destaques
conteúdo
publicidade
curtas

Juraci Dórea assina identidade visual da 3ª Bienal da Bahia +

A identidade visual da 3ª Bienal da Bahia, que ocorre entre 29/05 e 07/09/14, foi criada pelo artista baiano Juraci Dórea, que tem como objeto de inspiração o sertão nordestino e a cultura popular. Nascido e criado em Feira de Santana, Dórea tem formação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, e é mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
Atuante desde a década de 1960, Juraci atua como pintor, roteirista e poeta. Segundo ele, foi surpreendido pelo convite para criar a identidade visual da Bienal. “Optei por fazer um caderno com sugestões e desenhos com a mente livre. Foi um processo artesanal e gostei do resultado final, da síntese. Para mim é um privilégio”, afirma o artista.
O artista já participou das Bienais de São Paulo (1987), Veneza (Itália, 1988), e Havana (Cuba, 1989). Com exposições em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Recife, Belém e Salvador, e no exterior em Tóquio, Paris, Atami e Quioto, no Japão.
A programação da 3ª Bienal da Bahia terá 100 dias de ações em Salvador e em mais 10 municípios baianos.
|
Mais informações:
Informações: www.bienaldabahia2014.com.br

Pesquisa de acervos públicos reúne artistas e arquivistas na 3ª Bienal da Bahia +

A pesquisa “Campo Gravitacional Arquivo e Ficção” reúne artistas e arquivistas baianos para desenvolver produção de conteúdos sobre práticas artísticas e procedimentos arquivísticos, como parte da “3ª Bienal da Bahia: É Tudo Nordeste?”. Com coordenação da curadora Ana Pato, o projeto promove série de encontros, que ocorrem até 07/09/14, entre artistas, estudantes, professores, além de técnicos municipais, estaduais e federais das áreas arquivologia, biblioteconomia e museologia. Participam do programa o Arquivo Histórico Municipal da Fundação Gregório de Mattos da Prefeitura do Salvador, o Arquivo Público do Estado, o Centro de Memória da Bahia, o Instituto de Ciência da Informação, o curso de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, o Museu Afro-brasileiro – UFBA e as bibliotecas públicas estaduais, administradas pela Fundação Pedro Calmon. A 3ª Bienal acontece em memória aos 46 anos depois da segunda edição, ocorrida em 1968, no Convento da Lapa em Salvador, e interrompida pela ditadura militar com artistas presos e obras confiscadas.

Chapel Art Show chega a 44ª edição com mostra de 161 artistas +

A 44ª edição da mostra beneficente Chapel Art Show ocorre entre 23/04/14, às 20h, e 29/04/14, com exposições, palestras, workshops na Chapel School - Escola Maria Imaculada, no bairro da Chácara Flora, na zona sul da cidade. A mostra reúne cerca de 860 obras de 161 artistas representativos, como Luiz Paulo Baravelli, Cláudio Tozzi, Antonio Henrique Amaral, German Lorca, Gilberto Salvador, Yutaka Toyota; e os contemporâneos Cláudio Edinger, Edith Derdyk, José Spaniol, Eduardo Srur, Felipe Cohen, Cassio Vasconcellos, entre outros. A pintora Judith Lauand, conhecida como a “Dama da Arte Concreta Brasileira”, é a artista homenageada nesta edição. Ela participou do grupo “Ruptura”, formado também por Anatol Wladyslaw, Leopoldo Haar, Geraldo de Barros e Waldemar Cordeiro, artistas integrantes da histórica mostra de título homônimo ao grupo, lançada em 1952 no Museu de Arte Moderna de São Paulo. A programação conta também com atividades didáticas e aulas para os alunos da Chapel School, em disciplinas sobre arte, português, matemática e estudos sociais, e realização de propostas de trabalhos sobre a mostra. As palestras e workshops que ocorrem nos dias 26/04 e 27/04/14 são gratuitas e abertas ao público, sendo necessária apenas inscrição prévia pelo e-mail educativo@chapelartshow.com.br. Confira a programação:
|
24/04/14, às 20h30, palestra "Viver com Arte - A Visão do Colecionador José Marton" .

25/04/14, às 19h, workshop sobre xilogravuras para adultos, com Cris Rocha e Kika Levy.

26/04/14, das 14h30 às 16h30, workshop "Escultura em Papel" para pais e filhos.

27/04/14, das 11h às 12h30, workshop "Técnica Mista em Tela” para pais e filhos.

28/04/14, às 20h30, palestra “Do Palácio ao Museu”, com Magnólia Costa, doutora em filosofia, professora de história da arte e diretora de relações institucionais do MAM.
|
Mais informações:
Chapel School - Escola Maria Imaculada;
Chácara Flora: r.Vigário João de Pontes, 537, tel. (11) 2101-7400.
www.chapelartshow.com.br

Eduardo Kobra produz painel para cenário do programa de TV +

O artista Eduardo Kobra desenvolveu um painel que irá ao ar, no cenário do programa “Okay Pessoal” no SBT, com Otavio Mesquita. A obra tem 12 metros de comprimento por quatro de altura, inspirado na nostalgia com cinegrafista segurando uma câmera. Kobra já produziu trabalhos em muros em Nova York, Moscou, Los Angeles e diversas outras intervenções urbanas na cidade de São Paulo, entre elas o painel “O Muro da Memória” na av. Vinte Três de Maio com o Viaduto Tutóia.

MARGS lança Catálogo Geral de obras da instituição +

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS lança em 24/04/14, às 18h30, o Catálogo Geral de obras da instituição. conta com fotos de 2.936 obras do acervo, dados técnicos, fotos das exposições que o MARGS realizou desde 2011 e textos sobre a política institucional, é uma obra de consulta que documenta a amplitude do acervo deste que pode ser considerado o mais importante museu de arte do Estado.
O Catálogo Geral é parte integrante do Projeto de Digitalização do Acervo do MARGS e foi financiado pela Caixa Econômica Federal através do Programa de Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Executado em dois anos, ele cumpre diversas metas que visam assegurar a integridade dos dados das obras, seu acesso público e a otimização de consulta para exposi- ções, publicações e empréstimos de obras para exposições de outras instituições, atividades que o museu realiza cotidianamente.
O MARGS é um museu enciclopédico que possui obras localizadas entre meados do século 19 e a contemporaneidade. Sua coleções representam a arte brasileira como um todo, possuindo uma grande concentração de arte do Rio Grande do Sul destes períodos. O museu possui ainda um significativo volume de obras de arte estrangeira, com um núcleo de pintura europeia e artistas estrangeiros de outros países, principalmente dos anos de 1970 em diante. O museu possui também uma coleção de design recentemente iniciada.
|
Mais informações:
Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Centro: praça da Alfândega, s/nº, tel. (51) 3227-2311. Ter. a dom., 10h/19h. www.margs.rs.gov.br

Hugo França cria peças urbanas na Bienal de Vancouver +

Pela primeira vez em seus 20 anos de carreira, o escultor gaúcho Hugo França cria peças urbanas fora do Brasil. Ele é um dos destaque da 3ª Bienal de Vancouver, mostra que durante dois anos reúne nomes estrelares do universo artístico em diversos pontos da cidade. França irá criar cerca de 10 novas peças, entre esculturas e mobiliários públicos, que serão mantidas por pelo menos dois anos nas praias de Vancouver e Squamish.
O artista está em residência na cidade de Squamish, localizada a 60 km de Vancouver. É lá que ele recebe as árvores condenadas naturalmente por ação da natureza ou mesmo pela ação do homem.
O público é convidado a assistir ao processo artístico de converter troncos e raízes de árvores condenados em obras de arte de grande escala e bancos para uso público. A partir de 03/04 nas seguintyes praias: Espanhol Banks Beach, Kits Beach, Sunset Beach e English Bay.
|
Mais informações:
www.vancouverbiennale.com/‎

Lucia Koch, Laura Belém,e Marcellvs L. e outros brasileiros no exterior +

O artista plástico carioca Marcelo Jácome (Martha Pagy Escritório de Arte) inaugurou em 12/4 sua instalação “Pórtico” no Jardin d'Acclimatation, em Paris. A instalação |
remete a um imenso jogo de pega-varetas que se desenvolve no ar, suspensa, ao longo
do caminho. A instalação fica em cartaz até 11/5.
|
A Fundação Brasilea, em Basel, que se dedica à divulgação das manifestações artísticas brasileiras na Suíça, apresenta a instalação “No Land”, de Mariannita Luzzati e Marcelo Bratke. Trata-se de uma mega instalação com arte e música em dialogo (pintura, gravura, filme, instalação, vídeo e concerto multimedia). O evento ocorre entre 10/4 e 14/5. A obra faz parte do projeto Cinemúsica, idealizado por Luzzati para levar música e arte às penitenciárias brasileiras através de concertos multimídia em duo com o aclamado pianista brasileiro Marcelo Bratke.
|
O artista paulista radicado na Suíça e hoje em residência tempor[ária em Nova York Pedro Wirz (selecionado na 1ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, em 2010) participa da mostra coletiva “Tell Me What I See, When I Look Into Your Eyes”, na galeria Boltelang, em Zurique (Suíça). A curadoria de Nicola Ruffo e Caroline Lommaert e a mostra fica em cartaz até 17/5. http://www.boltelang.com/







|
A mostra “Cildo Meireles Installations”, em cartaz entre 26/3 e 20/6 no Pirelli Hangar Biccoca, em Milão (Itália), apresenta 12 instalações do artista carioca. A mostra começa com a escultura em madeira “Cruzeiro do Sul” (1969-1970), de apenas um centímetro quadrado, e prossegue com instalações de grandes dimensões, como “Através” (1983-1989), “Babel” (2001), “Eureka/Blindhotland” (1970-1975), “Atlas” (2007), “Olvido” (1987-1989), “Amerikkka” (1991-2013), “Entrevendo” (1970-1994), “Cinza” (1984-1986), “Para Pedro” (1984-1993), “Abajur” (1997-2010) e “Marulho” (1991-1997). A curadoria é de Vicente Todoli. O calendário da Pirelli HangarBicocca prosseguirá com as mostras de Pedro Paiva e João Maria Gusmão (junho de 2014), Joan Jonas (setembro de 2014), Céline Condorelli (janeiro de 2015), Juan Muñoz (março de 2015) e Damián Ortega (abril de 2015). www.hangarbicocca.org
|
Carolina Paz realiza entre 5/4 e 5/5 uma residência artística na Fábrica de Cerâmica São Bernardo em Alcobaça (Portugal).
|
O artista plástico André Azevedo realiza a mostra individual "Tropical Reminiscence" na Joyce Gallery, em Pequim (China) até 4/5. Vai apresentar pinturas e desenhos a lápis e costura em tecidos.
|
Carolina Bonfim foi selecionada para mostra coletiva “A 3 Bandas” na Cyan Gallery, em Barcelona. A mostra tem curadoria de Gris García e fica em cartaz até 31/5. www.cyangallery.com
|
O carioca residente em Londres Rodrigo Garcia Dutra apresenta sua primeira individual em Amsterdã. Intitulada “Abstract Ground”, a mostra fica em cartaz até 30/4, na Marian Cramer Projects, e reúne pinturas, desenhos, vídeos e instalações. www.mariancramer.com
|
A artista carioca Luiza Baldan apresenta na mostra “Build Up”, na galeria MdM, em Paris, o resultado de sua residência de dois meses na capital francesa. A mostra tem curadoria de Albertine de Galbert e fivca em cartaz entre 2/3 e 26/4/14.
|
O artista plástico mineiro Marcos Coelho Benjamim realiza a mostra individual “Geometria Sem Rumo” na Galerie Agnes Monplaisir, em Paris, entre 14/3 e 10/5/14.
|
A coletiva “Chus Buré: Um Dialogue entre l’Art et Le Design”, organizada pela Galeria Marlborough, em Mônaco, apresenta obras de dezenas de artistas do mundo inteiro realizadas em parceria com o designer Chus Burés. Entre os brasileiros convidados estão Macaparana e Sérvulo Esmeraldo, que apresentam suas obras ao lado de Yaacov Agam, Getulio Alviani, Carlos Cruz-Diez, Horacio Garcia-Rossi, Julio Le Parc, François Morellet, Nicolas Schöffer, Francisco Sobrino, Jesús Rafael Soto, Luis Tomasello, Carmen Herrera, César Paternosto, Miquel Barceló, Louise Bourgeois, Kcho, Marie Orensanz, Carlos Pazos, Cinzia Ruggeri, Fernando Sánchez Castillo, Santiago Sierra e Jacques Villeglé. A mostra fica em cartaz entre 20/3 e 7/5/14.
|
A galeria de Nova York Hauser & Wirth apresenta mostra individual de Mira Schendel, com trabalhos realizados entre 1960 e 1980. Em cartaz até 26/4/14.
|
Ernesto Neto, Jac Leirner, José Damasceno, Rivane Neuenschwander e Valeska Soares participam da mostra coletiva “Permission to be Global / Prácticas Globale”, no Museum of Fine Arts, em Boston (EUA), com curadoria de Jen Mergel e Liz Munsell. A mostra fica em cartaz entre 19/3 e 13/7/14.
|
Sara Ramo (Galeria Fortes Vilaça) realiza mostra individual “Punto Ciego” no EAC – Espacio de Arte Contemporâneo, em Montevidéu (Uruguai), entre 20/3 e 27/7/14.
|
Mauro Restiffe e Rivane Neuenschwander (Galeria Fortes Vilaça) estão na 12ª Bienal de Cuenca, no Equador, curadoria de Jacopo Crivelli Visconti e Manuela Moscoso. O título da Bienal é “Ir para Volver”. Fica em cartaz entre 28/3 e 27/6/14.
|
Rivane Neuenschwander (Galeria Fortes Vilaça) participa da mostra coletiva “Habitar el Tiempo”, em cartaz no Museu Jumex, na Cidade do México, entre 7/3 e 18/5/14.
|
Vik Muniz (Galeria Nara Roesler) realiza duas individuais no exterior: até 27/4/14 fica em cartaz “Vik Muniz: Poetics of Perception”, no Virginia Museum of Contemporary Art, em Richmond (EUA) www.virginiamoca.org. Até 13/4/14 protagoniza “Vik Muniz: Más Acá de la Imagen”, no Museo de Arte Contemporáneo de Lima, no Peru.
www.maclima.pe
|
O artista pernambucano Paulo Bruscky (Galeria Nara Roesler) participa da mostra coletiva “A Human Document: Selections from the Sackner Archive of Concrete and Visual Poetry”, no Pérez Art Museum, em Miami (EUA), até 25/5/14. www.pamm.org. Até 13/4/14 fica em cartaz no The Bronx Museum, em Nova York, a mostra individual “Paulo Bruscky: Art is Our Last Hope”. www.bronxmuseum.org
|
Walmor Corrêa (Luciana Caravello Galeria de Arte) participa da exposição “Anatomies”, no Musée de la Main - Fondation Claude Verdan, em Lausanne, na Suíça. “Anatomies” propõe um diálogo entre arte e ciência, medicina e sociedade, por meio de uma seleção de imagens, objetos e testemunhos do passado e do presente acerca da representação do corpo humano. A mostra vai até 17/8.
|
Os artistas Marcelo Moscheta, Mariana Manhães, Paulo Climachauska, João Loureiro, Raul Mourão, Tulio Pinto e a dupla Gisela Motta e Leandro Lima participam da Bienal de Vancouver, no Canadá, que começa em mês de março e se estende por todo o ano de 2014 e 2015 com exposições e residências artísticas.
|
Marcellvs L. (Galeria Luisa Strina) foi selecionado ainda para a 1ª Bienal Internacional de Arte de Cartagena, na Colômbia, até 27/4.
|
Daniel Steegmann Mangrané (Mendes Wood DM) participa da mostra “Uma Pausa Para Reflexionar”, no MUSAC – Museu de Arte Contemporânea de Castilla y León, na Espanha, até 8/6; e “Anti-Narcissus’, no CRAC Alsace, em Altkirch, na França, até 11/5.
|
Janaina Tschäpe (Galeria Fortes Vilaça) realiza a mostra individual “Floating Worlds” no Museu de Arte Contemporânea de Tucson (MOCA), nos EUA, entre 15/2 e 27/4. Curadoria de Anne-Marie Russell. A artista participa ainda de várias outras mostras ao redor do mundo. A coletiva “Graphicstudio: Uncommon Practice at USF”, no Tampa Museum of Art,, em Tampa (EUA), entre os dias 1/2 e 18/5. Curadoria de Jade Dellinger. A artista participa ainda da mostra coletiva “Fluid Motion”, no Museum of Fine Art, de Boston (EUA), até 31/5.
|
Jonatas de Andrade e Rosângela Rennó (Galeria Vermelho) estão na mostra coletiva “ICA@50 Pleasing Artists and Publics since 1963”, que acontece entre 12/2 e 17/8 no Institute of Contemporary Art (ICA), na Filadélfia (EUA).
|
Runo Lagomarsino (Mendes Wood DM) participa da mostra “Golden Heights Estate”, no Para Site, em Hong Kong (China) até 20/4. Junto com Daniel Steegmann Mangrané, da mesma galeria, também foi selecionado para a 12ª Bienal de Cuenca, no Equador, entre 28/3 e 27/6. A curadoria é de Jacopo Crivelli.
|
A mostra “Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil”, de 31/1 a 20/4, no Wexner Center for the Arts, em Ohio (EUA), reúne obras de 35 artistas, entre eles Dias & Riedweg, Laura Belém, Vânia Mignone, Ernesto Neto, Helio Oiticica, Luiza Baldan, Alexandre da Cunha, Lucia Koch, Tatiana Blass, Adriana Varejão, Marcius Galan, Fernanda Gomes, Gisele Camargo, Brigida Baltar, José Damasceno, Jac Leirner, Vânia Mignone, Odires Mlászho, Cao Guimarães, Lucia Koch, Beatriz Milhazes, Cristiano Lenhardt, Erika Verzutti, Leda Catunda, Theo Craveiro e outros. www.wexarts.org
|
Carla Zaccagnini (Galeria Vermelho) está na mostra “Dans Me Cellule, Une Silhouette”, em cartaz no Centre d'Art Contemporain de la Ferme du Buisson, em Noisiel (França), entre 1/2 e 20/4.
|
Alice Miceli (Galeria Nara Roesler) participa da mostra coletiva “Lossy”, no Bemis Center for Contemporary Arts, em Omaha (EUA), entre 21/11/13 e 26/4/14. www.bemiscenter.org
|
A gaúcha radicada em São Paulo Lucia Koch (Galeria Nara Roesler) é uma das selecionadas para a mostra “A Sense of Place”, que acontece até 1/5 no Píer 24, em San Francisco (EUA). A mostra pretende mostrar como a fotografia formata a nossa percepção do nosso entorno por meio das obras de Robert Adams, Doug Aitken, Uta Barth, Edward Burtynsky, Eric William Carroll, John Chiara, Jan De Cock, Moyra Davey, Thomas Demand, Jose Manuel Fors, Lee Friedlander, Paul Graham, Andreas Gursky, Todd Hido, Rinko Kawauchi, Veronika Kellndorfer, Erik Kessels, Lucia Koch, Richard Learoyd, Richard Misrach, Asako Narahasi, Stephen Shore, Cinthya Soto, Wolfgang Tillmans, Jeff Wall e também do acervo do Sack Photographic Trust.
|
O artista plástico carioca Ernesto Neto (Galeria Fortes Vilaça) prepara para fevereiro de 2014 uma das mais importantes exposições de sua carreira. Em 14/2, ele inaugura uma grande mostra no Museu Guggenheim de Bilbao (Espanha), projetado pelo arquiteto canadense Frank Gehry, vencedor do prêmio Prietzker (1989).
|
Fica em cartaz até 30/5/14 na Tate Liverpool a mostra “DLA Piper Series: Constellations”, individual de Hélio Oiticica (Galeria Nara Roesler). www.tate.org.uk

Galeria Mezanino promove leilão de parede com obras de 18 artistas +

A Galeria Mezanino promove seu 2o Leilão de Parede a partir do dia 22/04, nas redes sociais (facebook, e-mail, telefone e instagram), com encerramento no dia 26/04/14, às 16h (lances finais). Entre as obras, estão fotografias, pinturas, gravuras e objetos dos seguintes artistas: Alisson Gothz, Andre Albuquerque, André Conti, Christiano Whitaker, Claudia Guimarães, Danielle Noronha, Eduardo Sancinetti, Ernesto Bonato, Francisco Hurtz, Francisco Maringelli, Karen Pezolito, Leo Sombra, Mauricio Parra, Roberto Stelzer, Segio Kal, Sergio Lucena, Sergio Niculitcheff e Ulysses Bôscolo.
|
Mais informações:
Galeria Mezanino
Liberdade: r. da Glória, 279, cjto. 61, tel. (11) 3436-6306. www.galeriamezanino.com

Revista Boardilla lança catálogo com artistas brasileiros e estrangeiros +

A revista online internacional Boardilla lança sua versão em catálogo, que reúne trabalhos de 20 artistas brasileiros e estrangeiros participantes das oito edições anteriores. Entre os nomes brasileiros estão Zed Nesti, Wagner Willian, Leo Brizola, Ricardo Teles, Anderson Santos, Daniel Freire, Elias Santos, Fábio Magalhães, Zé de Rocha, Joãozito, Devarnier Hembadoom Apoema e Rogério Ferrari. Entre os estrangeiros estão Troilo, David Disca, Cecilia Tamplenizza e Elena Panzetta, Dario Zana e Alexandre Farto aka Vhils. Em versão trilíngue, português, italiano e espanhol, a revista idealizada pelo coletivo formado pelos pintores baianos Anderson Santos e Daniel Freire e pelas fotógrafas italianas Cecilia Tamplenizza e Elena Panzetta, visa divulgar artistas que se destacam e não dispõem de um espaço comum para apresentar as suas obras. A publicação foi lançada em 10/04/14 na Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea em Salvador.
|
Mais informações:
www.boardilla.wordpress.com

Cidade francesa ganha fundação dedicada à obra de Van Gogh +

A histórica cidade francesa de Arles ganhou no início do mês de abril uma fundação dedicada ao artista holandês Vincent Van Gogh. Van Gogh viveu em Arles entre Fevereiro de 1888 e Maio de 1889 e durante essa estadia pintou cerca de 200 pinturas e 100 desenhos e aquarelas, tendo escrito também mais de 200 cartas, demonstrando uma profusão criativa que poucos no século XIX conseguiram igualar. O período de Arles é considerado o auge do labor criativo na sua carreira, a sua fase de maior atividade artística.
A exposição de abertura chama-se “Couleurs du Nord, Couleurs du Sud,” em cartaz até 31/08/14 e reúne cinco pinturas de Van Gogh, além de 21 obras de artistas que Van Gogh considerava serem importantes para ao seu trabalho, como Courbet, Monet ou Monticelli.

O projeto do suíço Luc Hoffmann, herdeiro de empresas farmacêuticas, está em desenvolvimento há três anos e concretiza-se numa mansão do século XV no centro histórico da cidade medieval.

Casa de Cultura de Paraty anuncia selecionados em convocatória de exposições +

A Casa de Cultura de Paraty (RJ) divulgou a lits ade artistas selecionados na primeira convocatória de exposições temporárias, que ocorrem ao longo de 2014. Os convocados foram Cristina Suzuki e Guilherme Callegari (selecionado na 5a edição do Salão dos Artistas Galeria), de Santo André, SP; Manuela Costa Lima, de São Paulo, SP; e Vladimíra Cabanová, de Lavras, MG. O Júri de seleção foi composto por: Cesare Pergola, Patrícia Sada, Lucio Cruz, Fernando Fernandes e Patrícia Gibrail.
|
Casa de Cultura de Paraty
Centro Histórico: r. Dona Geralda, 177, tel. (24) 3371-2325. www.casadaculturaparaty.org.br

Masp fica aberto no feriadão de Páscoa e Tiradentes +

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP funciona normalmente durante todos os dias da Semana Santa, de 18 a 20/04/14, e também, excepcionalmente, aberto na segunda-feira, dia 21/04/14, feriado de Tiradentes. Em todos os dias, o horário de visitação será mantido das 10h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17h30.
|
Mais informações:
Museu de Arte de São Paulo
Cerqueira César: av. Paulista, 1.578, estação Trianon-Masp do Metrô, tel. (11) 3251-5644. www.masp.art.br

Capacete recebe inscrições para projeto de pesquisa e pensamento crítico em 2015 +

O Capacete recebe até 15/05/14 inscrições para um novo programa anual dedicado à prática e à pesquisa nas artes e no pensamento crítico. O evento, que terá duração de 10 meses (01/03/15 e 20/12/15), contará com 12 participantes, sendo quatro brasileiros, quatro sul-americanos e quatro estrangeiros de outras nacionalidades. Os participantes selecionados serão anunciados até junho de 2014. O custo anual para a realização do programa é de R$ 35.000,00 por participante (aproximadamente U$ 15.000,00 / € 12.000,00). Este custo não inclui alojamento, alimentação, transporte ou outras despesas que possam incorrer aos participantes. Todos os participantes devem pagar uma taxa anual de participação no valor de R$ 5.000,00 (aproximadamente U$ 2.100 / € 1700 por ano). O formulário de candidatura deve ser acesso através do site: http://www.capacete.net

Escola São Paulo recebe inscrições para o curso Suggested Readings in Art +

A Escola São Paulo inicia em 19/04/14 o “Suggested Readings in Art”, ministrado por Jan Fjeld e coordenado por Lisette Lagnado. A atividade, que ocorre em 10 encontros aos sábados (11h/12h30), é destinado a pessoas que já têm conhecimento em inglês e trabalham no mercado de arte - seja com curadoria, atendimento ao cliente, instalação, mídia, imprensa, produção, entre outros serviços. As aulas acontecem a partir da leitura de textos, que são discutidos em sala em inglês, a fim de adquirir compreensão e fluência. O conteúdo varia entre artigos de revistas de arte, entrevistas com curadores, resenhas de livros e exposições. Investimento de R$ 370 + 2 parcelas de R$ 370.
|
Mais informações:
Escola São Paulo
Jardins: r. Augusta, 2.239 e 2.074, tel. (11) 3060-3636. www.escolasaopaulo.org

Escola São Paulo recebe inscrições para o curso Suggested Readings in Art +

A Escola São Paulo inicia em 19/04/14 o “Suggested Readings in Art”, ministrado por Jan Fjeld e coordenado por Lisette Lagnado. A atividade, que ocorre em 10 encontros aos sábados (11h/12h30), é destinado a pessoas que já têm conhecimento em inglês e trabalham no mercado de arte - seja com curadoria, atendimento ao cliente, instalação, mídia, imprensa, produção, entre outros serviços. As aulas acontecem a partir da leitura de textos, que são discutidos em sala em inglês, a fim de adquirir compreensão e fluência. O conteúdo varia entre artigos de revistas de arte, entrevistas com curadores, resenhas de livros e exposições. Investimento de R$ 370 + 2 parcelas de R$ 370.
|
Mais informações:
Escola São Paulo
Jardins: r. Augusta, 2.239 e 2.074, tel. (11) 3060-3636. www.escolasaopaulo.org

Farnese de Andrade é tema de peça teatral na Caixa Cultural São Paulo +

O artista mineiro Farnese de Andrade (1926-1996) é homenageado com uma peça teatral “Farnese da Saudade”, que entra em cartaz a partir de 10/04/14, às 19h15, na Caixa Cultural, em São Paulo.
Com direção de Celina Sodré, o espetáculo contempla a vida e obra do artista plástico, gênio esquecido e ícone internacional nos anos 1970, que tem a sua história interpretada pelo ator Vandré Silveira, que também é responsável pela concepção do monólogo e do cenário. Na montagem pairam as memórias de família, a infância, o aprisionamento ao passado, os objetos simbólicos de uma época, a religiosidade incutida na cultura mineira.
Vandré encarna o artista e narra as suas experiências em primeira pessoa. Textos, entrevistas, depoimentos de pessoas próximas e até uma passagem do curta-metragem Farnese, de Olívio Tavares de Araújo, são fontes que formam o texto. O personagem brotou das sensações e impressões que o ator experimentou ao entrar em contato com a história do artista e sua capacidade de exprimir o inconsciente nos objetos que criava. A peça fica em temporada até 27/04/14, às 19h15 (de quinta a domingo). Entrada franca (retirar ingressos na bilheteria com 1h de antecedência)

|
Mais informações:
Caixa Cultural São Paulo
Centro: praça da Sé, 111, tel. (11) 3321-4400. www.caixacultural.com.br

Kunthalle São Paulo promove debates no programa Questões às Quartas +

A Kunsthalle São Paulo dá seguimento ao projeto Questões às Quartas. No dia 09/04/14, às 20h, o tema é “A Situação do Público”, com a intenção de discutir qual o public da arte contemporânea e qual a sua posição frente ao sistema de arte.
O projeto Questões às Quartas, coordenado pela pesquisadora e crítica Mariana Lacerda, tem o intuito de abordar teoricamente temas da arte contemporânea em discussões abertas e democráticas, partindo sempre do pressuposto de que arte na contemporaneidade desenvolve-se em um campo de multidisciplinaridades e hibridizações de linguagens, cuja discussão central não está situada dentro de cada trabalho isolado, mas nas experiências trazidas pelos debatedores. Os próximos encontros ocorrem em 14/05; 28/05 e 02/07/14. Investimento de R$60,00 para cada encontro.
Vagas limitadas. Inscrições através do e-mail info@kunsthallesaopaulo.com.
|
Mais informações:
Kunsthalle São Paulo
Pinheiros: r. dos Pinheiros, 411, tel. (11) 2339-8586. Qua. a sáb., 11h/13h, e 14h/19h. www.kunsthallesaopaulo.com

Ateliê Coletivo 2e1 lança publicação de arte sonora +

O Ateliê Coletivo 2e1 lança em 26/04/14, das 18h às 22h, a publicação sonora “s/t”, resultado do Programa de Aprofundamento Vitamina Arte Sonora, promovido pelo ateliê ao longo de 2013. Com coordenação de Bruno Mendonça, a edição reúne trabalhos desenvolvidos pelos artistas Fernanda Grigolin, Hortência Moreira, Letícia Rita, Luccia. Maggi, Luciene Lamano, Mirian Steinberg e Rafaela Jemmene. O evento também conta com colaboração de Claudio Bueno, Kiki Mazzucchelli, Lenora de Barros, Mariane Cavalheiro, Mario Ramiro, Raquel Stolf, Thiago Ruiz e outros.
|
Coletivo 2e1
Barra Funda: r. Teixeira e Souza, 252, tel. (11) 2476-7472, próximo ao shopping West Plaza.
www.doiseum.com

Seminário Internacional Arte e Natureza recebe inscrições +

O II Seminário Internacional Arte e Natureza, que ocorre entre 28 e 30/04/14, na Biblioteca Brasiliana, na Universidade de São Paulo, recebe inscrições por meio do site: http://www.seminarioartenatureza.com.
Com objetivo de olhar e discutir a natureza, promover diálogos entre arte e ciência, o evento conta com a participação de artistas e especialistas de diferentes países como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Colômbia além de professores de diversas universidades brasileiras, como a USP, UFRGS, UFSC, UNB, UFBA, UFPEL e UFPA. Duas exposições integram a programação do Seminário: uma no Paço das Artes, de 24/04 a 04/05/14; e outra na Biblioteca Brasiliana, de 28/04 a 12/05/14. Entre os participantes, figuram: Daniel Acosta (UFPEL) , Agnaldo Farias (USP), Friedrich Weltzien (Hochschule Hannover - Alemanha) , Hugo Fortes (USP), Rodrigo Braga, Oscar Leone Moyano (Universidad del Magdalena, Colômbia), Claire Molloy (Edge Hill University, Inglaterra) e Yuichiro Komatsu (Columbus State University, USA), entre outros.
|
Mais informações e programação completa: http://www.seminarioartenatureza.com.

Questões às Quartas traz debates sobre arte contemporânea na Kunsthalle +

A pesquisadora e crítica Mariana Lacerda realiza entre 12/03/14 e 11/06/14 o projeto “Questões às Quartas”, uma série de encontros semestrais sobre a arte contemporânea que ocorrem na Kunsthalle São Paulo. Em debates abertos, os participantes podem levantar questões sobre do campo da arte contemporânea e suas diferentes ramificações entre as multidisciplinaridades e hibridizações das suas linguagen, a partir de experiências e reflexões apresentadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail info@kunsthallesaopaulo.com , valor de R$ 60 por encontro. Os interessados em reservar a inscrição em todos os encontros do semestre têm desconto de 15%. Confira a programação:
|
12/02/14, das 20h às 22h – “A Arte Contemporânea é Moderna”.
-
26/02/14, das 19h às 22h, “Pequenos Comprimidos de Onda” (performance sonora), com Fernando Seixlack, U-RSO e Raquel Krügrl.
-
12/03/14, das 20h às 22h – “O Que É Arte ?”
Discussões sobre alguma definição sobre o objeto da arte contemporânea e se essa definição é útil.
-
09/04/14, das 20h às 22h - "A Situação do Público"
Debate sobre o público da arte contemporânea e qual a sua posição frente ao sistema da arte.
-
14/05/14, das 20h às 22h - “O Sistema da Arte”.
|
Kunsthalle São Paulo
Pinehiros: r. dos Pinheiros, 411, (11) 2339-8586
www.kunsthallesaopaulo.com

Obras de Roy Lichtenstein e Torres Garcia do extinto Banco Santos vão a leilão +

A Diretoria e o Setor de Curadoria do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo anunciou, com pesar, a intenção de venda das obras “Modern Painting with Yellow Interweave” (1967), de Roy Lichtenstein e “Figuras Sobre uma Estrutura” (1949), de Torres Garcia, pertencentes a Coleção do extinto Instituto Cultural Banco Santos. O MAC USP é um dos depositários da coleção do Banco Santos desde 2005, e manifesta sua preocupação diante do destino das obras, possuidoras de inestimável valor artístico e cultural, atualmente em exibição na Nova Sede do Museu. O leilão das duas obras foi autorizado pelo Juiz da 2a. Vara de Falência e Recuperações Judiciais.

Abaixo, texto na integra publicado na página do facebook do curador Tadeu Chiarelli:
"A Diretoria e o Setor de Curadoria do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, com pesar, compartilham com o público brasileiro: o MAC USP, um dos depositários da Coleção do Instituto Cultural Banco Santos desde 2005, manifesta sua preocupação diante da intenção de venda de duas obras pertencentes a esse legado: as pinturas dos artistas Roy Lichtenstein (Modern painting with yellow interweave, 1967) e Torres Garcia (Figuras sobre uma estrutura, 1949) possuidoras de inestimável valor artístico e cultural, atualmente em exibição na Nova Sede do Museu. O leilão das duas obras foi autorizado pelo Juiz da 2a. Vara de Falência e Recuperações Judiciais. É importante ressaltar que a eventual venda dessas pinturas causará uma irreversível alienação da sociedade brasileira desse importante patrimônio."

Série MAC Encontra os Artistas debate produção de arte brasileira +

O MAC-USP (Museu de Arte contemporânea da Universidade de São Paulo) dá continuidade ao programa “O MAC Encontra os Artistas”, iniciada em 2010. A série é um espaço de apresentação e debate da produção artística brasileira e plataforma para uma ação efetiva do MAC-USP junto à comunidade artística, aos estudiosos da área e ao público em geral. As atrações têm entrada franca (não é necessária inscrição prévia) e ocorrem sempre às terças-feiras, das 19h às 21h.
|
Confira a programação:
|
Abril
01 Laercio Redondo (SP)
08 Caetano de Almeida (SP)
15 Bruno Moreschi (SP)
22 Walda Marques (PA)
29 Rodolpho Parigi (SP)

Maio
06 Marcela Tiboni (SP)
13 Guilherme Maranhão (SP)
20 Iara Freiberg (SP)
27 Sergio Fingermann (SP)


Junho
03 Vânia Mignone (SP)
10 Edu Kessedjian (SP)
24 Jacques Faing (SP)
|
Mais informações:
MAC-USP - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (nova sede)
Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, antigo prédio do Detran, próximo ao Parque Ibirapuera, tel. (11) 3091-3559.
www.mac.usp.br

Multiplique Boutique ocupa a Galeria Nacional com multiplos de arte +

A Multiplique Boutique, de Gabriela Inui, ocupa a Galeria Nacional, entre 03/04, às 19h e 05/05/14, com múltiplos de Alex Cerveny, Edgard de Souza, Marilá Dardot, Mônica Nador, Paulo Bruscky, Rochelle Costi e Thiago Honório. Na abertura, ocorre lançamento do múltiplo “Bandeira”, do Jamac – Jardim Miriam Arte Clube. A proposta da Multiplique é estimular o colecionismo através de múltiplos e edições de arte contemporânea a preços acessíveis.
|
Mais informações:
Multiplique Boutique na Galeria Nacional
Jardins: r. Barão de Capanema, 208, tel. (11) 3083-0074. www.galerianacional.com.br

Revista Select promove eventos em torno do lançamento de sua 17ª edição +

A revista Select promove na sexta-feira, 04/04/14 três eventos que marcam o lançamento da 17ª edição da publicação. Entre 09h30 e 11h30, ocorre café da manhã na galeria Arte Edições (r. Estados Unidos, 1.162) e visita à exposição “Tiragem Limitada. Entre 15 e 16h, o artista Marcos Chaves conversa sobre o ensaio fotográfico feito exclusivamente para a Select no auditório da SP-Arte. O terceiro e último evento é o lançamento da revista no louge da SP-Arte, das 19h às 22h.
|
Mais informações:
Mais informações: http://www.sp-arte.com | http://www.select.art.br

Larry Gagosian inaugura duas galerias em Nova York +

Larry Gagosian vai abrir dois novos espaços em New York, um deles na Park Avenue e o outro no Lower East Side, em Delancy, no edifício de um antigo banco. Ambos espaços serão inaugurados em 03/04/14 com esculturas de Urs Fischer. Com as novas galerias, a Gagosian se consolida como o maior império do comércio de arte internacioal, com um total de 14 galerias em todo o mundo. Em entrevista para Carol Vogel, do New York Times, Larry Gagosian disse: "Eu não estava a procura de um outro espaço, mas eu dirigi algumas vezes este inverno, quando estava frio demais para caminhar até o trabalho, e vi uma placa na janela que estava disponível. Eu amei o fato de que ele é pequeno e isolado na Park Avenue, onde não há nenhuma outra varejista de arte. Isso é o que o tornou atraente para mim. "