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Sesc Pinheiros sedia o lançamento de Levantes de Georges Didi-Huberman +

O Sesc Pinheiros recebe em 13/12/17, às 20h, o lançamento do livro “Levantes” (Ed.; Sesc São Paulo; 420 págs., 17x24cm; R$130) do filósofo e historiador francês Georges Didi-Huberman e, na ocasião, ocorre um bate-papo entre o professor da USP Francisco Alambert e o professor da UNICAMP Marcio Seligmann. O livro Levantes apresenta o resultado de décadas de pesquisa sobre as manifestações, os contextos e as idiossincrasias do que entende-se por 'levante', que também permeia a exposição homônima em cartaz na sede do espaço – com curadoria de Didi-Huberman – até janeiro de 2018.

Entre os ensaios, há textos de consagrados pensadores, como a norte-americana Judith Butler, o italiano Antonio Negr, os franceses Marie-José Mondzain e Jacques Rancière, e historiadora Nicole Brenez. Inclui ainda textos introdutórios elaborados por Didi-Huberman a fim de introduzir ao leitor o portfólio de imagens das obras que compõem a exposição, com imagens organizadas sob cinco grandes temas – elementos, gestos, palavras, conflitos e desejos –, que caracterizam as nuances que constituem os levantes. Apoiado nos textos, esse amplo aparato imagético ganha força, e essa potencialidade transborda as barreiras do político e/ou filosófico, alçando o levantar-se contra algo ao status de belo.
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Sesc Pinheiros
Pinheiros: r. Paes Leme, 195, tels. (11) 3095-9400 e 0800-118220.
www.sescsp.org.br

Beatriz Milhazes lança livro pela Taschen em São Paulo +

A artista Beatriz Milhazes lança em 13/12/17, das 19h às 22h, o livro que homenageia todos os seus trabalhos criados ao longo da carreira, na galeria Fortes D’aloia & Gabriel em São Paulo. Publicado pela Taschen, o livro “Milhazes” é uma edição de colecionador e conta com uma entrevista inédita com a artista e uma biografia. Limitado a apenas mil unidades, todas assinadas e numeradas, o livro ainda traz uma versão artsy com uma caixa, com apenas 100 unidades disponíveis.
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Mais informações:
Fortes D’aloia & Gabriel
Vila Madalena: r. Fradique Coutinho, 1.500, tel. (11) 3032-7066.
www.fdag.com.br

Mostra de Performance Arte Verbo 2018 recebe inscrições +

A Mostra de Performance Arte - Verbo 2018 recebe inscrições entre 01/12/17 e 01/03/18 para envio de projetos para sua 14ª edição, que ocorrerá em julho de 2018, na Galeria Vermelho em São Paulo.

Desde sua criação, a Verbo procura apresentar um panorama abrangente da arte da performance com programação de ações de artistas brasileiros e estrangeiros, com diferentes formações e idades, atuantes em campos distintos da arte. Para esta edição, o conceito pode definir um terreno conceitual que crie uma reflexão focada no atual momento de conflito ético que caracteriza a vida no Brasil e no mundo. Hoje, a arte é uma potente ferramenta de resistência contra a crescente onda de obscurantismo que permeia o cotidiano.

Tendo isso em mente, poderão participar da seleção de projetos da Verbo 2018 artistas ligados ao campo das artes visuais, das artes cênicas, da dança, da literatura, da música, e da moda, mas também aqueles que se dedicam a pesquisas que se materializam no formato de fotografias, vídeos ou textos. A seleção de projetos ficará a cargo da artista da dança, professora universitária e pesquisadora, Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) Ana Teixeira, e pelo diretor artístico da Verbo, Marcos Gallon.

Os interessados em participar da seleção podem encaminhar pelo e-mailverbo@galeriavermelho.com.br até três propostas inéditas, ou criadas a partir de 2016, acompanhadas dos documentos: CV, Portfolio atualizado, e bibliografia; links para visualização de registros em vídeo do projeto; e resumo do texto ou da publicação. (disponíveis no link https://we.tl/GCkNwCja1m).

Palavras chave: Censura, Corrupção Endêmica, Cultura, Desobediência Civil, Ditadura, Estado de Direito, Estado de Exceção, Ética, Etnia, Extremismo Religioso, Feminismo, Gênero, Gentrificação, Justiça, Levante, LGBTQ, Manipulação da notícia, Minorias, Patrulha Intelectual, Pobreza, Polícia, Populismo, Pós-verdade, Propriedade, Público/Privado, Raça, Racismo, Redes Sociais, Violência.
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Mais informações:
www.galeriavermelho.com.br/verbo

Maria Montero lança edição exclusiva na Carbono Galeria +

A artista Maria Montero lança em 12/12/17, às 19h, uma edição exclusiva para a Carbono Galeria, com a série “Pé de Meia”. Composto por doze imagens, o trabalho funciona de modo autônomo em cada obra e apresenta uma fotografia de um pé de meia com o respectivo texto inscrito com tinta preta. Como na expressão popular, que é utilizado para definir uma reserva financeira que um indivíduo acumulou num determinado período, as fotografias representam cada um mês do ano, ou melhor, um ano de “pé de meia”. A edição é o desdobramento de trabalho recente, o Ganha Pão, exibido em sua primeira individual na Galeria Sé em 2017. De modo humorado, ambos são apropriação de objetos ordinários combinados com o uso da palavra para criar poemas visuais. A obra é numerada e assinada e vem acompanhada de certificado de autenticidade.

Maria Montero é artista, curadora independente, produtora executiva especializada em exposições e galerista. Cursou Art Psychotherapy na Goldsmith College em Londres (1998) e atualmente estuda Arte: História, Crítica e Curadoria na PUC-SP.
Foi fundadora e gestora do Phosphorus, espaço independente voltado para práticas experimentais, com foco em residências artísticas e na crítica dos processos. Entre 2011 e 2014 o Phosphorus realizou exposições, residências, workshops e projetos especiais em parceria com galerias, colecionadores e artistas. O espaço foi contemplado nos anos de 2012 e 2013 pelo ProAC (edital de Apoio a Espaços Independentes do Estado de São Paulo).
Fundou em 2014 a Sé, galeria focada em artistas com sólida trajetória, mas que inauguram sua relação com o mercado através da mesma. A galeria busca realizar o acompanhamento crítico dos artistas que representa propondo projetos de exposições que deem visibilidade a um pensamento mais crítico, conceitual e experimental.
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Mais informações:
Carbono Galeria
Jardim Paulistano: r. Joaquim Antunes, 59, tel. (11) 4564-8400.
www.carbonogaleria.com.br

Retratistas do Morro propõe a publicação de livro via Catarse +

O projeto “Retratistas do Morro” propõe a publicação de um livro de fotografias feitas por retratistas da Comunidade da Serra, segunda maior favela do país, em Belo Horizonte. O livro mostra as histórias de vida e o acervo de imagens dos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, que atuam na comunidade desde a década de 1970, além de imagens do acervo pessoal de monóculos da moradora Dona Ana Martins.

Essas imagens, além de representarem a memória imagética e as identidades culturais brasileiras, são também documentos de valor histórico, político e social, que serão publicados pela primeira vez. “Retratistas do Morro” está com uma campanha de financiamento coletivo via Catarse para a publicação com os acervos desses três personagens, que apresentam uma narrativa visual da história de formação da comunidade e também detalhes do cotidiano a partir da perspectiva dos próprios moradores.

Com coordenação do artista e co-diretor do FIF_BH - Festival Internacional de Fotografia, Guilherme Cunha realiza desde 2010 o processo de convivência e pesquisa que deu origem ao livro, de levantamento dos fotógrafos tradicionais, mapeamento e estudo de seus acervos, restauração, digitalização e preservação do material fotográfico pertencente a eles, que varia de negativos em preto e branco de médio formato, negativos coloridos 35mm, a conjuntos monóculos com slides de 35mm.

O projeto recebeu o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade em outubro de 2017, concedido pelo IPHAN, pelo reconhecimento da importância simbólica dessas fotografias para o Patrimônio Cultural Nacional, uma vez que essas imagens permitem um entendimento mais amplo sobre a trajetória histórica das cidades brasileiras e suas populações.
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Mais informação acesse o site www.catarse.me/retratistasdomorro
e www.facebook.com/retratistasdomorro

Opavivará!, José Bechara, Afonso Tostes e outros cariocas no exterior +

Os artistas brasileiros Jonathas de Andrade, Lucas Arruda e Rubens Mano participam da 2ª Bienal de Coimbra. Anozero’17 – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, em sua segunda edição e com curadoria de Delfim Sardo, dedica-se ao tema “Curar e Reparar”. Os artistas convidados dão expressão a múltiplos entendimentos sociais, pessoais, ambientais ou arquitetônicos desta preocupação da nossa relação com o mundo e com o outro. Ocupando vários espaços da cidade, o Anozero repensa o tecido urbano e propõe outros percursos. A bienal é produzida pelo CAPC (Círculo de Artes Plásticas de Coimbra) e organizada em conjunto com a Câmara Municipal e a Universidade de Coimbra. Participam ainda os artistas Alexandre Estrela, Ângela Ferreira, Buhlebezwe Siwani, Céline Condorelli, Danh Võ, Dominique Gonzalez-Foerster, Ernesto de Sousa, Fernanda Fragateiro, Francis Alÿs, Franklin Vilas Boas, Gabriela Albergaria, Gustavo Sumpta, Henrique Pavão, James Lee Byars, Jill Magid, Jimmie Durham, João Fiadeiro, João Onofre, Jonathan Uliel Saldanha, José Maçãs de Carvalho, Juan Araujo, Julião Sarmento, Kader Attia, Louise Bourgeois, Manon Harrois, Marwa Arsanios, Matt Mullican, Paloma Bosquê, Pedro Barateiro, Salomé Lamas, Sara Bichão e William Kentridge. A mostra fica em cartaz até 30/12/17.
http://anozero-bienaldecoimbra.pt.
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O grupo performático carioca Opavivará! (A Gentil Carioca) se apresentará na Áustria e nos EUA em 2018. Entre 10 e 21/1/2018 participará do evento “Transnômades”, no Redcat - Carlart´s Downtown Center for Comtemporany Art, em Los Angeles (EUA). Até 4/2/2018 está na mostra coletiva “Duet Wirth Artists”, uma curadoria de Stefanie Kreuzer em cartaz no Belvedere Museum, em Viena (Áustria).
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Vivian Caccuri (Galeria Leme e A Gentil Carioca) participa de mostras coletivas Na Espanha e na Alemanha. No Centro Cibeles de Cultura y Ciudadania Plaza Cibeles, em Madri, participa da mostra “Charivaria”, curadoria de José Luis Espejo e Andrea Zarza, em cartaz até 28/1/2018. Em Memmingen, na Alemanha, está na mostra “Buried in The Mix”, curadoria de Bhavisha Panchia em cartaz no MEWO Kuntshalle até 14/2/2018.
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A Diana Lowenstein Gallery, em Miami, recebe a partir de 2/12, na mostra “The Thickness of Void”, pinturas e trabalhos em vidro do artista carioca José Bechara (Galeria Lurixs).
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Antonio Malta Campos (Galeria Leme) realiza mostra indiviodual na F2 Galeria, em Madri, na Espanha, entre 4/11 e 4/1/2018.
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Ricardo Alves (Galeria Sancovsky) participa da coletiva “Fine Art Universiade U35” da Universidade de Tsukuba, no Japão. O evento reúne 118 artistas com formação em 95 universidades, 77 do Japão e 18 de outros países. O evento acontece no Tsukuba Museum of Art até 10/12. www.fineart-univ.jp
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A dupla Gisela Motta & Leandro Lima (Galeria Vermelho) apresenta suas obras no “On Desire / B3 Biennial of the Moving Image”, no B3 Festival Center, em Frankfurt (Alemanha) até 20/12/2017.
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Cadu (Galeria Vermelho) apresenta suas produições na individual “Cadu: Soy Mandala” no Museu Jumex, na Cidade do México, até 2/1/2018.
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Obras de Alfredo Volpi ocupam o 2º andar da Gladstone Gallery, em Nova York, em sua primeira individual nos EUA. A mostra segue até 22/12.
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O artista mineiro Celso Renato (Mendes Wood DM) tem mostra individual na sede da galeria paulistana em Nova York até 15/1/2018.
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Organizada em parceria pelo MoMA e pelo Instituto de Artes de Chicago, a mostra individual retrospectiva Tarsila do Amaral é a primeira inteiramente dedicada à artista modernista paulista nos EUA. São apresentadas 120 peças, incluindo pinturas, desenhos e documentos históricos, que traçam um rico panorama de uma das mais importantes pintoras brasileiras da história. Em cartaz no Art Institute of Chicago entre 7/10 e 7/1/2018.
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A artista Cybèle Varela realiza a mostra individual retrospectiva “Tropicalismo Remixed” no Stiftung Brasilea, na Basiléia (Suíça), entre 18/1 e 8/3/2018. “Cybèle Varela: Tropicalismo Remixed” apresenta uma seleção das mais emblemáticas pinturas da artista, objetos e vídeos, desde a década de 1960 até os dias de hoje. Além disso, analisa a contribuição de Cybèle Varela no panorama artístico, internacional e latino-americano, desde a Pop Art e a Arte Conceitual até a Figuração Narrativa e a Videoarte.
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Rosana Paulino realiza mostra individual no Museu Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa (Portugal). A mostra, cujos trabalhos da mesma série a artista expôs pela primeira vez na Galeria Superfície em 2016, investiga o aniquilamento e subjugação das populações negras através da escravidão, tendo a ciência, a religião e a ideia de progresso sido usadas para justificar os mais aterrorizadores abusos.
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Fabio Morais (Galeria Vermelho) participa da mostra “Livres et Revues d’Artistes: Une Perspective Brésilienne” na Maison des Sciences de l’Homme en Bretagne, na cidade de Rennes, na França, entre 1/12 e 8/2/2018.
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O fotógrafo Caio Reisewitz (Luciana Brito Galeria de Arte) participa da Eidos-Guangzhou Image Trienal, no GuangDong Museum of Art, em Guangzhou, na China, entre 15/12 e 8/3/2018.
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Mauro Piva (Galeria Leme) realiza mostra individual na Galeria Espacio Mínimo, em Madri, na Espanha, entre 4/11 e 13/1/2018. A exposição é composta por um conjunto de trabalhos, quase todos eles feitos em papel, criados especificamente para este projeto. Na mostra o público vai conferir obras típicas do processo de trabalho de Mauro Piva e também referências a artistas espanhóis.
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A dupla Dias & Riedweg (Galeria Vermelho) apresenta a obra “Funk Staden Suite” na Fondazione Musica per Roma, na Itália, entre 8/12 e 28/1/2018.
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Alexandre da Cunha (Galeria Luisa Strina) participa da mostra coletiva “Everyday Poetics” no Seattle Art Museum, no EUA, entre 18/11 e 17/6/2018.
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A mostra “Theory of the Inevitable Convergence”, em cartaz na Galeria Nara Roesler, em Nova York, até 6/1/2018, tem como motivo evidenciar pontos de contato ainda não explorados entre as poéticas de Carlito Carvalhosa, Arthur Lescher e Marco Maggi.
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Marcius Galan e Anna Maria Maiolino (Galeria Luisa Strina) participam da mostra coletiva “Art and Space”, uma curadoria de Manuel Cirauqui para o Guggenheim Bilbao, na Espanha. Em cartaz entre 5/12 e 5/4/2018.
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Assume Vivid Astro Focus (Casa Triângulo) realiza a instalação interativa “Angeles Veloces Arcanos Fugaces”, com curadoria de Ximena Caminos, para o evento Faena Forum, em Miami, entre 5 e 10/12/17. O artista (alter ego de Eli Sudbrack) também realiza a mostra individual “Abstracto Viajero Andinos Fetichizados” no Museu Mario Testino (MATE), em Lima, no peru, entre 27/10 e 1/4/18.
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Afonso Tostes, Ana Prata, Felipe Cohen, Henrique Oliveira, Miguel Rio Branco, Rodrigo Andrade e Tunga (Galeria Millan), Jonathas de Andrade e André Komatsu (Galeria Vermelho) e Caio Reisewitz (Luciana Brito Galeria de Arte) participam da mostra “Troposphere: Chinese and Brazilian Contemporary Ar ”, coletiva curada por Sarina Tang para o Beijing Minsheng Art Museum, em Pequim. Fica em cartaz entre 9/12 e 23/2/18.
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Ana Maria Tavares, André Komatsu, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Artur Barrio, Carmela Gross, Cildo Meireles, Detanico & Lain, Emmanuel Nassar, Hélio Oiticica, Iran do Espírito Santo, Jac Leirner, Leonor Antunes, Letícia Ramos, Lydia Okumura, Marepe, Mauro Restiffe, Nelson Felix, Nicolás Robbio, Paulo Nazareth, Rosângela Rennó, Tamar Guimarães, Tunga e Waltercio Caldas participam da mostra coletiva “Potência e Adversidade: Arte da América Latina nas Coleções em Portugal”, uma curadoria da luso-brasileira Marta Mestre em cartaz no Pavilhão Branco e Pavilhão Preto, em Lisboa, entre 12/11/2017 e 7/1/2018.
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A mineira Marilá Dardot (Galeria Vermelho) participa da mostra “Tensão & Conflito. Arte em Vídeo Após 2008”, em cartaz no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, entre 13/9 e 13/3/2018. Dardot participa ainda da coletiva “Everyday Poetics” no Seattle Art Museum, em Seattle (EUA), entre 18/11 e 17/6/2018.
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O paulistano Lucas Simões (Casa Triângulo) participa da mostra coletiva “A Thousand Roaring Beasts: Display Devices for a Critical Modernity”, no Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, em Sevilha, na Espanha, até 4/3/2018. Obras de Simões também estão na coletiva “Politics of Dreams”, na Fondation Hippocrène, em Paris, entre 12/10 e 16/12/17.
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Sandra Cinto (Casa Triângulo) realiza mostra individual no CAC (Contemporary Arts Center), em Cincinnati (EUA), entre 8/10 e 24/7/2018.
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Rommulo Vieira da Conceição (Casa Triângulo) tem obras na mostra “Axé Bahia: The Power of Art in an Afro-Brazilian Metropolis”, com curadoria de Patrick A. Polk, no
Fowler Museum da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), entre 24/9 e 15/4/2018.
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O artista mineiro Paulo Nazareth (Mendes Wood DM) está com obras no exterior na mostra coletiva “Field Guide”, no Remai Modern, em Saskatoon, no Canadá até 25/2/18. Ao lado de Runo Lagomarsino, tem obras na mostra “Prospect 4: The Lotus in Spit of the Swamp”, no Nasher Museum of Art, na Duke University, em Nova Orleans (EUA), entre 18/11/17 e 25/2/18.
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Paulo Nimer Pjota (Mendes Wood DM) participa da mostra coletiva “Forever Never Comes - Metabolismo del Tempo”, no Museo Archeologico e d'Arte della Maremma, em Grosseto, na Itália, até 26/1/2018. Pjota participa também da mostra “Painting or Not”, no The Kaviar Factory, em Lofoten, na Noruega, até 1/1/2018.
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A artista mineira Solange Pessoa ((Mendes Wood DM) participa do projeto “KölnSkulptur #9”, na cidade alemão de Köln, até 10/7/2019.
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A artista carioca Anna Bella Geiger participa de três mostras coletivas no exterior. No espaço La Casa Endendida, em Madri, está na mostra “Geografia Física y Humana” (até7/1/2018). Na Tate Modern, em Londres, está na mostra “A View From Buenos Aires”. Também tem obras nos EUA, na mostra "Radical Women: Latin American Art, 1960-1985", no Hammer Museum, em Los Angeles. A mostra apresenta cerca de 260 obras (fotografias, vídeos, técnicas mistas e experimentações) produzidas por mais de cem artistas de 15 países. Entre as selecionadas estão ainda Iole de Freitas, Vera Chaves Barcellos, Neide Sá, Claudia Andujar, Carmela Gross, Martha Araújo, Regina Vater, Ana Vitória Mussi, Lygia Clark, Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Regina Silveira, Anna Maria Maiolino, Lygia Pape, Ana Mendieta, Liliana Porter, Marta Minujín, Zilia Sánchez e Feliza Bursztyn, A mostra acontece no Hammer Museum, em Los Angeles, entre 15/9 e 31/12, e depois segue para o Brooklyn Museum, em Nova York, entre 13/4 e 29/7/2018.
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Waldemar Cordeiro, (Luciana Brito Galeria de Arte) tem obras selecionadas na mostra “Thinking Machines: Art and Design in the Computer Age”, no MoMA de Nova York entre 13/11/2017 e 8/4/2018.Participam ainda John Cage, Lejaren Hiller, Stan VanDerBeek e Cedric Price, entre outros.



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O artista mineiro Éder Santos (Luciana Brito Galeria de Arte) participa da mostra “Hunger for the Absolute: Land in Anguish at 50”, na Tate Modern, em Londres, a partir de 9/11.

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Geraldo de Barros (Luciana Brito Galeria de Arte) tem obras na mostra “A Tale of Two Worlds”, no Museum für Moderne Kunst, em Frankfurt, na Alemanha, entre 25/11 e 2/4/2018.
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Henrique Oliveira (Galeria Millan) tem obras na mostra coletiva “From the Cavern to the Moon”, no Centro Pecci, em Prato, na Itália, até 18/01/2018.
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Artur Barrio (Galeria Millan) participa da mostra coletiva “Delirious - Art at the Limit of Reason”, no Metropolitan Museum, em Nova York, até 14/1. Também está na mostra “Memories of Underdevelopment”, no Museum of Contemporary Art of San Diego, na Califórnia, até 21/1. Junto com obras de Nelson Félix e de Tunga, Barrio se apresenta na mostra “Potência e Adversidade - Arte da América Latina nas Coleções em Portugal”, no Pavilhão Branco e Pavilhão Preto, em Lisboa, entre 12/11/2017 e 7/1/2018. Ao lado de Lenora de Barros, Barrio participa da mostra “A Tale of Two Worlds. Experimental Latin American Art in Dialogue with the MMK Collection 1940s-1980s”, no MMK - Museum of Modern Art, em Frankfurt, na Alemanha, entre 25/11 e 2/4/2018.
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Cinthia Marcelle (Galeria Vermelho) participa da mostra coletiva “Lección de Arte”, no Museo Thyssen-Bornemisza, em Madri (Espanha), entre 7/11 e 28/1/2018.
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Clara Ianni (Galeria Vermelho) tem obras na mostra “Gotong Royong: Things We Do Together”, no Centre for Contemporary Art at Ujazdowski Castle, em Varsóvia, na Polônia, entre 19/10 e 4/1/2018.
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O artista plástico pernambucano Paulo Bruscky (Galeria Nara Roesler) participa do projeto “L’Oeil Écoute”, no Centro Georges Pompidou, em Paris, que propõe reflexões sobre a arte moderna a partir do diálogo entre obras do acervo permanente e de artistas convidados. Nesta edição, o projeto explora as relações entre arte, música e poesia, traçando um paralelo entre as produções de artistas como Picasso e Brancusi e a música de Erik Satie e os Balés Russos. Nas áreas dedicadas a Bruscky, serão exibidos trabalhos fundamentais de poesia visual e sonora, arte correio e performance desenvolvidos ao longo de sua carreira. Obras como Poema Processo, de 1970 e Silence - Homage to John Cage, de 1993, dividem ainda o espaço com trabalhos raros de Vicente do Rego Monteiro (de 18/10 a 9/4/2018).
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Marcelo Cidade (Galeria Vermelho) participa da mostra “Monumento, Anti-Monumentos y Nueva Escultura Pública” no Museu Universitário el Chopo, na Cidade do México, entre 25/10 e 7/1/2018.
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Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado participam da 5ª Biennale de Lubumbashi (“Rencontres Picha”), no Musée National de Lubumbashi, no Congo, entre 7/10 e 15/4/2018.
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A artista paulistana Lucia Koch (Galeria Vermelho) participa da mostra “Learning From Latin America: Art Architecture and Visions of Modernism”, na Los Angeles Municipal Art Gallery, entre 10/9 e 27/1/2018.
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“José Leonilson: Empty Man”, em cartaz na Americas Society, em Nova York, até 3/2/2018, é a primeira mostra retrospectiva do artista cearense, ícone da produção brasileira de arte contemporânea a partir dos anos 80 e que morreu em 1993, vitimado pela Aids. A mostra exibe cerca de 50 pinturas, desenhos e bordados. A mostra tem curadoria de Cecilia Brunson, Gabriela Rangel e Susanna V. Temkin. O catálogo desenhado por Garrick Gott traz textos dos curadores e também de Jenni Sorkin (University of California at Santa Barbara), Luis Enrique Pérez Oramas (curador independente) e Yuji Kawasima (Universidad Complutense de Madrid).
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A dupla Detanico Lain participa da mostra “Flatland / Abstractions Narratives #2”, no Mudan, em Luxemburgo, entre 7/10 e 15/4/2018. Também está presente na mostra “Manipulate the World”, no Moderna Museet, em Estocolmo, na Suécia, entre 21/10 e 21/1/2018.
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Paulo Bruscky, Mario Ramiro, Hudinilson Jr., Gabriel Borba, Mário Ishikawa e Letícia Parente participam da mostra “Xerografia: Copyart in Brazil, 1970–1990”, que acontece na Robert and Karen Hoehn Family Galleries, na Universidade de San Diego, na Califórnia, entre 15/9 e 16/12/17. Curadoria de Erin Aldana. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Tamar Guimarães, Carla Zaccagnini e Runo Lagomarsino apresentam obras na mostra coletiva “A Universal History of Infamy”, no Los Angeles County Museum of Art (LACMA), e no 18th Street Arts Center, ambos em Los Angeles (EUA), entre 20/8 e 18/2/2018. Zaccagnini A artista paulistana terá ainda obras expostas no MAK Center for Art and Architecture, entre 9/9 e 14/1/2018, e na mostra “How to Read El Pato Pascual: Disney’s Latin America and Latin America’s Disney”, na Schindler House, em West Hollywood, entre 9/9 e 14/1/2018. As mostras fazem parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Rafael Assef, Dora Longo Bahia, Rodrigo Braga, Lia Chaia, Carmela Gross, Cinthia Marcelle, Odires Mlászlo, Marcelo Moscheta, Rosangela Rennó e Ana Maria Tavares (Galeria Vermelho), Caio Reisewitz, Regina Silveira, Rochelle Costi (Luciana Brito Galeria), Laura Lima, Marcius Galan, Marepe, Cildo Meireles, Pedro Motta (Luisa Strina), Albano Afonso, Nazareth Pacheco e Sandra Cinto (Casa Triângulo), Felipe Cohen, Lenora de Barros, José Damasceno, Tunga (Galeria Millan), Waltercio Caldas (Raquel Arnaud), Leda Catunda, Beatriz Milhazes e Adriana Varejão (Fortes D’Aloia & Gabriel), Vik Muniz (Mara Roesler) Carlito Carvalhosa, Leonilson e Keila Alaver participam da mostra “Past/Future/Present: Contemporary Brazilian Art from the Museum of Modern Art”, no Phoenix Museum, em Arizona (EUA), entre 1/9 e 17/12/17. Curadoria de Vanessa K. Davidson e Cauê Alves.
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Eduardo Abaroa, Jonathas de Andrade, Leonor Antunes, Alexander Apóstol, Alexandre Arrechea, Ramiro Chaves, Felipe Dulzaides, Carlos Garaicoa, Terence Gower, Tamar Guimarães, Lucia Koch, Runo Lagomarsino, Renata Lucas, Lais Myrrha, Manuel Piña, Mauro Restiffe, Beto Shwafaty, Melanie Smith, Tercerunquinto, Clarissa Tossin e Héctor Zamora participam da mostra “Condemned To Be Modern” no LAMAG (Los Angeles Municipal Art Gallery). A mostra tem curadoria de Clara Kim (que é uma das senior curators da Tate) e acontece entre 10/9 e 28/1/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. http://www.lamag.org/
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Mauro Restiffe (Fortes D’Aloia & Gabriel) participa da coletiva “Doubles, Dobros, Pliegues, Pares, Twins, Mitades”, que acontece na The Warehouse, em Dallas, nos EUA, entre 10/7 e 29/12/17.
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Tamar Guimarães participa no LACMA (Los Angeles County Museum of Art) da mostra “A Universal History of Infamy”, em que apresenta um novo vídeo. A mostra segue até fevereiro de 2018. http://www.lacma.org/art/exhibition/universal-history-infamy
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Gisela Motta & Leandro Lima, Claudia Andujar, Cinthia Marcelle, Cao Guimarães e Berna Reale participam da mostra “Video Art in Latin America”, no LAXART, em Los Angeles, entre 16/9 e 16/12/17. Curadoria de Glenn Phillips e Elena Shtromberg. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Lygia Pape, Hélio Oiticica, Antonio Dias, Cildo Meireles, Regina Silveira e Thomas Farkas participam da mostra coletiva “Memories of Underdevelopment”, que acontece no Museum of Contemporary Art, em San Diego, entre 17/9 e 21/1/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Abraham Palatnik (Galeria Nara Roesler) tem obras na mostra “Kinesthesia: Latin American Kinetic Art, 1954–1969”, no Palm Springs Art Museum, na California, entre 26/8 e 15/1/2018. Curadoria de Dan Cameron. Palatnik terá obras ainda na mostra “Delirious: Art at the Limits of Reason, 1950-1980”, no Met Breuer, em Nova York, entre 13/9 e 14/1/2018. Nesta última participam ainda Hélio Oiticica, Anna Maria Maiolino e Darcílio Lima, entre outros. Palatnik ganha ainda mostra individual na Sicardi Gallery, em Houston (EUA), até 14/12/17.
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Clarissa Tossin (Galeria Luisa Strina) participa da coletiva “Baggage Claims”, coletiva com curadoria de Ginger Duggan e Judy Fox em cartaz no Orlando Museum of Art (Orlando, EUA), entre 15/9 e 31/12/17. Tossin tem obtras ainda na mostra “Mundos Alternos Art and Science Fiction in the Americas”, coletiva com curadoria de Tyler Stallings, Joanna Szupinska-Myers e Robb Hernández no California Museum of Photography (Riverside, EUA), entre 16/9 e 4/2/18. Nesta última participam ainda ADÁL , AZTLAN Dance Company , Guillermo Bert , Erica Bohm , Tania Candiani , Beatriz Cortez , Claudio Dicochea, Faivovich & Goldberg, Sofía Gallisá Muriente , Guillermo Gómez-Peña / La Pocha Nostra , La Gravedad de los Asuntos, Hector Hernandez, Gyula Kosice, LA VATOCOSMICO c-s, Robert “Cyclona” Legorreta, Chico MacMurtrie / Amorphic Robot Works, Marion Martinez, MASA—MeChicano Alliance of Space Artists, Jillian Mayer, Mundo Meza, Irvin Morazán, Glexis Novoa, Rubén Ortiz Torres, Rigo 23, Alex Rivera, Carmelita Tropicana, Luis Valderas, Ricardo Valverde, José Luis Vargas e Simón Vega.
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A artista amazonense Rodrigo Braga (Galeria Vermelho) participa da coletiva “Visions of Nature” no museu Kunst Haus Wuien, em Viena (Áustria), entre 13/9 e 18/2/2018.
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“Carmela Gross: The Photographer” é mostra individual no Kunsthalle Bratislava, na Eslováquia, entre 14/09 e 26/11. A artista participa ainda da mostra “On Anam. Where are We Going?”, no Es Baluard Museu d'Art Modern i Contemporani, em Palma de Mallorca, na Espanha, entre 10/11 e 1/4/2018. Nesta última participam ainda o cubano Félix-Gonzalez Torres e o brasileiro Paulo Nazareth.
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Mostra “Trazas Simultáneas” apresenta criações de Claudia Andujar, Gisela Motta e Leandro Lima, Fabio Morais e Rosângela Rennó no Espacio Cultural de la Embajada del Brasil, em Buenos Aires, entre 6/9 e 15/12.
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Marcelo Cidade (Galeria Vermelho) e Vivian caccuri (Galeria Leme e A Gentil Carioca) participam da mostra “Sonic Rebellion: Music as Resistance” no Museum of Contemporary Art Detroit (MOCAD), em Detroit, no EUA, entre 8/9 e 8/1/2018. Curadoria de Jens Hoffmann, Susanne Feld Hilberry e Robin K. Williams.
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O Museum of Contemporary Art de Los Angeles (moca.org) realiza entre 16/9 e 22/1/2018 a maior retrospectiva da artista plástica ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino já realizada fora do Brasil. Serão apresentadas pinturas, desenhos, esculturas, vídeos, performances e instalações realizadas desde os anos 60, que trabalham com questões intimistas, mas também artísticas e políticas. A curadoria é de Bryan Barcena e Helen Molesworth.
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Ernesto Neto, Rivane Neuenschwander e Daniel Steegmann Mangrané participam da 14ª Biennale de Lyon, na França, entre 20/9 e 7/1/2018. Mangrané participa ainda da mostra “Uma Folha Translúcida no Lugar da Boca”, entre 30/9 e 7/1/2018, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, na cidade do Porto, em Portugal.
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Anna Maria Maiolino, Cildo Meireles e Lygia Pape participam da 14ª Bienal de Lyon, na França, cujo tema é “Mondes Flotantes” (Mundos Flutuantes. A mostra tem curadoria de Thierry Raspail e Emma Lavigne e acontece no L’Institut d’Art Contemporain entre 20/9 e 7/1/2018.
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A obra "Poema" (1979), da artista paulistana Lenora de Barros (Galeria Millan), ilustra a capa do catálogo da mostra "Radical Women: Latin American Art, 1960-1985" e também a fachada principal do Hammer Museum, em Los Angeles. A mostra apresenta cerca de 260 obras (fotografias, vídeos, técnicas mistas e experimentações) produzidas por mais de cem artistas de 15 países. Entre as selecionadas estão ainda Iole de Freitas, Vera Chaves Barcellos, Neide Sá, Claudia Andujar, Carmela Gross, Martha Araújo, Regina Vater, Ana Vitória Mussi, Lygia Clark, Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Regina Silveira, Anna Maria Maiolino, Lygia Pape, Ana Mendieta, Liliana Porter, Marta Minujín, Zilia Sánchez e Feliza Bursztyn, A mostra acontece no Hammer Museum, em Los Angeles, entre 15/9 e 31/12, e depois segue para o Brooklyn Museum, em Nova York, entre 13/4 e 29/7/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Berna Reale (Nara Roesler), Cao Guimarães (Nara Roesler), Rivane Neuenschwander (Fortes D’Aloia & Gabriel), Maria Laet (A Gentil Carioca) e Regina Silveira (Luciana Brito) participam da mostra “Video Art in Latin America”, no Laxart, em Los Angeles (EUA), entre 16/9 a 16/12/17. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana. A mostra tem curadoria de Glenn Phillips e Elena Shtromberge e busca examinar as realizações inovadoras e as tendências existentes na videoarte latino-americana desde a década de 1960 até hoje
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O artista carioca Ricardo Basbaum (A Gentil Carioca e Galeria Jaqueline Martins) figura na mostra coletiva “We Are Here - I Am You”, curadoria de José Esparza Chong Cuy, em cartaz no MCA - Museum of Contemporary Art Chicago, nos EUA, entre 19/8 e 1/4/2018.
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O grupo performático e multimídia carioca Opavivará foi selecionado para a mostra coletiva “Continua Sphéres Ensemble”, direção artística de José Manuel Gonçalves no 104 Cent Quatre Paris, na capital francesa, entre 16/9 e 19/11. A turnê mundial do grupo carioca prossegue ainda pela Alemanha, na mostra “Duet With Artists”, curadoria de Stefanie Kreuzer no Belvedere Museum (Viena, Áustria, de 27/9 a 4/2/2018; belvedere.at/).
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Laura Lima (Galeria Luisa Strina e A Gentil Carioca) está na mostra coletiva “Past/Future/Present: Contemporary Brazilian Art from the Museum of Modern Art, São Paulo”, uma curadoria de Vanessa K. Davidson e Cauê Alves no Phoenix Art Museum, nos EUA, entre 1/9 e 31/12. phxart.org. |
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A artista carioca Rosana Palazyan participa da primeira edição da mostra Standart - Triennial of Contemporary Art, na Armenia. A mostra “The Mount Analogue” tem conceito e curadoria de Adelina Cüberyan von Fürstenberg e assistência do curador Ruben Arevshatyan e acontece entre 20/7 e 31/12/17 nas cidades de Yerevan, Gyumri, Sevan e Kapan. O nome da Trienal é inspirado pela revista armênia de vanguarda Standard, publicada em 1924, a revista destaca o rico contexto cultural e histórico da Armênia e, por meio de seu caráter itinerante, envolve comunidades diversas e cria oportunidades de diálogo e relações entre artistas, escritores, curadores, cientistas, comunidades locais e visitantes. A curadora Adelina Cüberyan von Fürstenberg foi premiada com o Leão de Ouro para o Pavilhão Nacional da Armênia na 56ª Bienal de Veneza, em 2015. Inspirada no romance inacabado “The Mount Analogue”, do escritor surrealista francês René Daumal (1908-1944), “Standart” será realizada em espaços históricos e culturais, em toda a região do Monte Ararat. www.standart-armeniatriennale.net
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A artista mineira Valeska Soares (Fortes D’Aloia & Gabriel) ganha retrospectiva no Santa Barbara Museum of Art. A mostra apresenta cerca de 50 trabalhos (instalações, esculturas, fotografias e vídeos) que datam do início da década de 1990 até o presente. A exposição abre em 17/9 e prossegue até 31/12/17. “Any Moment Now" é a maior exposição da carreira da artista e, depois de Santa Bárbara, vai itinerar para o Phoenix Art Museum em 2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.Valeska Soares (Fortes D’Aloia & Gabriel) participa da mostra “The Half-Life of Love”, no MASS MoCA, em North Adams, também nos EUA, até 1/1/2018. Até 15/12, a artista realiza ainda a mostra individual “Neither Here Nor There” na Alexander Gray Gallery, em Nova York.
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O artista plástico Eduardo Kac, representado pela galeria carioca Luciana Caravello, se prepara para uma série de exposições em 2017. Sua mais recente produção, a série “Inner Telescope”, participa em Seoul, na Coréia do Sul, no evento Da Vinci Creative 2017, no Seoul Art Space Geumcheon (de 1/9 a 30/12). A obra “Inner Telescope” já ganhou uma página inteira no jornal “New York Times” e destaque em veículos como “ArtPress”, “Beaux Arts”, “Le Figaro”, “Huffington Post”, “La Nación” e “Connaissance des Arts”. Os trabalhos de Kac realizados em xerox e fax, no início da década de 80, terão espaço no Pacific Standard Time Festival da Getty Foundation e serão exibidos na mostra “Copyart: Experimental Printmaking 1970-1990”, na Hoehn Family Galleries (Universidade de San Diego, entre 1/9 e 30/12).
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A artista Regina Silveira (Galeria Luciana Brito) participa da mostra “Bienal Sur”, no Parque de la Memoria, em Buenos Aires (Argentina), Regina Silveira apresenta para a primeira edição da Bienal Sur, além de projeções do vídeo “Limiar”, versões exclusivas da obra “Touch” em três cidades argentinas. A artista participa ainda da mostra “Future Shock, Site Santa Fé”, nos EUA, entre 7/10 e 1/5/2018.
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O artista alagoano-pernambucano Jonathas de Andrade (Galeria Vermelho) está na mostra coletiva “We Are Here: I Am You”, no Museum of Contemporary Art Chicago, nos EUA, entre 19/8 e 1/4/2018. A mostra faz parte das comemorações pelos 50 anos do Museu e dela também participa o artista carioca Ricardo Basbaum (Luciana Brito Galeria de Arte). O artista também está na mostra “La Vie Simple - Simplement La Vie”, na Fondation Vincent van Gogh Arles, na França, entre 7/10 e 2/4/2018.
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Obras de Hélio Oiticica (Galeria Nara Roesler), Geraldo de Barros e Waldemar Cordeiro (Luciana Brito Galeria) foram selecionadas para a mostra “Making Art Concrete: Works from Argentina and Brazil”, no, Getty Center, em Los Angeles, entre 16/9 e 11/2/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.
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Casa da Xiclet Galeria realiza o Queima Total +

A Casa da Xiclet Galeria realiza entre 09 e 16/12/17, das 14 às 20h, o evento Queima Total de Obras de Arte! É pra acabar com o Estoque. Participam Tita Mascaro, Matheus Dvco, Fernando Ribeiro, Mariluci Jung, Anita de Sá, Marcelo Moraes, Paulo Quirino, Amanda Mei, Náná Spogis, André A. Moraes, Marcelo Oliveira, Felipe Dib Adonis, Luisa Dória, Ana de Sena, Fabrício Carvalho, Gui Gadelha, Marina Wolff Perin, Matheus Carreira Massabki , Carol Cuqueto, Monica Nitz, Monica Barki, Jailton Nascimento, Astrid Esslinger, Storeo Lenarducci, Marcio Oliveira e Alexandre Alves.
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Casa da Xiclet Galeria
Vila Madalena: r. Fradique Coutinho, 1.855. Tel.: (11) 2579-9007.
www.casadaxiclet.com

Curadores debatem encontros e desencontros entre arte e política no CPF Sesc +

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc recebe em 15/12/17 curadores de quatro exposições em cartaz em São Paulo para o debate “O Teor Político das Artes Hoje: novos Devires das Artes e da Política”, sobre o atual cenário artístico, destacando seu momento de ação/transformação política. Participam Jochen Volz, Juliana Braga de Matos, Márcio Seligmann-Silva, Miguel Chaia, Ana Pato e Diego Matos, Marilia Bonas, e Priscila Arantes, com as exposições "Ensaio de Tração"/Estação Pinacoteca; "Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina"/Memorial da Resistência; "Levantes"/ Sesc-Pinheiros; e "20º Festival de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil”, no Pompéia.

Desde os anos 1960, o viés político nas artes tenciona criticamente o mundo e não deixa de ser um compromisso com a política que se transformou. O derretimento das grandes narrativas levou à crise da política e das utopias como também alavancou novas propostas heterotópicas. As artes se inserem como agentes da inscrição da violência institucional e cotidiana enquanto agenciadoras de novas sensibilidades através de exposições, nas cidades, na mídia ou na web. Existe ainda uma prática artística plural que entra em conflito e responde também aos neo-discursos-nomológicos, fundamentalistas e fascistas, que não admitem o jogo diferencial, a linguagem das artes com seu caráter aberto, criativo e desestruturador/estruturador das identidades.

Confira a programação:

1° Mesa, das 14h às 16h
Jochen Volz (co-curador de "Ensaio de Tração"/Estação Pinacoteca);
Juliana Braga de Matos (co-curadora da "Levantes"/ SESC-Pinheiros);
Márcio Seligmann-Silva (curador de "Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina"/Memorial da Resistência) -
Mediador: Miguel Chaia (PUC-SP)

2° Mesa: das 16h30 às 18h30
Ana Pato e Diego Matos (curadores convidados do 20o Festival de Arte Contemporânea SESC-VIDEOBRASIL/SESC Pompéia);
Marilia Bonas (diretora do Memorial da Resistência) -
Mediadora: Priscila Arantes (Paço das Artes; PUC-SP)
O teor político das artes hoje: novos devires das artes e da política.
Dia 15 de dezembro de 2017, sexta, das 14h às 18h30.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 50
Grátis – mediante inscrição.
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.
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Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Bela Vista: r. Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar. Tel:(11) 3254-5600.

Mapa das Artes divulga selecionados do 9º Salão dos Artistas Sem Galeria +

A 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo impresso e pelo portal Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br), divulgou os nomes dos dez artistas selecionados. São eles: Angela od (RJ), Caio Pacela (SP/RJ), Renata Pelegrini (SP), Mercedes Lachmann (RJ), João GG (RS/SP), João Galera (PR/SP), David Almeida (DF/SP), Élcio Miazaki (SP), Sonia Dias (SP) e Yoko Nishio (RJ). Os artistas foram escolhidos pelo júri formado por Fernanda Resstom (Galeria Central), Nathalia Lavigne (curadora independente) e Renata Castro e Silva (Galeria Carbono). Os dez artistas participação de duas mostras coletivas simultâneas em São Paulo, nas galerias Sancovsky e Zipper, entre 15/1 e 24/2; e na Orlando Lemos Galeria de Arte, em Nova Lima (MG), entre 10/3 e 20/4/18. Ao final das mostras em São Paulo, um dos artistas receberá um prêmio de R$ 1.000,00.

Brasil divulga mostra e curadores para 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza +

A participação do Brasil na 16ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, que ocorre entre 26/05 e 25/11/18, conta com o projeto “Muros de Ar” com curadoria dos arquitetos Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho. A mostra, selecionada pela Fundação Bienal de São Paulo, ocupa o pavilhão em resposta ao título “Freespace”, uma reflexão sobre a essência espacial da arquitetura e a sua potencialidade de mediar, pela fruição do espaço vazio, a relação entre as pessoas e os edifícios. Por meio de uma pesquisa coletiva, o projeto propõe a tornar visível as formas de separação espacial e conceitual resultantes dos processos de urbanização do país, além de questionar as diferentes formas de muros que constroem, em diversas escalas, o território brasileiro.

Sobre os curadores:

Gabriel Kozlowski é arquiteto, formado pela PUC-Rio (2011) e mestre em Urbanismo pelo MIT (2015). Atualmente leciona como Teaching Fellow no Departamento de Arquitetura do MIT e trabalha como pesquisador associado no Leventhal Center for Advanced Urbanism. Anteriormente, foi líder de projeto no SENSEable City Lab; pesquisador para o pavilhão dos EUA na 14ª Bienal de Veneza; e co-fundador do coletivo ENTRE. Recebeu entre outros reconhecimentos o Department of Architecture Graduate Fellowship no MIT (2013), o prêmio de melhor tese de mestrado pela mesma Universidade (2015), o MIT-Brazil TVML Seed Fund (2016), e foi selecionado para o Buckminster Fuller Institute’s Catalyst Program (2017).

Laura González Fierro é arquiteta pela Universidade Iberoamericana da Cidade do México (2002) e mestre em Arquitetura pela Universidade de Columbia GSAPP (2008). Em 2010, fundou +ADD, atuando em Cidade do México, São Paulo e Nova York na área de projetos de arquitetura, urbanismo, design e consultoria. Seu trabalho foi publicado pela Braun Publishing, LEAF Review, PIN-UP entre outros. Paralelamente à prática fundou o LED [Laboratório Experimental a Distância], uma plataforma dedicada a pesquisa multidisciplinar sobre o ambiente construído e as dinâmicas urbanas. Com a gênese que as soluções podem ser encontradas em diversas disciplinas, cria um nexo de fontes conectadas pela tecnologia.

Marcelo Maia Rosa é arquiteto e sócio do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados (2007) vencedor do concurso para nova sede do IMPA-RJ (2015). Marcelo foi responsável pela coordenação do novo museu do Instituto Moreira Salles (2017), em São Paulo. Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie em São Paulo e TU/e, Eindhoven Holanda (2005), com cursos complementares pela Université Paris Sorbonne (2012) e pós graduado pela Escola da Cidade (2017) onde é professor atualmente. Foi curador em 2015 do Global Shapers Community hub São Paulo, iniciativa do World Economic Forum.

Sol Camacho é arquiteta pela Universidade Iberoamericana da Cidade do México e Paris Val de Seine (2004) mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Harvard (2008). Fundou o escritório RADDAR em São Paulo em 2011, onde desenvolve projetos focados no entorno urbano. Recebeu o Premio Lafarge Holcim Awards (2017) pelo projeto PIPA – Conjunto cultural e comercial em Paraisopolis onde tem uma sede do RADDAR desenvolvendo pesquisa sobre o entorno. Entre outros reconhecimentos Sol foi candidata ao Rolex Mentor and Protege Arts Initiative (2016) ganhou duas vezes a bolsa de Pesquisa FONCA (2012, 2014). Hoje Sol também é diretora Cultural do Instituto Bardi / Casa de Vidro.
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Pavilhão do Brasil
16ª Mostra Internazionale di Architettura – la Biennale di Venezia
Giardini Castello, Padiglione Brasile, 30122 - Veneza, Itália.

Bill Gates oferece o Codex Leicester, de Da Vinci, para Florença +

O bilionário rei da tecnologia e amante das artes, da cultura e da filantropia Bill Gates ofereceu o manuscrito de Leonardo da Vinci “Codex Leicester” para que seja exibido em Florença (Itália) pela primeira vez em 35 anos. O manuscrito científico escrito entre 1504 e 1508 ficaria na Galleria Uffizi entre 29/10/2018 e 20/1/2019 para as comemorações de 500 anos de morte de Da Vinci. O manuscrito é composto por Apresenta-se na forma de 18 folhas duplas ou em 72 páginas no formato de 21,8 x 29,5 cm e está conservado no Museu Britânico, em Londres. Inclui estudos de Astronomia, Meteorologia, Hidráulica, Cosmologia, Geologia, Paleontologia e outros estudos cientificos e técnicos. Gates adquiriu o manuscrito em um leilão da Christie´s em Nova York em 11/11/1994 por US$ 30,8 milhões.

Tableau divulga datas de leilões em 2018 +

Em janeiro, o recebimento das obras ocorre entre 01/12 a 08/12; e 08/01 e 12/01. A exposição ocorre nos dias 26, 27 e 28/01; e o leilão entre 29 e 30/01/18. Em fevereiro o recebimento ocorre entre 30/01 e 09/02; exposição nos dias 23,24 e 25/02/18; e leilão em 26 e 27/02/18. Em março as obras são recebidas entre 28/02 e 09/03; exposição entre 23 e 25/03/18; e leilão nos dias 26 e 27/03/18. O leilão de abril recebe as obras entre 28/03 e 24/04, exposição entre 20 e 22/04/17, e leilão nos dias 23 e 24/04/18. Em maio, o recebimento ocorre entre 25/04 e 04/05; exposição de 18 a 20/05; e leilão entre 21 e 22/05/18. Junho, entre 23 e 01/06 o recebimento da sobras; exposição nos dias 25, 16 e 17/06; e leilão entre 18 e 19/06. Em julho, o recebimento ocorre entre 20 e 29/06; a exposição em 13, 14 e 15/07; e leilão nos dias 16 e 17/07/18. Em agosto, recebimento entre 18/07 e 27/07; exposição entre 10 e 12/08; e leilão nos dias 13 e 14/08/18. O leilão de setembro recebe obras entre 15 e 24/08; exposição entre 07, 08 e 09/09; e leilão nos dias 10 e 11/09/18. Outubro recebe obras entre 12 e 21/09; exposição em 05, 06, e 07/10; e leilão em 08 e 09/10/18. O leilão de novembro recebe entre 10 e 19/10; exposição em 02, 03 e 04/11; e leilão em 05 e 06/11/18. Dezembro recebe obras entre 07 e 16/11; exposição em 30/11 e 01 e 02/12; e leilão em 03 e 04/12/18.

O recebimento de obras ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 19h. A exposição: das 10h às 19h e o leilão sempre às 20h.
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Mais informações:
Tableau Leilão de Arte
Jardins: r. da Consolação, 2.925, tels. (11) 3061-2200 e 5096-0875.
www.tableau.art.br

Prêmio PIPA divulga nome dos artistas vencedores da edição 2017 +

O Prêmio PIPA 2017 divulga o nome do artista vencedor do Júri de Premiação 2017, composto por Luiz Camillo Osorio, Fernando Cocchiarale, Consuelo Bassanesi, Leda Catunda e Marcelo Campos, e o artista escolhido pelos visitantes da exposição para receber o PIPA Voto Popular Exposição. O evento foi realizado em 18/11 no MAM-Rio, onde também acontece a Exposição dos Finalistas, em cartaz até 26/11/17.

A grande vencedora do Prêmio PIPA 2017 é a artista brasiliense Bárbara Wagner. Ela receberá uma doação financeira e uma participação de três meses em um programa de residência artística da Residency Unlimited, em Nova York, em 2018, em torno do valor do prêmio R$130 mil. Como vencedora, a artista também doará uma obra para o Instituto PIPA.

Bárbara apresenta trabalhos que repensam duas danças típicas do Carnaval pernambucano, o frevo e o maracatu nação. Realizada em parceria com Benjamin de Burca, “Faz que Vai” mostra em vídeo e fotografias a combinação de movimentos do frevo e de danças pop nas performances de quatro bailarinos. E em “A Corte”, retrata integrantes de um grupo de maracatu de Recife momentos antes de desfilarem no Carnaval.

Bárbara Wagner nasceu em Brasília em 1980 e vive e trabalha em Recife. Desde 2011, trabalha em colaboração com o artista Benjamin de Burca (Munique, 1975), com quem participou do 33º e 35º Panorama de Arte Brasileira (São Paulo, Brasil), da 4ª Bienal do Oceano Índico (La Réunion, França), da 36ª EVA International (Limerick, Irlanda), da 5ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça, da 32ª Bienal de São Paulo (São Paulo, Brasil), do 5º Skulptur Projekte Münster e do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil.

Já o Vencedor Pipa Voto Popular Exposição é o artista paraense Éder Oliveira. Como o mais votado pelo público ao longo da exposição dos finalistas do Prêmio PIPA, Éder recebeu 643 votos de um total de 1.807 durante o período de votação entre 23/09/17 e 05/1117. O artista receberá uma doação financeira totalizando R$ 24 mil e doará uma obra para o Instituto PIPA.

Éder Oliveira nasceu em Timboteua (Pará), em 1983. Licenciado em Educação Artística, desenvolve sua produção na relação entre os temas retrato, identidade, marginalização e violência na Amazônia, tendo como fonte primária de pesquisa a observação social e as páginas policiais de jornais impressos em Belém. Trabalha em suportes como óleos, intervenções, site-specific e objetos. Suas exposições individuais recentes foram “Pintura – ou a Fotografia como Violência” (Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte, 2017; Kunsthalle Lingen, Alemanha, 2016), “Você é a Seta” (Periscópio, Belo Horizonte, 2016) e “Páginas Vermelhas” (Blau Projects, São Paulo, 2015).

Rodrigo Naves abre inscrições para cursos em 2018 +

O Espaço Dr. Vila Nova, comandado pelo crítico e curador Rodrigo Naves, recebe inscrições para cursos de arte no ano de 2018. Confira o cronograma:
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Rodrigo Naves - História da arte
Início 05/02/18 - segundas-feiras, das 20h30 às 23h;
06/02/18 - terças-feiras, das 09h30 às 12h;
Investimento: R$ 350,00/mês.
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Tiago Mesquita – Temas da arte contemporânea
Início 15/02/18, quintas-feiras, das 20h às 22h40
Investimento: R$ 300,00/mês.
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Natália Leon - Filosofia da arte
Início em 07/02/18 - quartas-feiras, das 20h às 22h30
Investimento: R$ 300,00/mês.
Contato: filodaarte@gmail.com
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Luiz Felipe de Alencastro - Temas de história e cultura brasileira
Início em 06/02/18 – terças-feiras, das 20h30 às 23h
Investimento: R$ 350,00/mês.
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Espaço Dr. Vila Nova,
Consolação: r. Dr. Vila Nova, 284 (rua do Sesc Consolação). Seg. a sex, das 09h às 14h com Dulce; contato: camilarodrigo@uol.com.br e tel.:(11) 3258-7359.

Morre o artista polonês Frans Krajcberg aos 96 anos +

Morre o artista plástico polonês Frans Krajcberg, aos 96 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada. Seu corpo foi cremado nesta quinta-feira (16/11) e suas cinzas serão enviadas para o sul da Bahia, para o Sítio Natura, em Nova Viçosa onde o artista plástico morava.

Escultor, pintor, gravador e fotógrafo, Krajcberg estudou engenharia na Universidade de Leningrado. Na Segunda Guerra Mundial, perdeu toda sua família no Holocausto e se mudou para Alemanha, onde foi aluno da Academia de Belas Artes de Stuttgart.

Em 1948 chegou ao Brasil e morou no Paraná e no Rio, onde passou a dividir um ateliê com o escultor Franz Weissmann (1911-2005), a partir de 1956. Na década de 1970, escolheu a Bahia para morar. Engajado ao longo de toda a carreira, ele denunciou os crimes ambientais no país, as devastações das florestas brasileiras, queimadas, exploração de minérios e o desmatamento da Amazônia.

Krajcberg ficou conhecido por suas esculturas feitas de troncos de árvores e raízes queimadas por incêndios destrutivos. “Há, evidentemente, no meu trabalho reminiscências culturais, reminiscências de guerra, que emergem do meu subconsciente”, disse o artista.

Morre a artista Amélia Toledo aos 90 anos +

Morre a artista plástica Amélia Toledo aos 90 anos noite desta terça-feira (07/11) em sua residência em São Paulo. Amélia morreu enquanto dormia. Ela deixa filhos e netos. O velório será realizado nesta quinta-feira (09/11) das 8h às 14h no Cemitério Parque do Morumbi, em São Paulo.

Nascida em São Paulo e ícone da contracultura brasileira, Toledo era escultora, pintora, desenhista e designer, e esteve entre artistas de sua geração, como Anita Malfatti, Waldemar da Costa e Vilanova Artigas; e nos anos 1960 inicia uma carreira de professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e também no Rio de Janeiro.

Adepta do construtivismo faz sua obra se aproximar da arquitetura e realiza diversos trabalhos para espaços públicos, como o projeto cromático 1996/1998, para a estação Arcoverde do metrô do Rio. Desde a década de 1970, realizou produção baseada nas formas da natureza.

O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo sedia a mostra “Lembrei que Esqueci” que celebra os seus 60 anos de carreira, em cartaz 08/01/18 e curadoria de Marcus Lontra.

33ª Bienal de São Paulo divulga lista de curadores e tema +

A 33ª Bienal de São Paulo divulga os nomes dos artistas que integram a equipe curatorial, a convite do curador-geral o espanhol Gabriel Pérez-Barreiro. Cada artista deve conceber uma exposição coletiva diferente, da qual participe a acontecer durante o evento previsto para começar em setembro de 2018. Simultaneamente às sete coletivas, a Bienal terá também exposições individuais, a cargo do curador-geral. A lista final dos artistas participantes será divulgada no primeiro semestre de 2018.

Os artistas chamados são Waltercio Caldas (Rio de Janeiro, 1946), Claudia Fontes (Argentina, 1964, residente na Inglaterra), Mamma Andersson (Suécia, 1964), Wura-Natasha Ogunji (EUA, 1970, vive na Nigéria), Alejandro Cesarco (Uruguai, 1975, vive em Nova York), Antonio Ballester Moreno (Espanha, 1977) e Sofia Borges (Ribeirão Preto, 1984, vive em São Paulo).

A ideia é que Waltercio faça uma reflexão histórica sobre a forma e a abstração; Fontes pesquisa relações entre arte e narrativa; Andersson elabora temas de figuração na tradição da pintura, da arte popular até a arte contemporânea; Ogunji reúne um grupo de artistas que compartilham questões sobre a identidade e a diáspora africana; Cesarco pesquisa artistas que trabalham sobre tradução e imagem; Moreno propõe diálogo de sua obra com referenciais que tratam da história da abstração e a relação com a natureza, a pedagogia e a espiritualidade; e Borges pesquisa a tragédia e a forma ambígua.

A edição já tem o tema “Afinidades Afetivas”, inspirado nos títulos de Goethe (Afinidades Eletivas, de 1809) e de uma tese de Mário Pedrosa (Da Natureza Afetiva da Forma na Obra de Arte, de 1949).

Outros nomes da equipe da Bienal são de Alvaro Razuk (arquitetura), Raul Loureiro (identidade visual), Lilian L’Abbate Kelian e Helena Freire Weffort (educativo) e Fabiana Werneck (editorial).

Unibes Cultural promove curso sobre a Fotografia Moderna e German Lorca +

A Unibes Cultural promove o a partir de 10/10/17 o Curso Fotografia Moderna Brasileira: German Lorca, ministrado pela Profa. Dra. Daniela Maura Ribeiro. O curso debate a obra do fotógrafo paulistano German Lorca nas diversas etapas de sua carreira, observando-se sua importância para a fotografia moderna brasileira. Entre os assunto estão a adolescência e seus retratos familiares com a primeira câmara fotográfica que teve (Kodak Bullet 127); o aprendizado e atuação no Foto Cine Clube Bandeirante (1948-1952), despontando como um dos pioneiros da fotografia moderna brasileira; as reportagens (como aquelas sobre o IV Centenário e sobre Nelson Rockefeller, além de álbuns de casamento) e a dedicação à fotografia publicitária, com foco na produção dos anos de 1960/70. E a fotografia autoral de Lorca, a partir dos anos 1990.
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Datas: 10, 17, 24 e 31/10, das 15 às 17h – terças-feiras.
Investimento: R$ 217,00 em até 3 vezes.
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Mais infromações:
Unibes Cultural
Sumaré: r. Oscar Freire, 2.500, estação Sumaré do Metrô, tel. (11) 3065-4333.
www.unibescultural.org.br

SP-Arte/2018 anuncia datas e inscrições para sua 14ª edição +

A SP-Arte/2018 já tem data marcada e acontece entre 12 e 15/04/2018, com preview para convidados no dia 11/04. As galerias interessadas em participar da 14ª edição já podem acessar o application e se inscrever até o dia 31/10/17.

Além de agenda de eventos e exposições pela cidade, a SP-Arte preenche mais uma vez o Pavilhão da Bienal com cinco espaços. Abarcados na categoria Arte do application, há os setores Geral, Solo e Repertório e um outro ambiente, dedicado ao Design. O application está aberto para todos os espaços, exceto o setor Performance – exclusivamente sob os cuidados da curadora Paula Garcia.

Todos os pedidos serão analisados pelos organizadores da SP-Arte e por um Comitê de Seleção, que inclui também os curadores Jacopo Crivelli Visconti e Luiza Teixeira - dos setores Repertório e Solo, respectivamente – e farão parte da seleção dos que aplicarem para seus espaços.

A lista de expositores de 2018 será divulgada em dezembro de 2017, no site da SP-Arte. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: application@sp-arte.com.
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Mais Informações:
SP-Arte/2018
Parque do Ibirapuera: av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, portão 3. São Paulo -SP.
www.sp-arte.com

Itaú Cultural lança o edital Rumos 2017-2018 +

O Itaú Cultural recebe inscrições entre 29/08/17 a 03/11/17 para a edição do programa Rumos 2017-2018. Podem participar trabalhos que apontam a diversidade da atual produção artística brasileira e, cada um à sua maneira multimídia, ecoam vozes de resistência à dita normalidade, ao esquecimento de lugares, grupos sociais ou questões distantes dos olhos excludentes da nossa sociedade. Nesta edição a acessibilidade é destaque, com site é compatível com todos os softwares para cegos e pessoas de baixa visão, o regulamento ainda vem acompanhado por vídeos com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e os deficientes auditivos não alfabetizados em português podem enviar suas propostas e projetos em Libras.
Para divulgar o edital, o Itaú Cultural visitará todas as regiões do Brasil na Caminhada Rumos, entre 04/09/17 a 26/10/17, passando pelas 27 capitais do país. Neste ano, em algumas cidades – aquelas em que o número de proponentes inscritos costuma ser menor – será realizada uma versão estendida do encontro, a Caminhada Rumos Escuta, que lança um olhar mais apurado para a região.
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Mais informações e inscrições:
www.rumositaucultural.org.br

Biblioteca Mário de Andrade realiza conferência sobre roubo de obras de arte +

A Biblioteca Mário de Andrade realiza em 28/09/17, às 09h, a conferência “Art Law Conference - Obras de Arte e seus temas atuais: uma visão global" sobre os bastidores das transações comerciais do mercado de arte, além de lavagem de dinheiro, importação, exportação e recuperação de obras de arte roubadas ao redor do mundo. O encontro conta com a presença de especialistas como o desembargador Fausto de Sanctis, autor do livro “Lavagem de Dinheiro por meio de Obras de Arte”; a galerista Marcia Fortes e o americano Robert Muller, especialmente convidado para falar sobre a recente discussão na Corte dos Estados Unidos sobre a recuperação de obras de arte roubadas.
Hoje, o catálogo da Interpol lista 34 mil obras roubadas em todo o mundo, e para a maior parte desse acervo não há previsão de recuperação. O roubo de arte é o terceiro maior mercado ilegal em escala mundial, só perdendo para o tráfico de drogas e armas.
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Confira o programa:
9h - Obra de arte e lavagem de dinheiro;
Fausto de Sanctis, desembargador do Tribunal Regional Federal
Debatedor: Evaristo Martins de Azevedo, presidente da Comissão de Direito as Artes da OAB – SP.
Mediação: Maria Ignez Mantovani, presidente do ICOM Brasil.

10h15 – Transações com obras de arte, incluindo importação e exportação de obras de arte: registros e declarações alfandegárias - operações permanentes e temporárias
Aline Freitas, advogada sócia do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, mestre em direito público pela PUC-SP.
Gregory Becher, advogado tributarista do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados.
Marcia Fortes, diretora da galeria Fortes, D'Alloya, Gabriel
Mediação: Fernando Quintino, sócio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados.

11h30 – Art law recovery: a recente discussão na Corte Americana da recuperação de obras de arte roubadas ou pilhadas ao redor do mundo;
Robert Müller, sócio da empresa Cypress LLP.
Debaredor - Rodrigo Salinas, sócio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados.
Mediação: Fábio Cesnik, presidente do Comitê de Mídia e Entretenimento do IASP.
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Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Centro: r. da Consolação, 94, tel. (11) 3775-0002. www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma

Obra de Lenora de Barros é capa de catálogo norte-americano +

A obra "Poema" (1979), da artista paulistana Lenora de Barros (Galeria Millan), ilustra a capa do catálogo da mostra "Radical Women: Latin American Art, 1960-1985" e também a fachada principal do Hammer Museum, em Los Angeles. A mostra apresenta cerca de 260 obras (fotografias, vídeos, técnicas mistas e experimentações) produzidas por mais de cem artistas de 15 países. Entre as selecionadas estão ainda Vera Chaves Barcellos, Neide Sá, Ana Vitória Mussi, Claudia Andujar, Carmela Gross, Martha Araújo, Regina Vater, Lygia Clark, Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Regina Silveira, Anna Maria Maiolino, Lygia Pape, Ana Mendieta, Liliana Porter, Marta Minujín, Zilia Sánchez e Feliza Bursztyn, A mostra acontece no Hammer Museum, em Los Angeles, entre 15/9 e 31/12/17, e depois segue para o Brooklyn Museum, em Nova York, entre 13/4 e 29/7/2018. A mostra faz parte do projeto “Pacific Standard Time: LA/LA”, uma iniciativa da Getty Foundation de Los Angeles, que reúne diversas instituições artísticas do sul da Califórnia sob um único tema: explorar o diálogo entre a cidade de Los Angeles (e arredores) e a arte latino-americana.

Pinacoteca de São Paulo ganha complexo arquitetônico +

A Pinacoteca do Estado de São Paulo oficializou em 25/01/17 a conquista do complexo arquitetônico onde funcionará a partir de 2018 a Pina Contemporânea, terceiro edifício da instituição voltado a exposições de obras das últimas décadas. A diretoria e o conselho da Pinacoteca estudam propostas inovadoras de ocupação para o espaço. “A ideia é que os artistas se aproximem do dia a dia do museu e que eles possam compartilhar experiências de forma inédita. Os planos são embrionários e estamos muito felizes com essa conquista”, disse Tadeu Chiarelli, diretor geral da instituição.
"Os museus funcionam com planejamento a longo prazo e, nesse sentido, a expansão da Pinacoteca para esse novo edifício é um projeto que geminamos agora para colher os benefícios mais adiante. É um passo importante na ampliação das possibilidades de acesso do público", afirma o Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, José Roberto Sadek.
O novo espaço fica a 50m do edifício da Pinacoteca, na av. Tiradentes, esquina com a r. Ribeiro de Lima, em um terreno dentro do Parque da Luz cedido pelo Governo do Estado de São Paulo e que sediou até 2014 o Grupo Escolar Prudente de Moraes.
Tem cerca de 7 mil m², com 3.200 m² de área construída. O primeiro edifício que abrigou a escola foi projetado pelo Escritório Ramos de Azevedo, o mesmo que projetou os outros dois espaços da Pinacoteca. Incendiado em 1930, foi substituído, no ano de 1950, por um edifício projetado por Hélio Duarte, importante arquiteto modernista.
A expectativa é que a reforma do espaço, que não contempla nesse primeiro momento uma grande intervenção arquitetônica no complexo, comece ainda no primeiro semestre deste ano e que ele seja inaugurado em 2018. Para isso, devem ser investidos cerca de R$ 5 milhões, captados junto à iniciativa privada.

Bienal do Mercosul anuncia curador, novo presidente e datas de sua 11ª edição +

A Bienal do Mercosul, que tradicionalmente ocorre nos anos ímpares, confirmou o adiamento da sua 11ª edição para 2018. O anuncio foi feito em uma coletiva de imprensa realizada em 15/12/16, em Porto Alegre (RS), onde a Fundação anunciou também Gilberto Schwartsmann como presidente da próxima gestão e Alfons Hug como curador geral da edição, que terá como título “O Triângulo do Atlântico”.
Adiada por efeitos da crise econômica que assola o Brasil, a 11ª edição da Bienal do Mercusul vai ocorrer entre 05/04 e 04/06/18 em espaços culturais da capital gaúcha, como no MARGS, o MAC-RS e no Santander Cultural, além de ocupar espaços públicos.
O crítico de arte e curador Alfons Hug, que já atuou nas Bienais de Veneza, São Paulo, Curitiba, Montevideo, Dakar e na Bienal do Fim do Mundo (no sul da Argentina), comentou que o projeto da mostra fundamenta-se nas influências culturais dos três vértices históricos da América Latina - as matrizes europeia, americana e africana.
Gilberto Schwartsmann, presidente da gestão, declarou que a 11ª Bienal vai trabalhar com um valor orçamentário inicial de R$ 3 Milhões: "um orçamento modesto, porém, realista. Se houver a confirmação de fundos extras no decorrer da captação de recursos, poderemos expandir alguns componentes da Bienal e ampliar o orçamento".
Outro ponto dessa edição será o aprofundamento das discussões dos conteúdos programáticos da 11ª Bienal em áreas afins do conhecimento, como por exemplo, a criação de uma programação musical ou literário com base na temática “O Triângulo do Atlântico” e seus desdobramentos na música e na literatura contemporâneas. "Uma vez que um dos vértices do projeto é a contribuição artística do continente Africano à arte contemporânea, o tema 'arte africana contemporânea' será trabalhado em maior profundidade em seminários, palestras e debates", explica Schwartsmann.