destaques
conteúdo
publicidade

ART FACTORY MOLDURARIA

  • A empresa de Carlos Labbate Martins atua no mercado desde 1981 prestando assessoria com diversos modelos de molduras de alta qualidade, desde entalhadas à mão até contemporâneas, além de molduras exclusivas ou personalizadas. Oferece produtos de padrão museológico, como vidros especiais com UV e museum glass, passe-partout e papéis (pH neutro) e fitas adesivas acid free. Conta ainda com obras de arte, esculturas, gravuras, espelhos e caixas de acrílico.
  • Jardim Paulista: r. Pamplona, 962, tels. (11) 3287-5943 e 3266-3285. Seg. a sex. 9h/18h30; sáb., 10h/14h30. www.artfactory.com.br

ATELIÊ 397

  • A exposição coletiva Vozes Agudas é desdobramento do grupo de estudos Mulheres não precisam estar nuas para entrarem nos museus, que ocorreu durante o primeiro semestre de 2018. Curadoras, pesquisadoras e artistas se reuniram semanalmente para discutir o lugar da mulher no mundo da arte, suas contribuições e os espaços por elas ocupados. Participam Alessandra Carrijo, Carollina Lauriano, Camilla Bologna, Cal Kielmanowicz, Clarice Cunha, Flora Leite, Karola Braga, Lahayda, Letícia Barros, Lyz Parayzo, Marcia Pastore, Natália Marchiori, Noara Quintana, Tania Rivitti e Thais Rivitti (de 01/09/18, das 14h às 20h, a 29/09/18).

ATELIÊ ALÊ

  • Com texto crítico de Thais Rivitti, a mostra “Estado de Exceção”, de Fábio Leão, é composta por trabalhos em diferentes suportes e técnicas, como desenhos, videoinstalação e escultura. Os trabalhos são articulações de imagens de ruínas, prédios e objetos que, de alguma forma, simbolizam problemáticas sócio-políticas que remetem ao “estado de exceção”, termo hoje bastante discutido na filosofia do direito. O último dia da mostra, 6/10, bate-papo com o artista às 16h (de 15/9, das 16h às 10h, a 6/10/18).
  • Fundado em 2012 pela artista visual Alexandra Ungern, o Ateliê Alê nasceu com o objetivo de criar um laboratório aberto de experimentações artísticas e curatoriais, bem como gerar conhecimento e reflexão sobre a arte atual por meio de cursos, palestras, conversas e exposições. O espaço oferece residência artística com acompanhamento de orientadores especializados e oportunidade de exposição do resultado da residência. Inclui ainda o Programa Co-work in Progress, onde em uma parceria com o artista, disponibiliza o espaço compartilhado de ateliê para curtos períodos. Realiza curso de acompanhamento de portfólio com o crítico e curador Paulo Gallina, em encontros semanais, com foco em desenvolvimento de projetos em andamento e pesquisas no campo das artes visuais. Mais informações: atelieale@atelieale.com
  • O Projeto Portão apresentará obra de Bela Gregório na parede interna do espaço e uma nova intervenção no portão de entrada realizada por Amanda Pankill, do coletivo Efêmmera.
  • Santo Amaro: r. São Sebastião, 570, tel. (11) 2548-8508. Seg. a sex., 14h/18h. www.atelieale.com

CAPRICHO MOLDURAS

  • Dirigida por Ana Célia Monteiro Pires, a Capricho Molduras está estabelecida desde 1980 no bairro de Higienópolis. Produz molduras com materiais de padrão museológico internacional e trabalha com papéis de pH neutro, acid free e vidros com proteção UV, de padrão normal e anti-reflexo. A Capricho também instala exposições, cuidando ainda das embalagens para transporte de obras.
  • Higienópolis: av. Angélica, 2.154, tels. (11) 3159-3159 / 3160. Seg. a sex., 9h/18h30; sáb., 9h/13h30. www.caprichomolduras.com.br

CASA DA LUZ ESPAÇO CULTURAL

  • A Casa da Luz apresenta exposições da primavera com individuais dos artistas Ricardo Càstro, Zé Mario, Arthur Scovino, Corpos Informáticos, André Niemeyer, Shaffer e Adrien Beau (de 29/09/18, das 16h às 19h, a 24/11/18).
  • Luz: r. Mauá, 512, próximo à estação Luz do Metrô, tel. (11) 3326-7274. Ter. a qui., 13h/20h. http://casadaluz.org

CASA DO ARTISTA | JARDINS

  • Fundada em 1962, a Casa do Artista é uma referência no mercado de materiais artísticos, pois importa e representa os mais tradicionais fabricantes do mundo, além de oferecer também uma seleta gama de produtos nacionais. Em duas unidades, no Centro e na região dos Jardins (800 m² cada), coloca à disposição uma equipe treinada para esclarecer as dúvidas e orientar a melhor compra. Conta ainda com um centro técnico direcionado para cursos, workshops, eventos e exposições. Mais informações no novo site ou se cadastrando para receber a newsletter da empresa.

CASA DO POVO

  • Inaugurado em 1953 em memória aos que sucumbiram na II Guerra Mundial, o ICIB, conhecido como Casa do Povo, nasceu para ser um monumento vivo, em que a memória serve como base para construção do futuro. O espaço celebra 62 anos de existência com processo de retomada de suas atividades, em posição de vanguarda política e cultural, por iniciativas ligadas à cultura contemporânea se reinventa como um espaço de experimentação para a cidade.
  • Bom Retiro: r. Três Rios, 252, próximo à estação Tiradentes do Metrô. Diariamente, 13h/18h. www.casadopovo.org.br

EDIFÍCIO MADALENA LAURA E TEATRO NEXT

  • A mostra Retrotopias ocupa os seis andares desse prédio com trabalhos em fotografia, vídeo, grafite, pintura, escultura, performance, música, entre outros, em sua maioria site specific. Participam Monica Nador, Alexandre Orion, Arthur Scovino, Herbert Baglione, Rodrigo Linhares, Ivan Shupikov, Cesar Meneghetti, Antonio Rocco, Luiz Martins, Giancarlo Latorraca, Guilherme Gafi, Tinho, Daniel Minchoni, Ateliê Tipográfico, Jê Américo, Cristina Elias, Andrea Boller, Ding Musa, Katia Salvany, Sonia Guggisberg, Fyodor Pavlov-Andreevich, William Baglione, ACruz Sesper Trio, Julia Tranchesi, Allann Seabra e Marcos Melo. Idealizada por Renata Junqueira e Antônio Rocco, a mostra conta com curadoria participativa de William Baglione, Luiz Martins e Cesar Meneghetti (de 05/09/18, às 17h, a 09/10/18).
  • República: r. Rego Freitas, 454. Tel.:(11) 3259-9636. Seg. a sáb., 12h/18h.

ESPAÇO CULTURAL ARTE E DESIGN I

  • Memórias de Marcelo Cassiano revela o peso histórico da pintura enquanto técnica e a temática que envolve a natureza, onde extrai de detalhes da vida a energia inesgotável das crianças, dentro do seu universo pictórico. Curadoria de Celia Rachel (de 11/09/18 a 12/10/18).
  • Jardim Paulista: r. Caconde, 234. Seg. a sex., 09h/18h30.

FERNANDO EKMAN

  • Fernando Ekman é um artista múltiplo. Transita com desenvoltura pelos domínios do desenho, da pintura, da cenografia, do vídeo e do cinema. Como publicitário conquistou, como cenógrafo e/ou diretor de arte, prêmios no Festivais de Cannes (Leão de Ouro). Ekman também se dedica ao trabalho de ateliê, no qual privilegia a aquarela como expressão. Em suas obras, os pigmentos diluídos sobre o papel resultam em cores luminosa, quase imateriais.

GICLÊ FINE ART PRINT

  • A empresa dos fotógrafos Ana Lucia Mariz, Daniel Renault e Marcelo Lerner é especializada em impressão, digitalização e tratamento de fotografias e obras de arte com padrões museológicos, utilizando papel 100% algodão, pigmentos minerais e uma impressora de altíssima definição, o que garante grande longevidade e ampla escala cromática nas impressões.
  • Vila Madalena: r. Gonçalo Afonso, 116, tels. (11) 3034-1854 e 3097-8166. Seg. a sex., 9h30/18h. www.gicleprint.com.br

GRUPO ALUGA-SE

  • Mostra Aluga-se Triplex reúne membros do Grupo Aluga-se mais convidados num triplex no centro da cidade. Com curadoria de Márcio Harum, os trabalhos perpassam questões de memória e política. Participam Yara Dewachter, Evandro Prado, Ana Zveibil, Bruno Novaes, Duda Oliveira, Giba Gomes, José Rufino, Laerte Ramos, Ivan Grilo, Marlene Stamm, Rosilene Fontes, Vitor Mizael e Zé Carlos Garcia (de 8/9 a 27/10).
  • Centro: r. Dona Maria Paula, 78, 10° andar (Edifício Maria Paula, Sé). Ter. a sex., 13h/19h; sáb., 11h/17h. www.grupoalugase.com

LAJE 795

  • A exposição “Lo-Fi-Se” é resultado da imersão do artista Pegge no estilo Lo-Fi. Os trabalhos apresentados são uma síntese de todo processo de absorção que o artista passou nos últimos meses. Ele questiona a relação do tempo e ação, defende a iniciativa do agir, do que pelo esperar um momento específico (de 01/09/18 a 10/10/18).
  • Jardins: r. Pamplona, 795, 3º andar. Ter. a sáb., 18h/23h30.

LARGO DA BATATA

  • A 8ª Mostra 3M de Arte traz projetos de instalação pública em um espaço democrático e de interação com o público. Nesta edição participam Eduardo Coimbra, Estela Sokol, a dupla Marcos Muzi e Rafael Cotait, O Grupo Inteiro, Raquel Kogan e Regina Parra. Esta última exibe “É Preciso Continuar”, um grande luminoso em neon amarelo instalado no centro do largo, com trecho do livro “O Inominável”, de Samuel Beckett. Na abertura, apresentação do DJ Lu Botelho e food trucks. Curadoria de Fernanda Del Guerra e Soraya Galgane (de 15/09/18, às 18h, a 14/10/18).
  • Pinheiros: av. Faria Lima, aproximadamente 800 - 900.

MARTON ESTÚDIO

  • No mercado desde 1995, a empresa dos irmãos José Antonio e Edson Fernando Marton atua nos segmentos de arte, arquitetura, design e moda. Produz chassis, molduras e caixas em madeira ou acrílico, perfis sob medida e em cores especiais, painéis, bases e materiais expositivos afins. A empresa realiza ainda cenografia, museografia e montagens para artistas, galerias e museus. Na área de design, produz a série de móveis e utilitários “Entrelinhas” e executa projetos para designers e arquitetos.
  • Barra Funda: r. Cônego Vicente Miguel Marino, 286, 5º andar, tels. (11) 2666-5555 e 3392-6604. Seg. a qui., 8h/12h e 13h/18h; sex., 8h/12h e 13h/17h. www.martonestudio.com.br

MATILHA CULTURAL

  • A mostra “Imersão” do artista afro-indígena mineiro Lumumba apresenta trabalhos feitos apenas com pigmentos naturais. Após uma longa pesquisa, na qual inclui duas viagens à aldeia Kamaiurá Ipavu, no alto Xingu, a exibição conta com apresentação de música e dança com o projeto Amazonizando Sampa, além de vivências e oficinas em torno da tradição do Marabaixo, cultural popular do povo Quilombola do Amapá. Curadoria da exposição é de João Carlos Villela (de 22/09/18 a 27/10/18).

MECASPOT

  • Wagner Olino apresenta no projeto MECAIntro, um conjunto de desenhos, pinturas, colagens que representam o movimento Mutant Pop, onde o artista derrete, recorta e sobrepõe personagens e mascotes de desenhos animados. Integra a mostra uma instalação feita com um arco luminoso do chão ao teto da galeria (de 09/09/18, das 15h às 20h).
  • Pinheiros: r. Artur de Azevedo, 499. Sáb., 14h/00h. Dom., 14h/20h.

OCUPA OUVIDOR 63

  • A 2ª Bienal de Artes Ouvidor 63 realiza no período programação nos 13 andares do edifício no centro de São Paulo, que abriga há quatro anos um centro cultural com mais de 100 residentes. O grupo organiza este ano a segunda edição da Bienal, sob o tema “Compartilhar – Outros Mundos Possíveis“ com laboratórios práticos e teóricos, desde abril, com temas que vão da tatuagem à história da arte (de 07/09/18 a 07/10/18).

PINTAR

  • Atuante há dez anos no mercado de arte e de artesanato, a Pintar notabilizou-se por sua completa linha de materiais artísticos nacionais e importados. Possui ainda uma livraria especializada, um cybercafé, molduraria Namoldura Art Frame e salas para cursos de gravura em metal e fotogravura. Possui ainda duas lojas instaladas na Escola Panamericana de Artes (r. Groenlândia, 77, térreo, Jardins, tel. 3885-5143; e av. Angélica, 1.900, 4º andar, Higienópolis, tel. 3661-9685). Na unidade da Pompéia, a sensação agora é o Restaurante Petí, do jovem e talentoso chef Victor Dimitrow.
  • Pompéia: r. Cotoxó, 110, tel. (11) 3873-0099. Seg. a sex., 9h/18h; sáb., 10h/15h. www.pintar.com.br

STRUTTURA ARTE MOLDURAS

  • Joelma Reis e equipe desenvolvem e produzem molduras clássicas e contemporâneas não apenas em madeira, mas também em alumínio, ferro e outros materiais. Utilizam cartão pH neutro, plástico poliondas, foam-board e outros materiais de padrão museológico. Trabalham ainda com caixas de acrílico, adesivação de fotografia e outros serviços.

VÃO

  • Refluxo traz obras de Anna Paes, Cristiane Mohallem e maria Luiza Mazzetto. Curadoria de Nact Betts (de 30/08/18, das 19h às 22h, a 23/09/18).
  • Pinheiros: r. Mourato Coelho, 787. Ter., a sex., 14h/19h. Sáb., 17h/21h. ou sob agendamento vaoespacodearte@gmail.com .