destaques
conteúdo
publicidade

ART FACTORY MOLDURARIA

  • A empresa de Carlos Labbate Martins atua no mercado desde 1981 prestando assessoria com diversos modelos de molduras de alta qualidade, desde entalhadas à mão até contemporâneas, além de molduras exclusivas ou personalizadas. Oferece produtos de padrão museológico, como vidros especiais com UV e museum glass, passe-partout e papéis (pH neutro) e fitas adesivas acid free. Conta ainda com obras de arte, esculturas, gravuras, espelhos e caixas de acrílico.
  • Jardim Paulista: r. Pamplona, 962, tels. (11) 3287-5943 e 3266-3285. Seg. a sex. 9h/18h30; sáb., 10h/14h30. www.artfactory.com.br

ATELIÊ 397

  • Que Barra é mostra coletiva que reúne obras baseadas nos 50 anos dos manifestos de 1968 iniciadas na França, e com reflexo no mundo inteiro, mudara a forma de uma geração questionar o status quo. A mostra surge da abordagem de questões que ainda hoje continuam presentes, embora reformuladas. Participam Aline Motta, Ana Luiza Dias Batista, Bruno Mendonça, Carla Zaccagnini, Clara Ianni, Daniel Jablonski, Débora Bolsoni, Diego Castro, Edu Marin, Frederico Filippi, Gabriela Mureb, Gustavo Torres, Gustavo Torrezan, João Loureiro, Manuela Costalima, Marcelo Amorim, Paulo Nimer Pjota, Pedro Gallego, Pedro Saci, Rafa Munárriz, Santarosa Barreto, Sol Casal e Thiago Araújo. Curadoria de Carollina Lauriano, Flora Leite e Thais Rivitti. Na abertura ocorre as performances: 17h30 – Bruno Mendonça; 18h30 – Gustavo Torres (de 26/05/18, das 14h às 20h, a 30/06/18).

ATELIÊ ALÊ

  • Travessias Assimétricas: Escrita e Movimento, com curadoria de Isabel Villalba, reúne obras das brasileiras Angela Quinto e Cristina Elias e da argentina Debora Daich. A escrita é um dos elementos que esta em jogo nos trabalhos, na construção e desconstrução das palavras e nos deslocamentos de sentido, assim como na redução e ampliação dos signos, sons e imagens. As artistas Angela Quinto, Cristina Elias e Debora Daich e a curadora Isabel Villalba conversam sobre a exposição no dia 28/4, das 16h às 18h (de 14/04/18, das 16h às 20h, a 26/05/18).
  • Fundado em 2012 pela artista visual Alexandra Ungern, o Ateliê Alê nasceu com o objetivo de criar um laboratório aberto de experimentações artísticas e curatoriais, bem como gerar conhecimento e reflexão sobre a arte atual por meio de cursos, palestras, conversas e exposições. O espaço oferece residência artística com acompanhamento de orientadores especializados e oportunidade de exposição do resultado da residência. Inclui ainda o Programa Co-work in Progress, onde em uma parceria com o artista, disponibiliza o espaço compartilhado de ateliê para curtos períodos. Realiza curso de acompanhamento de portfólio com o crítico e curador Paulo Gallina, em encontros semanais, com foco em desenvolvimento de projetos em andamento e pesquisas no campo das artes visuais. Mais informações: atelieale@atelieale.com
  • O Projeto Portão apresentará obra de Bela Gregório na parede interna do espaço e uma nova intervenção no portão de entrada realizada por Amanda Pankill, do coletivo Efêmmera.
  • Santo Amaro: r. São Sebastião, 570, tel. (11) 2548-8508. Seg. a sex., 14h/18h. www.atelieale.com

ATELIÊ MANOEL FERNANDES

  • Artista plástico, professor da EAV do Parque Lage (RJ), Manoel Fernandes orienta cursos livres de desenho e pintura no seu ateliê. O acompanhamento é individual, não sendo necessário que o aluno tenha experiência anterior. A partir de propostas que trabalham com observação e imaginação e da experimentação, o objetivo é introduzir o aluno nas técnicas e linguagens artísticas.
  • Ana Gentil, artista plástica e professora, orienta o curso de “Desenho I Pintura” direcionado a jovens e adultos, tanto para iniciantes como também para aqueles com trabalhos já em desenvolvimento. A orientação é individual e os grupos reduzidos. Inf. tel. 98133-9115, anagentilma@gmail.com e www.anagentil.com.

ATELIER H7

  • Criado em 2007 por Ildeli Piccin, artista vidreira paulistana, atualmente o Atelier H7 ocupa uma charmosa casa da década de 40 em Pinheiros, onde expõe e comercializa coleções e objetos exclusivos de produção própria. O atelier oferece cursos livres e workshops de técnicas manuais como mosaico e vitrofusão. Além do trabalho exposto diariamente, o atelier abre seu espaço para exposições colaborativas com amigos e artistas emergentes.
  • Pinheiros: R. Lisboa, 306, tel. (11) 2386-4639. Seg. a sex., 13h/18h; sábados com agendamento. www.atelierh7.com e instagram @atelierh7

BREU

  • Em “Tilt!”, Renata Neon apresenta imagens e vídeos feitos através de aplicativos de celular, sob uma obsessão por manipulação de imagem – em que são utilizadas distorções, colagens, animações, entre outros métodos – antes pensado para plataformas digitais (de 05/05/18, às 15h, a 02/06/18).
  • Julio Lapagesse apresenta em “Desagauar”, uma série de trabalhos em diversos suportes como a colagem, o desenho, objetos e instalações, que fazem referência ao tema da água e daquilo que está rodeada por ela. O artista apropria de imagens enciclopédicas tanto diretamente, quanto indiretamente, quando utiliza como referencial para seus desenhos (de 05/05/18, às 15h, a 02/06/18).

CAPRICHO MOLDURAS

  • Dirigida por Ana Célia Monteiro Pires, a Capricho Molduras está estabelecida desde 1980 no bairro de Higienópolis. Produz molduras com materiais de padrão museológico internacional e trabalha com papéis de pH neutro, acid free e vidros com proteção UV, de padrão normal e anti-reflexo. A Capricho também instala exposições, cuidando ainda das embalagens para transporte de obras.
  • Higienópolis: av. Angélica, 2.154, tels. (11) 3159-3159 / 3160. Seg. a sex., 9h/18h30; sáb., 9h/13h30. www.caprichomolduras.com.br

CASA DA LUZ ESPAÇO CULTURAL

  • O artista fluminense Arthur Scovino apresenta na mostra “Um Caboclo” obras, entre instalação com desenhos, fotografias, objetos, performance e vídeo, que remetem à figura do caboclo como principal referência do seu trabalho. A mostra é resultados de vivência como residente do espaço, sua relação com a cidade e questões sobre sexo, família e espiritualidade (de 19/05/18, das 14h às 19h, a 12/07/18).
  • Luz: r. Mauá, 512, próximo à estação Luz do Metrô, tel. (11) 3326-7274. Ter. a qui., 13h/20h. http://casadaluz.org

CASA DO ARTISTA | JARDINS

  • Fundada em 1962, a Casa do Artista é uma referência no mercado de materiais artísticos, pois importa e representa os mais tradicionais fabricantes do mundo, além de oferecer também uma seleta gama de produtos nacionais. Em duas unidades, no Centro e na região dos Jardins (800 m² cada), coloca à disposição uma equipe treinada para esclarecer as dúvidas e orientar a melhor compra. Conta ainda com um centro técnico direcionado para cursos, workshops, eventos e exposições. Mais informações no novo site ou se cadastrando para receber a newsletter da empresa.

CASA DO POVO

  • Inaugurado em 1953 em memória aos que sucumbiram na II Guerra Mundial, o ICIB, conhecido como Casa do Povo, nasceu para ser um monumento vivo, em que a memória serve como base para construção do futuro. O espaço celebra 62 anos de existência com processo de retomada de suas atividades, em posição de vanguarda política e cultural, por iniciativas ligadas à cultura contemporânea se reinventa como um espaço de experimentação para a cidade.
  • Bom Retiro: r. Três Rios, 252, próximo à estação Tiradentes do Metrô. Diariamente, 13h/18h. www.casadopovo.org.br

ESPAÇO CULTURAL ARTE I E DESIGN

  • O espaço inaugura com a mostra Encontros e Diversidades com obras de de Adina Worcman, Adriana Garibaldi, Felix Fassone, Gustavo Martins. Bel Correa, Maria Isabel dos Santos, Nilza Brandalize, Rosina D’Angina e Shirley Cipullo. Curadoria de Célia Rachel (de 21/05/18, às 19h, a 05/06/18).
  • Jardim Paulista: r. Caconde, 234. Seg. a sex., 09h/18h30.

ESTÚDIO JACQUELINE ARONIS

  • Em parceria com a Trapézio Galeria,m a artista Jacqueline Aronis oferece um bate-papo sobre os procedimentos da gravura em metal: impressão de estampa a partir da matriz gravada, além de explorar conceitos sobre o que é gravura e como se faz uma prova de artista a partir de uma matriz de metal. Inscrições (11) 3087-5358 ou (11) 99198-3803 (a partir de 03/04/18, às 10h).
  • Higienópolis: r. Avaré, 281, tels. (11) 3663-5216 e 98448-1888. Visitas mediante agendamento: seg. a sex., 9h/14h30. www.jacquelinearonis.com.br

FERNANDO EKMAN

  • Fernando Ekman é um artista múltiplo. Transita com desenvoltura pelos domínios do desenho, da pintura, da cenografia, do vídeo e do cinema. Como publicitário conquistou, como cenógrafo e/ou diretor de arte, prêmios no Festivais de Cannes (Leão de Ouro). Ekman também se dedica ao trabalho de ateliê, no qual privilegia a aquarela como expressão. Em suas obras, os pigmentos diluídos sobre o papel resultam em cores luminosa, quase imateriais.

FINE ART FACTORY

  • A FAF, fábrica de imagens fine art, é um laboratório fotográfico profissional com uma equipe dedicada a oferecer a melhor variedade em soluções e serviços para o seu trabalho de fotografia e arte. Oferece impressões pigmentadas em papel algodão, alpha-celulose, cromogênicas (c-prints), papeis metálicos, adesivagens a frio em suportes rígidos, laminações com proteção UV, diasecs metacrilatos, molduras, montagens customizadas e outros serviços.
  • Itaim Bibi: r. Dr. Mario Ferraz, 401, sobreloja, tels. 4384-0436, 4384-0437 e 3589-3401. Seg. a sex., 9h/18h. www.fineartfactory.com.br

GICLÊ FINE ART PRINT

  • A empresa dos fotógrafos Ana Lucia Mariz, Daniel Renault e Marcelo Lerner é especializada em impressão, digitalização e tratamento de fotografias e obras de arte com padrões museológicos, utilizando papel 100% algodão, pigmentos minerais e uma impressora de altíssima definição, o que garante grande longevidade e ampla escala cromática nas impressões.
  • Vila Madalena: r. Gonçalo Afonso, 116, tels. (11) 3034-1854 e 3097-8166. Seg. a sex., 9h30/18h. www.gicleprint.com.br

MARTON ESTÚDIO

  • No mercado desde 1995, a empresa dos irmãos José Antonio e Edson Fernando Marton atua nos segmentos de arte, arquitetura, design e moda. Produz chassis, molduras e caixas em madeira ou acrílico, perfis sob medida e em cores especiais, painéis, bases e materiais expositivos afins. A empresa realiza ainda cenografia, museografia e montagens para artistas, galerias e museus. Na área de design, produz a série de móveis e utilitários “Entrelinhas” e executa projetos para designers e arquitetos.
  • Barra Funda: r. Cônego Vicente Miguel Marino, 286, 5º andar, tels. (11) 2666-5555 e 3392-6604. Seg. a qui., 8h/12h e 13h/18h; sex., 8h/12h e 13h/17h. www.martonestudio.com.br

MIRANTE 9 DE JULHO

  • A exposição Pink Bananas reúne imagens de dez drag queens em um ensaio fotográfico idealizado por Léo Fagherazzi. A mostra marca a inauguração do Mês da Diversidade, que inclui uma programação com shows, exposições e eventos que promovem a cultura da diversidade sexual (até 04/06/18).
  • Bela Vista: r.Carlos Comenale, s/n, tel. (11) 3111-6330. Ter. a dom. 10h/22h. Próximo ao Metrô Trianon/MASP.

PINTAR

  • Atuante há dez anos no mercado de arte e de artesanato, a Pintar notabilizou-se por sua completa linha de materiais artísticos nacionais e importados. Possui ainda uma livraria especializada, um cybercafé, molduraria Namoldura Art Frame e salas para cursos de gravura em metal e fotogravura. Possui ainda duas lojas instaladas na Escola Panamericana de Artes (r. Groenlândia, 77, térreo, Jardins, tel. 3885-5143; e av. Angélica, 1.900, 4º andar, Higienópolis, tel. 3661-9685). Na unidade da Pompéia, a sensação agora é o Restaurante Petí, do jovem e talentoso chef Victor Dimitrow.
  • Pompéia: r. Cotoxó, 110, tel. (11) 3873-0099. Seg. a sex., 9h/18h; sáb., 10h/15h. www.pintar.com.br

SAPHIRA & VENTURA GALLERY

  • A mostra “Abaporu - Uma Obra de Amor" de Tarsila do Amaral (1886 – 1973) reflete sobre a produção artística e vida pessoal da artista, através de um conjunto de objetos pessoais, fotos, cartas, desenhos e gravuras do acervo da família. Tarsila uma das mais importantes artistas brasileiras, com exposição no MoMA após temporada no Instituto de Arte de Chicago (AIC), no ano passado. Curadoria de Márcia Goldstein. Em 23/05, às 14h30 e às 19h, ocorrem duas palestras com Tarsila do Amaral, museóloga e sobrinha da artista (exposição de 23/05/18 a 31/05/18).
  • Jardim Paulista: al. Lorena, 1.756. Tel.: (11) 3061-2409.

STRUTTURA ARTE MOLDURAS

  • Joelma Reis e equipe desenvolvem e produzem molduras clássicas e contemporâneas não apenas em madeira, mas também em alumínio, ferro e outros materiais. Utilizam cartão pH neutro, plástico poliondas, foam-board e outros materiais de padrão museológico. Trabalham ainda com caixas de acrílico, adesivação de fotografia e outros serviços.

SUB GALERIA

  • O artista paulistano Gustavo Prata em “Crônicas de Papel” 22 obras, sendo 19 delas inéditas, que vão desde assemblage, composição com objetos tridimensionais, até variações de técnicas de colagem. A mostra trata da jornada evolutiva de crenças, mitos e símbolos de diversas sociedades, representados em obras surrealistas e de humor ácido (de 14/04/18 a 31/05/18).
  • Vila Pirajussara: r. Padre Justino, 672 - Morro do Querosene.

VÃO

  • Perceptos e Afectos reúne obras dos artistas Gustavo Aragoni, Márcia Morelli e Verena Smit que apresentam trabalhos diversos que se relacionam através das linhas, do vazio, da transparência, do silêncio e das cores, sobretudo o branco e o preto. A mostra faz parte do projeto “Outro Lugar”, em parceria com o Hermes (de 29/05/18, às 19h, a 09/06/18).
  • Pinheiros: r. Mourato Coelho, 787. Ter., a sex., 14h/19h. Sáb., 17h/21h. ou sob agendamento vaoespacodearte@gmail.com .