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Blau Projects anuncia os selecionados da 4ª edição projeto C.LAB Mercosul +

A Galeria Blau Projects anuncia os selecionados para a quarta edição do projeto C.LAB Mercosul, edital anual voltado a estimular e incentivar a arte contemporânea latino-americana através de jovens curadores. Os selecionados desta edição são a curadora argentina Maria Alejandra Gatti, com o projeto “Desarticulaciones”, e o brasileiro Ícaro Ferraz Vidal, com “Gramáticas Infames do Medo”. Os dois receberão um aporte financeiro de R$15 mil para produção de suas exposições, que irão acontecer de 01/06 a 01/08/17; e 01/12/17 a 01/03/18, respectivamente em São Paulo.

Os projetos foram avaliados e selecionados por uma comissão independente composta pelo curador brasileiro Mario Gioia, o curador colombiano Santiago Rueda e a argentina Mariana Rodriguez Iglesias. Os critérios de seleção incluem relevância no panorama da produção artística contemporânea, conexões e intercâmbios entre artistas que vivem e/ou trabalham na América Latina.
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Mais informações:
Blau Projects
Vila Madalena: r. Fradique Coutinho, 1.464 – Fundos. São Paulo.
Telefone (11) 3467-8819 | 3467-8801
www.blauprojects.com/clab

Flávia Galli ministra palestra O Novo Mundo Descobre a Ásia na Fund. Ema Klabin +

A pesquisadora Flávia Galli ministra em 27/05/17, às 11h, a palestra “O Novo Mundo Descobre a Ásia” na Fundação Ema Klabin. A palestra aborda o trabalho dos artesãos dos vice-reinos espanhóis na América, no século 16, assim como as técnicas e tradições locais com as asiáticas, resultando na elaboração de objetos diversos – têxteis, mobiliário, cerâmicas, pintura entre outros. As inscrições para as 30 vagas disponibilizadas são gratuitas e serão preenchidas por ordem de chegada.
Flávia Galli Tatsch é doutora em História pela UNICAMP e professora do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Tem como os principais temas de pesquisa: história e imagens; história da arte medieval; cultura visual, transferências e circulações artísticas.
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Mais informações:
Fundação Ema Klabin
Jardim Europa: r. Portugal, 43 - São Paulo – SP. Tel.: (11) 3897-3232.
www.emaklabin.org.br

Fernando Vilela e Elaine Ramos realizam debate sobre livros ilustrados no Sesc +

O artista e ilustrador Fernando Vilela e a designer Elaine Ramos realizam em 27/05/17, das 15h às 17h, o debate “A Parceria Gráfica do Ilustrador e do Designer no Livro Ilustrado”, no Sesc Pinheiros. O encontro propõe discutir sobre a relação de integração e conflito entre o processo de ilustração e design de uma criação de livro ilustrado, com apresentação de processos e trabalhos que serão discutidos e problematizados, com participação do público. O evento é gratuito e os interessados podem fazer inscrição com meia hora de antecedência na bilheteria.
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Sesc Pinheiros
Pinheiros: r. Paes Leme, 195, tels. (11) 3095-9400 e 0800-118220.
www.sescsp.org.br

Tania Rivera faz palestra sobre arte contemporânea e psicanálise no CPF Sesc +

A ganhadora do prêmio Jabuti na categoria psicologia/psicanálise pelo livro
“O Avesso do Imaginário. Arte Contemporânea e Psicanálise" (CosacNaify, 2013), a ensaísta, psicanalista e professora Tania Rivera realiza em 26/05/17, das 19h às 21h, uma palestra no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Na palestra, Rivera estabelece um caminho de mão dupla entre dois campos, tomando como fio condutor a desestabilização da noção de sujeito e sua relação com o Outro em várias dimensões da arte contemporânea, através de obras de artistas como Joseph Kosuth, Gary Hill e Louise Bourgeois, além dos brasileiros Lygia Clark, Hélio Oiticica, Milton Machado, Ernesto Neto, Waltercio Caldas e Cildo Meireles. Interessado podem fazer inscirção pelo site www.sescsp.org.br/cpf ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.
R$ 15 (inteira); R$ 7,50 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública); R$ 4,50 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes).
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Mais informações:
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Bela Vista: r. Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar. Tel: (11) 3254-5600.

Secretaria da Cultura do Paraná lança o programa de incentivo DiversidArte +

A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná lançou o programa DiversidArte, que tem por objetivo incentivar e promover ações afirmativas e inclusivas, que contribuam para o fim de todo tipo de discriminação. O evento que apresentou o projeto ocorreu no Teatro São João, na Lapa (PR).

O dever de reconhecer e valorizar grupos de culturas populares, imigrantes e discriminados, como a população negra, povos de terreiro, ciganos, indígenas, quilombolas, faxinalenses, LGBTs, movimentos de rua e idosos, contribui para a defesa das identidades e saberes desses, assim garantir seu fortalecimento e sua inserção nas políticas públicas culturais, viabilizando a criação, a produção, a difusão e a fruição cultural.


Entre as atividades já programadas, o Plano Estadual de Cultura do Paraná (PEC-PR) visa a participação em diferentes conselhos de proteção e defesa de direitos, como as ações que integram o DiversidArte: Mês da Mulher, Mês do Índio, Mês da Consciência Negra, MON para todos, Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná, Curso de Libras no Museu Paranaense, Arte para maiores, Sessão Sabedoria, Teatro Guaíra para todos, Exposição Gilda sem Limites, Exposição Incluídos, Exposição Negros no Paraná.

Novo acelerador de partículas pode ajudar a identificar falsificações de arte +

Imagine uma máquina que pudesse identificar os materiais de uma obra de arte, determinando quando ela foi feita, identificando falsificações, ou de onde uma peça veio originalmente, em poucas horas.

Esta tecnologia está atualmente sendo desenvolvida na Organização Européia de Pesquisa Nuclear (CERN), na Suíça, com a nova máquina Linac 4, um acelerador de partículas capaz de esmagar prótons na velocidade da luz para determinar como essas partículas são feitas e fornecer informações-chave para autenticadores de arte.

Ao longo da última década, o CERN gastou 93 milhões de francos suíços (cerca de 94 milhões de dólares) nesta nova máquina, composta por um injetor que produz partículas para o LHC (Large Hadron Collider), acelerador que está em operação desde 1978.

Uma versão ainda menor também está sendo desenvolvida para museus de arte. "Nós já temos uma colaboração com o Louvre, e com os italianos em Florença no Instituto Italiano para a conservação de obras de arte", comenta Maurizio Vretenar líder do projeto. Ele espera desenvolver um acelerador portátil de 220 libras e inferior a um metro, que poderia ajudar a identificar materiais em uma obra de arte sem o risco de danificá-los. Hoje em dia o Museu do Louvre é o único museu do mundo com um acelerador de partículas interno.

Concretos e neoconcretos ganham mostras em Nova York +

Lygia Pape, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Judith Lauand e o grupo carioca Frente invadem Nova York nos próximos meses. A retrospectiva “Lygia Pape - A Multitude of Forms” fica em cartaz no Metropolitan Breuer, até 23/7. A galeria Luhring Augustine mantém a antologia “Lygia Clark - Modulated Space” em cartaz até 17/6. Dois dias antes do encerramento, em 15/6, a Driscoll Babcock Galleries realiza sua segunda mostra individual de Judith Lauand, novamente com curadoria de Aliza Edelman. A primeira mostra foi em 2015. O grupo carioca Frente, liderado por Ivan Serpa, ganha mostra na Galerie Lelong entre 22/6 e 5/8. Além de obras de Serpa, serão apresentados trabalhos de João José Silva Costa, Rubem Ludolf, Aluísio Carvão, Décio Vieira e outros. Em 14/7, chega ao Whitney Museum a mostra retrospectiva “Helio Oiticica: To Organize Delirium”, que já passou por Pittsburgh e Chicago. A mostra ficará em cartaz até 1/10.

Renan Marcondes, Vivian Cacuri e brasileiros no exterior +


O Centro para os Assuntos de Arte e Arquitetura (CAAA), localizado em Guimarães (Portugal), recebe entre 29/4 e 3/6/17 a mostra “O Que o Corpo Abriga”, de Renan Marcondes. Curadoria de Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey. www.centroaaa.org
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Vivian Cacuri (Galeria Leme) participa da mostra “The Future Generation Art Prize”, em cartaz no Palazzo Contarini Polignac Dorsoduro, em Veneza, entre 12/5 e 13/8/17. A artista participa também da feira ArteBA, em Buenos Aires, entre 24 e 27/5, com o projeto “Dixit”, em parceria com Arto Lindsay.
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Jaime Lauriano (Galeria Leme) participa da mostra “Welt Kompakt?”, no Museum Quartier, em Viena (Áustria), entre 21/6 e 3/9/17.
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A galeria da Cité Internationel des Arts, em Paris, inaugura em 31/5 mostra “Tender Constructions”, de Carolina Ponte e Pedro Varela, ambos da Galeria Zipper. Carolina, artista residente na instituição, exibe desenhos elaborados por arabescos e ornamentos; Pedro exibe paisagens urbanas utópicas e florestas lisérgicas.
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A mineira Janaina Mello Landini (Galeria Zipper) participa a partir de 16/5 da Textile Biennial de Rijswilk, na Holanda. Na Itália, a artista realiza individual na Galleria Macca, em Cagliari, a partir de 25/5. Nas duas mostras, exibe obras da série “Ciclotramas”.
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O centro cultural da Fundação Brasilea, na Basiléia (Suíça) recebe a partir de 12/5 a individual “O Estrangeiro”, do artista carioca Arjan (A Gentil Carioca). A mostra fica em cartaz até 18/6/17.
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A artista Regina Silveira (Galeria Luciana Brito) participa com a obra “Touch” da mostera “Planet 9”, no Kunsthalle Darmstat, na Alemanha. A mostra fica em cartaz entre 30/5 e 27/8/17.
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O artista alagoano-pernambucano Jonathas de Andrade (Galeria Vermelho) realiza a mostra “Greater Than the Sum” no The David Roberts Art Foundation Limited (DRAFT), em Londres, entre 5/5 e 29/7/17. Jonathas foi selecionado ainda para a Sharjah Biennial 13, nos Emirados Árabes, entre 10/3 e 12/6. O artista está ainda em cartaz desde março em mostra coletiva no MoMA de Nova York com seu filme “Levante”, recentemente adquirido pela instituição. “Unfinished Conversations: New Work from the Collection” acontece entre 10/3 e 30/7 e apresenta ainda obras de John Akomfrah, Anna Boghiguian, Samuel Fosso, Iman Issa, Cameron Rowland, Wolfgang Tillmans, Kara Walker, Lynette Yiadom-Boakye e outros. Ainda nos EUA, Jonatas de Andrade apresenta o filme “O Peixe” (visto na última Bienal de São Paulo), no New Museum (www.newmuseum.org). E junto com Eduardo Srur e Marcelo Moschetta, o artista está na coletiva “Aqua - Les Artistes Contemporains et l’Enjeu de l’Eau”, uma curadoria de Adelina Von Fürstenberg para o projeto Art for the World. A mostra acontece entre 22/3 e 2/7 no Château de Penthes, na Île Rousseau, em Pregny-Chambésy, em Genebra, na Suíça.
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A paulistana Carla Zaccagnini (Galeria Vermelho) realiza a mostra “I am Also Stepping on Wet Sand” no SixthyEight Art Institute, em Copenhague, na Dinamarca, entre 5/5 e 10/6/17.
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Sonia Gomes (Mendes Wood DM) e A.R. Penck realizam mostra conjunta nas sedes da galeria paulistana em Nova York e também na Michael Werner Gallery entre 2/5 e 29/6.

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Clarissa Tossin (Galeria Luisa Strina) participa da coletiva “99 Cents or Less”, com curadoria de Jens Hoffmann, no Museum of Contemporary Art, em Detroit (EUA), entre 19/5 e 6/8/17.
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O paraense radicado em Londres Tonico Lemos Auad (Galeria Luisa Strina) participa da mostra coletiva “Loose Threads” em Bath, na Inglaterra, entre 7/5 e 3/6/17. Tonico participa também da mostra “Tamawuj - Bienal de Sharjah 13”, na Sharjah Art Foundation, nos Emirados Árabes Unidos, entre 10/3 e 12/6. Curadoria de Christine Tohme.
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A artista carioca radicada em Nova York Bia Monteiro apresenta entre 20/5 e 3/6, na mostra “Linhas Modernas”, 17 obras com influência da arquitetura moderna brasileira na Gallery Kitai, em Tóquio. www.kitaikikaku.co.jp/top
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A artista Karla Caprali participa da mostra “Woman Behind the Threads”, que acontece na Bossa Gallery, em Miami, com curadoria da galerista Liliana Beltran. A mostra conta ainda com a participação de Aurora Molina, Marina Font e Patricia Schnall Gutierrez e fica em cartaz de 27/4 a 2/6.
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A fotógrafa Claudia Andujar e a dupla de artistas multimídia Gisela Motta
e Leandro Lima, ambos da Galeria Vermelho, participam da mostra “Amazonie - Le Chamane et la Pensée de la Forêt”, que acontece no Muséum of Pointe-à-Callière, em Montreal, no Canadá, entre 20/4 e 22/10/17.
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A galeria paulistana Mendes Wood DM Brussels inicia suas atividades na Bélgica em 18/4 com a mostra “Neither”, uma curadoria de Fernanda Brenner com obras de Adriano Costa, Alexandre da Cunha, Ana Mazzei, Anna Zacharoff, Christina Mackie, Christodoulos Panayiotou, Cibelle Cavalli Bastos, Dan Coopey, Daniel Steegmann Mangrané, Dominique Gonzalez-Foerster & Manuel Raeder, Dries van Noten, Djordje Ozbolt, Erika Verzutti, f.marquespenteado, Fernando Ortega, Francesco João Scavarda, Franz West, Giulio Delvè, Hamza Halloubi, James Ensor, Jason Dodge, Joëlle Tuerlinckx, Kasper Bosmans, Katinka Bock, Lawrence Weiner, Laurent Dupont, Lucas Arruda, Luiz Roque, Mariana Castillo Deball, Matthew Lutz-Kinoy, Mauro Restiffe, Meriç Algün Ringborg, Michael Dean, Nick Mauss, Nicolas Deshayes, Nina Canell, Otobong Nkanga, Paloma Bosquê, Patricia Leite, Paul Sietsema, Rineke Dijkstra, Robert Janitz, Rodrigo Hernández, Rosemarie Trockel, Runo Lagomarsino e Sonia Gomes. A galeria fica no 13 Rue des Sablons / Zavelstraat, em Bruxelas.
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A carioca Rosângela Rennó (Galeria Vermelho) participa da coletiva “Autophoto”, em cartaz na Fondation Cartier pu l'Art Contemporain, em Paris, entre 20/4 e 24/9/17.
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A mineira Marilá Dardot (Galeria Vermelho) realiza a individual “En el Silencio Nunca Hay Silencio” no Jardín Ochil, em Mérida, no México, a partir de 22/4.
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Lucas Simões, da Luciana Caravello Galeria de Arte (Rio de Janeiro), apresenta a individual “White Lies” na galeria Lora Reynolds, em Austin, no Texas. Fazem parte da exposição esculturas da série “Abismo”, bem como uma nova série composta por seis obras em forma de coluna, em concreto e papel. “White Lies” fica em cartaz até 27/5/17.
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Geraldo de Barros e Waldemar Cordeiro protagonizam a mostra “The Revolution is Dead. Long Live the Revolution!”, em cartaz no Zentrum Paul Klee e no Kunstmuseum Bern, em Berna, na Suíça, de 13/4 a 9/7. A curadoria é de Bühler, Michael Baumgartner e Fabienne Eggelhöfer.
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O carioca Jarbas Lopes (A Gentil Carioca) participa da mostra “Boa Sorte”, em cartaz no FORUM - Fundacao Eugenio de Almeida, em Évora (Portugal), entre 6/5 e 1/10/17. A curadoria é de Elfi Turpin e Filipa Oliveira.
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O carioca João Modé participa da mostra “Bahar - The Istanbul Off-Site Project for Sharjah Biennial 13”, na Turquia, com curadoria de Abud Efendi Mansion, entre 13/5 e 10/6. www.sharjahart.org
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A carioca Maria Laet participa da mostra “La Vie Aquatique”, uma curadoria de Sandra Patron em cartaz no Musée Régional d’Art Contemporain em Sérignan (França), até 7/6/17.
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A mostra Retrospectiva “Lygia Pape - A Multitude of Forms” é a primeira exposição monográfica dedicada à artista brasileira Lygia Pape (1927-2004) nos EUA. Figura significante no desenvolvimento da arte moderna brasileira, Pape combinou abstração geométrica com noções de corpo, tempo e espaço de formas únicas que transformaram radicalmente a natureza do objeto de arte no final dos anos 1950 e início dos anos 1960. Abrangendo uma carreira prolífica e inclassificável que se estendeu por cinco décadas, esta exposição examina a obra extraordinariamente rica de Pape que se manifesta através de meios variados – desde escultura, gravura e pintura até instalação, fotografia, performance e cinema. Em cartaz no Metropolitan Breuer, em Nova York, entre 21/3 e 23/7.
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O artista mineiro Pedro Motta (Galeria Luisa Strina) foi selecionado para a mostra “Soulèvements”, com curadoria de Georges Didi-Huberman, no Museu Nacional d’Art de Catalunha, em Barcelona, na Espanha, entre 23/3 e 25/6/17.
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Clara Ianni (Galeria Vermelho) participa da mostra coletiva “Utopia/Dustopia”, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, entre 21/3 e 14/8/17.
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Marcelo Cidade (Galeria Vermelho) participa da mostra coletiva “Monumentos, Anti-Monumentos y Nueva Escultura Pública”, no Museo de Arte de Zapopan (MAZ), em Zapopan, no México, entre 30/3 e 30/7/17.
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A dupla de artistas Dias & Riedweg (Galeria Vermelho) participam da mostra “Von Früh bis Spät - Bildes des Alltags aus der Sammlung”, em Luzerna, na Suíça, entre 4/3 e 31/5. Participam ainda da mostra “El Borde de una Herida - Migración, Exilio y Colonialidad en el Estrecho”, que acontece no CentroCentro, em Madri (Espanha), entre 15/2 e 4/6.
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A mostra “Claudia Andujar. Tomorrow Must Not Be Yesterday” fica em cartaz no
Museum für Moderne Kunst, em Frankfurt, na Alemanha, entre 18/2 e 25/6.
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Sonia Gomes (Mendes Wood DM) e Rivane Neuenschwander (Fortes D’Aloia & Gabriel) participam da mostra coletiva “Entangled: Threads & Making”, no espaço Turner Contemporary, em Margate, no Reino Unido, até 7/5. A mostra tem curadoria de Karen Wright e conta ainda com obras de Anni Albers, Caroline Achaintre, Ghada Amer, Paola Anziché, Hrafnhildur Arnardóttir / Shoplifter, Phyllida Barlow, Marion Baruch, Karla Black, Margrét H Blöndal, Regina Bogat, Louise Bourgeois, Geta Brătescu, Sonia Delaunay, Ximena Garrido-Lecca, Eva Hesse, Ann Cathrin November Høibo, Laura Ford, Mona Hatoum, Marianne Heske, Sheila Hicks, Susan Hiller, Maureen Hodge, Christiane Löhr, Kate MccGwire, Annette Messager, Lucy + Jorge Orta, Arna Óttarsdottir, Sidsel Paaske, Maria Papadimitriou, Anna Ray, Maria Roosen, Ursula von Rydingsvard,; Hannah Ryggen, Betye Saar, Judith Scott, Samara Scott, Kiki Smith, Aiko Tezuka, Rosemarie Trockel, Tatiana Trouvé, Frances Upritchard e Joana Vasconcelos.
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Jac Leirner (Fortes D’Aloia & Gabriel) realiza a mostra individual “Institutional Ghost” no Irish Museum of Modern Art, em Dublin (Irlanda) até 5/6.
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Tamar Guimarães (Fortes D’Aloia & Gabriel) divide com o dinamarquês Kasper Akhoj a obraa “A Minor History of Trembling Matter”, em cartaz entre 18/2 e 18/6, na Albright-Knox Art gallery, em Buffalo (EUA). A obra trata de uma pesquisa realizada pelos artistas na cidade de Palmelo, no interior de Goiás, considerada a Capital do Espiritismo no Brasil, visto que metade de seus habitantes são adeptos da religião. Ainda este ano a obra será apresentada no Los Angeles County Museum como parte da mostra Pacific Standard Time: LA/LA. Os dois artistas participam ainda da mostra “Black Box”, em cartaz no The Baltimore Museum of Art entre 8/2 e 11/6. A curadoria é de Kristen Hileman.
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Rivane Neuenschwander, Hélio Oiticica, Detanico Lain e Cinthia Marcelle participam da mostra coletiva “Punto de Partida. Colección Isabel y Agustín Coppel”, em cartaz até 11/6 na Fundación Banco Santander, em Madri. A curadoria é de Magnolia de la Garza e Patrick Charpenel, que partem da idéia de mestiçagem para realizar uma leitura da arte contemporânea mundial. A mostra traz 120 obras de 57 artistas, como Jimmie Durham, Superflex, Abraham Cruzvillegas, Alighiero Boetti, Ulises Carrión, Gabriel Orozco, Mario García Torres, Leonor Antunes, Gary Hill, Pierre Huyghe, Wolfgang Tillmans, Marcel Broodthaers, Bruce Nauman e Cindy Sherman.
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A artista carioca Maria Nepomuceno participa da mostra “Afetosintesys”, no Stavanger Art Museum, em Stavanger, na Noruega, entre 17/3 e 28/5. www. museumstavanger.no
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A artista mineira radicada no Rio de Janeiro Laura Lima participa da mostra “Illusion and Revelation”, curadoria de Ernst Caramelle, em cartaz no Bonnefanten Museum, em Maastricht, na Holanda, até 27/11/17. www.bonnefantren.nl

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O fotógrafo paraense Guy Veloso (Escritório de Arte Rosa Barbosa) foi convidado com seu projeto “Penitentes: Dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo” para a Bienal de las Américas, em Denver, no Colorado (EUA), em junho de 2017. Trata-se de um trabalho de cunho antropológico de Veloso, que retrata grupos laicos de Encomendadores das Almas (Penitentes), que durante certas épocas do ano, saem noite adentro rezando pelos “espíritos sofredores”, geralmente cobrindo rostos com panos ou capuzes, em alguns casos mais dramáticos, praticando autoflagelação. Curadoria de Maluca Salazar.
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A Rubell Family Collection – Contemporary Art Foundation, em Miami, apresenta a mostra “New Shamans - Novos Xamãs: Brazilian Artists” até 25/8/17. A mostra apresenta obras nas mais diversas mídias dos artistas AVAF, Lucas Arruda, Thiago Martins de Melo, Sonia Gomes, Andre Komatsu, Daniel Steegmann Mangrané, Paulo Nazareth, Maria Nepomuceno, Solange Pessoa, Paulo Nimer Pjota, Marina Rheingantz, Eli Sudbrack e Erika Verzutti.

The National Gallery of Canada recebe doação avaliada em 12 milhões de dólares +

A The National Gallery of Canada ganhou nesta terça, 09/05/17, uma coleção com 197 obras de arte, avaliada em cerca de 12 milhões de dólares. O anuncio foi feito pelo colecionador e doador Bob Rennie na abertura da Bienal de Veneza em comemoração aos 150 anos do Canadá, como um presente à nação.
A coleção reúne trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte contemporânea daquele país, além de artistas de grande renome internacional, como a colombiana Doris Salcedo, e os canadenses Brian Jungen, Damian Moppett, Rodney Graham, Ian Wallace e Geoffrey Farmer, que representa o país nesta 57ª edição da Bienal de Veneza.
Em forma de agradecimento ao gesto generoso, a The National Gallery of Canada vai nomear uma de suas salas como o nome de do colecionador, onde vai exibir obras de artistas contemporâneos.
"Há alguns anos, queremos dar um presente da nossa coleção para o Canadá, para a nação. Com as celebrações do 150º aniversário do país decidimos que este era o momento para fazê-lo”, disse Bob Rennie. “Uma das missões da Coleção Rennie é abranger a carreira de artistas com profundidade. O trabalho de Ian Wallace em nossa coleção é um excelente exemplo disso, e foi importante para garantir que seu corpo de trabalho permanecesse junto. Além disso, reconhecer a seleção deste ano de Geoffrey Farmer para representar o Canadá na Bienal de Venezia nos deixa muito felizes”, completou ele.
Bob Rennie é um comerciante do setor imobiliário e diretor da Fundação Rennie. Ele é um ex-presidente do Comitê de Aquisições da América do Norte da Tate Modern e membro do Conselho Internacional Tate e do Conselho de Curadores do Instituto de Arte de Chicago. Ele também faz parte do Conselho Consultivo da British Columbia. Em 2008, Bob foi reconhecido com um doutorado honorário pela Universidade Emily Carr, e em 2014 foi nomeado para a Ordem da Colúmbia Britânica por sua distinta liderança e excepcional dedicação ao fortalecimento e aperfeiçoamento das artes e da cultura na Colúmbia Britânica.
A Coleção Rennie é uma das maiores coleções de arte contemporânea do Canadá, tem evoluído ao longo de vários anos para se concentrar em trabalhos que abordam questões de identidade, comentários sociais, injustiça e os desafios da apropriação, da pintura, da fotografia e do cinema.

Ateliê Priscila Mainieri estende ciclo de palestras Arte e Revolução +

O Ateliê Priscila Mainieri estende a programação do ciclo de palestras “Arte e Revolução”, ministradas por Denis Bruza Molino. O curso busca constantemente fazer conexões entre arte e educação em encontros culturais onde aconteçam a troca e fomentação do conhecimento e a formação do universo da arte. Os interessados podem enviar e-mail para contato@ateliepriscilamaineri.com.br. Investimento de R$ 80 por palestra. Confira o cronograma:
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23/03, às 19h30 – Entre Marat e Napoleão: David e a pintura francesa revolucionária;
27/04, às 19h30 – Romantismo e heroísmo em Géricaul e Delacroix;
25/05, às 19h30 – Da parodia ao escândalo: o realismo de Coubert e Daumier;
22/06, às 19h30 – Duchamp e o Dadaísmo alemão.
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Mais informações:
Ateliê Priscila Mainieri
Vila Madalena: r. Isabel de Castela, 274, tel. (11) 3031-8727.
www.ateliepriscilamainieri.com.br

Homenageando Leonilson, 18º Prêmio Arte na Escola Cidadã recebe inscrições +

O Prêmio Arte na Escola Cidadã, realizado pelo Instituto Arte na Escola por meio da Lei de Incentivo à Cultura, recebe inscrições até 28/05/17, através do link: www.artenaescola.org.br/premio. Podem se inscrever professores de arte de todo o território nacional. Todos os inscritos receberão um material com proposta educativa a partir da obra "Puros e Duros" (1991), de Leonilson, artista homenageado nesta 18ª edição do Prêmio.
São cinco categorias de premiação: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes devem desenvolvido projetos em Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro, entre 2015 e maio de 2017, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares.
Os professores premiados recebem R$ 10 mil, publicações e certificado, além de participarem da cerimônia de premiação e de vivências culturais na cidade de São Paulo. As escolas nas quais os projetos foram desenvolvidos também recebem prêmios, como equipamentos e publicações para a biblioteca.
Cada professor vencedor tem ainda seu projeto registrado em um documentário produzido pelo Instituto Arte na Escola. Após a cerimônia de premiação, os cinco documentários produzidos se desdobram em materiais de formação para outros professores de Artes.
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Mais informações: www.artenaescola.org.br/premio

Semana de Museus chega à sua 15ª edição com cerca de mil museus participantes' +

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove entre 15 e 21/05/17 a 15ª edição da Semana de Museus em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18/05), em 485 municípios de todo o país. Sob o tema “Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus”, a edição conta com 1070 museus que participam de 3 mil atividades, entre exposições, mesas-redondas, visitas guiadas, exibição de filmes e oficinas. Anualmente, a discussão a trabalhar o tema durante a Semana de Museus ampliou, dado objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar seu público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
Este ano, o Ibram disponibiliza a programação da Semana em formato de busca rápida, que permite ao usuário encontrar atividades por estado, cidade, museu ou palavra-chave, além de endereço da instituição assim como os contatos de telefone e e-mail. Acesse pelo link www.guiadaprogramacao.museus.gov.br

Após a Semana de Museus ocorre o 7º Fórum Nacional de Museus, entre 30/05/17 e 03/06/17, em Porto Alegre (RS). O evento bienal tem como tema a “Recomendação da Unesco sobre a Proteção e Promoção de Museus e Coleções”, documento considerado como referência para as políticas públicas nas próximas décadas, que destaca o papel dos museus e suas coleções em um processo de desenvolvimento cada vez mais sustentável. As inscrições online para todas as atividades do evento estão abertas até 26/05/17e podem ser feitas gratuitamente no link www.fnm.museus.gov.br/inscricoes. No ato de credenciamento em Porto Alegre, será solicitado 1kg de alimento não perecível que será doado a instituições da cidade.

Confira abaixo alguns destaques da programação:
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15/05 a 18/06, das 07h30 às 11h30 - Museu José Veiga (Ibicuí – Bahia)
Exposição - resgatando as histórias contadas e narradas no Museu José Veiga de modo a buscar um novo olhar nas entrelinhas do passado e na comprovação com o presente.
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19/05, das 14h às 16h - Canto das Memórias Mestre Zé Negão (Camaragibe – Pernambuco)
Ação Educativa - Roda de diálogos com a Mestra Fátima, que partilhará suas memórias e vivências enquanto mestra do bordado e da costura.
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16/05 a 19/05, das 07h às 16h - Museu do Escravo (Belo Vale – Minas Gerais)
Ação Educativa - Projeto O Indizível da Escravidão: contempla alunos dos 6º anos da Rede Estadual de Ensino e discute a escravidão no Brasil, um assunto pouco ou não abordado nas escolas ou no cotidiano.
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20/05 a 21/05, das 13h às 17h - Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro – Rio de Janeiro)
Ação Educativa - Julgamentos Históricos: Figuras importantes de nossa história serão julgadas pelo júri popular (visitantes). No julgamento o dizível e o indizível balizarão as argumentações da promotoria e defesa.

-17/05 - 19h30 às 22h - Associação Museu Nacional do Calçado (Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul).
Aula aberta - Narrativas controversas nos Museus e nos Monumentos: entre o dito e o “não dito”. Evento realizado em parceria com o Museu e os cursos de História e Pedagogia da Universidade Feevale.
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16/05, das 09h às 12h - Museu da Imagem e do Som de Goiás (Goiânia – Goiás).

Audição Comentada de Discos de Vinil: Através de discos selecionados (jazz e rock) serão discutidos temas, por vezes indizíveis, como racismo e sexismo.
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Mais informações:
www.museus.gov.br/tag/15a-semana-de-museus

6º Prêmio CNI Marcantonio Vilaça anuncia artistas e curadores finalistas +

A 6ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça CNI Sesi Senai anunciou a lista de artistas selecionados. Os 20 artistas vão receber premiação de R$ 50 mil, cada, além de participar de exposições itinerantes entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018, por capitais brasileiras. Na categoria Curador, o vencedor receberá o valor de R$ 25 mil. Os finalistas são: Ana Avelar (Curitiba PR), Douglas de Freitas (São Paulo, SP) e Josué Mattos (Criciúma, SC). O premiado realizará um projeto de exposição premiado nas quatro cidades que receberão a itinerância do Prêmio (Rio de Janeiro, Fortaleza, Goiânia e Porto Alegre).
Em agosto, os artistas selecionados participam de uma exposição coletiva no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo. No evento de abertura, serão conhecidos os vencedores do Prêmio (5 artistas e 1 curador).
Além de Marcus Lontra, curador do Prêmio, o júri é composto pelos críticos Cauê Alves (São Paulo, SP), Jailton Moreira (Porto Alegre, RS), Marcelo Campos (Rio de Janeiro, RJ), Moacir dos Anjos (Recife, PE), além dos vencedores de edições anteriores: o curador vencedor do 5º Prêmio Marcantonio Vilaça, Divino Sobral (Goiânia, GO) e a artista vencedora do 2º Prêmio Marcantonio Vilaça, Lucia Laguna (Rio de Janeiro, RJ).
Artistas selecionados:
Alice Miceli (RJ), Bruno Vilela (PE), Camila Soato (DF), Dalton Paula (GO), Daniel Lannes (RJ), Éder Oliveira (PA), Edith Derdyk (SP), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), João Angelini (DF), João Loureiro (SP), Marcelo Moscheta (SP), Mariana Manhães (RJ), Pablo Lobato (MG), Pedro Motta (MG), Rochelle Costi (SP), Rodrigo Sassi (SP), Suzana Queiroga (RJ), Thiago Martins de Mello (MA) e Tony Camargo (PR).

Santander Cultural realiza o seminário Curadoria em Artes Visuais +

O Santander Cultural realiza entre 18/05/17 a 13/07/17 o seminário “Curadoria em Artes Visuais – um Panorama Histórico e Prospectivo”, que propõe uma reflexão sobre a prática e o pensamento curatorial no mundo contemporâneo. O programa é gratuito e ocorre às quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, com os oito encontros de três horas de duração cada, que proporcionam um espaço de fala ampliado tanto para os palestrantes quanto para os alunos. Participam Cauê Alves, André Venzon, Mônica Hoff, Marília Panitz, Suely Rolnik, Frederico Morais, Marta Mestre, Ceres Storchi, Nico Rocha, Moacir dos Anjos e José Augusto Ribeiro. O caráter político, perspectivas educativas e dimensões históricas da curadoria contemporânea estão no programa das aulas. Organizado por Fernanda Albuquerque e Gabriela Motta. Inscrições gratuitas pelo e-mail: ecult03@santander.com.br ou pelo telefone (51) 3287 - 5941.
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Confira a programação:
18/05 – Abertura - Curadoria em diálogo – A prática curatorial e suas relações com a história da arte, a educação e os processos artísticos
Com Cauê Alves – Curadoria e história da arte;
André Venzon – Curadoria e prática artística;
Mônica Hoff – Curadoria e educação.

25/05 - Afinal, o que é curadoria?, com Marília Panitz
Um possível mapeamento da atividade na segunda metade do século XX: curadoria como organização; curadoria como sintaxe; curadoria como discurso autoral; curadoria, acompanhamento crítico e crítica; curadoria e parceria.

01/06 - O saber-do-corpo nas práticas curatoriais, com Suely Rolnik
Driblando o inconsciente colonial-capitalístico. A nova versão do capitalismo, financeirizado, passa a ter como sua principal fonte de exploração e acumulação. A figura do curador nasce neste contexto como mediador de tal negociação, do que resultam perspectivas divergentes que materializam-se em suas práticas.

08/06 - Curadoria como mediação – Sobre a dimensão educativa da prática curatorial, com Frederico Morais.
A mediação como instrumento de aproximação entre obra e espectador. A relação entre projetos educativos e projetos curatoriais. De que maneira projetos expositivos podem contribuir para a formação humanista e plural da sociedade como um todo?

22/06 - A curadoria como crítica – Imaginários institucionais e instituintes de uma prática, com Marta Mestre.
Imaginários em disputa e subjetividades em construção nas práticas críticas e curatoriais, desde os anos 1970 até hoje. Se o "institucional" se refere à sociedade e aos seus instrumentos políticos e econômicos operando de forma “harmoniosa”, o "instituinte" implica uma abertura às dinâmicas conflitivas da sociedade civil e seus diversos capitais simbólicos.

29/06 - Curadoria e percursos museográficos, com Ceres Storchi e Nico Rocha
Desenho interpretativo e desenho de exposições de arte: questões da construção de um pensamento para uma narrativa museográfica. Autoralidade, autonomia, compartilhamento e subordinação. Visualidade, raciocínio, percepção e interpretação.

06/07 - Pensamento curatorial como prática social – Curadoria em diálogo com o contexto, com Moacir dos Anjos.
De que maneira a organização de mostras de arte pode se vincular ao ambiente social e político no qual está inserida ou sobre o qual se debruça? Como proposições expositivas podem agregar ou agredir contextos sociais?

13/07 - A arte contemporânea desde a globalização, com José Augusto Ribeiro
Este encontro aborda a expansão do circuito de arte para regiões até então negligenciadas, África, América Latina, Ásia e leste europeu, a partir de 1980, e discute a posição que a arte brasileira assume nesta reconfiguração do mapa cultural do mundo.
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Santander Cultural
Centro: r. Sete de Setembro, 1.028, tel. (51) 3287-5500. Porto alegre – RS.
scultura@santander.com.br | www.santandercultural.com.br

CPF Sesc prorroga inscrições para Curso de Gestão Cultural +

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc prorroga até 31/05/17 as inscrições do processo seletivo para o Curso Sesc de Gestão Cultural, que tem como proposta oferecer aportes teóricos sobre o campo cultural, ferramentas de pesquisa e planejamento e vivências práticas articulam aspectos teóricos e metodológicos. Entre os palestrantes e docentes do curso, estão Danilo Santos de Miranda (diretor regional do Sesc-SP), Isaura Botelho (consultora); Francisco Humberto Cunha (advogado jurista, especialista em Direitos Culturais e consultor para o Sistema Nacional de Cultura); Pena Schmidt (diretor do Centro Cultural São Paulo), Cristina Lins (consultora e pesquisadora em estatísticas e pesquisas culturais), José Carlos Vaz (professor da USP) e outros. As aulas iniciam em 04/08/17, com carga horária total de 480 horas. As inscrições para a primeira etapa podem ser feitas pelo link https://cpfinternet.sescsp.org.br/gf/.
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Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Bela Vista: r. Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar. Tel: (11) 3254-5600.

Casa de Oswaldo Cruz prorroga inscrições de chamada pública de pintura artística +

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) prorroga as inscrições até 31/05/17 para chamada pública voltada a artistas interessados em realizar um painel de pintura artística inédito no edifício do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS), no Rio de Janeiro. Em um período de 120 dias, o projeto selecionado deverá ter como inspiração a história, memória e patrimônio das Ciências e da Saúde no Brasil e estabelecer diálogo com os acervos institucionais. Podem participar artistas brasileiros e estrangeiros maiores de 18 anos, residentes no Brasil. O valor da execução é de R$ 100 mil.
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Mais informações e inscrições pelo site www.coc.fiocruz.br

Mural Anti-Brexit criado por Banksy aparece em Dover +

O enigmático artista de rua Banksy criou um mural em Dover, sudoeste da Inglatrerra, para tratar da saída do Reino Unido da União Europeia. A obra, que retrata um pintor removendo uma das estrelas da bandeira da União Europeia, simboliza claramente a saída do Reino Unido da UE, programada para acontecer oficialmente em abril 2019.
Os representantes de Banksy confirmaram que o trabalho foi feito pelo artista, que também postou algumas imagens da obra em sua conta Instagram.
A localização do trabalho é altamente significativa. O mural apareceu durante a noite no edifício “Castle Amusements”, perto do terminal de balsas que conecta o Reino Unido com a Europa continental. Além disso, Dover está localizada em frente ao Canal de Calais, antigo local de um vasto campo de refugiados, onde Bansky criou uma série de obras no final de 2015. As obras incluem um trabalho que representa o fundador da Apple, Steve Jobs, o filho de um migrante sírio, e um outro baseado na icônica pintura do século XIX de Théodore Géricault, “Raft of the Medusa”, o qual retrata os refugiados acenando para um iate de luxo.
O momento também é relevante. O Reino Unido está se preparando para uma eleição geral em 8 de junho, convocada pela primeira-ministra Theresa May, que está buscando um mandato mais forte para enfrentar a oposição ao Brexit no Parlamento. Enquanto isso, na França, o centrista pró-UE Emmanuel Macron ganhou uma vitória esmagadora sobre o euro-cética Marine Le Pen nas eleições gerais realizadas no domingo. Le Pen prometeu realizar um referendo para a França deixar a EU se ela ganhasse.
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Com informações de matéria de Lorena Moñoz-Alonso publicada no site Artnet | 08/05/17

Bruno Vilela e Jorge Menna Barreto são os vencedores do Prêmio Select +

Os vencedores da primeira edição do prêmio Select de Arte e Educação, promovido pela Revista Select, foram Bruno Vilela, na categoria Formador, e Jorge Menna Barreto, na categoria Artista. Eles participaram de um seminário no Centro Cultural Banco do Brasil e receberam R$ 20 mil reais, cada.
O projetos “Área Criativa”, de Bruno Vilela, destaca o fato desse projeto agregar elementos de um repertório acumulado em ações passadas, sua atuação no presente e sua perspectiva de futuro. Seu potencial formador, cria nova formas de pensar e fazer política cultural e agenciar a arte. Institui um lugar, sem ser instituição. Ao criar um mecanismo de autogestão pela comunidade, transforma o espaço em praça de encontro e eleva ao limite a beleza radical de um verso de João Cabral de Melo Neto: “A arquitetura como construir portas, de abrir; ou como construir o aberto”.
Em “Restauro”, de Jorge Menna Barreto, destaca a articulação de sistemas, a potência que ao colocar em primeiro plano o ecossistema, renuncia o poder e o valor do antropocentrismo, reposicionando o lugar da arte e do homem no mundo. O projeto ainda chama atenção pela sua transdisciplinaridade, sua interlocução com as universidades públicas e com os movimentos sociais. Seu diálogo com a economia solidária e, especialmente, com os conhecimentos inscritos na floresta, na qual se interceptam as escalas políticas e poéticas de seu projeto”.
O Júri de seleção foi composto por Paulo Portella Filho e Paula Alzugaray. O júri de premiação contou com os votos de Cayo Honorato, Regina Silveira, Rosa Iavelberg e Thiago Honório; a presidência da premiação ficou a cargo de Giselle Beiguelman.

Museu do Trabalho recebe inscrições para A Novíssima Geração +

O Museu do Trabalho recebe inscrições entre 24, 25 e 26/05/17 de jovens artistas que pintam e desenham para participar do projeto "A Novíssima Geração". Decinco em cinco anos o museu seleciona artistas para compor uma exposição coletiva e, entre os selecionados, um é escolhido para fazer uma mostra individual. Entre os critérios: ter idade máxima de 29 anos; residir em Porto Alegre ou Região Metropolitana; e submeter seu trabalho a uma comissão de avaliação. Solicite as informações pelo e-mail:
museu@museudotrabalho.org.
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Mais informações:
Museu do Trabalho
Centro: r. dos Andradas, 230, tel. (51) 3227-5196.
www.museudotrabalho.org

Art Fund Museum of the Year 2017 anuncia finalistas +

O prêmio de maior prestígio destinado a museus no Reino Unido, Art Fund Museum of the Year 2017, anuncia os cinco finalistas. O vencedor recebe o prêmio de £ 100 mil e será anunciado em uma cerimônia no British Museum em 05/07/17. Pela primeira vez, os outros museus indicados receberão £ 10 mil, em reconhecimento pelas suas realizações. Cada um desses museus teve um ano notável, com demonstrações de um verdadeiro compromisso com a inovação e experimentação de novas perspectivas de ver e compreender suas coleções.
Nos últimos seis anos, os vencedores do prêmio foram o V&A (2016), Whitworth (2015), Yorkshire Sculpture Park (2014), William Morris Gallery (2013), Royal Albert Memorial Museum (2012) e o British Museum (2011).
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Confira a lista dos museus indicados ao prêmio deste ano:

Lapworth Museum of Geology, em Birmingham

Fundado em 1880, o Lapworth é um dos principais museus geológicos do Reino Unido. O museu que reabriu recentemente, em 2016, trouxe de volta coleções científicas significativas, com 250 mil espécimes que vão desde esqueletos de dinossauros a rochas vulcânicas.

National Heritage Centre for Horseracing & Sporting Art, em Newmarket

O complexo com três atrações em uma: o National Horseracing Museum, o Fred Packard Museum e as Galerias do British Sporting Art. O projeto combina história, ciência, arte esportiva britânica e a cultura das corridas de cavalo, com estábulos restaurados e a arena recém-construída.

Sir John Soane’s Museum, em Londres

Projetado pelo grande arquiteto neo-classical Sir John Soane (1753-1837), foi doado à nação após sua morte, de acordo com seus desejos como uma “academia das artes”, que tem recebido visitantes gratuitamente há dois séculos. Um terceiro espaço foi aberto ao público, e parte da coleção foi reposta em exposição e a totalidade de sua coleção de 40 mil itens está agora disponível online.


Tate Modern, em Londres

A galeria nacional de arte moderna e contemporânea inaugurou o novo prédio Switch House, em 2016, que já recebeu seis milhões de visitantes desde então. As exposições incluem desde escultura e instalação até performance e trabalho colaborativo, refletindo a evolução radical da coleção Tate.

Hepworth Wakefield

Situado em um prédio projetado por David Chipperfield e com vista para o River Calder, o Hepworth Wakefield criou, em 2016, o Prêmio Hepworth de Escultura, lançado para inflamar o debate e o envolvimento com a escultura contemporânea e reafirmar a posição de Yorkshire como o lar da escultura britânica moderna.
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Mais informações:
British Museum
Great Russell St, Bloomsbury, London WC1B 3DG, Reino Unido
www.artfund.org

MAS promove curso livre sobre conservação e salvaguarda de arquitetura moderna +

O Museu de Arte Sacra de São Paulo promove 03 a 21/07/17 o curso livre sobre o tema "Procedimentos para Salvaguarda de uma Residência Moderna: Casa Nadyr de Oliveira / Carlos Millan”, com coordenação Fabio Di Mauro, Mirza Pellicciotta e Vanessa Kraml. O objetivo do curso é estudar estratégias de conservação e salvaguarda de uma casa moderna paulistana projetada por Carlos Millan, nos anos 1960 com especial atenção sobre a preservação de alguns de seus componentes materiais (concreto armado, serralheria e marcenaria integradas à construção, paisagismo, etc.). As atividades contam com exercícios de levantamento métrico-arquitetônico, diagnóstico com técnicas não destrutivas e identificação das manifestações patológicas, a fim de subsidiar soluções de projeto que visem à conservação do imóvel. O curso também oferece uma atividade complementar de estudos de intervenção arquitetônica visando um uso mais contemporâneo do morar. Ao final, os alunos recebem um certificado para cada módulo, com frequência mínima de 75%. Os encontros ocorrem de segunda-feira à sexta-feira, das 13h às 17h. Investimento de R$ 900 (à vista) ou R$ 1.050 (03 vezes); com atividades complementares: R$ 1.300 (à vista) ou R$ 1.410 (03 vezes). Inscrições pelo e-mail mfatima@museuartesacra.org.br.
Em 27/05, às 14h, ocorre uma palestra gratuita sobre o tema para quem deseja conhecer um pouco do que será tratado mais a fundo no curso.
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Museu de Arte Sacra
Luz: av. Tiradentes, 676, estação Tiradentes do Metrô, tel. (11) 3326-3336. Estacionamento pago à r. Jorge Miranda, 43.
www.museuartesacra.org.br

MAC USP realiza curso de desenho de observação +

O Museu de Arte Contemporânea da USP realiza entre 09/05/17 a 27/06/17 o curso “Desenhos da Paisagem, da Cidade e do Museu Responsável”, ministrado pelo arte-educador Evandro Nicolau, tem relação interdisciplinar com a estética e a arte, através da arquitetura na paisagem urbana e o acervo do museu. Em oito encontros, as atividades buscam expandir explorações visuais que partem do lápis e do papel, passando pela fotografia, pela cartografia, pela captura de imagens da internet e da observação; a partir da reflexão sobre o quanto e como percebemos a paisagem como resultado da ação humana. 20 vagas. Inscrições até 08/05, por email – cursosmac@usp.br – ou presencialmente na Secretaria Acadêmica do Museu (pça. do Relógio, 160-A, Cidade Universitária).
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Mais informações:
MAC USP
Parque do Ibirapuera: av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, antigo prédio do Detran, tel. (11) 2648-0254.
www.mac.usp.br

Avenida Paulista recebe exposição fotográfica ao ar livre +

A Avenida Paulista sedia, entre 23/04 e 30/05/17, uma exposição ao ar livre que trata de melhorias para o mundo. Intitulada “UGT 10 Anos: 17 Objetivos para Transformar o Mundo” a mostra é realizada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), em comemoração ao 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores. Ao longo da avenida, serão instalados 34 painéis, de 4m x 3m, com imagens de fotógrafos de todo o território nacional sobre os 17 objetivos que podem mudar a cara do Brasil.

Av. Paulista recebe mostra anual UGT 10 anos: Objetivos para Transformar o Mundo +

A Avenida Paulista recebe novamente a partir de 23/04/17 a exposição anual “UGT 10 anos: 17 Objetivos para Transformar o Mundo”, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores (01/05). A mostra fotográfica traz 34 painéis de grandes dimensões espalhados pela Avenida Paulista, rua Augusta e a alameda Campinas, e retrata o Brasil de norte a sul sob diferentes aspectos, sobre a crise dos últimos 10 anos até o se espera até 2030. Participam trabalhos de renomados fotógrafos da Folhapress, Getty Images, Estadão Conteúdo, Nitro Imagem, Olhar Imagem, entre outros, como Lalo de Almeida, Rogério Assis, Kenia Ribeiro, Sergio Zacchi, Leo Drumond e João Marcos Rosa, Ricardo Funari, Miguel Schincariol, Paulo Fridman, Evaristo Sá, Luiz Souza, Eduardo Anizelli, Joel Silva, Rogério Cassimiro, Clayton de Souza, J.F. Diório, Gabriela Bil e Dida Sampaio e Cris Berger.
A mostra tem parceria da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Brasil, que serão implementados pelo Brasil e mais 198 países até 2030 e sua intenção é adotar uma agenda global de desenvolvimento sustentável para melhorar a vida da população mundial. Acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. A abertura oficial da exposição em 23/04/17, às 14h, em frente ao Conjunto Nacional, e fica em cartaz até 30/05/17.
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Mais informações:
Conjunto Nacional
Cerqueira César: av. Paulista, 2.073. São Paulo - SP.

Mapa das Artes completa quinze anos e inaugura nova seção nas redes sociais +

Há quinze anos surgia a primeira edição do Mapa das Artes São Paulo, um guia cultural com o objetivo de mapear as artes plásticas na cidade no período da 25ª Bienal de São Paulo, que ia de 23 de março a 02 de junho de 2002. Foram listados 105 espaços, como museus, espaços institucionais, galerias, ateliês, serviços e eventos. Já em sua primeira edição contou com a colaboração dos seguintes anunciantes: Luisa Strina, Casa Triângulo, Marília Razuk, Dan, Mônica Filgueiras, Fortes Vilaça (agora mudou de nome), Brito Cimino (se separaram), Baró Senna (se separaram), Rosa Barbosa (virou escritório de arte), Valu Ória (virou consultora), Adriana Penteado (fechou), Portal (fechou), Thoms Cohn (fechou), Galeria São Paulo (fechou), além do Centro Brasileiro Britânico, do site brasileiro de arte Artenet (criado pelos irmãos gêmeos Eduardo e Elias Rezende, que fechou) e do Pix Studio (das ex- sócias Yael Steiner e Leslie Markus, que também fechou). O Mapa das Artes agradece aos anunciantes, artistas, curadores, críticos, jornalistas, curadores, diretores de museus e público em geral o interesse e o apoio durante esses 15 anos. Para celebrar essa data histórica, o Mapa das Artes inaugura hoje uma nova sessão, que vai ilustrar curiosidades e assuntos que marcaram a história da arte no Brasil nas redes sociais (www.facebook.com/mapadasartesbrasil/ e @mapadasartesoficial).