Programa Oi de Patrocínios Culturais - 2017 / 2018
O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados está com inscrições abertas para a edição 2017 / 2018. São dois editais: Nacional de Projetos Culturais, para produções artísticas de todo o Brasil; e Seleção dos Centros Culturais, para ocupação dos espaços Oi Futuro Ipanema e Flamengo, no Rio de Janeiro. A inscrição encerra em 23/02/17, às 17h.

O que inscrever
Projetos no campo das Artes Vivas (dança, música, performance e teatro), das Artes Visuais e do Audiovisual são elegíveis para essa seleção. Uma diversidade de formas e expressões artísticas, ligados aos temas:
Cultura Digital – Incentivo ao uso de tecnologia. Criação de conteúdo e interatividade online. Conexão efetiva (e afetiva) de redes.
Cidades Colaborativas – Ocupação e ressignificação de espaços públicos, que cultivam a interação no ambiente urbano. A cidade para as pessoas.

Conceitos-chave
O Oi Futuro fomenta a produção artística, que pode assumir diferentes formatos: linguagens ainda não nomeadas, expressões híbridas, fusão de suportes, convergência de tecnologias (analógicas e digitais), produção colaborativa e cocriada. O que isso significa?
Cocriação. Criar junto com o público. Processos criativos que promovem o engajamento.
Economia colaborativa. Produção compartilhada. Modos de criar que favorecem a inteligência coletiva.
Convergência tecnológica. Do online para o offline. Do offline para online. Arte, ciência e tecnologia, que convergem em ambientes multiplataforma.
Hibridismo. Artes integradas. Formas artísticas que vão além das tradicionais, em uma fusão de linguagens.
Acessibilidade. Arte para todos. Transposição das barreiras física, sensoriais, comunicacionais e atitudinais no fazer artístico.

Premissas para inscrição
Os projetos não precisam estar necessariamente aprovados em Leis de Incentivo para serem aprovados nos editais Oi Futuro. Certas legislações, como a Lei do ICMS do Rio de Janeiro, exigem Declaração de Intenção de Patrocínio no momento da inscrição na lei. Porém o patrocínio será concedido apenas a projetos comprometidos a se enquadrar nas Leis Estaduais.
É permitido o co-patrocínio de outras empresas, desde que não sejam do setor de telecomunicações e internet. A Oi deverá entrar com assinatura de patrocinador, e o instituto Oi Futuro irá assinar como apoio cultural. Como contrapartida, a Oi e o Oi Futuro terão direito à cessão de uso de imagens dos projetos patrocinados, para uso sem fins comerciais.
Vai entrar nessa? Pense com cuidado no orçamento e no plano de divulgação, que contam muitos pontos na análise dos projetos. Sugira novas contrapartidas. E vale a pena investir na gravação de um vídeo de até 5 minutos, para explicar sua iniciativa.

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Mais informações:
www.oifuturo.org.br
   
CRONOGRAMA
Término das inscrições
23 de Fevereiro de 2017