Coletiva AIREZ 2017 – Curitiba (PR)

A Galeria Airez, em Curitiba, recebe inscrições até 18/06/17 de artistas interessados em expor seus trabalhos em coletiva em diferentes suportes, como fotografia, novas mídias, desenho digital, digital assemblage, colagem, performance, vídeo, escultura, instalação, entre outras técnicas de produção, a partir do tema “Metanóia”. Confira o edital:
|
Metanóia (do grego antigo) μετανοεῖν, metanoein: μετά, metá, ‘além’, ‘depois’; νοῦς, nous, ‘pensamento’, ‘intelecto’), no seu sentido original, significa mudar o próprio pensamento, mudar de idéia. Vivenciar a mudança para um novo modo de viver.

A Coletiva AIREZ 2017 traz o tema METANÓIA como abordagem do potencial transformador através do fazer artístico, sendo a arte uma via de percepção de múltiplas camadas abertas ao universo físico e metafísico. A amalgamação de novas percepções com processos autóctones de pensamento e também percepção para o que está além do conhecido. Para no fim, produzir novos significados e sentidos para a vida. O que procede, então, é a materialização em formas daquilo que foi gerado pela criatividade antes mesmo das palavras que descrevem essa aparição.
Esse é o processo. Primeiro, como perscrutamento da própria vida, depois, como processo pelo qual se cria um vértice de expansão em direção ao inexplorado e uma vez nesse caminho, nunca mais seremos os mesmos.
Estimamos os desdobramentos que arte pode fazer para além daquilo que ela aponta, bem como, novas abordagens ao conceito do próprio processo artístico.
Envie seu trabalho para nós!

1 – Suportes:
Serão selecionados trabalhos em diversos suportes como fotografia, novas mídias, desenho digital, digital assemblage, colagem, performance, vídeo, escultura, instalação, entre outras técnicas de produção.

2 – Para os selecionados da Convocatória AIREZ 2016 haverá as seguintes premiações:

1.Exposição física na Galeria AIREZ (Curitiba-PR). A exposição se dará através de suportes digitais, como monitores LED, projetores e óculos de realidade virtual. A estrutura da exposição será montada na sede da Galeria AIREZ, em Curitiba – PR, com data prevista para dia 29 de setembro, durante o período de abertura do Circuito de Galerias da Bienal Internacional de Curitiba 2017. Por ocasião do evento, também será lançado o catálogo da exposição.
As obras precisam ser enviadas até uma semana antes da exposição com boa qualidade de resolução.
Performances e instalações sem suporte digital que proponham ser instaladas fisicamente dentro da galeria deverão ser apresentadas até 30 dias antes da exposição e estarão sujeitas à disponibilidade de espaço e de agenda no evento. Caso necessário, a AIREZ poderá estender o período de exposição para mais dias além da exposição.
A Galeria AIREZ se responsabiliza pela produção, pela montagem e desmontagem da exposição, pelo coquetel de abertura, bem como, pela divulgação do evento. A Galeria AIREZ não realiza nenhum serviço como edição de imagens e vídeos, impressão, molduras e transporte.
2.Participação no Circuito de Galerias da Bienal Internacional de Curitiba 2017. A AIREZ Galeria é uma das galerias de arte integrantes da Bienal de Curitiba 2017, que vai de 30 de setembro a 25 de fevereiro de 2018.

3.Participação no catálogo impresso em formato “livro arte” com tiragem limitada, editado pela Editora Quelônio. Está prevista uma edição por artistas selecionado(a). Novas edições poderão ser encomendadas mediante o pagamento de uma taxa extra.

4.Exposição em galeria virtual através de recursos 3D e multimídia.
Além da exposição na galeria, uma outra galeria virtual será construída para a exposição da Convocatória 2017. A exposição ficará on-line pelo período de três meses e tem data prevista para abertura no dia 29 de setembro de 2017.

5.Seleção de obras e portfólio para o The Wrong – New Digital Art Biennale. Caberá à curadoria do The Wrong a seleção dos artistas. Os artistas selecionados terão uma segunda exposição na sede da AIREZ Galeria em data ainda a ser confirmada.

6.Triagem para representação das obras através de marchand de arte especializado. Caberá aos marchands a decisão da comercialização ou não das obras.

7.Participação em leilão de arte on-line.
Todos os artistas selecionados terão suas obras postas à venda. Data prevista para o leilão on-line: 8 de dezembro de 2017.

8.Leitura de portfólios para impressão de livro arte individual. A AIREZ atua através de parceria com editoras de livros independentes.

9.Divulgação do catálogo impresso nas principais feiras de livro arte do país.

10.Apresentação para a venda de obras on-line através da loja virtual da AIREZ Galeria. Todas as obras serão disponibilizadas on-line.

11.Divulgacão nos principais jornais e revistas impressos nacionais. Ao fim da exposição um clipping com matérias impressas e on-line será enviado para todos os artistas.

12.Seleção para entrevista exclusiva na R.NOTT revista virtual de arte e cultura, que já entrevistou dezenas dos principais nomes da arte nacional e internacional e já consta com 36 edições.

13.Eleição para bolsa da Residência Artística da AIREZ em Curitiba, em parceria com o W. Imago – Ateliê. Uma vez selecionado o(a) artista estará automaticamente selecionado para a última etapa de aprovação para da bolsa Residência Artística. A data será acordada diretamente com o artista aprovado.

3 -Taxa:
Uma vez selecionado(a) o valor da taxa de inscrição é de R$250,00 (taxa única) que deverá ser paga em data a ser estabelecida.
Não há custo para a inscrição, apenas para quem foi selecionado.
A AIREZ Galeria de Artistas Independentes não conta com nenhum patrocínio (público ou privado). A única forma de viabilizar a realização das exposições é cobrando uma pequena taxa de cada participante para cobrir os custos operacionais.
Uma vez selecionado(a) enviaremos por e-mail os detalhes para o pagamento da taxa.

4 -Divulgação:
Após o evento de abertura as obras serão apresentadas no site www.airez.art.br.
É de nossa responsabilidade realizar a divulgação através de assessoria de imprensa de todas as obras selecionadas para o catálogo 2017.
Além disso trabalhamos com revista de arte com grande penetração nacional.

5 -Comercialização das obras:
O trabalho somente deverá ser enviado à AIREZ em caso de venda.
É de responsabilidade do artista a entrega do trabalho em perfeitas condições. Cada artista deverá enviar o trabalho para o local a ser estabelecido na hora da compra.
A AIREZ se reserva ao direito de não aceitar trabalhos que não estejam em perfeitas condições para a venda.
Não executamos nenhum tipo de serviço adicionais como: impressão, moldura, envio/transporte, seguro entre outros que façam parte da obra.
Venda: fica acordado 50% para o artista e 50% para a galeria AIREZ..
Pagamento: é de nossa responsabilidade da Galeria AIREZ efetuar depósito na conta do artista após a venda de cada trabalho.

6 -Bate-papo e projeção:
Um bate-papo com projeção do artistas selecionados acontecerá no advento da inauguração da Coletiva Airez 2017.
O evento acontecerá na cidade de Curitiba, dentro da sede da Galeria AIREZ, na Rua Emílio de Menezes, 91, Bairro São Francisco, dia 29 de setembro.
A AIREZ se resguarda ao direito de trocar o lugar do bate-papo e da projeção por motivo de força maior como capacidade de público, infraestrutura, etc.

7- Sobre o curador:
A curadoria é produzida por Guilherme Zawa, artista visual, curador, idealizador da AIREZ Galeria de Artistas Independentes e curadores convidados segundo mérito e amplo conhecimento dos temas abordados. A escolha dos curadores se dá mediante a necessidade de avaliação das obras apresentadas pela convocatória.

8 -Data limite para inscrição:
18 de junho de 2017.

9 -Como se inscrever:
Através do e-mail: contato@airez.art.br
i – Envie uma minibiografia de até 15 linhas (não esqueça de mencionar as principais exposições e eventos que participou como artista);
ii – o link para seu trabalho/portfólio, caso o tenha em forma de site, tumblr, cargo collective, Behance, blog, etc.
iii – Para artistas que não possuem portfólio on-line: 03 a 10 imagens de seu trabalho.
Sinta-se livre para mandar um texto falando do seu próprio trabalho, e também imagens que não estão no seu portfólio on-line se assim desejar.
OBS: Artistas que já participaram de outras edições das convocatórias também podem se inscrever.

10 -Resolução para o envio das obras:
Toda imagem enviada por e-mail deve estar no seguinte formato:
JPEG, com 72 dpi e no mínimo 1200px na base longa.
Certifique-se que suas imagens não possuam mais de 5MB cada uma.
OBS: Se preferir, as imagens podem estar compostas em um corpo único, em formato PDF. Só não esqueça de usar uma boa resolução.

11 -Resultado:
O resultado será dado dia 7 de julho através do site www.airez.art.br e de nossa fanpage no Facebook.
Aguardamos seu material em contato@airez.art.br

12- Para saber mais:
R.Nott:
http://www.rnottmagazine.com
Editora Quelônio
https://www.quelonio.com.br
Bienal de Curitiba 2017
http://bienaldecuritiba.com.br
The Wrong – New Digital Art Biennale
http://thewrong.org
Residência da AIREZ e W .Imago Ateliê:
http://wimago.org
ou entre em contato através de nosso e-mail.
contato@airez.art.br

13 – Alterações
Visando sempre a melhor execução da Coletiva 2017, a AIREZ Galeria de Artistas Independentes se resguarda o direto de fazer alterações quanto ao local das exposições, o lugar da residência, bem como quaisquer alterações que o corpo de curadores julgar como sendo necessária ao nível de qualidade que a AIREZ Galeria julga necessária ao evento. Tais alterações podem ser feitas sem aviso prévio.
|
   
CRONOGRAMA
Término das inscrições
18 de Junho de 2017