destaques
conteúdo
publicidade
curtas

3ª edição do Prêmio Foco Bradesco/ArtRio prorroga inscrições +

A 3ª edição do Prêmio Foco Bradesco/ArtRio recebe, até 05/06/15, inscrições de artistas interessados em realizar residências artísticas em São Paulo, Rio de Janeiro e Cali (Colômbia). Serão aceitos trabalhos desenvolvidos em qualquer tipo de plataforma de artes
visuais, por artistas com até 15 anos de produção em arte contemporânea. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site: http://www.artrio.art.br/conexoes/premio-foco/inscricao
A Comissão de seleção é formada por: Bernardo Mosqueira, idealizador e diretor do projeto; Fernanda Brenner, gestora do Pivô (SP); Isabel Portella, diretora da Galeria do lago (RJ); e Sally Mizrachi, gestora do Lugar a Dudas (Cali, Colômbia).

Prêmios:
-São Paulo: residência de seis semanas + exposição individual no Pivô.
-Rio de Janeiro: residência de 6 semanas + exposição individual na Galeria do Lago.
-Cali, Colômbia: residência de 6 semanas exposição Individual no Lugar a Dudas (Cali, Colômbia).
- Coletiva em stand especial, durante a ArtRio 2015.
|
Mais informações:
http://www.artrio.art.br/conexoes/premio-foco/inscricao

|

Mais informações:
www.artrio.art.br/ | premio@artrio.art.br

Centenário de Vilanova Artigas é comemorado com seminário no MAC USP +

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo celebra o centenário do arquiteto Vilanova Artigas com o seminário “As Virtudes de Morar: Artigas e a Metrópole”, a ser realizado em 02/06/15, a partir das 09h. As inscrições são gratuitas e realziadas no dia do evento, conforme ordem de chegada.
O evento propõe apresentar e discutir novas perspectivas de análise de sua obra, fruto de pesquisas e publicações. Entre os destaques da programação estão mesas-redondas e debates com a participação de Hugo Segawa, Miguel Buzzar, Ruth Zein, Luiz Recamán, Ana Lanna, Guilherme Wisnik, João Masao Kamita, Leandro medrano e Mônica Junqueira.
|
Mais informações:
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Parque do Ibirapuera: av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, antigo prédio do Detran, tels. (11) 5573-9932 / 5255. www.mac.usp.br

16ª edição do FILE ocorre em São Paulo +

A 16ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, mais importante evento de linguagens eletrônicas da América Latina, ocorre de 16/06/15 a 16/08/15 no Centro Cultural Fiesp, reunindo 330 trabalhos de arte eletrônica (instalações, jogos, videoarte, animações e imersão estética com óculos 3D) de todo o mundo. O tema deste ano é “The New e-Motion”: o movimento (motion) associado ao eletrônico (e-). Todos os eventos da programação são gratuitos. A organização é de Paula Perissinotto e Ricardo Barreto.
A exposição ocupa dois espaços do Centro Cultural Fiesp (Galeria de Arte do Sesi e Galeria de Arte Digital Sesi, na fachada do prédio do Sesi-SP / Fiesp), além da calçada do outro lado da avenida Paulista, em frente ao edifício, e os acessos às estações Trianon-Masp e Consolação do Metrô.
Durante a primeira semana do evento, são realizados 11 workshops com profissionais das áreas de animação, música, videomapping e hardware. As inscrições para oficinas podem ser feitas pelo link http://file.org.br/highlight/file-sp-2015-workshop.
O FILE de 2015 tem, além da exposição, atividades que traduzem a dimensão e diversidade da confluência entre artes visuais e tecnologia: FILE Anima+2015, FILE LED Show, FILE Games, GIF, WebGL e o FILE Videoarte.
O FILE Anima+ apresenta 107 animações de curta-metragem de artistas inovadores e experimentais que trabalham com diferentes técnicas e abordam assuntos diversos.
O festival também apresenta a mostra “Cutting Edge Animation”, com 23 animações de 13 artistas que fazem parte do coletivo Aboveground Animation, um showcase itinerante de animações, vídeos e performances musicais e de artistas do mundo inteiro.
O FILE Anima+ exibe ainda animações premiadas nos mais importantes festivais de animação do mundo, por meio de parcerias estabelecidas desde 2011 com Japan Media Arts Festival, Be There! Corfu Animation Festival, SICAF, SIGGRAPH e ANIMA ¬ Córdoba International Animation Festival.
O FILE LED Show apresenta trabalhos selecionados especialmente para projeções na Galeria de Arte Digital Sesi, na fachada do edifício-sede Sesi-SP / Fiesp, na avenida Paulista, de 16/06/15 a 19/07/15.
Neste ano, o festival tem uma nova área que reúne obras de GIF e WebGL, usando como ponto de partida fotografias, desenhos, ilustrações e animações interativas.
O FILE Videoarte, com curadoria de Fernanda Almeida, apresenta um recorte da atual produção artística em vídeo com cerca de 60 trabalhos de artistas de mais de 20 países.
Nas estações Trianon-Masp e Consolação do Metrô, o aplicativo “Arart”, dos japoneses Takeshi Mukai, Kei Shiratori e Younghyo Bak, dá vida a objetos e liga a realidade às expressões provenientes de dispositivos móveis, acrescentando novas histórias e valores ao ambiente real.
|
Centro Cultural Fiesp – São Paulo (SP)
Cerqueira César: av. Paulista, 1.313, tel. (11) 3528-2000.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos (com exceção dos workshops, a partir de 16 anos).
Programação completa e inscrições gratuitas para os workshops: www.file.org.br
|
- Exposição na Galeria de Arte do Sesi-SP. De 16/06/15 a 16/08/15. Diariamente, 10h/20h.
- FILE LED Show, na Galeria de Arte Digital Sesi (fachada do edifício Sesi-SP / Fiesp). De 16/06/15 a 19/07/15. Diariamente, com interação do público (20h/22h) e exibição de obras visuais (22h/6h).
- Obra “Futuro do Pretérito” (Raquel Kogan & Lea van Steen), na av. Paulista, próximo à estação Trianon-Masp do Metrô. De 16 a 21/06/15. Diariamente, 10h/20h.
- FILE Metrô, nas estações Trianon-Masp e Consolação. De 15/06/15 a 19/07/15. Diariamente, 10h/20h.
- Exibição do filme “Shirley – Visions of Reality” (Gustav Deutsch), no Teatro do Sesi-SP. Dia 16/06/15, às 20h.
- FILE Workshop, no Espaço Mezanino. De 16 a 20/06/15, 9h/22h. Classificação indicativa: 16 anos.

Pivô realiza abertura de exposição, palestra, oficina e visitas +

O Pivô promove no último sábado de maio, 30/05/15, a partir das 13h, uma série de atividades em torno de sua programação, como abertura de exposição, palestra, oficina e visitas a exposições e aos ateliês de artistas em residência.

No térreo, o viistante pode conferiri a segunda edição do programa “Hello.Again”, que apresenta “O Labirinto de Hermes”, instalação inédita do artista Pontogor. O carioca propõe uma intervenção ao redor da emblemática coluna central do espaço, em que projeta uma estrutura circular metálica cujo diâmetro excede a área do espaço expositivo, preenchendo-o através de um encaixe diagonal. No terceiro andar do espaço, os artistas integrantes do programa “Pivô Pesquisa” - Alessandra Domingues, Antonio Lee, Diego Catani, Leticia Ramos, Lucas Simões, Luiz Roque, Pedro Caetano, Raquel Uendi, Renata Ursaia e Ricardo Alcaide - abrem seus ateliês ao público, onde também ocorre às 14h, uma conversa aberta com o crítico e curador americano Chris Sharp.

Por fim, dentro da programação da exposição “Parágrafo Único” de Fábio Tremonte, Graziela Kunsch ministrada uma oficina. O público pode ainda visitar as exposições “O que não tem Conserto” de Tonico Lemos Auad e “Deserto-Modelo” de Lucas Arruda que chegam ao seu final.
|
Mais informações:
Pivô
Centro: Edifício Copan, av. Ipiranga, 200, loja 54, tel. (11) 3255-8703. www.pivo.org.br

Casa Mário de Andrade abre inscrições para oficinas culturais +

Reaberta para o público em 25/05/15, a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade abre inscrições para dez cursos e workshops de diversas áreas, como xilogravura, aquarela, fotografia, literatura e música. Inscrições pelo site http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/ver.php?idoficina=8. Veja as opções:
|
Curso: Formas de Financiamento para Produção Independente de TV e Cinema no Brasil. Coordenação: Daniela Conde.
23/06/15 a 02/07/15 – terças, quartas e quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados em viabilizar projetos audiovisuais, a partir de 18 anos.
Inscrições: até 15/06/15. Seleção: questionário. 15 vagas.
O curso tem por objetivo expor as principais formas de financiamento utilizadas pelo mercado audiovisual no Brasil; apresentar maneiras de elaboração de projetos e de planos de negócios; e informar sobre os principais recursos práticos de abordagem das fontes financiadoras.
Daniela Conde, formada em Rádio e TV, é produtora executiva e desenvolve projetos de audiovisual há nove anos. Coordenou a área de conteúdo e entretenimento da produtora Ioio Filmes, trabalhando com projetos de longas e curtas-metragens, programas de TV e produtos para novas mídias. Também prestou consultoria para diversas produtoras paulistas. Em 2011, fundou a produtora independente Carmela Conteúdos e Ideias, voltada a cinema e TV.
|
Ateliê Permanente de Criação Textual: Contos e Crônicas. Coordenação: Luiz Bras.
Turma A: 09/06/15 a 08/12/15 – terças -feiras – 15h às 18h.
Turma B: 09/06/15 a 08/12/15 – terças-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: escritores diletantes com obra ainda em formação, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem ficcional.
Inscrições: a partir de 20/05/15. Seleção: primeiros inscritos. 10 vagas por turma.
O ateliê pretende estimular, de maneira livre, porém disciplinada, a produção de contos e crônicas de qualidade. Serão desenvolvidas atividades práticas de redação e leitura crítica, intercaladas com a apresentação e análise de clássicos da literatura.
Luiz Bras (Nelson de Oliveira) é doutor em Letras pela USP. Publicou, entre outros livros, o romance “Sozinho no Deserto Extremo”, a coletânea de contos “Paraíso Líquido” e os romances juvenis “Sonhos, Sombras e Super-heróis” e “Babel Hotel”; em parceria com Tereza Yamashita, os infantis “A Menina Vermelha” e “Dias Incríveis”. Colabora regularmente com os jornais “Folha de S. Paulo” e “Rascunho”. Mantém o blog ObjetoNãoIdentificado (http://luizbras.wordpress.com).
|
Minicurso: História da Perfumaria. Coordenação: Renata Ashcar.
16 a 18/07/15 – quinta e sexta-feira – 18h30 às 21h30 | sábado – 14h às 17h.
Público: interessados em geral a partir de 18 anos.
Inscrições: até 03/07/15. Seleção: questionário. 15 vagas.
O minicurso propõe uma imersão completa no universo da perfumaria, sua história e evolução, abordando também aspectos relacionados à arte da perfumaria, seus ingredientes, sua criação e linguagem olfativa. A última aula será uma visita monitorada ao Espaço Perfume Arte + História, em Perdizes.
Considerada a maior especialista do Brasil na área de perfumes, Renata Ashcar é curadora do Espaço Perfume Arte + História em São Paulo, correspondente internacional da revista francesa “BW Confidential” e professora dos cursos de pós-graduação em perfumaria das faculdades Oswaldo Cruz e Santa Marcelina. Autora de diversos livros e guias sobre perfumes, entre eles “Banho: História e Rituais” e “Brasilessência: a Cultura do Perfume”. Criou e coordena, na Fundação Dorina Nowill, curso de avaliação olfativa para pessoas com deficiência visual.
|

Oficina de Xilogravura em Grandes Formatos: A História de Macunaíma, o Héroi Sem Nenhum Caráter. Coordenação: Marcio Périgo. Convidado: João Carlos Luengo.
09/06/15 a 02/07/15 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: ilustradores, artistas plásticos e estudantes de artes e literatura a partir de 18 anos.
Inscrições: até 01/06/15. Seleção: questionário. 12 vagas.
A oficina produzirá matrizes de xilogravura em grandes formatos (2m por 0,8m), trabalhadas coletivamente pelos participantes. Cada matriz comportará ilustrações de capítulos do romance “Macunaíma”, de Mário de Andrade. No final da atividade, serão impressas cópias das gravuras para figurarem na exposição “Tramas”, no galpão da unidade.
Marcio Périgo, graduado em Artes Plásticas pela Faap, é mestre e doutor em Artes Visuais pela Unicamp. Com obra gráfica de grande requinte técnico, expõe desde 1974 e está representado nas principais coleções particulares e museus do país. É professor de gravura, orientador no curso de pós-graduação e um dos responsáveis pelo Centro de Pesquisa de Gravura do Instituto de Artes da Unicamp.
João Carlos Luengo é licenciado em Artes Plásticas pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp. Foi assistente do Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall.
|
Oficina de Aquarela em Grandes Formatos: Meditação Sobre o Tietê. Coordenação: Guillermo Von Plocki.
09/06/15 a 02/07/15 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: até 01/06/15.
Seleção: questionário e envio de desenho ou ilustração para análise (em PDF de até 5MB, contendo de duas a cinco imagens, com no máximo 1000px na aresta longa na imagem, ou link para portfólio digital). 15 vagas.
A oficina abordará técnicas combinadas (sobreposições úmidas e semiúmidas) de pintura em aquarela sobre papel em grande formato, tendo como inspiração temática o poema “Meditação sobre o Tietê”, de Mário de Andrade. No final da atividade, o conjunto do material produzido será incorporado à exposição “Tramas”, no galpão da unidade.
Guillermo Von Plocki é graduado em Ilustração e Design Gráfico na Alemanha. Em 2007, realizou a exposição individual “Rastros”, no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires. Participou de várias exposições coletivas.
|
Workshop: Processos Artesanais de Fotografia. Coordenação: Luisa Malzoni.
09 a 13/06/15 – terça a sexta-feira – 18h30 às 21h30 | sábado – 14h às 17h.
Público: interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: até 01/06/15. Seleção: questionário. 15 vagas.
O workshop proporciona a experimentação de técnicas como o Cianótipo e o Marrom Van Dyke, processos artesanais do século 19 que permitem criar imagens em diferentes superfícies. Os participantes poderão testar suas fotos e fotogramas em suportes como tecidos e papéis de diferentes tipos; tendo como inspiração a leitura de trechos de “Amar, Verbo Intransitivo”, de Mário de Andrade, serão criadas imagens para a exposição coletiva “Tramas”.
Formada em Fotografia pelo Senac, Luisa Malzoni desenvolve há dez anos trabalho autoral utilizando processos artesanais. Integrou o coletivo Oficina da Luz e realizou sua primeira exposição individual em 2013, no Atelier Bricoleur. Além de fotógrafa e professora, trabalhou nove anos na Cinemateca Brasileira, pesquisando e restaurando filmes realizados com as primeiras técnicas coloridas da história do cinema. Atualmente trabalha, em algumas temporadas do ano, na restauração de filmes na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.
|
Oficina de Criação em Fotografia para Culinária. Coordenação: Angela di Sessa.
14 a 30/07/15 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados a partir de 18 anos, com noções intermediárias de manuseio de câmera digital e que possuam o equipamento.
Inscrições: até 02/07/15. Seleção: questionário. 15 vagas.
Voltada àqueles que pretendem se aperfeiçoar no domínio da câmera, a oficina explorará o universo da produção fotográfica de alimentos, abordando técnicas de iluminação, tempos de exposição, efeitos e cenografia, utilizados nas imagens de revistas, livros e sites de culinária e gastronomia. A atividade tem um aspecto lúdico envolvido, já que os “modelos” poderão ser comidos ao final de cada encontro.
A fotógrafa Angela di Sessa é mestre em Artes Visuais pela Unicamp. Professora universitária de fotografia e comunicação visual, lecionou no Senac, Mackenzie, PUC e Unip. Fotografou para clientes como Fiat, Galeria Raquel Arnaud e Cosac Naify. Realizou exposições individuais no Brasil e na Itália.
|
Oficina: Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil. Coordenação: Marcelo Maluf.
08 a 31/07/15 – quartas e sextas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: até 01/07/15. Seleção: análise de um texto de ficção de autoria do candidato, com cerca de 2000 caracteres. 15 vagas.
A oficina pretende estimular a produção de textos voltados aos jovens leitores. Exercícios de criação de enredo, personagens, estilo e linguagem serão embasados pelo estudo de obras de grandes autores, de contos populares e dos gêneros da literatura infantojuvenil (aventura, fantasia, policial, mistério, realismo etc.).
Escritor e professor de criação literária, Marcelo Maluf é graduado em Arte-Educação e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp. Para o público infantojuvenil, organizou a antologia de contos “Era Uma Vez para Sempre” e escreveu “Jorge do Pântano que Fica Logo Ali”, “As Mil e uma Histórias de Manuela” e “Meu Pai Sabe Voar” (este, em parceria com Daniela Pinotti). Para adultos, publicou o volume de contos “Esquece Tudo Agora”. Em 2013, foi contemplado com a Bolsa de Criação Literária do ProAC para o seu romance “A Imensidão Íntima dos Carneiros”.
|
Workshop de Criação Musical em Baixa Tecnologia. Coordenação: Marcelo Ozorio.
20 e 27/06/15 – sábados – 14h às 17h.
Público alvo: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: até 13/06/15. Seleção: questionário. 12 vagas.
O workshop tem como proposta a criação de uma trilha sonora experimental para a exposição “Tramas”, utilizando baixa tecnologia como gravadores portáteis, fita cassete, instrumentos musicais rústicos, populares e/ou artesanais e sons que se manifestam na cidade.
Marcelo Ozorio é violonista e produtor musical. Criou o coletivo Laboratório – Grupo de Experiências Multimídia e integrou a banda Jumbo Elektro, tendo produzido os álbuns dessas duas formações. Seu conjunto atual é o Ozorio Trio, cujo repertório reúne influências da música caipira brasileira, do bluegrass, das raízes sulistas do blues americano e de melancólicas trilhas cinematográficas.
|
Palestra interativa: Macunaíma – Uma Experiência Teatral. Coordenação: Mirtes Mesquita.
17/06/15 – quarta-feira – 18h30 às 21h30.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: até 16/06/15. Seleção: primeiros inscritos. 30 vagas.
A palestra situa “Macunaíma”, de Mário de Andrade, no contexto histórico e literário brasileiro, e aborda a célebre adaptação teatral realizada por Antunes Filho. Mirtes Mesquita comenta trechos e personagens da obra e representa cenas, acompanhada pelo som da viola caipira de Fábio Miranda.
Atriz, contadora de histórias, produtora e diretora teatral, Mirtes Mesquita atuou em “Macunaíma” (1978), espetáculo de Antunes Filho com o Grupo de Arte Pau-Brasil. A montagem, que circulou pelo Brasil e Europa com grande sucesso, foi tema de mestrado de Mirtes na Escola de Comunicações e Artes da USP.
|
|
Oficina Cultural Casa Mário de Andrade
Barra Funda: r. Lopes Chaves, 546, tels. (11) 3666-5803 / 3826-4085.
Seg. a sex., 13h/22h; sáb., 9h/13h.
casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br

Paulo Climachauska lança livro-objeto na Galeria Leme +

O artista paulistano Paulo Climachauska lança em 30/05/15, ás 13h, uma livro-objeto concebido no formato de uma gaveta na cor laranja e medindo 50 x 40 x 9 cm. O objeto, que tem apenas 18 edições, conta com uma pintura de tinta acrílica sobre cartão, assinada no verso; O "Livro de Areia", com esboços e anotações que mostram o processo de desenvolvimento de ideias de Paulo Climachauska; o "Livro dos Espelhos", que cria um jogo ótico de multiplicação infinita de um grupo de números no seu interior; um estojo contendo cinco gravuras e um texto, todos impressos em serigrafia sobre acetato e duas pequenas esculturas de latão com pintura eletrostática. Na ocasião, o artista faz visita-guiada à sua exposição "Ronda Noturna", que fica em cartaz até 13/06/15.
|
Mais informações:
Galeria Leme
Butantã: av. Valdemar Ferreira, 130, tel. (11) 3814-8184. www.galerialeme.com

Portugal é homenageado pela Virada Cultural de São Paulo +

Portugal é o primeiro país homenageado pela Virada Cultural de São Paulo, que ocorre nos dias 20 e 21/06/15. A iniciativa inédita, intitulada “Experimenta Portugal” e que conta com atrações 24 horas nos dois dias, é fruto de uma parceria entre o Consulado Geral de Portugal em São Paulo e a Prefeitura da cidade. A ação visa celebrar o “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, proporcionando aos visitantes do Parque do Ibirapuera e do Pavilhão de Cultura Brasileira a chance de experimentar a diversidade da cultura lusa, com atrações que envolvem gastronomia, vinho, cinema, literatura e música, passando pela sustentabilidade, pelo turismo e pelas novas tecnologias.

Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia traz programação gratuita ao MIS +

O Estúdio Madalena realiza entre 28 e 30/05/15, a partir das 14h30, o IV Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia que visa estreitar os distintos campos de atuação e refletir sobre a fotografia em debates informativo e reflexivo, como parte do 4º Maio Fotografia no Museu da Imagem e do Som. Sob o título “Editar, Montar, Compor: a Coexistência das Imagens”, a programação gratuita conta com sessões de discussão, entrevistas, relatos autorais, workshops e apresentação de artigos inscritos, por meio de convocatória, dos fotógrafos Érico Elias, Florencia Alvarado, Letícia Lampert e Sofia Borges. Participam em paletsras e workshops Claudi Carreras , Marcelo Tinoco, Eustáquio Neves, Luiz Duva, Chris Mello, Guilherme Maranhão, Dirceu Maués, Letícia Ramos, Fernado Lemos, Iatã Cannabrava e outros. A curadoria é de Rubens Fernandes Júnior e Ronaldo Entler, ambos do blog Icônica. Para cada evento é necessário retirar a senha com uma hora de antecedência. Confira o programa:
|
28/05/15, das 14h30 às 16h - Apresentação dos artigos selecionados através da Convocatória

Das 16h30 às 18h - Experiências com montagem e processamento de imagens em movimento, com Luiz Duva e Chris Mello.

Das 18h30 às 20h - Surrealismo, memórias e novos sonhos, com Fernando Lemos.
Mediação de Rubens Fernandes Jr.

29/05/15 – das 14h30 às 16h - Apresentação dos artigos selecionados através da Convocatória.
Das 16h30 às 18h - Bricolagens e traquitanas, com Guilherme Maranhão, Leticia Ramos e Dirceu Maués.

30/05/15 – das 14h30 às 16h - Narrativas visuais, com Marcelo Tinoco e Eustáquio Neves.

Das 16h30 às 18h - Fotolivros: Jovens Autores, com Felipe Russo, Gilvan Barreto e Isadora Brant. Mediação de Iatã Cannabrava.
|
Mais informações:
Museu da Imagem e do Som
Jardim Europa: av.Europa, 158, tel. (11) 2117-4777. São Paulo - SP.
www.estudiomadalena.com.br/encontro

MIS celebra 45 anos com programação gratuita +

O Museu da Imagem e do Som comemora seus 45 anos e entre 29 e 31/05/15 programa uma seleção de atividades, entre palestras, bate-papos, feiras, dança, projeção de filmes, apresentações musicais entre outras. Destaque na sexta-feira, às 21h, com o programa Notas Contemporâneas, que convida Ney Matogrosso para um bate-papo aberto conduzido pelo jornalista Cadão Volpato. No sábado a área externa é ocupada por edições da Feria Plana, Sacola Alternativa, Jardim Secreto e Feira de Discos. DJs e bandas independentes se apresentam ao longo do dia; a dança também conta com apresentações e aula de tango pelo projeto dos coreógrafos Luciana Mayumi e Marco Kina. No domingo acontece programação voltada para o público infanto-juvenil, além de sessão do Cinematographo Especial “O Mágico de Oz”, com sonorização ao vivo de “The Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd, às 14h. No Auditório LABMIS será ocupado por duas mostras de cinema: Videobrasil Geração 80, do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil e Seleção especial Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. Para finalizar, a Bachiana Filarmônica SESI SP faz uma apresentação especial. Os visitantes podem ainda ver gratuitamente as exposições em cartaz do especial Maio Fotografia 2015. Confira os detalhes:
|
Todos os dias, das 12h às 20h - Maio Fotografia no MIS 2015

29/05/15, às 21h - Notas Contemporâneas, com Ney Matogrosso
As 100 senhas serão distribuídas a partir das 20h na recepção.

Das 20h às 21h - Degustação de Cafés Nespresso

-
30/05/15
Visita Guiada ao Acervo Mis
Horário 13h, 15h e 17h – Visita Guiada ao Acervo MIS.
20 pessoas por sessão; Duração 60 min.

Das 11h às 19h - Feirinha Mix
Jardim Secreto, moda por Claudia Kievel e Gladys Tchoport.
Sacola Alternativa - feira de selos e produtores independentes.
Feira de Discos - organizada por Márcio Custodio da Locomotiva Discos.
Feira Plana - editores independentes, artistas, zineiros, quadrinistas e guerrilheiros de todo o Brasil.
Feira Gastronômica - opções gastronômicas podem ser degustadas pelo público.

Às 17h – Dança no MIS, com curadoria de Natália Mallo. O projeto traz os coreógrafos Luciana Mayumi e Marco Kina para uma aula aberta de tango, seguida de um convite ao público para participar de um grande baile.

Das 12h às 20h – Shows e DJs
12 às 15h - DJ Bruno Café
Às 15h – Banda Continental Combo
19h – Banda - Sobre amor e outras coisas

-
31/05/15
Das 11h às 19h - Intervenções Circenses
Das 11h às 19h - Feira Gastronômica
13h, 15h e 17h - Visita Guiada ao Acervo MIS

Às 12h, 13h, 14h, 15h30, 16h30 e 17h30 - BUZUM! (teatro ambulante de bonecos).

Às 14h - Cinematographo Especial O Mágico De Oz
A banda Pink Floyd Cover apresenta a consagrada sessão do filme O mágico de Oz (dir. Victor Fleming, ficção, 1939, 101 min) sincronizada com o disco antológico The Dark Side of the Moon.

Das 14h às 17h - Oficina – Cultura do Remix com Obras do Acervo Mis
Senhas disponíveis na recepção do museu a partir das 13h. 12 vagas

Às 16h45 - Exibição do Filme O Bandido da Luz Vermelha (Dir. Rogério Sganzerla, Brasil, 1968, 92 min, 35mm, pb).
Ingressos distribuídos com 1h de antecedência

Às 19h - Bachiana Filarmônica Sesi SP

Mostra Videobrasil no MIS
13h - Do outro lado da sua casa, 1985 | 19’ - Olhar Eletrônico, de Marcelo Machado, Fernando Meirelles, Paulo Morelli, Renato Barbieri;
O mundo no ar, 1987 | 21’39” - Olhar Eletrônico, de Fernando Meirelles, Marcelo Tas;

14h - Heróis da decadên(s)ia, 1987 | 35’19’’- TVDO, Tadeu Jungle, Walter Silveira;
Duelo dos deuses, 1988 | 21’19’’- Conecta Vídeo, Pedro Vieira;

15h - Reencontro, 1984 | 7’- Rafael França;
Mentiras e humilhações, 1988 | 3’54’’ - Eder Santos;
Kátia Flávia, a Godiva do Irajá, 1987 | 4’- Sandra Kogut, Roberto Berliner;
Temporada de caça, 1988 | 25’- Rita Moreira;

16h - Pivete, 1987 | 05’40’’ - Julia Meirelles e Lucila Meirelles;
Amigo urso, 1985 | 11’40’’ - TV Viva, Cláudio Barroso, Claudio Ferrario, Eduardo Homem;
A paixão segundo Bruce, 1989 | 16’50’’ - Luiz Duva;
E o Zé Reinaldo, continua nadando?, 1989 | 14’03’’ - Adriano Goldman, Hugo Prata;

Mostra Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
12h – Infantil - Curadoria Christian Saghaard
A mula teimosa e o controle remoto; O fim do recreio; O nordestino e o toque da lamparina; O ovo do sol (The Sunshine Egg); 5 metros e 80 centímetros (5 METTRES 80); Meu foguete.

17h – Adulto - Curadoria Zita Carvalhosa
Meu Amigo Nietzche; Saba; A Onda Traz, O vento leva; Linear.
|
Mais informações:
Museu da Imagem e do Som
Jardim Europa: av.Europa, 158, tel. (11) 2117-4777.
www.mis-sp.org.br

CCBB realiza encontro sobre programa de atendimento à deficientes +

O Centro Cultural Banco do Brasil realiza em 30/05/15, das 10h às 12h, o encontro “Práticas e Reflexões com Educadores”, que aborda as ações promovidas no atendimento a visitantes com deficiência na instituição. A atividade gratuita conta com a participação da educadora com deficiência visual Camila Alves, do CCBB – RJ. No encontro Camila fala das suas experiências e pesquisa como educadora, e destaca seu trabalho na mostra “Picasso e a Modernidade Espanhola”, em cartaz até 08/06/15. A mostra trouxe a oportunidade de se desenvolver diversas ações educativas acessíveis, como recursos sonoros e táteis que ambientam o público e trazem conceitos explorados na exposição.
|
Mais informações:
CCBB - SP
Centro: r. Álvares Penteado, 112, tel. (11) 3113-3651. São Paulo – SP.
www.bb.com.br/cultura

FotoRio chega a oitava edição e celebra os 450 anos da cidade +

O FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro chega a sua 8ª edição e conta com uma programação entre os meses de junho e julho em diferentes pontos da cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento ocorrem exposições, projeções e intervenções urbanas, cursos, seminários, oficinas, mesas-redondas e palestras que abordam temas relevantes ao panorama da fotografia no país, sob o motivo central a cidade do Rio de Janeiro que celebra seus 450 anos. O evento reforça o objetivo de valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos grandes acervos e coleções, e à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira. Confira a programação:
|
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
De 06/06/15, das 14h às 18h, a 18/07/15 - A retrospectiva “O Rio de Luz” homenageia o fotojornalista Bina Fonyat (1945 - 1985), conhecido como um dos mais sensíveis cronistas da cidade entre as décadas de 1970 e 1980.

De 06/06/15, das 14h às 18h, a 18/07/15 - Walter Carvalho apresenta na mostra “Janus” série inspirada no personagem Janus, deus romano que tinha duas cabeças representado pelos opostos.

De 06/06/15, das 14h às 18h, a 18/07/15 - A exposição coletiva “Ser Carioca – Formas de Sociabilidade do Rio de Janeiro” reúne conjunto de fotos sobre a vida cotidiana da cidade. Curadoria de Milton Guran, Pedro Vasquez e Julieta Roitman.


Curso/ Seminário
15/06/15, das 14h às 20h – “Caminhos da Fotografia: ontem, hoje, amanhã”

14h - Difusão da fotografia no século XIX, com Lygia Segala e Joaquim Marçal.
16h - Fotografia moderna: dois precursores, com Douglas Fasolato e Maria Teresa Bandeira de Mello.
18h - Fotografia e museu na atualidade, com Luiz Gulherme Vergara e Joana Mazza.

-
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
De 06/06/15, das 14h às 18h, a 26/07/15 – Exposição “Entrelinha” de Ana Hupe toma as lajes do Rio de Janeiro como início de uma expedição, a fim de desvendar a influência dos negros africanos na cultura brasileira.

MAR - Museu de Arte do Rio
IX Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro - Escola do Olhar
Entre os dias 16, 17 e 18/06/15, das 10h às 17h – “A fotografia como meio de inclusão social em comunidades populares”, com Ana Maria Mauad e participação da fotógrafa -
espanhola Cristina de Middel, especializada em realidade fantástica.
-
Museu Nacional de Belas Artes
24, 25 e 26/06/15, de 10h às 17h - Leitura de Portfólio – análise de portfólio realizada por curadores, galeristas e outros profissionais de renome no mercado.
Inscrições prévias pagas.

-
Centro Cultural Justiça Federal
De 11/06/15, às 19h, a 02/08/15 - A exposição “O Mar de Malta” reúne imagens de um dos mais importantes fotógrafos do Brasil, Augusto César Malta de Campos (1864 -1957).

De 11/06/15 a 02/08/15 - A mostra “Valongo: Cartas ao Mar”, composta por fotografias e vídeo de Eustáquio Neves a partir de pesquisa sobre a área do Cais do Valongo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

De 11/06/15 a 02/08/15 - Bruno Veiga apresenta a exposição “Paisagem Blindada”, composta por imagens feitas em junho de 2013 de protestos e repressão nas ruas.

De 11/06/15 a 02/08/15 – O trabalho fotográfico de Carolina Matos “#realvirtual #calçadão” é uma pesquisa sobre o tempo e o espaço da imagem digital e com imagens do cotidiano do calçadão carioca, presentes também no Google Street View

De 11/06/15 a 02/08/15 – O fotógrafo carioca Rafael Duarte viajou pelo Rio em busca de ângulos inusitados para celebrar a chegada dos 450 anos da cidade. O resultado está na série “Simplesmente Rio” que revela um encontro poético com o silêncio.

De 11/06/15 a 02/08/15 - Rogério Reis exibe na mostra “Perto dos Navios” dez imagens da vida na região portuária, que hoje passa por uma planejada transformação em sua paisagem.

De 11/06/15 a 02/08/15 - O fotógrafo alemão, radicado no Rio de Janeiro, Heiner Pflug apresenta a mostra “Os Olhos do Rio – Retratos de Cem Fotógrafos Cariocas” uma série de 140 retratos de fotógrafos consagrados e emergentes.

De 11/06/15 a 02/08/15 - Exposição coletiva “Ser Carioca – Formas de Sociabilidade do Rio de Janeiro” reúne um conjunto de fotografias sobre a vida cotidiana da cidade.

14/07/15, ás 18h30 - Palestra “Augusto Malta: o cronista visual da paisagem carioca”, com Ricardo de Hollanda.
Após a palestra, será feito o lançamento do catálogo da exposição, com distribuição gratuita para os participantes. 56 vagas e distribuição de senha uma hora antes.

-
Centro Cultural Banco do Brasil
De 30/06/15, às 19h30, a 21/09/15 - A mostra “As Primeiras Cores do Rio Autocromos da coleção Archives de la Planète” reúne 20 imagens da cidade feitas pelo processo de autocromos em 1909, que integram os Archives de la Planète do acervo do Musée Albert Khan de Paris.

-
Biblioteca Pública do Estado
De 09/06/15, às 12h, a 15/08/15 - A exposição coletiva “Ser Carioca – Formas de Sociabilidade do Rio de Janeiro” reúne um conjunto de fotografias que mapeiam a vida cotidiana da cidade.

-
Solar Grandjean de Montigny - Museu Universitário PUC-Rio
de 21/06/15, das 16h às 20h, a 21/08/15 - A exposição coletiva “Ser Carioca – Formas de Sociabilidade do Rio de Janeiro” reúne um conjunto de fotografias que mapeiam a vida cotidiana da cidade.
|
Mais informações:
FotoRio
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68, tel.: (21) 2232-4213.

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Santa Teresa R. Murtinho Nobre, 169, tel.: (21)2215-0621.

MAR - Museu de Arte do Rio – Escola do Olhar
Centro: pça. Mauá, 5, tel.: (21) 3031-2741.

Museu Nacional de Belas Artes
Centro: av. Rio Branco, 199, tel.: 2219-8474.

Centro Cultural Justiça Federal
Centro: av. Rio Branco, 24, tel.: 3261-2550.

Centro Cultural Banco do Brasil
Centro: r. Primeiro de Março, 66, tel.: (21) 3808-2020.

Biblioteca Parque Estadual
Centro: av. Presidente Vargas, 1.261, tel.: (21) 2332-7225.
Solar Grandjean de Montigny - Museu Universitário PUC-Rio
Gávea: r. Marquês de São Vicente, 225.
|
www.fotorio.fot.br

MAC promove atividade educativa para crianças +

O Museu de Arte Contemporânea promove em 30/06/15, das 10h30 às 12h30, mais uma edição do projeto “Interar-te”, atividade educativa voltada para crianças a partir de seis anos. Os participantes serão convidados a refletir sobre objetos do cotidiano presente na mostra “Olhares Cruzados nos Museus da USP – Identidades Diversas”. O evento é encerrado com uma oficina. Os interessados podem fazer inscrições na recepção do museu com meia hora de antecedência.
|
MAC
Parque do Ibirapuera: av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, antigo prédio do Detran, tels. (11) 5573-9932 / 5255.
www.mac.usp.br

Biblioteca Mario de Andrade lança edital para projetos culturais +

Em 2015, a Biblioteca Mario de Andrade completa 90 anos com o prestígio de estar entre as 15 maiores bibliotecas do mundo e a segunda maior do Brasil. Também neste ano, comera-se os 70 anos da morte de seu patrono, Mario de Andrade, primeiro diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, que em janeiro de 2016 terá toda sua obra em domínio público.
Como parte das comemorações, o espaço criou um edital visando fomentar o desenvolvimento da cultura jovem paulista, que tenham por objetivo valorizar a relação entre a arte mineira e Mário de Andrade.

O edital, que tem inscrições abertas até 26/06/15, é voltado para proponentes brasileiros residentes no Estado de São Paulo, com até 28 anos de idade.

Serão selecionados dez projetos, um em cada das dez modalidades: Literatura – livro de poesias; Literatura – livro prosa; Teatro; Audiovisual; Fotografia (Álbum); Dança; Gravura; Desenho; Pintura; e Escultura.

O prêmio aos selecionados pela criação dos projetos será um contrato no valor total de R$ 2.000,00 (dois mil reais) cada. Além de passagem aérea São Paulo – Belo Horizonte – São Paulo, translado Belo Horizonte – Ouro Preto, e 10 dias de hospedagem com refeição completa na cidade de Ouro Preto.
|
O edital completo está disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/Edital%20Concurso%20Projetos%20Culturais%20Ouro%20Preto_1432309836.pdf

Encontro Paulista de Museus ocorre de 24 a 26/6 em São Paulo (SP) +

O 7º Encontro Paulista de Museus, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, de tema “Museu: Fórum das Comunidades”, definiu a programação e começa a receber as inscrições em 22/05/15.
O evento, voltado à troca de experiências e debates, reúne anualmente cerca de mil profissionais, pesquisadores e gestores públicos para discutir os novos rumos, conceitos e novidades da área museológica. Esta edição ocorre de 24 a 26/06/15, em cinco locais, promovendo o contato com várias instituições culturais de São Paulo.
A abertura oficial ocorre em 24/06/15, às 10h, no auditório do Palácio dos Bandeirantes (São Paulo / SP), sede do governo paulista. A primeira conferência tem a presença de Jean Franczyk, diretora-adjunta do Science Museum, de Londres. O período da tarde é dedicado aos lançamentos de publicações, além dos painéis "As Memórias das Cidades: Museus, Territórios e Públicos" e "Territórios e Públicos: o Desafio dos Museus".
Em 25/06/15, a partir das 9h, as atividades são desenvolvidas em quatro espaços, três deles situados no Parque do Ibirapuera (Museu Afro Brasil, Museu de Arte Moderna - MAM e Auditório da Fundação Bienal), além do Museu da Imigração, no Brás. O público deve optar pela programação no ato da inscrição, por meio do site www.encontropaulistademuseus.org.br/2015/inscricao.php. Os temas são "Processos Colaborativos em Museus", "Educação em Museus e Acessibilidade Cultural", "Territórios e Públicos", "Cidade, Gestão e Sustentabilidade em Museus” / “Museus e Movimentos Sociais".
Em 26/06/15, a partir das 9h, no Auditório da Fundação Bienal, ocorre a apresentação da proposta de Cadastro Estadual de Museus, ferramenta que norteará as ações de apoio organizadas pelo Sisem-SP aos museus paulistas nos próximos anos. No mesmo dia tem a participação de representantes de outros sistemas estaduais de museus, abrindo espaço para a discussão de documentos de estruturação do setor museal brasileiro. O evento termina às 14h.
|
Mais informações e programação completa:
www.encontropaulistademuseus.org.br/2015/programa.php

Livro de Claudia Jaguaribe é eleito um dos melhores na Kassel Best Books +

O livro EntreVistas da fotógrafa Claudia Jaguaribe foi eleito como uma das melhores publicações do ano pela alemã Kassel Best Books 2015. O evento conta com participação de especialistas convidados que fazem uma seleção sobre que consideram melhor, bonita e interessante publicação lançada no ano anterior. Escolhido por Pierre Bessard, da Edição Bessard de Paris, “EntreVistas” dá sequência ao projeto iniciado por Claudia sobre a cidade de São Paulo, publicado também pela editora Madalena, que registra a cidade por dentro da casa de cerca de 70 moradores em imagens panorâmicas de espaços interiores, mostrando seus moradores e janelas para o mundo exterior no cair do dia. O livro eleito tem formato leporello, espécie de sanfona que permite diversos enquadramentos das imagens, e reúne fotografias em completude de quatro páginas desdobradas, em uma ampliação de 21,5cm x 76cm cada.
Todos os livros indicados serão apresentados em uma publicação especial e no site da Kassel, além de participarem da 7ª Fotobookfestival Kassel (entre 04 a 07 /06/15), em uma exposição que seguirá para outros festivais internacionais. O melhor livro entre os indicados será eleito pelos visitantes da feira.

ArtRio 2015 apresenta novos curadores e o projeto Prisma +

A ArtRio 2015 apresenta projetos curatoriais inéditos concebidos exclusivamente para a quinta edição. A novidade é o programa curatorial “Prisma”, composto por dois espaços distintos que irá reunir obras de diferentes artistas selecionados pelos, também estreantes, curadores Carolyn H. Drake e Bernardo José de Souza. A partir de um tema central, inspirado em narrativas sobre modos de transições, instabilidades e contrastes que oscilam entre si, os artistas nesta mostra trabalham com iconografias de diferentes contextos políticos e culturais, entre obras monumentais ou de grande escala, inéditas e/ou site-specifics. Os selecionados do PRISMA devem ser apresentados a partir de junho. A ArtRio ocorre entre 09 e 13/09/15, no Píer Mauá, e também confirma os projetos Intervenções Bradesco ArtRio e Conversas ArtRio.
|
Mais informações:
Píer Mauá: av. Rodrigues Alves, 10 – Rio de Janeiro –RJ.
www.artrio.art.br

Paço das Artes (SP) recebe seminário internacional sobre arte e pesquisa +

O Paço das Artes, na Cidade Universitária, em São Paulo (SP), recebe de 08 a 10/06/15 o “Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares: Arte e Pesquisa”, evento com foco na relação entre arte e pesquisa. O objetivo é investigar como as mídias digitais podem expandir os cruzamentos entre o “fazer” e o “saber” artísticos e, como, podem induzir possíveis rupturas de paradigmas no âmbito da arte contemporânea.
|
Inscrição de posters
Prazo para submissão: de 18 a 28/05/15. A inscrição deve ser feita mediante envio de resumo expandido. Somente é permitido o cadastro de um resumo expandido por autor. O autor deverá pertencer a algum Programa de Pós-graduação do país. O resumo expandido deve ser enviado em formato PDF.
Mais informações: www2.eca.usp.br/sit/index.php/inscricao-de-posters
|
Inscrição gratuita como ouvinte: seminario.transdisciplinares@gmail.com
|
|
Programação
|
Segunda-feira • 08/06/15
- 9h. Abertura. Gilbertto Prado – ECA / USP. Monica Tavares – ECA / USP. Priscila Arantes - UAM E / Paço das Artes.
- 9h15 – 10h15. Conferência. Pedro Erber - Cornell University. Monica Tavares - ECA/USP (mediação).
- 10h30 – 12h30. Mesa 1: Arte, Design e Interatividade. Rachel Zuanon – UAM. Priscila Farias – FAU / USP. Luisa Paraguai - PUC-Campinas. Daniela Kutschat – FAU / USP. Nara Cristina Santos - UFSM (coordenação).
- 14h – 15h. Conferência. Arlindo Machado – ECA / USP. Tania Fraga - UNB (mediação).
- 15h – 15h30. Lançamento de livros. “Arte em Deslocamento: Trânsitos Geopoéticos” (org. Priscila Arantes) - Paço das Artes, 2015. “Arte_Corpo_Tecnologia (org. Monica Tavares, Juliana Henno, Helena Damélio, Alessandra Bochio e Aline Antunes) – ECA / USP, 2014. “Performatividade | Memória” (org. Ananda Carvalho, Christine Mello e Josy Panão). Paço das Artes, 2015.
- 16h – 19h. Sessão de Posters.
|
Terça-feira • 09/06/15
- 9h – 10h. Conferência. Jorge La Ferla - Universidad de Buenos Aires. Patricia Moran – ECA / USP (mediação).
- 10h30 – 12h30. Mesa 2: Pesquisas de Artistas. Maria Luisa Fragoso – UFRJ. Rejane Cantoni e Léo Crescenti – ECA / USP. Gilbertto Prado – ECA / USP. Christine Mello - PUC-SP (coordenação).
- 14h – 15h. Conferência. Regina Silveira (artista). Inês Raphaelian - FASM (mediação).
- 15h30 – 17h30. Mesa 3: Arte, Preservação e Banco de dados. Marcos Cuzziol - Itaú Cultural. Giselle Beiguelman – FAU / USP. Ana Magalhães – MAC / USP. Cristina Freire – MAC / USP. Priscila Arantes - UAM e Paço das Artes (coordenação).
- 18h – 18h30. Performance audiovisual – NuSom Ensemble - Núcleo de Pesquisa em Sonologia - ECA/USP. Fernando Iazzetta (diretor). Programa: Miroir I (Alessandra Bochio, Felipe Castellani, Rogério Costa). Movimento (Fernando Iazzetta, Lilian Campesato).
|
Quarta-feira • 10/06/15
- 9h – 11h. Mesa 4: Pesquisas de Artistas. Alckmar Luis dos Santos – UFSC. Wilton Azevedo – Mackenzie. Mario Ramiro – ECA / USP. Raquel Kogan (artista). Sonia Guggisberg (artista). Edilamar Galvão - FAAP (coordenação).
- 11h30 – 12h30. Conferência. Lucia Santaella - PUC-SP. Cleomar Rocha - UFG (mediação).
- 14h – 16h. Mesa 5: Pesquisas de Artistas. Bia Medeiros – UNB. Guto Nobrega – UFRJ. Lucas Bambozzi – FAAP. Silvia Laurentiz – ECA / USP. Valzeli Sampaio – UFPA (coordenação).
- 16h30 – 17h30. Conferência. Simone Osthoff - Penn State University. Lucia Leão PUC-SP (mediação).
|
|
Mais informações: www2.eca.usp.br/sit

Edital seleciona grafiteiros para projeto social em São Paulo +

A segunda edição do Edital Revivarte de Arte Mural seleciona quatro artistas para criarem grafites de grandes dimensões nas empenas dos conjuntos habitacionais Parque do Gato, no Bom Retiro, e o Cingapura da Água Branca.
Os interessados podem se inscrever até 15/07/15 no link https://projetorevivarte.wordpress.com/edital/. A seleção se dará por meio de duas etapas, sendo a primeira uma avaliação pela comissão do Projeto Revivarte, que selecionará até 15 projetos; e a última ficará por conta dos moradores da Água Branca, que escolherão os quatro projetos contemplados. Os resultados serão divulgados em agosto.
Além das pinturas nas empenas, que acontecerão em setembro de 2015, serão realizadas oficinas de arte com os moradores, cine-debate e intervenções artísticas. Desde 2013, já foram pintados 26 prédios e este ano serão realizados mais 8.
|
Mais informações: https://projetorevivarte.wordpress.com/edital/

Casa ArteFoto movimenta Brasília com arte +

A 2ª edição do Casa ArteFoto – Circuito de Prática e Ideias reúne de 28 a 31/05/15 no Cine Brasília a mais recente produção de artistas da cidade, palestras, leituras de portfólios, Foto Escambo (feira de trocas de fotografias), turismo de experiência, food trucks e DJs. A inauguração do evento é em 28/05/15, das 19h às 22h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. Com curadoria de Dani Estrella, Kazuo Okubo e Patrícia Lira, é uma realização da galeria A Casa da Luz Vermelha e do Mercado ArteFoto.
O objetivo é ampliar a oferta de informações sobre as artes visuais e contribuir para a imagem positiva de Brasília como um lugar de criação e ousadia. Há espaços de convivência para que as pessoas troquem ideias e conheçam os artistas participantes do evento. Os preços das obras vão de R$ 120 a R$ 3 mil.
Os artistas participantes são: André Santangelo, Arthur Monteiro, Cecília Bona, Daniel Mira, Derik Sorato, Escada, Ildeu Borges, Hermano Luz, Isabela Carneiro, Joana França, João Paulo Barbosa, Kazuo Okubo, Luciano Crispiniano, Luda Lima, Moisés Crivelaro, Patrick Grosner, Paulo Lacerda, Regina Pessoa, Renato Perotto, Renato Rios, Rinaldo Morelli, Toninho Euzébio, Victor Schietti e Vitor Sá.
As palestras oferecem ao público a oportunidade de conhecer mais sobre arte, o mercado e técnicas de conservação. Elas ocorrem de sexta a domingo, das 15h às 16h30. Na sexta, profissionais da Canson Infinity, uma das mais prestigiadas marcas de papel fine art e museológico do planeta, realizam uma palestra sobre conservação e cuidados no manuseio de gravuras, desenhos, aquarelas e fotografias em papel. No sábado, Eder Chiodetto, um dos mais importantes curadores de fotografia de arte do país, ministra a palestra “A Nova Fotografia Brasileira”, com mediação do fotógrafo Kazuo Okubo. No domingo, a pesquisadora, curadora independente e crítica de arte Renata Azambuja, autora do livro "Artes Visuais Entre Poéticas e Políticas", traça um panorama sobre a cena recente das artes visuais em Brasília.
Na sexta, das 16h às 19h, e no sábado, das 10h às 13h, Chiodetto faz leituras de portfólio. Os interessados devem participar de pré-seleção, enviando 10 fotos em baixa resolução (500 kb cada) para o email casaartefoto@gmail.com. Serão selecionados 12 artistas, que podem levar para a leitura até três ensaios impressos em tamanho mínimo de 10cm x 15cm. Os selecionados têm de pagar uma taxa de R$ 50 cada. As leituras têm duração média de 20 minutos cada.
No domingo, das 14h às 20h, ocorre o Foto Escambo, iniciativa de Hans George voltada à circulação de trabalhos produzidos por profissionais renomados, iniciantes e amadores. Fotos impressas em tamanho mínimo de 20cm no lado menor são cadastradas, com os autores permanecendo anônimos. Elas são penduradas em um varal. Os interessados nas fotos devem levar suas próprias fotos para trocas.
Complementam a programação um encontro de Food Trucks e discotecagem com o coletivo de DJs Bailito Sound System (sábado, das 19h às 22h, e domingo, das 17h às 20h).
Para os interessados em arquitetura, urbanismo e arte das superquadras (forma de organização urbanística presente em Brasília), o grupo Experimenta Brasília realiza o “Superquadra Experience”, com desconto de 50% para os clientes do Casa ArteFoto. O passeio, com duração de 2h30, sai no sábado, às 10h, do Cine Brasília. São disponibilizadas 20 vagas - reservas antecipadas pelo site www.experimentebrasilia.com.br/experiencias/rota-superquadra.
|
Casa ArteFoto
Cine Brasília - Brasília (DF): EQS 106/107, Asa Sul.
Como chegar: http://goo.gl/jbd7WY
Tel.: (61) 3403-5300.
Datas: de 28 a 31/05/15.
Qui.: das 19h às 22h. Sex.: das 14h às 22h. Sáb. e dom.: das 10h às 22h.

Festival Sete Sóis Sete Luas recebe exposição inspirada em José Saramago +

O Festival Sete Sóis Sete Luas ocorre, pela primeira vez em São Paulo, entre os dias 30 e 31/05/15 na Praça Victor Civita. O evento conta com participação de artistas convidados de Portugal e Espanha, grupos artísticos e musicais das Fábricas de Cultura da Zona Leste. Destaque para a exposição “Pequenas Memórias” que homenageia o escritor português José Saramago, inspirada em seu livro autobiográfico, com cerâmica, fotografia, pintura e escultura do coletivo Guilda Paulistana .
|
Praça Victor Civita
Pinheiros: r. Sumidouro, 580, São Paulo – SP.

Concurso internacional de fotografia e ilustração recebe inscrições +

A American Illustration-American Photograph - AI-AP recebe até 12/06/15 inscrições para o Latin America Ilustracion and Fotografia 4 (LAI-LAF), que seleciona trabalhos nas categorias fotografia e ilustração. Os selecionados participam de exposição, debates e lançamento de livro em Nova York, em novembro de 2015. A exposição, de caráter itinerante, percorre ainda cidades da América Latina em 2016. Os interessados devem se inscrever e acessar o regulamento no site www.ai-ap.com/cfe/latin/laf4
|
Mais informações:
www.ai-ap.com/cfe/latin/laf4

Três mulheres e um coletivo são indicados ao Turner Prize +

Os quatro nomes indicados ao prêmio mais importante da arte britânica foram anunciados nesta terça-feira (12/05/15): Bonnie Camplin, Janice Kerbel, Nicole Wermers e o coletivo Assemble. Embora a exposição deste ano aconteça em Glasgow, nenhum dos indicados é escocês ou graduado na Glasgow School of Art, uma tendência dos últimos anos. Além disso, a lista é composta por três mulheres e um coletivo.
Assemble é um coletivo de desenho e arquitetura com base em Londres, conhecido por criar espaços e ambientes no estilo "faça você mesmo". Bonnie Camplin usa desenhos, vídeos, performance, música e escrita e foi indicada por "The Military Industrial Complex", trabalho multimídia que critica as estruturas do poder. Janice Kerbel, por sua vez, chamou a atenção dos críticos por "DOUG", uma peça lírica que compreende seis vozes em nove canções. E Nicole Wermers foi indicada por "Infrastruktur" (foto acima), uma instalação que combina elementos de design e moda que examina o consumismo e o estilo de vida.
Todos os anos, o Turner Prize destaca uma variedade de artistas de arte visual do Reino Unido com menos de 50 anos de idade. A exposição dos indicados acontece entre 01/10/15 e 17/01/16 no Tramway, em Glasgow. O vencedor de 2015 será anunciado em 07/12/15 e levará um prêmio de £25 mil.
|
Com informações do Observer, ArtForum e The Guardian.

Carlos Fajardo ministra cursos em seu atelier em Pinheiros +

O artista Carlos Fajardo ministra diversos cursos em seu ateliê no bairro de Pinheiros, o Estúdio 17, à rua Heitor Penteado, 220. Veja as opções:
|
- Segundas-feiras: “A Imagem”. Leitura e discussão do livro “Diante da Imagem”, de Georges Didi-Huberman.
- Terças-feiras: Acompanhamento contínuo de produção visual (independentemente do suporte). Encontros semanais focando o trabalho atual dos participantes.
- Quartas-feiras: “O Corpo”. Texto inicial: “Arquivida”, de Jean-Luc Nancy.
- Quintas-feiras: “Representação”. Discussōes sobre o livro “Freud e o Inconsciente”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza.
|
Os cursos de segundas, quartas e quintas começam às 10h30 e têm duração de duas horas no mínimo. Custo mensal: R$ 450.
O curso de terças-feiras vai das 9h às 13h. Custo mensal discutido com cada participante.
Carlos Fajardo (São Paulo / SP; 1941) foi um dos criadores do Grupo Rex, com Wesley Duke Lee, Nelson Leirner, Frederico Nasser, Geraldo de Barros e José Resende. Desde 1996, leciona no departamento de artes plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA / USP).
|
Mais informações:
Tels. (11) 9-9941-4708 e 3081-8603.
Email: cfajardo@uol.com.br
Facebook: Carlos Fajardo

Seminário Internacional Patrimônio Sacro ocorre em São Paulo (SP) +

O II Seminário Internacional Patrimônio Sacro ocorre entre os dias 01 e 04/07/15 no auditório da Faculdade de São Bento, em São Paulo (SP). O evento, organizado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-Unesp), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Faculdade de São Bento e Mosteiro de São Bento de São Paulo, tem como proposta discutir as diversas questões ligadas ao patrimônio sacro nacional e latino-americano, a partir da apresentação de pesquisas acadêmicas, estudos de casos de preservação e divulgação do patrimônio sacro, tombamento de bens, entre outros.
O seminário desenvolverá três temas referentes à Igreja no século 19:
• herança colonial na arte sacra até o início do neoclássico;
• a Igreja e suas reestruturações depois de 1850;
• tendências do final do século 19 - do neogótico ao ecletismo.
Dentre os temas, serão apresentadas palestras sobre a arte sacra persistente no Rococó até a Missão Artística Francesa e o Academicismo. As novas diretrizes da Igreja apontaram os estilos historicistas para as construções dos novos templos e suas adaptações às novas práticas devocionais. A arquitetura das igrejas voltou-se ao Gótico, período de ouro das construções religiosas medievais, e aclimataram-se na América nas capitais das nações nascentes. O historicismo eclético na arquitetura completa este ciclo com igrejas, conventos e colégios de religiosos transformando a paisagem urbana de colonial/imperial portuguesa para modelos europeus.
Pesquisas sobre o patrimônio sacro do século 19, a exemplo da arquitetura produzida por arquitetos italianos, alemães, pinturas italianas e a troca da imaginária barroca pela eclética, de feitura industrial, também serão debatidas no seminário.
|
Comissão Científica
Prof. Dr. Percival Tirapeli, IA-Unesp
Prof. Dr. Benedito Lima de Toledo, FAU-USP
Dom Abade Matthias Tolentino Braga, OSB
Prof. Dr. Mozart Bonazzi, PUC-SP
Profa. Ms. Maria José Spiteri Tavolaro Passos, IA-Unesp
Profa. Ms. Myriam Salomão, CA-UFES
Profa. Ms. Rosângela Ap. da Conceição, UNIP
|
Comissão Organizadora
Laura Carneiro, Arte Integrada
D. João Batista Barbosa Neto, OSB
Beatriz Vicente de Azevedo
Danielle Manoel dos Santos Pereira, IA-UNESP
Gabriel Frade, FAU-USP / FSB
|
Mais informações e inscrições para ouvintes: patrimoniosacro.blogspot.com
Contato: patrimoniosacro@gmail.com

Cildo Meireles, Genison Oliveira, Nazareno e outros brasileiros no exterior +

Cildo Meireles (Galeria Luisa Strina) inaugura em 15/5 mostra individual na Galeria Lelong, em Nova York. A mostra prossegue até 27/6.
|
“Paperwings” é mostra individual do artista maranhense, radicado em Lisboa, Genison Oliveira, em que relaciona formas da natureza a reflexões sobre sensualidade, erotismo e dor. A mostra acontece no Espacio Brut Gallery, em Madri (Espanha), a partir de 6/6.
|
Nazareno (galerias Luciana Caravello e Emma Thomas) já está na Europa, onde participa de eventos em Londres, Lisboa e Milão. Na exposição “A Pele e a Espessura do Desenho”, com curadoria de Fátima Lambert, no Museu das Comunicações, em Lisboa, apresenta desenhos e um site-specific. A exposição vai de 18/5 a 30/8. Participam ainda Amélie Bouvier, Paulo Climachauska, Renato Leal e Sofia Pidwell. Em Londres, as obras “Alguns Conseguem” e “Felicidade” estarão na mostra “Identity Memory”, com curadoria de Gabriela Davies, na Galeria Frameless, a partir de 4/5. Em Milão, apresenta a obra “Laboratório” na Expo Milão 2015, com curadoria Eduardo Biz, até 31/10.
|
Alexandre Mazza está, junto com Ivan Grilo e Nazareno (todos da Luciana Caravello Galeria de Arte), na mostra coletiva “Identity/Memory”, na Frameless Gallery, em Londres, até 17/5. A mostra tem curadoria de Gabriela Davies e conta com trabalhos de 27 artistas que discutem a ideia de identidade e memória, questões que costumam ser classificadas individualmente e ocupam funções específicas na vida.
|
Sonia Guggisberg apresenta três instalações em vídeo na mostra “Crossing Images”, em cartaz na New Media Gallery e Digital Film Studio, em Nova York. Entre 9 e 24/5, participa também do Festival Internacional de Vídeo Art, em Roma. Entre 29/8 e 20/9, terá trabalhos no Valletta International Visual Arts (VIVA), com curadoria de Raphael Vella, no St. James Cavalier Centre for Creativity, na cidade de Valletta, capital de Malta ( http://www.sjcav.org/ ).
|
Julia Kater (SIM Galeria) está selecionada para a Exposição Simultânea, que acontece na Galeria Carpe Diem, em Lisboa, a partir de 30/5.
|
O brasileiro Marlon Azambuja (Marília Razuk Galeria de Arte), radicado em Barcelona, participa da mostra coletiva “Trazo Urbanovcl”, curadoria de Juan Bautista Peiró e Alberto Rubio Garrido. Participam ainda Ana Donat, Patricia Gómez e María Jesús González, María José Planells Martíneza, García Poveda, Vanesa Valero e Alejandro Villalbazo. A mostra acontece na Sala Josep Renau da Facultad de Bellas Artes da Ciudad Universitaria de Valência (Espanha) até 12/7.
|
O paulistano Alê Souto está em residência artística no Projeto S.U.E.R.T.E, organizado pela instituição La Embajada, que tem sede no bairro de Santa Maria La Ribera, no centro da Cidade do México. O projeto é uma iniciativa do portoriquenho Jason Mena e busca suprir a carência de apoio cultural por parte das embaixadas dos países latino americanos. A página onde está hospedado o processo de residencia é la-embajada.org.
|
Clarissa Tossin (Galeria Luisa Strina) participa da mostra “MetaModern”, no SMOCA (Scottsdale Museum of Contemporary Art), em Scottsdale, nos EUA, entre 30/5 e 30/8.
|
A paulistana Renata Lucas (Galeria Luisa Strina) apresenta a mostra individual “Fontes e Sequestros” na Neugerriemschneider Gallery, em Berlim, entre 2 e 31/5. Na exposição, Renata Lucas dá continuidade a seu engajamento com sistemas arquitetônicos desenvolvendo trabalhos especialmente para o interior e exterior da galeria e seus arredores. Usando o pátio da galeria como local para uma instalação de larga-escala temporária, Lucas apropria fragmentos da paisagem urbana de Berlim, as posicionando em relação uma a outra para criar um construção complexa, consistindo de segmentos sobreposicionados baseados em três fontes históricas dispersas por vários bairros da cidade.
|
Alexandre da Cunha (Galeria Luisa Strina) é um dos artistas da mostra “Coleção Zabludowicz: 20 Anos”, em cartaz na Zabludowicz Collection, em Londres, entre 30/4 e 16/8. Cunha participa ainda, ao lado de Eduardo Berliner (Casa Triângulo), da mostra “Pangaea II: New Art from Africa and Latin America” na Saatchi Gallery, em Londres, de 11/3 a 6/9.
|
A italiana radicada no Rio de Janeiro Anna Maria Maiolino (Galeria Luisa Strina) realiza a mostra individual “Cioè” na Galleria Raffaella Cortese, em Milão, entre 30/4 e 7/7. A artista participa ainda da mostra “Arts and Foods – Rituals Since 1851”, mostra com curadoria de Germano Celant, em cartaz na Triennale de Milão até 1/11.
|
A carioca Fernanda Gomes (Galeria Luisa Strina) está em cartaz em Londres com a mostra individual “Organic Sculpture”, na Alison Jacques Gallery, entre 27/3 e 23/5. Participa ainda da mostra “Construction/Destruction”, eMostra coletiva organizada por Olivier Renaud-Clement na Almine Rech Gallery, em Paris, até 6/7.
|
O paulistano Caetano de Almeida (Galeria Luisa Strina) está com mostra individual na Galerie Anne de Villepoix, em Paris, entre 28/3 e 23/5.
|
O artista paulistano Flávio Cerqueira (Casa Triângulo) está na mostra coletiva “Resignifications”, curadoria de Awan Ampkpa, em cartaz no Museu Bardini e Vila La Pietra, em Florença (Itália), entre 29/5 e 20/8.
|
A artista Sandra Cinto (Casa Triàngulo) está na mostra “Intersections”, curadoria de Vesella Sretenovic, que acontece na The Phillips Collections, em Washington (EUA), entre 28/5 e 25/10.
|
O artista paulistano Macaparana (Dan Galeria) apresenta a exposição “Música” na Galeria Jorge Mara – La Ruche, com mais de 70 obras sobre cartão em que rela~iona música e artes visuais. A mostra segue até 27/6. http://www.jorgemaralaruche.com.ar/macaparana-musica/
|
O brasileiro radicado na Espanha Marlon de Azambuja (Galeria Marília Razuk) e Lucia Koch (Galeria Nara Roesler) foram selecionados para a mostra coletiva “Theorem: You Simply Destroy the Image I Always Had of Myself”, curadoria de Octavio Zaya, curador espanhol radicado em Nova York. O multicultural Zaya selecionou ainda Miguel Andrade Valdez, Julieta Aranda, Kader Attia, Elena Bajo, Otto Berchem, Monika Bravo, Fernando Bryce, Marìa Magdalena Campos-Pons, Heman Chong, Elena Damiani, Aleksandar Duravcevic, Radames "Juni" Figueroa, Nicole Franchy, Richard Garet, Kendell Geers, Pedro Gómez-Egaña, Annette Lemieux, Ramón Miranda Beltrán, Warren Neidich, Jo Ractliffe, Rivka Rinn, Santiago Roose, Susan Siegel, DM Simons, Milagros de la Torre, Sergio Vega, Antonio Vega Macotela e Zoé T. Vizcaíno. A mostra acontece na galeria Mana Contemporary, em Nova Jersey (EUA) entre 3/5 e 1/8/15. www.manacontemporary.com
|
A brasileira Sonia Gomes e o sueco radicado no Brasil Runo Lagomarsino estão selecionados para a mostra principal da Bienal de Veneza, intitulada “All the World’s Futures”, curadoria de nigeriano Okwui Enwezor. A Bienal de Veneza acontece entre 9/5 e 22/11.
|
Erica Ferrari (Emma Thomas) está em uma residência no Instituto GlogauAIR, em Berlim, até junho, onde desenvolve o projeto “Estudos sobre Monumentos e Vazios”. Premiado com a bolsa de incentivo à produção em artes visuais da Secretaria de Cultura do Recife, o projeto tem como ponto de partida o Palácio da Cidade de Berlim, cuja demolição ocorreu há mais de 50 anos e que hoje está em plena reconstrução para abrigar um museu internacional. Erica também participará da coletiva “InterAktion”, que reunirá trabalhos de mais de vinte artistas brasileiros de diferentes gerações no Schloss Sacrow, em Potsdam, também na Alemanha, entre julho e outubro.
|
A artista plástica Regina Carmona recebeu um convite da Fundação Sanskriti (www.sanskrtifoundation.org), na Índia, e coordena um grupo em residência de arte e produção artística na fundação em New Delhi. Entre 1/5 e 25/5, o grupo ficará hospedado no campus Sanskriti Kendra para pesquisa e produção com fotografia, cerâmica, desenho e multimeios. O grupo realizará ampla vivência artística com mostras, workshops, encontros, excursões e viagens de pesquisa cultural, desenvolvimento e pratica das linguagens artísticas. Participam ainda os artistas Paula S. Mello, Luciano Alarkon, Julia Carmona, Carlos Adissi, Leila Lemos e Bruno Lima.
www.fb.com/colaaqui

|
A brasileira radicada na Dinamarca Tamar Guimarães (Galeria Fortes Vilaça) participa da mostra coletiva “Believe not Every Spirit, but Try the Spirits” no Monash University Museum of Art, em Melbourne, na Austráloa, entre 21/4 e 27/6. Curadoria de Lars Bang Larsen e Marco Pasi.
|
A artista plástica goiana radicada em Londres há mais de 40 anos Ana Maria Pacheco apresenta sua produção escultórica em quatro eventos em Norwich, no Leste da Inglaterra. A galeria de arte da Norwich University of the Arts exibe até 25/4 a mostra “The Banquet and Prints”. O Norwich Castle Museum & Art Gallery exibe até 31/8 a instalação “ Enchanted Garden”. A Norwich Cathedral exibe a mostra “Shadows of the Wanderer” e catedral de São João Batista exibe as instalações “Study for Requiem, João batista 1” e “Study for Head, João Batista 3”. Nas duas catedrais, as mostras prosseguem até 6/9.
|
O artista carioca radicado em Nova York Raul Mourão (Galeria Nara Roesler e Lurixs) apresenta uma série de esculturas na motra “Please Touch”, em cartaz no The Bronx Museum of the Arts, em Nova York, até 21/6.
|
O paulistano Sérgio Sister (Galeria Nara Roesler) se apresenta na mostra “Partition Visualle”, no Chateau de Monbazillac, na França, até 7/6/15.

|
A mineira radicada no Rio de Janeiro Laura Lima (Galeria Luisa Strina) apresenta a mostra individual “El Mago Desnudo”, em cartaz no MAMBA (Museo de Arte Moderno de Buenos Aires) até 7/6.
|
Vik Muniz (Galeria Nara Roesler) está na mostra coletiva “Come as You Are: Art of 1990's”, no Montclair Art Museum, em Montclair (EUA), até 17/5. Também está na mostra “Less = More”, no Honolulu Museum of Art, em Honolulu (EUA), até 31/5.
|
Oscar Oiwa (Galeria Nara Roesler) participa da mostra coletiva “Mot Collection” no Museum of Contemporary Art de Tóqio, no Japão, até 28/6.
|
Albano Afonso e o coletivo Assume Vivid Astro Focus (ambos da Casa Triângulo) são as estrelas da temporada no CAC – Contemporary Arts Center e no 21C Museum Hotel, ambos em Cincinnati, nos EUA, Albano realiza a mostra individual “Self Portrai as Light”, curadoria de Steven Matucio e Alice Gray Stities, até 30/8. O AVAF ocupa toda a fachada do museu com uma instação site specific. AVAF está ainda na mostra “Interplay”, em cartaz no National Museum of Modern and Contemporary Art, em Seul, na Coréia do Sul, até 23/8/15.
|
O carioca Eduardo Berliner (Casa Triângulo) participa da mostra “Pangea 2: New Art From Africa and latin America”, na Saatchi Gallery, em Londeres, até 6/9.

|
A mineira radicada em São paulo Márcia Xavier (Casa Triângulo) apresenta a exposição “Prismal” na Università degli Studi di Milano, na Itália, até 24/5/15.
|
O mineiro radicado entre Amsterdã e São Paulo Célio Braga (Galeria Pilar) divide com os holandeses Francis Konings e Sandra Kruisbrink o espaços da Galerie Hein Elferink, em Amsterdã (Holanda). A mostra vai até 23/5/15. Célio Braga participa ainda, entre 13/3 e 7/6, da mostra coletiva “Love & Loss: Fashion & Mortality”, no Lentos KunstMuseum, em Linz, na Áustria. Entre 30/5 e 20/8, estará também na mostra coletiva “Under the Skin”, ao lado de trabalhos de Karin Arink, Madeleine Berkhemer , Clarina Bezzola, Sara Bomans, Berlinde De Bruyckere, Birgit Dieker, Didier Faustino, Esther de Groot, Rebecca Horn, Maartje Korstanje, Tomoko Mukaiyama, Nick Knight, LucyandBart, Anne van de Pals, Grayson Perry, Alet Pilon, Chrystl Rijkeboer, Hinke Schreuders, Marian Schoettle, Misato Unno, Levi van Veluw, Lie van der Werff, Erwin Wurm e Ray Zijlstra. A mostra acontece no Textiel Museum, em Tilburg, na Holanda . www.textielmuseum.nl. www.celiobraga.net.
|
Rosana Palazian participa da mostra coletiva “Artistas Contemporâneos da Diáspora Armênia”, uma curadoria de Adelina Cüberian Von Fürstenberg que acontece paralelamente à 56ª Bienal de Veneza. A mostra lembra os 100 anos do genocídio armeno pelos turcos. A mostra representa o pavilhão nacional da Armênia na Bienal e ocupa a Monastério Mekhitarist, na Isola di San Lazzaro degli Armeni, em Veneza, a partir de 9/5.
|
A artista paulistana Denise Milan apresenta a mostra individual “Mist of the Earth”, no Wilson center, em Washington (EUA), entre 20/5 e 30/8. A curadoria é de Simon Watson.
|
Tunga (Galeria Millan) apresenta a mostra individual “Eu, Você a a Lua” no Domaine de Chaumont-sur-Loire, na França, entre 3/4 e 1/11/15.
|
Eduardo Kac (Galeria Marsiaj Tempo) está sobrecarregado com compromissos no exterior. O artista multimídia participa da 12ª edição da Bienal de Havana, em Cuba, entre 22/5 e 22/6 com a obra “Lagoglyph Animation”. O filme será projetado na fachada do Cine Teatro Fausto, no Paseo del Prado. Kac participa também da mostra “Korper/Body/Corpo”, no Werkstadt, em Graz, na Áustria, entre 16/5 e 20/6, com as obras “Plantimal I a VI” (2009), da série “Natural History of the Enigma”. O artista apresenta também fotografias da série “Free Alba!” nas coletivas “Se Liga!” (CCBB do Rio de Janeiro, entre 7/4 e 25/5) e “Snacks” (Power Station of Art, em Shanghai, na China, entre 11/11/15 e 14/02/16). No espaço Seconde Nature, em Aix-en-Provence, na França, Kac apresenta na mostra “Arqueologia des Média”, entre 20/5 e 28/6, seus trabalhos com Minitel (um serviço online pré-internet criado na França). A mostra faz parte de um projeto de arqueologia da mídia desenvolvido pela École Supérieure d'Art d'Avignon. Na mostra “Schriftfilme. TypEmotion”, que acontece no National Taiwan Museum of Fine Arts, em Taiwan, entre 21/3 e 21/5, Kac exibe o poema digital interativo “Letter” (1996). O trabalho “Genesis” (1999) será apresentado na mostra “Et facta est lux”, no Museo de Arte Contemporáneo Fenosa/Gasnatural, em La Coruña (Espanha), a partir de 3/5.
|
O coletivo AVAF - Assume Vivid Astro Focus (Casa Triângulo) realiza intervenções no CAC (Contemporary Arts Center), em Cincinnati (EUA). O museu ocupa o primeiro edifício da arquiteta Zaha Hadid nos Estados Unidos. O trabalho “Axiomatic Verve Across Fenestrations (Contagious)” é um enorme adesivo na fachada do prédio que reproduz detalhes, como janelas e portas, de fachadas de edifícios abandonados na cidade. “Ambivalent Virus Affection Facelift (Contagious)” é uma nova versão de “Contagious”, um sinal em neon exibido primeiramente em Nova York em 2003 que estará na entrada do edifício. Já “Arousing Vascular Apparatus Fury (Contagious)” é um papel de parede de tubos elétricos coloridos que cobre uma ampla parede no lobby do museu e também a escada que leva ao subsolo do CAC.
||
O artista goiano Luiz Mauro, indicado ao Prêmio Pipa 2015, abre, em 14/4, a exposição individual “Des Peintures Comme des Photographies”, na Maison Européenne de la Photographie (MEP), em Paris. O conjunto de obras que será apresentado vem sendo desenvolvido desde o início de 2012, retratando ateliês de diversos artistas representativos da história da arte mundial, desde o surgimento da fotografia, durante o impressionismo no século XIX, abarcando diversos períodos, até a arte contemporânea. A exposição será inaugurada simultaneamente às individuais de fotografias de arte dos franceses Denis Darzacq, Gérard Rondeau, Lydia Flem, do belga Harry Gruyaert, e do japonês Yuki Onodera, radicado na França. A série de obras traz os espaços de criação de nomes como Renoir, Monet, Lucian Freud, Georgia O'Keef, Lygia Clark, Paula Rego, Baselitz, Kapoor, entre outros grandes mestres. Entre os trabalhos, há também dois ateliês fotográficos, dos norte-americanos Irving Penn e Frances Benjamin Johnston, esta uma das pioneiras da fotografia que viveu por algumas décadas em Paris no final do século 19. A mostra fica em cartaz até 16/6.
|
A mineira radicada no Rio de Janeiro Laura Lima (Galeria Luisa Strina) está na mostra coletiva “El Mago Desnudo”, em cartaz no MAMBA (Museo de Arte Moderno de Buenos Aires) entre 19/2 e 7/6.
|

Albano Afonso (Casa Triângulo) ganha a exposição panorâmica “Self Portrait as Light” de 20/3 a 30/8 no CAC (Contemporary Arts Center) e no 21C Museum Hotel, ambos em Cincinnati (EUA), localizados lado a lado. São fotografias, instalações, esculturas e projeções de diferentes séries e momentos da carreira do artista, incluindo dois trabalhos feitos especialmente para os museus – intervenções dentro e fora dos edifícios. As obras exploram questões como o autorretrato e o uso e a investigação da luz. A curadoria é de Steven Matijcio e Alice Gray Stites.
|
A The Fruitmarket Gallery, em Edimburgo, na Escócia, realiza até 25/5 a exposição “Possibilidades do Objeto”, com curadoria do carioca Paulo Venâncio Filho. A mostra conta com obras de Artur Barrio, Waltércio Caldas, Sergio Camargo, Aluísio Carvão, Amílcar de Castro, Willys de Castro, Lygia Clark, Antonio Dias, Fernanda Gomes, Jac Leirner, Antonio Manuel, Cildo Meireles, Ernesto Neto, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Mira Schendel, Tunga e Carlos Zilio.
|
A brasileira radicada na Dinamarca Tamar Guimarães (Galeria Fortes Vilaça) realiza a mostra individual “The Florists Beyond the Grave”, no SKMU - Sørlandets Kunstmuseum, em Kristiansand (Noruega) entre 12/3 e 24/5.
|
Nelson Leirner, Wanda Pimentel, Antonio Manuel, Ana Maria Maiolino, Raimundo Colares, Antônio Dias e Antonio Henrique Amaral estão presentes na mostra Internacional Pop, que o Walker Art Center (Mineapolis, EUA) organiza entre 11/4 e 29/8 e que reúne 140 obras de 14 países. A mostra inclui ainda trabalhos de Evelyne Axel, Peter Blake, Rosalyn Drexler, Erró, León Ferrari, Richard Hamilton, David Hockney, Jasper Johns, Tanaami Keiichi, Yves Klein, Jirí Kolár, Yayoi Kusama, Marisol, Marta Minujín, Claes Oldenburg, Michaelangelo Pistoletto, Sigmar Polke, Gerhard Richter, Mimmo Rotella, Ed Ruscha, Niki de Saint Phalle, Okamoto Shinjiro, Yokoo Tadanori, Wayne Thiebaud, Jean Tinguely,Shinohara Ushio e Andy Warhol. Em 2016, a mostra segue para o Dallas Museum of Art e para o Philadelphia Museum of Art. A curadoria é de Darsie Alexander e Bartholomew Ryan.
|
Jac Leirner e Cinthia Marcelle participam da 12ª Sharjah Biennial, cujo tema é “The Past, the Present and the Possible”. Em cartaz de 5/3 a 5/6.
|
O artista James Kudo terá mostra individual na primeira edição da feira ART15, entre 21 e 23/5, em Londres. Foi selecionado pelo curador Jonathan Watkins. O evento acontece no London’s Global Art Fair (9 Manchester Square,, W1U 3PL).
|
A filial de Hong Kong da galeria inglesa White Cube apresenta, entre 13/3 e 30/5 uma exposição individual com colagens e pinturas da carioca Beatriz Milhazes (Galeria Fortes Vilaça).
|
Os históricos fotógrafos brasileiros ou aqui radicados José Medeiros, Hans Gunter Flieg, Marcel Gautherot e Thomaz Farkas fazem parte da mostra “Modernidades: Fotografia Brasileira (1940-1964), que a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, realiza entre 21/2 e 19/4. As obras fazem parte do acervo do Instituto Moreira Salles. A mesma mostra esteve em cartaz no Museu da Fotografia de Berlim em 2013 e tem curadoria de Samuel Titan Jr. (coordenador executivo cultural do IMS), Ludger Derenthal (diretor do Museu da Fotografia em Berlim) e António Pinto Ribeiro (diretor do Programa Gulbenkian Próximo Futuro). Entre 6/5 e 26/7, a mostra segue para Paris, onde será apresentada na Délégation en France da Fundação Gulbenkian.
|
O carioca Daniel Lannes (Luciana Caravello Arte Contemporânea) participará em julho e agosto do programa Kunstresidenz Bad Gastein, uma residência artística na cidade de Bad Gastein, próxima a Salsburgo, na Áustria.