”. Também tem obras nos EUA, na mostra "Radical Women: Latin American Art, 1960-1985", no Hammer Museum, em Los Angeles. A mostra apresenta cerca de 260 obras (fotografias, vídeos, técnicas mistas e experimentações) produzidas por mais de cem artistas de 15 países. Entre as selecionadas estão ainda Iole de Freitas, Vera Chaves Barcellos, Neide Sá, Claudia Andujar, Carmela Gross, Martha Araújo, Regina Vater, Ana Vitória Mussi, Lygia Clark, Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Regina Silveira, Anna Maria Maiolino, Lygia Pape, Ana Mendieta, Liliana Porter, Marta Minujín, Zilia Sánchez e Feliza Bursztyn, A mostra acontece no Hammer Museum, em Los Angeles, entre 15/9 e 31/12, e depois segue para o Brooklyn Museum, em Nova York, entre 13/4 e 29/7/2018. | Waldemar Cordeiro, (Luciana Brito Galeria de Arte) tem obras selecionadas na mostra “Thinking Machines: Art and Design in the Computer Age”, no MoMA de Nova York entre 13/11/2017 e 8/4/2018.Participam ainda John Cage, Lejaren Hiller, Stan VanDerBeek e Cedric Price, entre outros. | O artista mineiro Éder Santos (Luciana Brito Galeria de Arte) participa da mostra “Hunger for the Absolute: Land in Anguish at 50”, na Tate Modern, em Londres, a partir de 9/11. | Geraldo de Barros (Luciana Brito Galeria de Arte) tem obras na mostra “A Tale of Two Worlds”, no Museum für Moderne Kunst, em Frankfurt, na Alemanha, entre 25/11 e 2/4/2018. | Henrique Oliveira (Galeria Millan) tem obras na mostra coletiva “From the Cavern to the Moon”, no Centro Pecci, em Prato, na Itália, até 18/01/2018. | Artur Barrio (Galeria Millan) participa da mostra coletiva “Delirious - Art at the Limit of Reason”, no Metropolitan Museum, em Nova York, até 14/1. Também está na mostra “Memories of Underdevelopment”, no Museum of Contemporary Art of San Diego, na Califórnia, até 21/1. Junto com obras de Nelson Félix e de Tunga, Barrio se apresenta na mostra “Potência e Adversidade - Arte da América Latina nas Coleções em Portugal”, no Pavilhão Branco e Pavilhão Preto, em Lisboa, entre 12/11/2017 e 7/1/2018. Ao lado de Lenora de Barros, Barrio participa da mostra “A Tale of Two Worlds. Experimental Latin American Art in Dialogue with the MMK Collection 1940s-1980s”, no MMK - Museum of Modern Art, em Frankfurt, na Alemanha, entre 25/11 e 2/4/2018. | Cinthia Marcelle (Galeria Vermelho) participa da mostra coletiva “Lección de Arte”, no Museo Thyssen-Bornemisza, em Madri (Espanha), entre 7/11 e 28/1/2018. | Clara Ianni (Galeria Vermelho) tem obras na mostra “Gotong Royong: Things We Do Together”, no Centre for Contemporary Art at Ujazdowski Castle, em Varsóvia, na Polônia, entre 19/10 e 4/1/2018. | O artista plástico pernambucano Paulo Bruscky (Galeria Nara Roesler) participa do projeto “L’Oeil Écoute”, no Centro Georges Pompidou, em Paris, que propõe reflexões sobre a arte moderna a partir do diálogo entre obras do acervo permanente e de artistas convidados. Nesta edição, o projeto explora as relações entre arte, música e poesia, traçando um paralelo entre as produções de artistas como Picasso e Brancusi e a música de Erik Satie e os Balés Russos. Nas áreas dedicadas a Bruscky, serão exibidos trabalhos fundamentais de poesia visual e sonora, arte correio e performance desenvolvidos ao longo de sua carreira. Obras como Poema Processo, de 1970 e Silence - Homage to John Cage, de 1993, dividem ainda o espaço com trabalhos raros de Vicente do Rego Monteiro (de 18/10 a 9/4/2018). | Marcelo Cidade (Galeria Vermelho) participa da mostra “Monumento, Anti-Monumentos y Nueva Escultura Pública” no Museu Universitário el Chopo, na Cidade do México, entre 25/10 e 7/1/2018. | Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado participam da 5ª Biennale de Lubumbashi (“Rencontres Picha”), no Musée National de Lubumbashi, no Congo, entre 7/10 e 15/4/2018. | A artista paulistana Lucia Koch (Galeria Vermelho) participa da mostra “Learning From Latin America: Art Architecture and Visions of Modernism”, na Los Angeles Municipal Art Gallery, entre 10/9 e 27/1/2018. | “José Leonilson: Empty Man”, em cartaz na Americas Society, em Nova York, até 3/2/2018, é a primeira mostra retrospectiva do artista cearense, ícone da produção brasileira de arte contemporânea a partir dos anos 80 e que morreu em 1993, vitimado pela Aids. A mostra exibe cerca de 50 pinturas, desenhos e bordados. A mostra tem curadoria de Cecilia Brunson, Gabriela Rangel e Susanna V. Temkin. O catálogo desenhado por Garrick Gott traz textos dos curadores e também de Jenni Sorkin (University of California at Santa Barbara), Luis Enrique Pérez Oramas (curador independente) e Yuji Kawasima (Universidad Complutense de Madrid). | A dupla Detanico Lain participa da mostra “Flatland / Abstractions Narratives #2”, no Mudan, em Luxemburgo, entre 7/10 e 15/4/2018. Também está presente na mostra “Manipulate the World”, no Moderna Museet, em Estocolmo, na Suécia, entre 21/10 e 21/1/2018. | Paulo Bruscky, Mario Ramiro, Hudinilson Jr., Gabriel Borba, Mário Ishikawa e Letícia Parente participam da mostra “Xerografia: Copyart in Brazil, 1970–1990”, que acontece na Robert and Karen Hoehn Family Galleries, na Universidade de San Diego, na Califórnia, entre 15/9 e 16/12/17. Curadoria de Erin Aldana. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. | Tamar Guimarães, Carla Zaccagnini e Runo Lagomarsino apresentam obras na mostra coletiva “A Universal History of Infamy”, no Los Angeles County Museum of Art (LACMA), e no 18th Street Arts Center, ambos em Los Angeles (EUA), entre 20/8 e 18/2/2018. Zaccagnini A artista paulistana terá ainda obras expostas no MAK Center for Art and Architecture, entre 9/9 e 14/1/2018, e na mostra “How to Read El Pato Pascual: Disney’s Latin America and Latin America’s Disney”, na Schindler House, em West Hollywood, entre 9/9 e 14/1/2018. As mostras fazem parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. | Rafael Assef, Dora Longo Bahia, Rodrigo Braga, Lia Chaia, Carmela Gross, Cinthia Marcelle, Odires Mlászlo, Marcelo Moscheta, Rosangela Rennó e Ana Maria Tavares (Galeria Vermelho), Caio Reisewitz, Regina Silveira, Rochelle Costi (Luciana Brito Galeria), Laura Lima, Marcius Galan, Marepe, Cildo Meireles, Pedro Motta (Luisa Strina), Albano Afonso, Nazareth Pacheco e Sandra Cinto (Casa Triângulo), Felipe Cohen, Lenora de Barros, José Damasceno, Tunga (Galeria Millan), Waltercio Caldas (Raquel Arnaud), Leda Catunda, Beatriz Milhazes e Adriana Varejão (Fortes D’Aloia & Gabriel), Vik Muniz (Mara Roesler) Carlito Carvalhosa, Leonilson e Keila Alaver participam da mostra “Past/Future/Present: Contemporary Brazilian Art from the Museum of Modern Art”, no Phoenix Museum, em Arizona (EUA), entre 1/9 e 17/12/17. Curadoria de Vanessa K. Davidson e Cauê Alves. | Eduardo Abaroa, Jonathas de Andrade, Leonor Antunes, Alexander Apóstol, Alexandre Arrechea, Ramiro Chaves, Felipe Dulzaides, Carlos Garaicoa, Terence Gower, Tamar Guimarães, Lucia Koch, Runo Lagomarsino, Renata Lucas, Lais Myrrha, Manuel Piña, Mauro Restiffe, Beto Shwafaty, Melanie Smith, Tercerunquinto, Clarissa Tossin e Héctor Zamora participam da mostra “Condemned To Be Modern” no LAMAG (Los Angeles Municipal Art Gallery). A mostra tem curadoria de Clara Kim (que é uma das senior curators da Tate) e acontece entre 10/9 e 28/1/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. http://www.lamag.org/ | Mauro Restiffe (Fortes D’Aloia & Gabriel) participa da coletiva “Doubles, Dobros, Pliegues, Pares, Twins, Mitades”, que acontece na The Warehouse, em Dallas, nos EUA, entre 10/7 e 29/12/17. | Tamar Guimarães participa no LACMA (Los Angeles County Museum of Art) da mostra “A Universal History of Infamy”, em que apresenta um novo vídeo. A mostra segue até fevereiro de 2018. http://www.lacma.org/art/exhibition/universal-history-infamy | Gisela Motta & Leandro Lima, Claudia Andujar, Cinthia Marcelle, Cao Guimarães e Berna Reale participam da mostra “Video Art in Latin America”, no LAXART, em Los Angeles, entre 16/9 e 16/12/17. Curadoria de Glenn Phillips e Elena Shtromberg. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. | Lygia Pape, Hélio Oiticica, Antonio Dias, Cildo Meireles, Regina Silveira e Thomas Farkas participam da mostra coletiva “Memories of Underdevelopment”, que acontece no Museum of Contemporary Art, em San Diego, entre 17/9 e 21/1/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. | Abraham Palatnik (Galeria Nara Roesler) tem obras na mostra “Kinesthesia: Latin American Kinetic Art, 1954–1969”, no Palm Springs Art Museum, na California, entre 26/8 e 15/1/2018. Curadoria de Dan Cameron. Palatnik terá obras ainda na mostra “Delirious: Art at the Limits of Reason, 1950-1980”, no Met Breuer, em Nova York, entre 13/9 e 14/1/2018. Nesta última participam ainda Hélio Oiticica, Anna Maria Maiolino e Darcílio Lima, entre outros. Palatnik ganha ainda mostra individual na Sicardi Gallery, em Houston (EUA), até 14/12/17. | Clarissa Tossin (Galeria Luisa Strina) participa da coletiva “Baggage Claims”, coletiva com curadoria de Ginger Duggan e Judy Fox em cartaz no Orlando Museum of Art (Orlando, EUA), entre 15/9 e 31/12/17. Tossin tem obtras ainda na mostra “Mundos Alternos Art and Science Fiction in the Americas”, coletiva com curadoria de Tyler Stallings, Joanna Szupinska-Myers e Robb Hernández no California Museum of Photography (Riverside, EUA), entre 16/9 e 4/2/18. Nesta última participam ainda ADÁL , AZTLAN Dance Company , Guillermo Bert , Erica Bohm , Tania Candiani , Beatriz Cortez , Claudio Dicochea, Faivovich & Goldberg, Sofía Gallisá Muriente , Guillermo Gómez-Peña / La Pocha Nostra , La Gravedad de los Asuntos, Hector Hernandez, Gyula Kosice, LA VATOCOSMICO c-s, Robert “Cyclona” Legorreta, Chico MacMurtrie / Amorphic Robot Works, Marion Martinez, MASA—MeChicano Alliance of Space Artists, Jillian Mayer, Mundo Meza, Irvin Morazán, Glexis Novoa, Rubén Ortiz Torres, Rigo 23, Alex Rivera, Carmelita Tropicana, Luis Valderas, Ricardo Valverde, José Luis Vargas e Simón Vega. | A artista amazonense Rodrigo Braga (Galeria Vermelho) participa da coletiva “Visions of Nature” no museu Kunst Haus Wuien, em Viena (Áustria), entre 13/9 e 18/2/2018. | “Carmela Gross: The Photographer” é mostra individual no Kunsthalle Bratislava, na Eslováquia, entre 14/09 e 26/11. A artista participa ainda da mostra “On Anam. Where are We Going?”, no Es Baluard Museu d'Art Modern i Contemporani, em Palma de Mallorca, na Espanha, entre 10/11 e 1/4/2018. Nesta última participam ainda o cubano Félix-Gonzalez Torres e o brasileiro Paulo Nazareth. | Mostra “Trazas Simultáneas” apresenta criações de Claudia Andujar, Gisela Motta e Leandro Lima, Fabio Morais e Rosângela Rennó no Espacio Cultural de la Embajada del Brasil, em Buenos Aires, entre 6/9 e 15/12. | Marcelo Cidade (Galeria Vermelho) e Vivian caccuri (Galeria Leme e A Gentil Carioca) participam da mostra “Sonic Rebellion: Music as Resistance” no Museum of Contemporary Art Detroit (MOCAD), em Detroit, no EUA, entre 8/9 e 8/1/2018. Curadoria de Jens Hoffmann, Susanne Feld Hilberry e Robin K. Williams. | O Museum of Contemporary Art de Los Angeles (moca.org) realiza entre 16/9 e 22/1/2018 a maior retrospectiva da artista plástica ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino já realizada fora do Brasil. Serão apresentadas pinturas, desenhos, esculturas, vídeos, performances e instalações realizadas desde os anos 60, que trabalham com questões intimistas, mas também artísticas e políticas. A curadoria é de Bryan Barcena e Helen Molesworth. | Ernesto Neto, Rivane Neuenschwander e Daniel Steegmann Mangrané participam da 14ª Biennale de Lyon, na França, entre 20/9 e 7/1/2018. Mangrané participa ainda da mostra “Uma Folha Translúcida no Lugar da Boca”, entre 30/9 e 7/1/2018, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, na cidade do Porto, em Portugal. | Anna Maria Maiolino, Cildo Meireles e Lygia Pape participam da 14ª Bienal de Lyon, na França, cujo tema é “Mondes Flotantes” (Mundos Flutuantes. A mostra tem curadoria de Thierry Raspail e Emma Lavigne e acontece no L’Institut d’Art Contemporain entre 20/9 e 7/1/2018. | A obra "Poema" (1979), da artista paulistana Lenora de Barros (Galeria Millan), ilustra a capa do catálogo da mostra "Radical Women: Latin American Art, 1960-1985" e também a fachada principal do Hammer Museum, em Los Angeles. A mostra apresenta cerca de 260 obras (fotografias, vídeos, técnicas mistas e experimentações) produzidas por mais de cem artistas de 15 países. Entre as selecionadas estão ainda Iole de Freitas, Vera Chaves Barcellos, Neide Sá, Claudia Andujar, Carmela Gross, Martha Araújo, Regina Vater, Ana Vitória Mussi, Lygia Clark, Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Regina Silveira, Anna Maria Maiolino, Lygia Pape, Ana Mendieta, Liliana Porter, Marta Minujín, Zilia Sánchez e Feliza Bursztyn, A mostra acontece no Hammer Museum, em Los Angeles, entre 15/9 e 31/12, e depois segue para o Brooklyn Museum, em Nova York, entre 13/4 e 29/7/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. | Berna Reale (Nara Roesler), Cao Guimarães (Nara Roesler), Rivane Neuenschwander (Fortes D’Aloia & Gabriel), Maria Laet (A Gentil Carioca) e Regina Silveira (Luciana Brito) participam da mostra “Video Art in Latin America”, no Laxart, em Los Angeles (EUA), entre 16/9 a 16/12/17. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. A mostra tem curadoria de Glenn Phillips e Elena Shtromberge e busca examinar as realizações inovadoras e as tendências existentes na videoarte latino-americana desde a década de 1960 até hoje | O artista carioca Ricardo Basbaum (A Gentil Carioca e Galeria Jaqueline Martins) figura na mostra coletiva “We Are Here - I Am You”, curadoria de José Esparza Chong Cuy, em cartaz no MCA - Museum of Contemporary Art Chicago, nos EUA, entre 19/8 e 1/4/2018. | O grupo performático e multimídia carioca Opavivará foi selecionado para a mostra coletiva “Continua Sphéres Ensemble”, direção artística de José Manuel Gonçalves no 104 Cent Quatre Paris, na capital francesa, entre 16/9 e 19/11. A turnê mundial do grupo carioca prossegue ainda pela Alemanha, na mostra “Duet With Artists”, curadoria de Stefanie Kreuzer no Belvedere Museum (Viena, Áustria, de 27/9 a 4/2/2018; belvedere.at/). | Laura Lima (Galeria Luisa Strina e A Gentil Carioca) está na mostra coletiva “Past/Future/Present: Contemporary Brazilian Art from the Museum of Modern Art, São Paulo”, uma curadoria de Vanessa K. Davidson e Cauê Alves no Phoenix Art Museum, nos EUA, entre 1/9 e 31/12. phxart.org. | | A artista carioca Rosana Palazyan participa da primeira edição da mostra Standart - Triennial of Contemporary Art, na Armenia. A mostra “The Mount Analogue” tem conceito e curadoria de Adelina Cüberyan von Fürstenberg e assistência do curador Ruben Arevshatyan e acontece entre 20/7 e 31/12/17 nas cidades de Yerevan, Gyumri, Sevan e Kapan. O nome da Trienal é inspirado pela revista armênia de vanguarda Standard, publicada em 1924, a revista destaca o rico contexto cultural e histórico da Armênia e, por meio de seu caráter itinerante, envolve comunidades diversas e cria oportunidades de diálogo e relações entre artistas, escritores, curadores, cientistas, comunidades locais e visitantes. A curadora Adelina Cüberyan von Fürstenberg foi premiada com o Leão de Ouro para o Pavilhão Nacional da Armênia na 56ª Bienal de Veneza, em 2015. Inspirada no romance inacabado “The Mount Analogue”, do escritor surrealista francês René Daumal (1908-1944), “Standart” será realizada em espaços históricos e culturais, em toda a região do Monte Ararat. www.standart-armeniatriennale.net | A artista mineira Valeska Soares (Fortes D’Aloia & Gabriel) ganha retrospectiva no Santa Barbara Museum of Art. A mostra apresenta cerca de 50 trabalhos (instalações, esculturas, fotografias e vídeos) que datam do início da década de 1990 até o presente. A exposição abre em 17/9 e prossegue até 31/12/17. “Any Moment Now" é a maior exposição da carreira da artista e, depois de Santa Bárbara, vai itinerar para o Phoenix Art Museum em 2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.Valeska Soares (Fortes D’Aloia & Gabriel) participa da mostra “The Half-Life of Love”, no MASS MoCA, em North Adams, também nos EUA, até 1/1/2018. Até 15/12, a artista realiza ainda a mostra individual “Neither Here Nor There” na Alexander Gray Gallery, em Nova York. | O artista plástico Eduardo Kac, representado pela galeria carioca Luciana Caravello, se prepara para uma série de exposições em 2017. Sua mais recente produção, a série “Inner Telescope”, participa em Seoul, na Coréia do Sul, no evento Da Vinci Creative 2017, no Seoul Art Space Geumcheon (de 1/9 a 30/12). A obra “Inner Telescope” já ganhou uma página inteira no jornal “New York Times” e destaque em veículos como “ArtPress”, “Beaux Arts”, “Le Figaro”, “Huffington Post”, “La Nación” e “Connaissance des Arts”. Os trabalhos de Kac realizados em xerox e fax, no início da década de 80, terão espaço no Pacific Standard Time Festival da Getty Foundation e serão exibidos na mostra “Copyart: Experimental Printmaking 1970-1990”, na Hoehn Family Galleries (Universidade de San Diego, entre 1/9 e 30/12). | A artista Regina Silveira (Galeria Luciana Brito) participa da mostra “Bienal Sur”, no Parque de la Memoria, em Buenos Aires (Argentina), Regina Silveira apresenta para a primeira edição da Bienal Sur, além de projeções do vídeo “Limiar”, versões exclusivas da obra “Touch” em três cidades argentinas. A artista participa ainda da mostra “Future Shock, Site Santa Fé”, nos EUA, entre 7/10 e 1/5/2018. | O artista alagoano-pernambucano Jonathas de Andrade (Galeria Vermelho) está na mostra coletiva “We Are Here: I Am You”, no Museum of Contemporary Art Chicago, nos EUA, entre 19/8 e 1/4/2018. A mostra faz parte das comemorações pelos 50 anos do Museu e dela também participa o artista carioca Ricardo Basbaum (Luciana Brito Galeria de Arte). O artista também está na mostra “La Vie Simple - Simplement La Vie”, na Fondation Vincent van Gogh Arles, na França, entre 7/10 e 2/4/2018. | Obras de Hélio Oiticica (Galeria Nara Roesler), Geraldo de Barros e Waldemar Cordeiro (Luciana Brito Galeria) foram selecionadas para a mostra “Making Art Concrete: Works from Argentina and Brazil”, no, Getty Center, em Los Angeles, entre 16/9 e 11/2/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. . Curadores debatem encontros e desencontros entre arte e política no CPF Sesc http://mapadasartes.com.br/curtas.php?id=13091&ncid=1&pg=0 O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc recebe em 15/12/17 curadores de quatro exposições em cartaz em São Paulo para o debate “O Teor Político das Artes Hoje: novos Devires das Artes e da Política”, sobre o atual cenário artístico, destacando seu momento de ação/transformação política. Participam Jochen Volz, Juliana Braga de Matos, Márcio Seligmann-Silva, Miguel Chaia, Ana Pato e Diego Matos, Marilia Bonas, e Priscila Arantes, com as exposições "Ensaio de Tração"/Estação Pinacoteca; "Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina"/Memorial da Resistência; "Levantes"/ Sesc-Pinheiros; e "20º Festival de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil”, no Pompéia. Desde os anos 1960, o viés político nas artes tenciona criticamente o mundo e não deixa de ser um compromisso com a política que se transformou. O derretimento das grandes narrativas levou à crise da política e das utopias como também alavancou novas propostas heterotópicas. As artes se inserem como agentes da inscrição da violência institucional e cotidiana enquanto agenciadoras de novas sensibilidades através de exposições, nas cidades, na mídia ou na web. Existe ainda uma prática artística plural que entra em conflito e responde também aos neo-discursos-nomológicos, fundamentalistas e fascistas, que não admitem o jogo diferencial, a linguagem das artes com seu caráter aberto, criativo e desestruturador/estruturador das identidades. Confira a programação: 1° Mesa, das 14h às 16h Jochen Volz (co-curador de "Ensaio de Tração"/Estação Pinacoteca); Juliana Braga de Matos (co-curadora da "Levantes"/ SESC-Pinheiros); Márcio Seligmann-Silva (curador de "Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina"/Memorial da Resistência) - Mediador: Miguel Chaia (PUC-SP) 2° Mesa: das 16h30 às 18h30 Ana Pato e Diego Matos (curadores convidados do 20o Festival de Arte Contemporânea SESC-VIDEOBRASIL/SESC Pompéia); Marilia Bonas (diretora do Memorial da Resistência) - Mediadora: Priscila Arantes (Paço das Artes; PUC-SP) O teor político das artes hoje: novos devires das artes e da política. Dia 15 de dezembro de 2017, sexta, das 14h às 18h30. Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 50 Grátis – mediante inscrição. Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. | Centro de Pesquisa e Formação do Sesc Bela Vista: r. Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar. Tel:(11) 3254-5600. Brasil divulga mostra e curadores para 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza http://mapadasartes.com.br/curtas.php?id=13090&ncid=1000&pg=0 A participação do Brasil na 16ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, que ocorre entre 26/05 e 25/11/18, conta com o projeto “Muros de Ar” com curadoria dos arquitetos Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho. A mostra, selecionada pela Fundação Bienal de São Paulo, ocupa o pavilhão em resposta ao título “Freespace”, uma reflexão sobre a essência espacial da arquitetura e a sua potencialidade de mediar, pela fruição do espaço vazio, a relação entre as pessoas e os edifícios. Por meio de uma pesquisa coletiva, o projeto propõe a tornar visível as formas de separação espacial e conceitual resultantes dos processos de urbanização do país, além de questionar as diferentes formas de muros que constroem, em diversas escalas, o território brasileiro. Sobre os curadores: Gabriel Kozlowski é arquiteto, formado pela PUC-Rio (2011) e mestre em Urbanismo pelo MIT (2015). Atualmente leciona como Teaching Fellow no Departamento de Arquitetura do MIT e trabalha como pesquisador associado no Leventhal Center for Advanced Urbanism. Anteriormente, foi líder de projeto no SENSEable City Lab; pesquisador para o pavilhão dos EUA na 14ª Bienal de Veneza; e co-fundador do coletivo ENTRE. Recebeu entre outros reconhecimentos o Department of Architecture Graduate Fellowship no MIT (2013), o prêmio de melhor tese de mestrado pela mesma Universidade (2015), o MIT-Brazil TVML Seed Fund (2016), e foi selecionado para o Buckminster Fuller Institute’s Catalyst Program (2017). Laura González Fierro é arquiteta pela Universidade Iberoamericana da Cidade do México (2002) e mestre em Arquitetura pela Universidade de Columbia GSAPP (2008). Em 2010, fundou +ADD, atuando em Cidade do México, São Paulo e Nova York na área de projetos de arquitetura, urbanismo, design e consultoria. Seu trabalho foi publicado pela Braun Publishing, LEAF Review, PIN-UP entre outros. Paralelamente à prática fundou o LED [Laboratório Experimental a Distância], uma plataforma dedicada a pesquisa multidisciplinar sobre o ambiente construído e as dinâmicas urbanas. Com a gênese que as soluções podem ser encontradas em diversas disciplinas, cria um nexo de fontes conectadas pela tecnologia. Marcelo Maia Rosa é arquiteto e sócio do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados (2007) vencedor do concurso para nova sede do IMPA-RJ (2015). Marcelo foi responsável pela coordenação do novo museu do Instituto Moreira Salles (2017), em São Paulo. Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie em São Paulo e TU/e, Eindhoven Holanda (2005), com cursos complementares pela Université Paris Sorbonne (2012) e pós graduado pela Escola da Cidade (2017) onde é professor atualmente. Foi curador em 2015 do Global Shapers Community hub São Paulo, iniciativa do World Economic Forum. Sol Camacho é arquiteta pela Universidade Iberoamericana da Cidade do México e Paris Val de Seine (2004) mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Harvard (2008). Fundou o escritório RADDAR em São Paulo em 2011, onde desenvolve projetos focados no entorno urbano. Recebeu o Premio Lafarge Holcim Awards (2017) pelo projeto PIPA – Conjunto cultural e comercial em Paraisopolis onde tem uma sede do RADDAR desenvolvendo pesquisa sobre o entorno. Entre outros reconhecimentos Sol foi candidata ao Rolex Mentor and Protege Arts Initiative (2016) ganhou duas vezes a bolsa de Pesquisa FONCA (2012, 2014). Hoje Sol também é diretora Cultural do Instituto Bardi / Casa de Vidro. | Pavilhão do Brasil 16ª Mostra Internazionale di Architettura – la Biennale di Venezia Giardini Castello, Padiglione Brasile, 30122 - Veneza, Itália. Bill Gates oferece o Codex Leicester, de Da Vinci, para Florença http://mapadasartes.com.br/curtas.php?id=13089&ncid=1000&pg=0 O bilionário rei da tecnologia e amante das artes, da cultura e da filantropia Bill Gates ofereceu o manuscrito de Leonardo da Vinci “Codex Leicester” para que seja exibido em Florença (Itália) pela primeira vez em 35 anos. O manuscrito científico escrito entre 1504 e 1508 ficaria na Galleria Uffizi entre 29/10/2018 e 20/1/2019 para as comemorações de 500 anos de morte de Da Vinci. O manuscrito é composto por Apresenta-se na forma de 18 folhas duplas ou em 72 páginas no formato de 21,8 x 29,5 cm e está conservado no Museu Britânico, em Londres. Inclui estudos de Astronomia, Meteorologia, Hidráulica, Cosmologia, Geologia, Paleontologia e outros estudos cientificos e técnicos. Gates adquiriu o manuscrito em um leilão da Christie´s em Nova York em 11/11/1994 por US$ 30,8 milhões. Retratistas do Morro propõe a publicação de livro via Catarse http://mapadasartes.com.br/curtas.php?id=13084&ncid=1000&pg=0 O projeto “Retratistas do Morro” propõe a publicação de um livro de fotografias feitas por retratistas da Comunidade da Serra, segunda maior favela do país, em Belo Horizonte. O livro mostra as histórias de vida e o acervo de imagens dos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, que atuam na comunidade desde a década de 1970, além de imagens do acervo pessoal de monóculos da moradora Dona Ana Martins. Essas imagens, além de representarem a memória imagética e as identidades culturais brasileiras, são também documentos de valor histórico, político e social, que serão publicados pela primeira vez. “Retratistas do Morro” está com uma campanha de financiamento coletivo via Catarse para a publicação com os acervos desses três personagens, que apresentam uma narrativa visual da história de formação da comunidade e também detalhes do cotidiano a partir da perspectiva dos próprios moradores. Com coordenação do artista e co-diretor do FIF_BH - Festival Internacional de Fotografia, Guilherme Cunha realiza desde 2010 o processo de convivência e pesquisa que deu origem ao livro, de levantamento dos fotógrafos tradicionais, mapeamento e estudo de seus acervos, restauração, digitalização e preservação do material fotográfico pertencente a eles, que varia de negativos em preto e branco de médio formato, negativos coloridos 35mm, a conjuntos monóculos com slides de 35mm. O projeto recebeu o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade em outubro de 2017, concedido pelo IPHAN, pelo reconhecimento da importância simbólica dessas fotografias para o Patrimônio Cultural Nacional, uma vez que essas imagens permitem um entendimento mais amplo sobre a trajetória histórica das cidades brasileiras e suas populações. | Mais informação acesse o site www.catarse.me/retratistasdomorro e www.facebook.com/retratistasdomorro Tableau divulga datas de leilões em 2018 http://mapadasartes.com.br/curtas.php?id=13081&ncid=1000&pg=0 Em janeiro, o recebimento das obras ocorre entre 01/12 a 08/12; e 08/01 e 12/01. A exposição ocorre nos dias 26, 27 e 28/01; e o leilão entre 29 e 30/01/18. Em fevereiro o recebimento ocorre entre 30/01 e 09/02; exposição nos dias 23,24 e 25/02/18; e leilão em 26 e 27/02/18. Em março as obras são recebidas entre 28/02 e 09/03; exposição entre 23 e 25/03/18; e leilão nos dias 26 e 27/03/18. O leilão de abril recebe as obras entre 28/03 e 24/04, exposição entre 20 e 22/04/17, e leilão nos dias 23 e 24/04/18. Em maio, o recebimento ocorre entre 25/04 e 04/05; exposição de 18 a 20/05; e leilão entre 21 e 22/05/18. Junho, entre 23 e 01/06 o recebimento da sobras; exposição nos dias 25, 16 e 17/06; e leilão entre 18 e 19/06. Em julho, o recebimento ocorre entre 20 e 29/06; a exposição em 13, 14 e 15/07; e leilão nos dias 16 e 17/07/18. Em agosto, recebimento entre 18/07 e 27/07; exposição entre 10 e 12/08; e leilão nos dias 13 e 14/08/18. O leilão de setembro recebe obras entre 15 e 24/08; exposição entre 07, 08 e 09/09; e leilão nos dias 10 e 11/09/18. Outubro recebe obras entre 12 e 21/09; exposição em 05, 06, e 07/10; e leilão em 08 e 09/10/18. O leilão de novembro recebe entre 10 e 19/10; exposição em 02, 03 e 04/11; e leilão em 05 e 06/11/18. Dezembro recebe obras entre 07 e 16/11; exposição em 30/11 e 01 e 02/12; e leilão em 03 e 04/12/18. O recebimento de obras ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 19h. A exposição: das 10h às 19h e o leilão sempre às 20h. | Mais informações: Tableau Leilão de Arte Jardins: r. da Consolação, 2.925, tels. (11) 3061-2200 e 5096-0875. www.tableau.art.br Prêmio PIPA divulga nome dos artistas vencedores da edição 2017 http://mapadasartes.com.br/curtas.php?id=13075&ncid=1000&pg=0 O Prêmio PIPA 2017 divulga o nome do artista vencedor do Júri de Premiação 2017, composto por Luiz Camillo Osorio, Fernando Cocchiarale, Consuelo Bassanesi, Leda Catunda e Marcelo Campos, e o artista escolhido pelos visitantes da exposição para receber o PIPA Voto Popular Exposição. O evento foi realizado em 18/11 no MAM-Rio, onde também acontece a Exposição dos Finalistas, em cartaz até 26/11/17. A grande vencedora do Prêmio PIPA 2017 é a artista brasiliense Bárbara Wagner. Ela receberá uma doação financeira e uma participação de três meses em um programa de residência artística da Residency Unlimited, em Nova York, em 2018, em torno do valor do prêmio R$130 mil. Como vencedora, a artista também doará uma obra para o Instituto PIPA. Bárbara apresenta trabalhos que repensam duas danças típicas do Carnaval pernambucano, o frevo e o maracatu nação. Realizada em parceria com Benjamin de Burca, “Faz que Vai” mostra em vídeo e fotografias a combinação de movimentos do frevo e de danças pop nas performances de quatro bailarinos. E em “A Corte”, retrata integrantes de um grupo de maracatu de Recife momentos antes de desfilarem no Carnaval. Bárbara Wagner nasceu em Brasília em 1980 e vive e trabalha em Recife. Desde 2011, trabalha em colaboração com o artista Benjamin de Burca (Munique, 1975), com quem participou do 33º e 35º Panorama de Arte Brasileira (São Paulo, Brasil), da 4ª Bienal do Oceano Índico (La Réunion, França), da 36ª EVA International (Limerick, Irlanda), da 5ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça, da 32ª Bienal de São Paulo (São Paulo, Brasil), do 5º Skulptur Projekte Münster e do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil. Já o Vencedor Pipa Voto Popular Exposição é o artista paraense Éder Oliveira. Como o mais votado pelo público ao longo da exposição dos finalistas do Prêmio PIPA, Éder recebeu 643 votos de um total de 1.807 durante o período de votação entre 23/09/17 e 05/1117. O artista receberá uma doação financeira totalizando R$ 24 mil e doará uma obra para o Instituto PIPA. Éder Oliveira nasceu em Timboteua (Pará), em 1983. Licenciado em Educação Artística, desenvolve sua produção na relação entre os temas retrato, identidade, marginalização e violência na Amazônia, tendo como fonte primária de pesquisa a observação social e as páginas policiais de jornais impressos em Belém. Trabalha em suportes como óleos, intervenções, site-specific e objetos. Suas exposições individuais recentes foram “Pintura – ou a Fotografia como Violência” (Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte, 2017; Kunsthalle Lingen, Alemanha, 2016), “Você é a Seta” (Periscópio, Belo Horizonte, 2016) e “Páginas Vermelhas” (Blau Projects, São Paulo, 2015). Rodrigo Naves abre inscrições para cursos em 2018 http://mapadasartes.com.br/curtas.php?id=13074&ncid=1&pg=0 O Espaço Dr. Vila Nova, comandado pelo crítico e curador Rodrigo Naves, recebe inscrições para cursos de arte no ano de 2018. Confira o cronograma: | Rodrigo Naves - História da arte Início 05/02/18 - segundas-feiras, das 20h30 às 23h; 06/02/18 - terças-feiras, das 09h30 às 12h; Investimento: R$ 350,00/mês. - Tiago Mesquita – Temas da arte contemporânea Início 15/02/18, quintas-feiras, das 20h às 22h40 Investimento: R$ 300,00/mês. - Natália Leon - Filosofia da arte Início em 07/02/18 - quartas-feiras, das 20h às 22h30 Investimento: R$ 300,00/mês. Contato: filodaarte@gmail.com - Luiz Felipe de Alencastro - Temas de história e cultura brasileira Início em 06/02/18 – terças-feiras, das 20h30 às 23h Investimento: R$ 350,00/mês. | Espaço Dr. Vila Nova, Consolação: r. Dr. Vila Nova, 284 (rua do Sesc Consolação). Seg. a sex, das 09h às 14h com Dulce; contato: camilarodrigo@uol.com.br e tel.:(11) 3258-7359. O ocaso do museu http://mapadasartes.com.br/noticias.php?id=2463&pg=0&ncid=1 Museu de Arte Moderna da Bahia, o mais importante do estado, estão uma exposição de tapumes e uma performance de visitantes vagando com expressão de desalento. Em julho de 2013, o ex-governador Jaques Wagner anunciou uma ampla reforma no MAM, um “presente” pelo seu cinqüentenário, com um orçamento de R$ 15,7 milhões. Quatro anos depois, a promessa não foi materializada. Matéria de Tatiana Mendonça originalmente publicada no jornal “A Tarde”, em 04/12/17. Metropolitan diz que não removerá pintura de Balthus http://mapadasartes.com.br/noticias.php?id=2462&pg=0&ncid=1 O Metropolitan de Nova York disse que não retirará de exposição uma pintura de Balthus, a tela “Thérèse Dreaming” (1938), que foi alvo de uma petição online com de 8.700 assinaturas em cinco dias. O baixo-assinado afirma que o Met não deve "mostrar orgulhosamente" uma imagem que "romantiza a sexualização de uma criança". Matéria de Eileen Kinsella publicada no site do artNet (artnet.com), traduzida pela redação, em 05/12/17. Lubaina Himid ganha o Prêmio Turner 2017 http://mapadasartes.com.br/noticias.php?id=2461&pg=0&ncid=1 A artista nascida em Zanzibar, na Tanzânia, levou um dos prêmios mais prestigiados para a arte contemporânea, premiando anualmente um artista que vive ou trabalha na Grã-Bretanha. Matéria de Caroline Elbaor e Javier Pes publicada originalmente no portal ArtNet, traduzido pela redação, em 05/12/17. Censurada na China, instalação de Miguel Rio Branco é exposta no Rio http://mapadasartes.com.br/noticias.php?id=2460&pg=0&ncid=1 O artista plástico teve uma obra censurada pelo governo da China , na 6ª Trienal de Fotografia de Guangzhou. Ele diz que não lhe foi explicado o motivo da proibição, mas presume que a censura pode ser creditada ao conteúdo violento. Matéria de Isabella Menon publicada originalmente no jornal “Folha de S. Paulo”, em 21/11/17. Mostra é alvo de polêmica racial ao retratar brancos com a pele escurecida http://mapadasartes.com.br/noticias.php?id=2459&pg=0&ncid=1 A exposição "Pourquoi Pas?" (Por que Não?, em francês) da artista Alexandra Loras, que é ex-consulesa da França e colunista da Folha, aberta em 2/12 na Galeria Rabieh, foi acusada de por internautas de praticar o "blackface". Nas obras, Loras modificou, via Photoshop, retratos de personalidades brancas, escurecendo sua pele e inserindo traços associados a afrodescendentes, como Donald Trump, da rainha Elizabeth, Gisele Bündchen, Michel Temer, Xuxa e Carmen Miranda. Matéria de Isabella Menon publicada no jornal “Folha de S. Paulo”, 29/11/17. Adriana Varejão reúne artistas em defesa do Inhotim http://mapadasartes.com.br/noticias.php?id=2458&pg=0&ncid=1 A artista plástica convocou artistas para uma reunião em seu ateliê no Horto, na Zona Sul do Rio, para discutir e esclarecer a real situação do Instituto Inhotim e a possibilidade de sua sobrevivência. O encontro com artistas, curadores, galeristas, investidores e gestores culturais, além do diretor-executivo di instituto, Antonio Grassi, discutiu-se a necessidade de que o museu e seu acervo sejam preservados, e que o instituto tenha a sua imagem dissociada das acusações de lavagem de dinheiro que pesam contra o empresário Bernardo Paz. Matéria publicada originalmente no jornal “O Globo”, em 28/11/17. Viagem da luz e poder http://mapadasartes.com.br/noticias.php?id=2457&pg=0&ncid=1 Em sua exposição individual, Carlos Nunes exibe em Fototaxia, que a Galeria Raquel Arnaud inaugurou no último dia 9, obras que revisitam Duas séries do pintor alemão Josef Albers (1888-1976), um dos grandes mestres da Bauhaus. Como companhia, o fotógrafo Ding Musa ocupa o mezanino da galeria com sua exposição Do Discurso Político Brasileiro, que visita o centro do poder em Brasília como raras vezes se viu desde as fotos históricas de Marcel Gautherot (1910-1962). Matéria de Antonio Gonçalves Filho publicada no jornal “O Estado de S. Paulo”. Dalton Paula é o único brasileiro a participar da Trienal do New Museum em NY http://mapadasartes.com.br/noticias.php?id=2456&pg=0&ncid=1 O artista participa da “Trienal do New Museum - Songs for Sabotage”, e incluirá mais de 30 artistas de 19 países. A 4ª edição da mostra foca na relação entre os objetos de arte e os artistas da sociedade, com meditações sobre a circulação de imagens e os legados do colonialismo e do racismo. Matéria publicada originalmente na revista Das Artes, em 16/11/17. Escultura que pertenceu a Edemar é leiloada por R$ 6,6 milhões http://mapadasartes.com.br/noticias.php?id=2455&pg=0&ncid=1 Obra do mestre modernista inglês Henry Moore que pertenceu ao banqueiro Edemar Cid Ferreira foi leiloada por US$ 1,98 milhão pela Sotheby´s de Nova York. O valor arrecadado será revertido para os credores que perderam dinheiro com a falência fraudulenta do Banco Santos. Outras 94 obras para serem leiloadas. Matéria de Mario Cesar Carvalho publicada originalmente no jornal “Folha de S. Paulo”, em 16/11/17. Vendido por R$ 1,5 bi nos EUA, quadro de Da Vinci é o mais caro da história http://mapadasartes.com.br/noticias.php?id=2454&pg=0&ncid=1 Em menos de 20 minutos, a peça que abriu a venda da noite ofertada a US$ 70 milhões chegou ao valor obsceno de US$ 450,3 milhões, cerca de R$ 1,5 bilhão, arrancando aplausos, suspiros e murmúrios incrédulos de colecionadores espremidos na Christie's, em Manhattan. Inestimável auto-retrato de Chirico foi roubado de um museu na França http://mapadasartes.com.br/pegaladrao.php?id=190&ncid=1000&pg=0 Um auto-retrato pintado em 1926 pelo mestre moderno italiano Giorgio de Chirico (1888 - 1978) foi roubado da coleção do Museu de Belas Artes de Béziers, no sul da França, na semana passada. A pintura em questão, “Composition with Self-Portrait”, primeiramente inventariada em 2015, foi descrita como "inestimável" pelos promotores locais. Ela fazia parte da coleção de Jean Moulin, um herói da Resistência francesa, natural de Béziers e um ávido fã da arte moderna. A pintura a óleo foi tirada de sua moldura na última quinta-feira (23/11) a tarde no Hôtel Fabrégat, que abriga uma parte da coleção do museu, incluindo peças privadas de Jean Moulin, e obras de Soutine, Raoul Dufy e Suzanne Valadon. O museu não possui câmeras de segurança. O quadro vazio foi notado por seguranças pouco tempo depois do roubo, de acordo com o conselho local. Uma queixa oficial foi apresentada na mesma noite, embora a notícia do roubo não tinha sido divulgada publicamente até ontem. O trabalho do pintor surrealista do século XX foi vendido por milhões no passado. O “Il Ritornante” (1918), notavelmente vendido na Christie's de Paris em 2009 por mais de 11 milhões de euros - um recorde para o artista – fez parte da venda da coleção de leilões da coleção de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé. O auto-retrato roubado, "devido à sua proeminência, não é negociável no mercado da arte na França ou internacionalmente", escreveu o conselho em seu anúncio. O trabalho pretendia ser exibido no futuro no museu na cidade natal de Jean Moulin, onde o conselho disse que era um local muito mais seguro. Uma investigação sobre o roubo está sendo realizada pela polícia regional de Montpellier. O comissário de polícia Anthony de Freitas confirmou que o serviço de polícia judicial regional foi contratado pelo promotor de Béziers. | Matéria de Naomi Rea para o artnews do site artNet (artnet.com), em 23/11/17. Repatriamento pendente: as viagens ilícitas de uma cabeça de touro em mármore http://mapadasartes.com.br/pegaladrao.php?id=188&ncid=1000&pg=0 Na quarta-feira (11/10), através do advogado William G. Pearlstein, os colecionadores William e Lynda Beierwaltes divulgaram uma declaração formal sobre o “Marble Head of a Bull” (cerca de 500-460 a.C.) apreendido pelo escritório do procurador do distrito de Nova York em 06 de julho de 2017, sob empréstimo do Metropolitan Museum of Art. Há suspeitas de que a antiguidade havia sido saqueada do Líbano durante a guerra civil. A escultura da cabeça do touro foi adquirida pelo casal em 27 de novembro de 1996 por US$ 1,2 milhão, por um dos negociantes mais notórios (atualmente) do mundo das antiguidades, Robin Symes. O comunicado diz que: “Depois de terem sido apresentadas provas incontestáveis de que a cabeça do touro foi roubada do Líbano, os Beierwaltes acreditavam que era do interesse de todos retirar a reivindicação à cabeça do touro e permitir sua repatriação para o Líbano". Essa decisão foi tomada depois que o pedido “Application for Turnover” do Estado de Nova York, em 68 páginas, deu detalhes minuciosos sobre como essa antiguidade saqueada se dirigia de maneira ilícita para os Estados Unidos. Em uma carta ao Honorável Daniel P. FitzGerald com o Supremo Tribunal do Condado de Nova York, o Procurador Distrital Adjunto, Matthew Bogdanos, escreve que os Beierwaltes assinaram uma estipulação que concorda com a liberação da Corte do “Bull's Head” à República Libanesa de acordo com a Lei Penal de Nova York §450.10 sobre a eliminação de bens roubados e a Lei de Processo Penal §690.55 de NY sobre mandados de busca e a disposição dos bens apreendidos. Esta confissão voluntária prepara o caminho para uma cerimônia formal de repatriamento e o eventual retorno deste objeto antigo para o país de origem do qual foi roubado. Já por um artigo no New York Times, o advogado distrital adjunto Matthew Bogdanos, e pesquisadores que apoiaram seu caso, viram outra antiguidade potencialmente saqueada também do Líbano. Este objeto, um torso de mármore de um pastor de bezerro, foi identificado em uma fotografia tirada dentro da casa de Beierwalteses para a edição especial de junho de 1998 da revista House & Garden. Pelo artigo de Colin Moynihan para "The New York Times", o advogado Bogdanos afirmou que este objeto também pode ter sido saqueado do Líbano antes de ser adquirido por William e Lynda Beierwaltes. O artigo continua a especificar que os Beierwalteses venderam esse objeto ao colecionador de Nova York, Michael H. Steinhardt, em 2015. | Matéria publicada originalmente no blog www.art-crime.blogspot.com.br, em 12/10/17. Renoir é roubado de casa de leilões no interior da França http://mapadasartes.com.br/pegaladrao.php?id=187&ncid=1000&pg=0 Uma pequena pintura do impressionista francês Auguste Renoir foi roubada de um leiloeiro no subúrbio parisiense de Saint-Germain-en-Laye no sábado (30/09). Com uma estimativa de € 25mil a 30 mil, “Portrait d'une jeune fille blonde” (Retrato de uma jovem garota loira), onde estava em exibição antes da venda neste fim de semana. De acordo com a polícia, o ladrão simplesmente tirou o trabalho da parede e escapou despercebido. Destaque do leilão, a tela está listada no catálogo dos leiloeiros enquanto mede 14cm x 12,2cm, com as iniciais "A.R." no canto superior esquerdo. A polícia espera que as filmagens de vigilância de vídeo forneçam uma direção. | Matéria publcada originalmente no site do ARt Daily ( www.artdaily.com), em 02/10/17. Obras roubadas de Georg Baselitz no valor de US$ 3 milhões são recuperadas http://mapadasartes.com.br/pegaladrao.php?id=185&ncid=1000&pg=0 As esculturas turbulentas e as estridentes pinturas invertidas do neo-expressionista Georg Baselitz são conhecidas em todo o mundo. Mas quando mais de US$ 3 milhões de obras de sua coleção pessoal, incluindo alguns que ele criou, desapareceram de um depósito de armazenamento alemão, causou estranhamento por demorarem meses para alguém notar. Os promotores do caso prenderam três suspeitos, todos trabalharam na indústria de navegação. Eles acreditam que um homem de 39 anos da cidade ocidental de Düsseldorf usou conhecimento de informante para roubar 19 peças de arte pertencentes ao Sr. Baselitz do depósito perto de Munique entre junho de 2015 e março de 2016. Ele passou as obras para um pai e filho, que tentaram vendê-los pelo valor de mercado “muito abaixo”. Os três homens ainda não forneceram declarações completas à polícia, disseram os promotores. As autoridades acreditam que o pai e o filho, de 51 e 26 anos, da cidade de Leverkusen, ao sul de Düsseldorf, conseguiram vender apenas uma peça de arte antes que uma companhia de seguros se tornasse suspeita e informou a polícia. Depois do que os promotores chamaram de “investigações intensivas na cena artística”, a polícia prendeu o homem de 51 anos sob suspeita de roubo em agosto quando retornou do exterior. Mas Anne Leiding, uma porta-voz dos promotores de Munique, recusou-se a dizer quando o crime foi descoberto pela primeira vez. A polícia já recuperou 15 dos 19 artefatos – no valor de cerca de US$ 3 milhões, ou 2,5 milhões de euros. Os quatro trabalhos roubados foram pensados para valer cerca de US$ 155.000. A Sra. Leiding disse que, de acordo com os desejos do Sr. Baselitz, não podia fornecer detalhes adicionais sobre as obras de arte roubadas. | Matéria originalmente no site da revista Das Artes, em 06/09/17. Obra roubada de Willem de Kooning há 30 anos retorna para casa http://mapadasartes.com.br/pegaladrao.php?id=182&ncid=1000&pg=0 É um bom dia para o Museu da Universidade de Arte do Arizona. A instituição celebra o retorno da pintura “Woman-Ochre” (1954–1955) de Willem de Kooning, que foi roubada um dia após o Dia de Ação de Graças de 1985, quase 32 anos atrás. Em 11/08/17, a universidade anunciou que a pintura tinha sido achada e devolvida pelo Antiquário Manzanita Ridge em Silver City, no estado de Novo México. Testes preliminares feitos pela restauradora do museu, Nancy Odegaard, descobriram a obra como autêntica. “Sempre estive otimista que um dia nós encontrássemos a pintura, isto é muito difícil descrever a emoção dela voltar pra casa”, disse Brian Seastone, o chefe do Departamento de Polícia da Universidade do Arizona e o investigador principal do caso. “Existe essa sensação de alívio e felicidade. Existe a sensação de calma. Ela voltou, está em casa, está onde ela deveria estar. Nós sabemos que a arte vale muito dinheiro, mas a história por trás disso não tem preço”. A pintura é um das seis obras da icônica série “Woman”. A outra obra, “Woman I (1950–1952), pertence ao Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). O empresário bilionário Steven A. Cohen é dono da última obra em mãos privadas; ele possui a “Woman II (1952)” pelo valor de US$ 137.5 milhões do magnata da música David Geffen em novembro 2006. Em 2015, em um artigo do 30º ano de aniversário do roubo o jornal “UANews” especulou que a obra roubada poderia valer cerca de US$ 160 milhões. Anteriormente naquele ano, Geffen vendou outro de seus de Kooning, “Interchange” (1995), por US$ 300 milhões em um leilão privado, quebrando recorde da obra de arte mais cara do mundo. Os valores do artista em leilão são bem menores, de acordo com a Database de Preço do artnet, chegando ao máximo aos US$ 66.3 milhões em 2016. O roubo da pintura Woman-Ochre ocorreu na manhã de 29/11/1985, após um homem e uma mulher seguir um funcionário do museu. A mulher distraiu o guarda enquanto seu cúmplice, com óculos de bigode, ele tirou a tela da moldura e fugiu com a obra. O roubo durou 15 minutos. “Os ladrões de fato cometeram dois crimes aquele dia”, disse Kimberly Andrews Espy, o vice-presidente da Universsidade do Arizona, em depoimento do caso. “Primeiro eles roubaram uma importante pintura da coleção do museu da universidade. Eles roubaram também 30 anos de acesso ao público e dos estudantes do mundo inteiro, tirando a oportunidade deles de apreciá-la, de aprender com ela, e de serem inspirados por um importante artista”. Na época, a pintura valia US$ 600 mil. Sua localização durante essas três décadas após o roubo era desconhecida. Essa história volta à tona somente depois da aquisição de um imóvel sem nome pelos donos do Antiquário Manzanita, David Van Auker, Buck Burns, and Rick Johnson. “Nós não pagamos nem próximo de US$ 160 milhões por isso”, fala Buck Burns para o artnet, chamando a descoberta da pintura dentro da mansão como “feliz coincidência”. Van Auker colocou a pintura na vitrine de sua loja, onde muitos clientes comentaram que a obra parecia ser do de Kooning. Depois de pesquisar o artista, ele percebeu que sua última aquisição para o acervo da loja era na verdade uma obra perdida da Universidade de Arte. “No minuto que descobrimos, ligamos para o museu”, disse Buck. “Nós estamos felizes, felizes, felizes que a pintura está de volta em casa”. Decorrente a descoberta da pintura, Odegaard comparou a canvas com as pontas deixadas na moldura após roubo. As marcas de corte alinharam perfeitamente, provando de fato que era a mesma obra. Em depoimento, o presidente da Universidade do Arizona, Robert C. Robbins, agradeceu e tratou a equipe de Mazanita como heróis, completando que era um ótimo dia para a Universidade do Arizona e ótimas notícias para o mundo da arte e pessoas que se importam com a arte pública”. | Matéria traduzida do site artnet (www.artnet.com), em 11/08/17. Polícia espanhola recupera três obras de Francis Bacon roubadas em Madri http://mapadasartes.com.br/pegaladrao.php?id=180&ncid=1000&pg=0 A polícia espanhola informou nesta quarta-feira (19) ter recuperado três das cinco obras do artista Francis Bacon roubadas em uma casa de Madri em 2015. As cinco pinturas, avaliadas em conjunto em 25 milhões de euros, foram roubadas em julho de 2015 de uma casa da capital espanhola junto com outros objetos de valor quando o proprietário estava ausente. Três pessoas foram presas em janeiro em conexão com o caso, depois que a polícia realizou buscas em casas na região de Madri e apreendeu armas, manuais para decifrar cofres e equipamentos usados para cortar metal. A polícia não forneceu mais detalhes sobre as obras recuperadas. | Matéria publicada originalmente no jornal "Folha de São paulo", em 19/07/17. Pintura de Guercino roubada e encontrada em Marrocos volta à Itália http://mapadasartes.com.br/pegaladrao.php?id=178&ncid=1000&pg=0 Uma obra-prima de €6 milhões roubada da Itália em 2014 e descoberta em Marrocos foi devolvida às autoridades italianas. A pintura do século XVII de Giovanni Francesco Barbieri, conhecido pelo mundo da arte como Guercino, foi roubada da Igreja de São Vicente de Modena, no norte da Itália, em agosto de 2014. O trabalho, chamado “The Virgin, Saint John the Evangelist and Gregory the Miracle Worker” e avaliado em até € 6 milhões (USD $ 6,9 milhões), foi encontrado em um mercado no distrito El Hassini de Casablanca, em Marrocos, em fevereiro deste ano. As autoridades marroquinas que trabalham com a Interpol localizaram o trabalho de Guercino e prenderam pelo menos três pessoas que acreditavam estar trabalhando com uma rede criminosa organizada que trata do tráfico de antiguidades, disse a Direção-Geral de Segurança Nacional (DGSN) do país no momento das prisões de 15 de fevereiro. A mídia marroquina diz que as autoridades foram alertadas por um entusiasta de arte que reconheceu a pintura e contatou a polícia. Uma quarta pessoa, de nacionalidade marroquina, foi presa na Itália. Fontes em Bolonha disseram que Tahir Mustapha morava perto da igreja com sua família italiana e enviou a obra-prima em um tapete enrolado. A pintura foi danificada durante o roubo e precisa de uma grande restauração. A pintura de Guercino, em italiano traduzida como "The Squinter", porque ele aparentemente sofria de estrabismo, foi feita em 1639; ele também completou uma série de trabalhos feitos a clientes estrangeiros ricos antes de sua morte em 1666. A pintura retrata a história tradicional de São Gregório, um bispo do terceiro século que viveu onde hoje é a Turquia, e que viu os outros dois personagens em uma visão. A obra foi devolvida ao embaixador italiano em Marrocos, Roberto Natali, pela polícia em Casablanca e espera-se que volte para Modena. | Matéria publicada originalmente no portal Africa Times (www.africatimes.com), em 16/07/17. Lava Jato confirma autenticidade de obra aprendida com ex-diretor da Petrobrás http://mapadasartes.com.br/pegaladrao.php?id=177&ncid=1000&pg=0 O artista Fernando Lucchesi não teve dúvidas ao ver a pintura que retrata um enorme vaso de flores, apreendida pela Lava Jato: "Esse quadro é meu", afirmou. Ao que o chefe da perícia da Polícia Federal em Curitiba, Fábio Salvador, respondeu: "Não acredito". A investigação queria demonstrar, com dados objetivos, que o quadro apreendido na casa do ex-diretor da Petrobras Renato Duque era, de fato, do pintor mineiro. Duque é suspeito de usar obras de arte para lavar dinheiro de propina obtida na estatal: a PF apreendeu 132 peças em sua casa. Demorou quase um ano, mas a equipe de peritos concluiu um laudo que promete ser um marco para a investigação de lavagem de dinheiro no Brasil: ele atesta a autenticidade do quadro "Para Guignard" – que, afinal, era mesmo de Lucchesi. Com o uso de cinco técnicas diferentes, o trabalho estabelece um parâmetro para avaliar com segurança a autoria e o valor de uma obra de arte, e então estimar o montante e as condições da lavagem de dinheiro. Assim, confere precisão à imputação do crime. Por exemplo: o quadro era verdadeiro ou falso? O dono sabia disso? Ele pagou mais ou menos do que a tela valia? "Essa precisão nos dá mais segurança para pedir reparação de danos e decretar o perdimento desses bens", avalia o procurador da República Diogo Castor de Mattos, integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato. "É um laudo que foge do achismo", resume Salvador, que coordenou o trabalho. A Folha teve acesso ao laudo, anexado ao inquérito policial contra Duque no mês passado. Os peritos da PF começaram a análise com a grafoscopia, que conferiu a assinatura do artista. Em seguida, com a ajuda de pesquisadores da UFPR (Universidade Federal do Paraná), fizeram um exame chamado microscopia Raman, que checou os espectros das tintas utilizadas na tela (uma espécie de "digital" da física), somado à microscopia eletrônica, que realiza uma análise química dos materiais. A perícia ainda tirou uma fotografia rasante, que avaliou o processo criativo do pintor, conferindo o tipo de pinceladas; e outra com luz ultravioleta, que eliminou a presença de adulterações na tela. A PF levou o pintor ao Museu Oscar Niemeyer, que tem a guarda da obra, para atestar sua autenticidade. Lucchesi emprestou até um pincel aos peritos, que o compararam com as tintas utilizadas no quadro. "Eu preciso de provas, de dados objetivos", comenta Salvador. "Desconfio de todo mundo. O trabalho da ciência é convencer os outros", declarou. Três universidades foram parceiras do trabalho e cederam equipamentos e expertise à perícia: a USP, a UFPR e a UFMG. REPERCUSSÃO O laudo não foi concluído a tempo de alterar as imputações contra Duque, que já é réu sob acusação de lavagem de dinheiro. Mas deve estabelecer um protocolo para laudos futuros –há cerca de 30 em andamento na Operação Lava Jato e centenas de obras apreendidas. "É uma das formas mais tradicionais de se lavar dinheiro, porque a obra de arte não desvaloriza. Pelo contrário, o valor multiplica", comenta a museóloga Patricia Moura, que atuou como laudista na apreensão dos quadros de Duque. "É uma bela poupança que pode ser guardada em qualquer lugar, e invisível aos olhos da maioria." Outras técnicas também estão sendo testadas: num quadro do artista Sergio Telles, por exemplo, que viveu no Líbano, a PF pretende analisar os fungos no fundo da tela, para avaliar se eles são típicos daquela região. A equipe ainda prepara as malas para avaliar o acervo de Márcio Lobão, filho do senador Edison Lobão (PMDB-MA), que teve 1.200 obras apreendidas no Rio de Janeiro. A metodologia pode ter consequências no mercado de arte brasileiro, ao detectar falsificações em galerias, leilões e museus. "Isso denigre o mercado, os espaços de exposição", diz Moura. "É de interesse de todos. Serve para dizer: você não está comprando gato por lebre. E quem ganha, no fim, é o público." O objetivo dos peritos é lançar um "laboratório de obras de arte" na PF, para que os laudos saiam "igual pão quentinho", diz Salvador. O plano, porém, carece de investimento: apenas um dos equipamentos custa R$ 1,5 milhão. Preso há dois anos, Duque, que tenta firmar um acordo de delação, admitiu em depoimento recente que parte dos quadros foi comprada com dinheiro ilícito, mas diz que colecionava por gosto. "Obra de arte não é para ficar fazendo negócio; não é para quem não entende do assunto", afirmou. | Matéria de Estelita Hass Carazzai, de Curitiba, para o jornal “Folha de São Paulo”, em 20/06/17. Polícia prende em SP homens suspeitos de furto de livros raros em bibliotecas http://mapadasartes.com.br/pegaladrao.php?id=170&ncid=1000&pg=0 A Polícia Civil de São Paulo prendeu dois homens por suspeita de furto e receptação de livros raros em 31/10/16. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, eles portavam obras das bibliotecas da Faculdade de Direito e da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo). Os suspeitos, de acordo com a pasta, identificavam-se como professor e aluno da instituição para terem acesso às obras raras das bibliotecas. Imagens de câmeras de segurança mostram os dois agindo na biblioteca da FAU. Ambos já haviam sido presos por esse mesmo crime, segundo a pasta da Segurança. Um deles é biblioteconomista por formação. Outro, já era procurado pela Justiça. Com os suspeitos, além das obras da Universidade de São Paulo, os policiais também apreenderam cinco livros franceses escritos em 1734 e livros da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O material apresentava páginas rasgadas. | Texto originalmente publicado no jornal “Folha de S. Paulo” | 31/10/16. Nova etapa da Boca Livre investiga fraudes de R$ 25 milhões da Lei Rouanet http://mapadasartes.com.br/pegaladrao.php?id=169&ncid=1000&pg=0 O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU) participa da Operação Boca Livre S/A, nesta quinta-feira (27/10/16), com o objetivo de apurar desvios de recursos públicos por empresas patrocinadoras de projetos culturais beneficiadas pela Lei Rouanet (Lei 8.313/1991). A ação é realizada em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal na capital São Paulo e em mais seis municípios paulistas. A operação investiga desvios de R$ 25 milhões na Lei Rouanet. A Lei Rouanet foi criada no governo Fernando Collor (PTC/AL), em 1991. A legislação permite a captação de recursos para projetos culturais por meio de incentivos fiscais para empresas e pessoas físicas. Na prática, a Lei Rouanet permite que uma empresa privada direcione parte do dinheiro que iria gastar com impostos para financiar propostas aprovadas pelo Ministério da Cultura para receber recursos. Segundo nota divulgada pelo Ministério, o trabalho é desdobramento da Operação Boca Livre, deflagrada em junho deste ano, e resultado do aprofundamento da investigação, que apurou o envolvimento de novas empresas no esquema, que atuavam como “incentivadoras”. Foi identificada a ocorrência de fraudes como superfaturamento, serviços fictícios, projetos duplicados, utilização de terceiros para proposição de projetos e prestação de contrapartida ilícita às instituições. As empresas investigadas financiavam os supostos projetos culturais, que eram subsidiados com os incentivos fiscais e condicionavam o patrocínio à obtenção de vantagens indevidas, como shows, exposições, espetáculos teatrais e publicação de livros. Os projetos com indicativos de reprovação de contas alcançam o montante de R$ 28,7 milhões, podendo chegar a mais de R$ 58 milhões, considerando as prestações de contas ainda em análise. Mais de 100 pessoas, entre policiais e auditores da CGU participam da operação. Estão sendo cumprindo 28 mandados de busca e apreensão na sede de empresas nos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Campinas, Jundiaí, Barueri Cerquilho e Várzea Paulista. Em 28 de junho de 2016, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deflagraram a Operação Boca Livre, para apurar desvios de recursos públicos relacionados a projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC) com benefícios advindos da Lei Rouanet. De acordo com as investigações, grupo criminoso atuou por cerca de 20 anos no órgão na aprovação de projetos que somam R$ 170 milhões. | Texto de Fausto Macedo e Julia Affonso originalmente publicado no site do "Estadão" (estadao.com.br) | 27/10/16. 29º Salão Internacional de Humor 2017 | Volta Redonda (MG) http://mapadasartes.com.br/saloes.php?id=590&pg=0&ncid=1 O edital recebe inscrições até 08/11/17 nas modalidades de cartum, charge, caricatura e HQs, sob o tema “Operação Lava a Jato”. Ocupação de Bibliotecas Públicas Estadual de Minas Gerais | 2017- BH http://mapadasartes.com.br/saloes.php?id=589&pg=0&ncid=1 Inscrições abertas até 22/11/17. Edital Exposições Pinacoteca da UFV - Viçosa (MG) | 2018-2019 http://mapadasartes.com.br/saloes.php?id=588&pg=0&ncid=1 Inscrições até 22/10/17 Residência Artística Fábrica.Lab Museu Vale | Vitória - ES http://mapadasartes.com.br/saloes.php?id=587&pg=0&ncid=1 Inscrições prorrogadas até 20/09/17. 9° Salão dos Artistas Sem Galeria 2017/2018 http://mapadasartes.com.br/saloes.php?id=586&pg=0&ncid=1 As exposições das obras dos artistas selecionados em duas galerias de São Paulo (entre 15/01/18 e 24/02/18), simultaneamente, e em Belo Horizonte (de 10/3 a 20/4/18). Inscrições entre 11 de setembro a 06 de novembro de 2017. 26º Salão de Arte do CCBEU – MABEU Primeiros Passos | Belém | 2017 http://mapadasartes.com.br/saloes.php?id=585&pg=0&ncid=1 Inscrições abertas até 30/09/17. 1º Edital de Ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas – Vitória (ES) http://mapadasartes.com.br/saloes.php?id=584&pg=0&ncid=1 Inscrições abertas até 25/08/17 para proponentes residentes no município de Vitória. 4ª Edição Novas Poéticas (BA e RJ) 2017 http://mapadasartes.com.br/saloes.php?id=583&pg=0&ncid=1 Inscrições abertas até 29/07/17. Seleção Exposições Solo Sagrado de Guarapiranga - 2017| 2018 http://mapadasartes.com.br/saloes.php?id=582&pg=0&ncid=1 Confira a lista dos selecionados. A Nova Arte Política – Fundação Lauro Campos (FLC) | 2017 http://mapadasartes.com.br/saloes.php?id=581&pg=1&ncid=1 Inscrições abertas até 04/06/17