destaques
conteúdo
publicidade
curtas

Elaine Pessoa lança fotolivro sobre o tempo na DOC Galeria +

No decorrer do período de um ano a fotógrafa Elaine Pessoa e a pesquisadora e antropóloga Georgia Quintas pesquisaram e discutiram sobre tempo, memória, latência e narrativa ficcional. O fruto destes questionamentos é livro “Tempo Arenoso” (Olhavê, 2015, 19 x 26 cm, 50 páginas, 18 fotos, R$ 60,00), que Elaine Pessoa lança em 03/03/15, às 19h, na DOC Galeria. O fotolivro foi construído por ideias e conceitos que envolvem o questionamento de como vemos o tempo, de como acreditamos que o tempo possa ficcionalizar nosso olhar. A reflexão sobre esta pesquisa visual foi impulsionada pela filosofia de Henri Bergson e pela literatura de Mario Benedetti.
|
Mais informações:
Doc Galeria
Vila Madalena: r. Aspicuelta, 662, tel. (11) 3938-0130. www.docgaleria.com.br

Sábado de vernissages exige fôlego dos arteiros +

A maratona de vernissages hoje em São Paulo vai exigir fôlego! Na região dos Jardins temos Matías Duville e uma mostra de acervo na Galaria Luisa Strina (12h/17h), Adriano Amaral, Matheus Rocha Pita e Maria Perez Simão na Mendes Wood DM (14h/20h), Pierre Verger na Galeria Marcelo Guarnieri (10h/17h). Não longe dali, no Jardim Europa, temos Fábio Miguez na Galeria Nara Roesler (11h/15h) e a mostra “Os Grafiteiros”, na Canvas Galeria de Arte (11h/17h(). Na av. Paulista, o Itau Cultural abre a Ocupação Hilda Hilst (11h/17h). Na região da Barra Funda e Bom Retiro, as opções são Luiz Zerbini no Galopão da Fortes Vilaça (15h/18h) e Stela Barbieri nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade (15h/17h30). Na Vila Madalena, mas ali perto da r. Natingui, o Atelier e Galeria Priscila Mainieri inaugura a coletiva “Trinta por Trinta”, em que 30 artistas pintaram 30 telas de 30 cm x 30 cm (11h/17h).

Obra do artista Luiz Roque é tema de festa no clube D-edge +

A nona edição da festa Finesse ocorre nesta sexta-feira, 27/02/15, a partir das 00h, no lounge Vip do clube D-edge. Nesta edição, o artista convidado para ilustrar o pôster da festa é Luiz Roque, videoartista brasileiro representado pela Bolsa de Arte, que vêm despontando no cenário internacional. Atualmente em cartaz em duas exposições em Londres.

A harmonia da música eletrônica sofisticada e arte contemporânea dão a cara e o clima da Finesse. O pôster ilustrado pelo trabalho do artista Luiz Roque complementa a coleção de artistas contemporâneos de destaque que se comprometem com a ideia de democratizar sua arte. O público é presenteado com pôsteres fine art, impressos em papel couché 150 gramas, que ao longo das ediçoes da festa pode se tornar em uma singela coleção de arte contemporânea.
Luiz Roque pode parecer um nome pouco comum à cena artística brasileira, mas esse gaúcho de 35 anos vem se despontando no cenário internacional. No momento, ele está em cartaz em duas exposiçõesões em Londres. Já apresentou suas obras em exposições na Tate Modern, no New Museum de Nova York e em bienais como a de Genebra, na Suíça. Foi um dos destaques na 9ª Bienal do Mercosul, onde exibiu o filme “Ano Branco”, uma ficção científica que projeta a cidade de Porto Alegre no ano de 2030 e versa sobre a transexualidade. A produção de Roque se situa na porosa área de encontro entre cinema, fotografia e artes visuais, se apropria da estética sci-fi, da índole da paisagem, criando atmosferas atemporais com recursos artesanais e low-tech. A imagem que ilustra o pôster desta edição da Finesse é parte do filme “Modern”, que será lançado em abril, na Galeria Sé, em São Paulo.

Marcio Neves e Gil Riquerme são responsáveis pela pesquisa e programação musical. Veteranos das cabines e pistas de dança de excelência nacional e internacional, eles trazem uma sonoridade sexy e dançante com batidas da house em suas variantes disco, acid, tech e garage.
Serviço:
Finesse #9 com Luiz Roque
@ D-Edge
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 141, Barra Funda,
São Paulo – SP.

Infos e reservas de camarotes
pelo telefone: (11) 3665-9500
-

Valores: R$ 60 de consumo com nome na lista: http://goo.gl/U3W3qp (sem entrada | envio até as 18h do dia da festa).

Claudia Jaguaribe lança edições na Casa Nova Arte e Cultura Contemporânea +

A Casa Nova Arte e Cultura Contemporânea, em parceria com a Editora Madalena, lança em 22/03/15, das 15h30 às 19h, o 'box sobre são paulo" – uma edição especial que contempla os dois últimos livros da artista Claudia Jaguaribe "SobreSãoPaulo" e o recente "EntreVistas" juntamente com um print especial assinado pela artista. O Box, que possui 50 edições, estará disponível no evento juntamente com uma exposição dos trabalhos da mesma série.
|
Mais informações:
Casa Nova Arte e Cultura Contemporanea
Jardim Paulista: Rua Chabad, 61, tel. (11) 2305-2427
www.nacasanova.com

Ernesto Neto, Valeska Soares e Cildo Meireles e outros brasileiros no exterior +

Os históricos fotógrafos brasileiros ou aqui radicados José Medeiros, Hans Gunter Flieg, Marcel Gautherot e Thomaz Farkas fazem parte da mostra “Modernidades: Fotografia Brasileira (1940-1964), que a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, realiza entre 21/2 e 19/4. As obras fazem parte do acervo do Instituto Moreira Salles. A mesma mostra esteve em cartaz no Museu da Fotografia de Berlim em 2013 e tem curadoria de Samuel Titan Jr. (coordenador executivo cultural do IMS), Ludger Derenthal (diretor do Museu da Fotografia em Berlim) e António Pinto Ribeiro (diretor do Programa Gulbenkian Próximo Futuro). Entre 6/5 e 26/7, a mostra segue para Paris, onde será apresentada na Délégation en France da Fundação Gulbenkian.
|
Ernesto Neto, Valeska Soares e Cildo Meireles foram selecionados para a mostra coletiva “Belle Haleine: The Scent of Art”, que aborda o perfume nas artes plásticas. A coletiva acontece no Museu Tinguely, na Basiléia (Suíça) até 17/5 e conta ainda com obras de John Baldessari, Bernard Bazile, Louise Bourgeois, Marcel Broodthaers, Carlo Carrà, Marcel Duchamp, Peter de Cupere, Sylvie Fleury, Jaromír Funke, Yuan Gong, Raymond Hains, Carsten Höller, Bruno Jakob, Oswaldo Maciá, Piero Manzoni, Jenny Marketou, Kristoffer Myskja, Markus Raetz, Man Ray, Martial Raysse, François Roche, Dieter Roth, Ed Ruscha, Daniel Spoerri, Gerda Steiner & Jörg Lenzlinger, Jana Sterbak, Jean Tinguely, Sissel Tolaas, Clara Ursitti, Ben Vautier, Bill Viola, Claudia Vogel, Meg Webster e Anna-Sabina Zürrer. A mostra contará ainda com trabalhos alegóricos dos séculos 16 e 17, de atutores como Cornelis Dusart, Pieter Jansz. Quast, Jan Saenredam, e Jacob Fransz van der Merck.
|
Rivane Neuenschwander e Sandra Ramos estão na coletiva “Fractured Narratives: A Strategy to Engage”, com curadoria de Amy Galpin e Abigail Ross Goodman. A mostra acontece no David Owsley Museum of Art, na Ball State University, em Muncie (EUA), até 3/5. Participam ainda obras de Dawoud Bey, Eric Gottesman, Jenny Holzer, Alfredo Jaar, Amar Kanwar, William Kentridge, An-My Lê, Maya Lin, Goshka Macuga, “Moris” Israel Moreno, Trevor Paglen e Martha Rosler. As obras fazem parte da Alfond Collection of Contemporary Art, de Rollins College, em Winter Park (Flórida), que mantém parceria com a universidade de Muncie.
|
Móveis de Lina Bo Bardi e Roberto Burle Marx estarão em exposição em março na galeria R & Company, em Nova York, que é especializada em mobiliário moderno brasileiro. A mostra coincidirá com a abertura da mostra “Latin America in Construction”, marcada para o fim de março, no MoMA, em Nova York.
|
A artista brasileira Marcela Florido participa de exposição coletiva na Universidade de Yale, onde realizou curso de pintura. A mostra acontece entre 13 e 22/2. A escola de artes da Universidade de Yale é dirigida pelo curador Robert Stoor, um grande admirador e seguidor da arte contemporânea brasileira. www.marcelaflorido.com
|
A exposição “Tropikos” acontece até 28/2 em Bangkok, na Tailândia, com a participação dos artistas brasileiros André Mendes, Fernando Franciosi e Juan Parada, ao lado de três artistas tailandeses.
|
O artista Daniel Caballero realiza em Lisboa, entre 11/2 e 2/4, a mostra individual “Tóxico Trópico”, com curadoria de Mariaelena Cappucci. A mostra acontece na galeria lisboeta Carlos Carvalho Arte Contemporânea. www.carloscarvalho-ac.com
|
O artista paulistano Fábio Leão participará em março da Bienal de Las Fronteras (www.bienaldelasfronteras.org/en/), no México. O evento começa em 5/3, no Museu de Arte Contemporânea de Tamaulipas, em Matamoros. Com direção executiva e curatorial de Othon Castaneda, a Bienal de Las Fronteras tem como foco promover o diálogo, intercâmbio e discussão crítica acerca da produção artística emergente a nível mundial, bem como dar visibilidade às expressões artísticas mais inovadoras da atualidade.
|
Caio Reisewitz (Luciana Brito Galeria) inaugurou em 12/2 a sua individual “Altamira”, a terceira na Galería Joan Prats, em que exibe fotografias, colagens e vídeos. O título remete ao município paraense onde está sendo construída a usina hidroelétrica de Belo Monte, a terceira maior do mundo e que alterará o curso do rio Xingú, provocando um enorme impacto ambiental na Amazônia e graves transformações sociais em diversas populações indígenas.
|
Marlon de Azambuja (Galeria Marília Razuk) participa da mostra coletiva “Installations”, entre 31/1 e 13/3 no Studio Sandra Recio, em Genebra, na Suíça, ao lado de Benoit Billotte e Florent Meng (www.sandrarecio.com). Entre 5/2 e 6/3, Azambuja participa ainda da coletiva “La Angustia de Casi Saber y Quedarse no Sabiendo”, que acontece no espaço Diablo Rosso, no casco Antiguo da Cidade do Panamá. Participam ainda Ricardo Alcaide, Fabrizio Arrieta, Donna Conlon & Jonathan Harker, Federico Herrero e José Lerma
|
As monotipias de Mira Schendel (1919-1988) são tema central de mostra individual “Monotypes”, que acontece na sede londrina da renomada galeria suíça Hauser & Wirth até 7/3. A mostra tem curadoria de Taisa Palhares e organização de Olivier Renaud-Clément, Fica em cartaz até 7/3. Além das monotipias, a exposição inclui ainda duas instalações suspensas "Variantes II" (1965) e "Trenzinho" (1965) e a escultura em papel "Droguinha" (anos 60) (www.hauserwirth.com).
|
O paulistano Rodrigo Sassi (Galeria Pilar) inaugura em 3/2 a sua individual “In Between” na galeria Nosco/Frameless, em Londres.
|
O brasileiro radicado na Suíça Pedro Wirz participa da mostra coletiva “Nimm’s Mal Easy”, em Klingental, na Basíléia, na Suíça, entre 25/1 e 1/3/15. Participam ainda Othmar Farré, Mathis Gasser, Matthias Huber, Emil Michael Klein, Jan Kiefer, Martin Kippenberger, Jack Lavender, Gabriel Lima, Kaspar Müller, Max Ruf, Francesco Joao Scavarda, Yves Scherer e Viktor Timofeev.
|
Nazareno (galerias Luciana Caravello e Ema Thomas) participa até 16/2 da mostra coletiva “Linde - MIT (Modelos de Intercâmbio Temporários)”, que acontece até 16/2/15 no Centro Cultural Haroldo Conti, em Buenos Aires. Curadoria de Fernando Sicco.
|

O artista f.marquespenteado (Mendes Wood DM) participa da mostra “Rituais com Máscaras – Um Face-a-Face”, no Centro Cultural de Artes José de Guimarães, em Guimarães (Portugal), até 5/4.
|
O Institute of Contemporay Art (ICA), de Boston, abriga até 5/4 a primeira exposição individual em um museu americano da carioca Adriana Varejão (Galeria Fortes Vilaça), com 23 obras produzidas entre 1993 e 2014.
|
O artista plástico e médico mineiro Avilmar Maia participará a partir de 1º de março da exposição do Prêmio Sandro Botticelli, no Museu Casa di Dante, em Florença (Itália).

Mônica Esmanhotto e Daniele Dal Col ministram curso no Cemec +

Mônica Esmanhotto e Daniele Dal Col ministram cursos no Cemec
O Cemec – Centro de Estudos do Mercado da Cultura está com inscrições abertas para dois cursos que abordam o mercado de arte. O primeiro deles “Mercado de Arte – O Sistema a Arte e Internacionalização”, é ministrado por Mônica Mônica Novaes Esmanhotto, gerente executiva do Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad. As aulas, que acontecem nos dias 07 e 08/03/15, das 09h às 17h, abordam peculiaridades deste segmento da economia, possibilitando ao aluno reciclar seus conhecimentos e visualizar novas oportunidades de atuação profissional. Valor: R$ 624,00.
O segundo curso “Gestão de Carreira para Artistas Visuais -Visão Estratégica no Mercado de Arte”, é ministrado por Daniela Dal Col, diretora da Galeria Superfície e consultora de Arte. Com aulas entre 15/04 e 08/07/15, totalizando 42h, o curso visa desenvolver no artista visual competências de gestão, decisórias e de comunicação para que além do desenvolvimento do trabalho artístico, ele também esteja preparado para administrar a sua carreira. O objetivo do curso é desenvolver no artista visão estratégica da carreira com foco no desenvolvimento em médio e longo prazo, além de competência emocional, decisória e de comunicação, através de ferramentas para que o artista possa planejar e organizar seu próprio trabalho, a partir do conhecimento de normas, processos e fluxos. Valor: R$ 1872,00
|
Mais informações:
Rede Cemec
Bela Vista: rua Silvia, 423. http://redecemec.com

Designer brasileiro Fernando Degrossi é vencedor de concurso da Heineken +

O designer brasileiro Fernando Degrossi venceu o concurso internacional da Heineken e criou design para edições comemorativas dos 140 anos da cervejaria. A competição recebeu cerca de dois mil inscritos. Para comemorar, a Heineken arma uma festa em 25/02/15, às 19h, no Heineken up on the Roof, no Edicio Martinelli. A festa conta com os DJs Lara Gerin, Theodoro Cochrane.
|
Mais informações:
Heineken Up on the Roof @ Edifício Martinelli
Av. São João, 35 - Terraço

Obras de artistas contemporâneos figuram em comercial da Leroy Merlin na TV +

A rede de materiais de construção Leroy Merlin estreou em 05/02/15, no intervalo da novela “Império”, da TV Globo, um vídeo que conta com a participação de obras de sete artistas plásticos brasileiros contemporâneos: Eduardo Srur, Flávio Junqueira, Selvva, Yiann Saura, Tulio Pinto, Laerte Ramos e Carol Gay. As obras foram produzidas pela Attack, com curadoria de Srur, à convite da agência Loducca. A filmagem é da Conspiração Filmes.
O vídeo de um minuto tem direção fotográfica de Robert Yeoman (do filme “O Grande Hotel Budapeste”, ganhador de quatro Oscar e também do último Globo de Ouro). Ele apresenta 14 obras criadas com materiais e produtos vendidos nas Leroy Merlin. Foram utilizados cerca de 5 mil produtos na criação dos trabalhos. Algumas das peças, como "Tornado", de Srur, foram exibidas até 13/02/15 na Galeria Rabieh, em São Paulo (SP).

Arco Madri chega a 34ª edição com participação de 13 galerias brasileiras +

Uma das mais tradicionais pontes da arte latino-americana na Europa, a Feira Arco Madri, abre o calendário de feiras de arte internacionais. Em sua 34ª edição, a feira destaca a politizada arte produzida na Colômbia, país homenageado e ocorre entre 25 /02 e 01/03/15, no Centro de exposições Ifema, em Madri. Participam 218 galerias, provenientes de 29 países, apresentando obras e artistas de maior projeção internacional.
O Brasil conta com a participação de 13 importantes galerias, as paulistanas Baró, Casa Triângulo, Dan, Emma Thomas, Jaqueline Martins, Leme, Luciana Brito, Luisa Strina, Millan, Pilar e Vermelho e as cariocas Anita Schwartz e Silvia Cintra + Box4. Embora a representação brasileira seja menor que no ano passado, a feira vem reconquistando a confiança de grandes casas brasileiras como a Millan e a Luisa Strina, que não participaram das últimas edições. Deixaram de participar do evento a Mendes Wood DM, a Dconcept, ambas de São Paulo, e a Ybakatu Espaço de Arte, de Curitiba.
|
Mais informações:
www.ifema.es/arcomadrid_01

Casa Tomada recebe inscrições de pesquisas artísticas, teóricas ou curatoriais +

A Casa Tomada recebe até 09/03/15 inscrições de pesquisas artísticas, teóricas ou curatoriais para o projeto Ciclo de Pesquisas. O projeto nasceu da necessidade de estabelecer cruzamentos e conversas entre artistas e público ou entre as artes visuais e outras áreas do conhecimento, criando um espaço para compartilhar trajetórias, criar diálogos, experimentação. Artistas, curadores, antropólogos, músicos, escritores, etc. compartilham suas trajetórias e pesquisas em andamento através de apresentações abertas ao público na Casa Tomada, nas seguintes datas: 08, 15, 22 e 29/04/15.
O programa divide-se em duas etapas: a primeira consiste em uma conversa individual sobre os trabalhos realizados anteriormente e um acompanhamento na elaboração de uma apresentação pública, com Isabella Rjeille e Tainá Azeredo, gestoras do projeto. Para a segunda etapa, aproveitando-se do espaço informal da Casa Tomada, os participantes participam de uma fala aberta, promovendo um debate e troca direta entre os presentes na ocasião.
|
Mais informações e ficha de inscrição: www.casatomada.com.br/ciclodepesquisas/2015|
-
Casa Tomada
Aclimação: r. Brás Cubas, 335, tel. (11) 2532-7455. www.casatomada.com.br

Marcelo Araújo é condecorado com a Ordem de Mérito Civil de Portugal +

O Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, recebe em 19/02/15, às 19h, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, a condecoração com a Ordem de Mérito Civil, no grau de comendador, pelo Presidente da República português, Aníbal Cavaco e Silva, através embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles.

As autoridades portuguesas deram testemunho público de reconhecimento pela trajetória profissional e pessoal de Araújo, que no quadro das funções públicas que vem exercendo em São Paulo, contribui de forma valiosa para o reforço da cooperação e dos laços entre os dois países, bem como para o conhecimento e divulgação da arte e cultura portuguesas no Brasil.

Casa da Dona Yayá recebe inscrições para curso de conservação de fotografias +

A Casa da Dona Yayá recebe entre 02/03/15 e 10/03/15 inscrições para o curso de difusão “Conservação de Filmes Fotográficos”, em parceria com Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP), com sede no local. O curso propõe apresentar as características físicas dos filmes fotográficos como acervo, além de identificar os materiais componentes de deterioração, as diferentes ações de conservação, confecção de embalagens de acondicionamento e higienização. Ao final será realizada visita técnica monitorada a uma instituição com acervo de materiais fotográficos. As aulas são ministradas pelos restauradores Leandro Melo e Giselle Rocha e ocorrem entre 09/04/15 e 21/05/15. 20 vagas. Taxa de R$ 180. As inscrições podem ser feitas pelo link www.facebook.com/cpcusp. Há cinco vagas gratuitas destinadas a docentes, discentes, funcionários da USP; terceira idade e para comunidade.
|
Mais informações:
Casa de Dona Yayá
Bela Vista: r. Major Diogo, 353, tel. (11) 3106-3562.
www.usp.br/cpc

Artista chilena ocupa praças e avenidas da zona sul da capital com pinturas +

Avenidas, ruas e praças da região de Santo Amaro recebem 14 instalações da artista chilena radicada no Brasil Nicole Tijoux. Suas obras, na maioria óleo sobre tela, contrastam com a agitação da cidade trazendo silêncio e melancolia em paisagens azuis que retratam cenas em piscinas.

Confira os locais:
1) Praça Augusto Tortorello de Araújo (Estátua do Borba Gato)

2) Praça Marcos Manzini (Biblioteca Prestes Maia)

3) Canteiro Central na Av. Interlagos, altura do nº 4300 (Av. Interlagos x Av. Nações Unidas)

4) Praça Ruy de Amorim Cortez

5) Praça Salvador Strano (na confluência da Av. Bandeirantes com Av. Antonio de Macedo Soares)
6) Av. Roque Petroni Junior altura do nº 1089 (em frente ao Shopping Morumbi)
7) Canteiro Central na Av. Washington Luis (em frente ao Aeroporto de Congonhas)
8) Canteiro entre a Av. Washington Luis e Av. Nossa Sra. do Sabará
9) Praça Dona Benta Vieira
10) Canteiro de retorno da Av. Mário Villas Boas Rodrigues
11) Praça Embaixador Cyro e Freitas Valle (localizada à Av. Prof. Alceu Maynard Araújo)
12) Canteiro Central da Av. Roberto Marinho
13) Canteiro Central da Av. Dr. Chucri Zaidan
14) Canteiro Central da Av. Nações Unidas, próximo ao shopping Morumbi.

Instituto Tomie Ohtake recebe inscrições para 2º prêmio de arquitetura +

Em busca de reconhecer o trabalho de jovens arquitetos e escritórios de talentos notáveis, o Instituto Tomie Ohtake e a companhia global AkzoNobel apresentaram a 2ª edição do Prêmio de Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel 2015.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 10/04/15 no site da instituição (www.institutotomieohtake.org.br), onde está disponível o regulamento e a ficha de inscrição.
O prêmio é exclusivamente destinado a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos arquitetônicos construídos nos últimos oito anos.
A intenção é dar continuidade ao mapeamento da produção arquitetônica contemporânea, reunindo trabalhos que promovam discussão acerca das formas urbanas atuais nos seus diversos aspectos, tais como mobilidade, habitação, relação entre espaços públicos e privados, paisagens naturais e construídas, entre tantos outros desafios presentes em cada projeto.
O Prêmio vai selecionara até 10 arquitetos para uma exposição dos projetos no Instituto Tomie Ohtake, entre eles, três serão premiados com viagens internacionais para cidades onde a arquitetura e o urbanismo tem grande valor. A comissão de jurados é composta pelos arquitetos Abílio Guerra, Carlos Teixeira, Priscyla Gomes e Shundi Iwamizu.
Premiação:
1º Lugar– Troféu e destaque no Catálogo Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015, em cerimônia oficial.
– Viagem a Seul, Coreia do Sul.

2º Lugar – Troféu e destaque no Catálogo Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015, em cerimônia oficial.
– Viagem a Doha, Qatar.

3º Lugar – Troféu e destaque no Catálogo Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015, em cerimônia oficial.
– Viagem a Bogotá, Colômbia.
|
Mais informações: www.institutotomieohtake.org.br

Projeto As Cidades Descaradas recebe inscrições até o dia 22 +

O projeto colaborativo “As Cidades Descaradas”, criado pela artista visual Viviane Gueller, faz um mapeamento de situações ordinárias capturadas da vida cotidiana que resultarão em intervenções em Belém (PA) e Belo Horizonte (MG). A convocatória fica aberta até 22/02/15.
A primeira etapa, em Belém, está marcada para a primeira semana de março. No dia 03/03/15, às 18h, Viviane fará parte do Café Fotográfico, no Centro Cultural Sesc Boulevard, projeto iniciado em 2008 pela Associação Fotoativa que propõe a difusão e o debate da produção e do pensamento crítico a partir da fotografia e seus diálogos com a imagem. O projeto ocorre por meio de um encontro mensal em que convidados dialogam com o público a partir de apresentações de pesquisas, artigos, projeções de imagens e relatos de experiência no campo da imagem. No dia 06/03/15 está programada a intervenção no Mercado Municipal de Carne Francisco Bolonha, quando os materiais audiovisuais enviados pela convocatória serão apresentados. O Mercado, recentemente restaurado, foi construído em 1867 e remodelado em 1908 com uma estrutura de ferro que retrata a Belle Époque.
Viabilizado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª edição, “As Cidades Descaradas” iniciou sua trajetória através do trabalho de Viviane, que garimpa e edita imagens e sons, colecionando um arquivo audiovisual de situações inusitadas, para então propor intervenções urbanas, devolvendo o trabalho para o lugar onde ele nasceu.
Em Belém e Belo Horizonte, uma artista-anfitriã recebe a artista e o projeto: em Belém, Flavya Mutran; em Belo Horizonte, Janaína Rodrigues.
Para participar do projeto, os interessados devem enviar para o email ascidadesdescaradas@gmail.com a gravação de sons com até 3 minutos de duração (ruídos, vozes, leituras) ou vídeos de até 5 minutos de duração (cenas urbanas, rurais, domésticas). Os arquivos podem ser disponibilizados em qualquer formato de áudio ou vídeo. Estes registros vão ser utilizados como material bruto para a edição final e os nomes de todos os participantes irão constar na ficha técnica do trabalho.
Mais informações em www.facebook.com/ascidadesdescaradas

BNDES divulga lista de eventos que recebem patrocínio em 2015 +

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou alista de projetos culturais que receberão patrocínio em 2015. Recebem apoio da iniciativa 12 projetos musicais e literários, além de 19 outros festivais em todo o Brasil, como a Festa Literária de Paraty (FLIP) e festivais de cinema como o MIMO, que acontece em Olinda (PE), Ouro Preto (MG), Paraty (RJ), a e pela primeira vez em Tiradentes (MG).
Entre os selecionados na categoria Música estão projetos como o 4º Festival de Música Barroca de Alcântara (MA), o Rio Cello Encounter
(RJ/CE), o Festival de Música em Trancoso (BA), o 3º Festival Internacional da Sanfona (PE/BA), entre outros.=. Entre os projetos selecionados em literatura estão a 4ª Festa Literária das Periferias (Flupp 2015), o 3º Festival de História, a 10ª Feira Nacional do Livro/Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços 2015) e a 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

Confira a lista de eventos selecionados para o 1º período de 2015:
•    Música
Orquestra Sinfônica de Heliópolis
Festival Música em Trancoso 2015
3º Festival Internacional da Sanfona
Flupp 2015
Plano Anual Cultural 2015 do Mozarteum Brasileiro
10ª Flipoços
2ª Conferência Internacional Multiorquestra: a Orquestra e a Cidade
6º Circuito Música Brasilis – Música, Doce Música
3º Festival de História (Festhist 2015)
15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
4º Festival de Música Barroca de Alcântara
Rio International Cello Encounter

•    Cinema
Anima Mundi 2015/Circuito Anima Mundi 2015
38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Festival do Rio
10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP 2015)
É Tudo Verdade
13º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI 2015)
Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental/13º FestCine Amazônia Itinerante
Recine
CinePE Festival do Audiovisual 2015
25º CineCeará – Festival Ibero-Americano de Cinema
6º CineFest Brasil – Montevidéu
8º CineFest Brasil – Canudos
6º CineFest Brasil – Buenos Aires
48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
43º Festival de Cinema de Gramado
4º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Festival de Vitória
|
www.bndes.gov.br/patrocinio

Denis Bruza Molino promove curso e conferências sobre a História da Arte +

O professor de arte Denis Bruza Molino promove no primeiro semestre de 2015 o “Arte & Café - Curso de História da Arte” na Doceria Moscatel. São oficinas sobre historia da arte além de conferência sobre importantes nomes da pintura do século 19. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3853-0954 ou pelo e-mail curso@moscatel.com.br .
Estudantes e aposentados tem 20 % de desconto. Confira o cronograma:
|
Cursos
Introdução à História da Arte I - Antiguidade
De 05/03 a 23/04/15 – quintas-feiras, das 19h30 às 21h45.
valor: 560,00
-
Introdução à História da Arte II - Renascimento
De 07/05 a 02/07 – quintas-feiras, das 19h30 às 21h45.
valor R$ 560,00
-
Os Mitos na Pintura
De 06/05 a 27/05/ - quartas-feiras, das 19h30 às 21h45.
R$ 280,00.
-
Conferências “Modernos ou malditos”
Terças-feiras, das 19h30 às 21h45
24/02 - Goya
17/03 - Courbet
14/04 - Gauguin
12/05 - Van Gogh
09/06 - Munch
R$ 80,00 por aula.
|
Doceria Moscatel
Bixiga: rua Treze de Maio, 655, tel. (11) 3853-0954.

Olhavê lança os primeiros fotolivros na DOC Galeria +

O blog Olhavê lança em 03/03/15, às 19h30, seus primeiros fotolivros “Baches” de Montserrat Baches, e “Tempo Arenoso” de Elaine Pessoa, na DOC Galeria. As duas publicações refletem a dedicação do editor e jornalista Alexandre Belém e da antropóloga e curadora Georgia Quintas em divulgar trabalhos de relevância, que tragam para a fotografia questões relativas à narrativa poética e investigação sobre a linguagem fotográfica. Em “Baches” (48 pág; 26 fotos; 15x20 cm; R$ 60), Montserrat apresenta um ensaio sobre a imagem documental como subjetiva, que atravessa as relações humanas em perceber o sentido de deslocar no tempo e na própria história, por torna-se imagem e ir a fundo às memórias familiares. Já Elaine Pessoa trata em “Tempo Arenoso” (50 pág; 18 fotos; 19 x 26 cm, R$ 60) sobre questionamentos de como vemos o tempo e de como acreditamos que ele imortaliza nosso olhar. O ensaio traz a paisagem como pensamento, diluição do tempo físico para o contemplativo e a fotografia convertida em memória.
|
DOC Galeria
Vila Madalena: r. Aspicuelta, 662, tel. (11) 3938-0130.
www.olhave.com.br | www.docgaleria.com.br

Alvaro Clark dissolve Associação Cultural O Mundo de Lygia Clark +

O jornal carioca “O Globo” divulgou esta semana um comunicado de Alvaro
Edwards Clark, filho mais velho da artista plástica Lygia Clark (1920-1988),
em que ele, como presidente em exercício da Associação Cultural O Mundo de
Lygia Clark, dissolve a instituição, em atividade desde 2001, destituindo-a
do poder de certificar a autenticidade das obras da artista.

6º Salão dos Artistas Sem Galeria define prêmio +

O paulista Andrey Zignnatto é o artista premiado na 6ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes. Zignnatto recebeu 27 pontos de 30 possíveis. O prêmio foi definido pelo júri formado pelos curadores Adriano Casanova, Enock Sacramento e Mário Gioia, que deram notas de 1 a 10 para cada um dos artistas. Não houve comunicação entre os membros do júri para a definição do prêmio. As obras dos dez artistas selecionados pelo Prêmio estão em exposição nas galerias paulistanas Zipper (Jardins) e Sancovsky (Pinheiros) até 21/2. Entre 7 e 29/3, as obras estarão expostas na Orlando Lemos Galeria, em Belo Horizonte. Zignnatto receberá R$ 1.000 e terá ainda uma mostra individual organizada pela galeria mineira ainda este ano. Nesta sua 6ª edição, o Salão recebeu 145 inscrições de 11 Estados brasileiros mais o Distrito Federal. Além de Zignnatto, foram selecionados Charly Techio (SC/PR), Cida Junqueira (SP), Evandro Soares (BA/GO), Fernanda Valadares (SP/RS), Lucas Dupin (MG), Marcos Fioravante (PR/RS), Myriam Zini (Marrocos/SP), Piti Tomé (RJ) e Thais Graciotti (ES/SP).

Prêmio Marcantonio Vilaça divulga curadores selecionados +

O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça divulgou em sua página no Facebook no último dia 10/12/2014 o resultado dos seis curadores selecionados para o 1º Prêmio para Curador, que nesta 5ª edição do Prêmio acontece como projeto-piloto. Foram selecionados Divino Sobral (GO), Douglas de Freitas (SP), Kamilla Nunes (SC), Orlando Maneschy (PA), Raphael Fonseca (RJ) e Renan Araújo (SP). Os selecionados deverão apresentar seus projetos de exposição até abril, quando então o júri do Prêmio Curador, formado por Ivair Reinaldim, Rejane Cintrão e Viviane Matesco, escolherá os dois curadores premiados. Cada um deles receberá R$ 20 mil e as duas mostras integrarão a itinerância do Prêmio, ao lado da mostra dos cinco artistas vencedores. Cada curador levará sua mostra coletiva para duas cidades brasileiras.

Museu Jumex (México) cancela exposição de Hermann Nitsch após protestos +

Após uma petição online ter reunido mais de 5.000 assinaturas, o Museu Jumex, da Cidade do México, suspendeu uma polêmica exposição do artista austríaco Hermann Nitsch.
Ativistas sobre direito dos animais alegam a utilização de animais nas obras do artista. As performances “Orgien Mysterien Theater” ou "Aktions" são extravagâncias dionisíacas que, às vezes, envolvem carcaças e sangue, bem como o fingimento de mutilação e crucificação. A exposição estava prevista para ocorrer entre 27/02 e 14/06/15.
Membros da cena artística mexicana reagiram com decepção à atitude da fundação e iniciaram uma contra-petição. "Precisamos do impacto do trabalho de Hermann," argumentavam. "É um grande exemplo da violência que aflige o nosso país e do fascínio de seus habitantes por ela." Mas o lobby pró-Nitsch não conseguiu gerar muito entusiasmo: apenas 29 signatários. Outra petição, intitulada "Si A Hermann Nitsch," tem tido um pouco mais de sucesso, tendo reunido 862 assinaturas.
A coleçâo Jumex foi fundada por Eugenio López Alonso, o filho do presidente do Grupo Jumex Eugenio López Rodea. É considerada a coleção mais substancial de arte contemporânea da região, valendo declaradamente "pelo menos US $ 80 milhões." Projetado por David Chipperfield Architects, o Museu Jumex foi inaugurado em novembro de 2013.
De acordo com fontes locais, a exposição do artista será substituída por uma exposição coletiva de obras da coleção, incluindo trabalhos de Wilfredo Prieto, Dieter Roth, e Hans Peter Feldmann.

Fundação Botín da Espanha abre inscrições para bolsas em Artes visuais +

A Fundação Botín, de Santander (Espanha) lançou nesta segunda-feira, a 23ª edição do seu tradicional programa de bolsas artísticas e a 11ª edição de bolsas em estudos curatoriais, cujo período de inscrições ocorre entre 30/04 e 08/05/15.
As bolsas artísticas são de âmbito internacional e de considerável projeção, destinadas a auxiliar os artistas de qualquer nacionalidade em formação, investigação e projetos pessoais no domínio da criação artística. Podem se inscrever pessoas com idade entre 23 e 40 anos.
As bolsas tem o valor de 24.000 Euros para estrangeiros, para despesas de viagens, alojamento, despesas diárias, studio/ateliê e outras despesas.
A Fundação Botín também recebe inscrições para duas bolsas em outros países, com foco na formação de estudos curatoriais, visando à construção de competências profissionais na teoria e técnica de gestão e organização de exposições.
Para se candidatar às bolsas, os interessados devem ser portadores de licenciatura ou pós-graduação em Artes Plásticas, História da Arte, Filosofia e Estética, Literatura ou Humanidades, Críticos de Arte ou profissionais do mundo da arte com qualificações comprovadas neste domínio entre os 23 e 40 anos. A ficha de inscrições e regulamento estão disponíveis no site: www.fundacionbotin.org

Método Marina Abramović é aplicado em exposição no Sesc Pompéia +

O Sesc Pompéia sedia, entre 11/03 e 10/05/15, a maior retrospectiva já realizada na América Latina sobre a produção da artista sérvia Marina Abramović.
Dividida em dois núcleos, a mostra ocupa a área de Convivência, o galpão e o teatro da unidade. O primeiro núcleo da exposição reúne três instalações: “The House with the Ocean View” (A Casa com Vista para o Mar); “The Artist is Present” (A Artista está Presente); e a inédita 512 Hours (512 Horas).
Intitulado “Terra Comunal – Marina Abramović Institute”, o segundo núcleo é o destaque desta grande exposição. Nele, o público é convidado a realizar atividades de práticas imersivas, a fim de explorar as fronteiras da arte imaterial e das performances de longa duração.
As práticas são realizadas em um período de duas horas, que segundo a artista, permite às pessoas experimentarem o tempo de estar com elas mesmas, a quietude e a ausência de necessidades.
O núcleo inclui ainda o espaço denominado “Space Between”(Espaço Entre), com programação de palestras e atividades com artistas e convidados de diversas áreas do conhecimento. Serão cinco imersões diárias de terça a sexta, e quatro sessões aos domingos, para 96 participantes, cada. Os interessados devem se inscrever em um hotsite, a ser divulgado pelo Sesc, em 25/02/15.
A exposição ainda conta com uma série de de encontros com a artista (11/03; 25/03; 01/04; 02/04; 08/04; 15/04; 22/04 e 30/04). Os interessados na participação devem retirar os ingresso na bilheteria do Sesc, no dia da atividade, a partir das 10h.
Oito artistas brasileiros, selecionados por Marina, e pelos curadores Paula Garcia e Lynsey Peisinger, realizarão performances autorais de longa duração durante a exposição. Se apresentam diariamente das 13h às 21h: Fernando Ribeiro, (O Datilógrafo); Grupo Empreza (Vesúvio); Maurício Ianês (O Vínculo); Paula Garcia (Corpo Ruindo) e Rubiane Maia (O Jardim). Outros três artistas foram escalados para realizar perfomances, ainda sem data e horários definidos: Ayrson Heráclito (Transmutação da Carne); Maikon K (DNA de DAN) e Marco Paulo Rolla (Preenchendo o Espaço).
|
Mais informações:
Sesc Pompéia
Pompéia: r. Clélia, 93, tels. (11) 3871-7700 e 0800-118220. Ter. a sáb., 9h/22h; dom., 9h/20h. www.sescsp.org.br

Encontro Nacional da Anpap ocorre em setembro em Santa Maria (RS) +

A Anpap (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas) divulga as diretrizes do 24º Encontro Nacional da Anpap, de tema “Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões”, que ocorre em Santa Maria (RS) de 22 a 26/09/15. A inscrição de propostas de simpósios vai até 15/03/15. Os simpósios devem ser coordenados por dois ou três associados de, no mínimo, duas instituições diferentes. Serão selecionadas, no máximo, oito propostas. O edital completo está disponível no link:
www.anpap.org.br/Edital_24_ENCONTRO_ANPAP.pdf